Como Fazer uma forekey no dbf
Moderador: Moderadores
- Piqueno
- Usuário Nível 1

Boa tarde a todos, estou ingressando agora na linguagem clipper,gostaria de saber como colocar no meu banco dbf, uma chave primaria e secundaria, para que possa fazer uma simulação de vendas envolendo mais de uma tabela. Uma dica ou uma apostila que me ajude a resolver.
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Piqueno,
Seja Bem vindo ao fórum.
Caro colega, sinto decepcioná-lo, mas em DBF não é possivel definição de Primary Key e nem Foreign Key. Você terá que criar índices, e usar o relacionamento das bases de dados indexadas por suas respectivas chaves.
Como você está iniciando em DBF, sugiro o uso deste Norton Guide do Clipper: CA-Clipper 5.2 Norton Guide, e inicialmente estude 2 coisas:
1 - Index
2 - Set Relation
Seja Bem vindo ao fórum.
Caro colega, sinto decepcioná-lo, mas em DBF não é possivel definição de Primary Key e nem Foreign Key. Você terá que criar índices, e usar o relacionamento das bases de dados indexadas por suas respectivas chaves.
Como você está iniciando em DBF, sugiro o uso deste Norton Guide do Clipper: CA-Clipper 5.2 Norton Guide, e inicialmente estude 2 coisas:
1 - Index
2 - Set Relation
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- Piqueno
- Usuário Nível 1

obrigado jairo.
Estou em busca de um objetivo, uma oportunidade de crescimento profissional.
Abraços....
Estou em busca de um objetivo, uma oportunidade de crescimento profissional.
Abraços....
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Garanto a voce que procurou o local certo, inclusive pelo farto material existente colocado pelos anos de empenho dos queridos forenses.
No que precisar estaremos a disposicao.
Garanto a voce que procurou o local certo, inclusive pelo farto material existente colocado pelos anos de empenho dos queridos forenses.
No que precisar estaremos a disposicao.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.