Sen, Cos e Tan
Moderador: Moderadores
Sen, Cos e Tan
inclusive eu peguei do seu exemplo, eu apenas converti ele p/ uma função cos(x), mas, como escrevi direto aqui, não testei se eu havia copiado algo de errado... por isso, deixei a mensagem meu caro 
Sen, Cos e Tan
Ao Bencz
Aproveitando o ensejo, só por curiosidade, que linguagem é aquela que você mostrou que está no site
\gist\github.com/bencz/7522310 ?
Aproveitando o ensejo, só por curiosidade, que linguagem é aquela que você mostrou que está no site
\gist\github.com/bencz/7522310 ?
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Sen, Cos e Tan
A linguagem é C#, e apliquei com C# conceitos de linguagens funcionais....
por exemplo, aqui:
por exemplo, aqui:
Código: Selecionar todos
public static IEnumerable<int> PrimeNumbers(int startRange, int count)
{
IEnumerable<int> range = Enumerable.Range(startRange, count);
return from n in range
let w = (int)Math.Sqrt(n)
where Enumerable.Range(2, w).All((i) => n % i > 0)
select n;
}
- Ricardo Sales Ribeiro
- Usuário Nível 3

Sen, Cos e Tan
Caros amigos
Boa Noite
Agradeço a colaboração dos amigos, com a ajuda do Bencz principalmente, para se achar, ou calcular sen, cos e tan, como ele mesmo explicou, é só transformar as variaveis, como grau, minuto e segundo em decimal, ai fica tudo mais
facil.
Show, amigo foi o cara, tão simples, mas um amigo meu professor de matematica, não saiu nem do canto, e é professor de matematica.
Com essa ajuda vai sim resolver o meu problema. Eu só precisava calcular essas variaveis para colocar nas minhas formulas, já deu certo.
Mas uma vez agradeço ao amigos que colaboraram.
Atenciosamente
Boa Noite
Agradeço a colaboração dos amigos, com a ajuda do Bencz principalmente, para se achar, ou calcular sen, cos e tan, como ele mesmo explicou, é só transformar as variaveis, como grau, minuto e segundo em decimal, ai fica tudo mais
facil.
Show, amigo foi o cara, tão simples, mas um amigo meu professor de matematica, não saiu nem do canto, e é professor de matematica.
Com essa ajuda vai sim resolver o meu problema. Eu só precisava calcular essas variaveis para colocar nas minhas formulas, já deu certo.
Mas uma vez agradeço ao amigos que colaboraram.
Atenciosamente
Sen, Cos e Tan
Obrigado 
Apenas não entendi oque você quis dizer com:
Apenas não entendi oque você quis dizer com:
- Ricardo Sales Ribeiro
- Usuário Nível 3

Sen, Cos e Tan
Amigo Bencz
Foi apenas elogios meu amigo, vc estar me ajudando bastante, aproveitando o ensejo, me ajude na continuidade do problema,
como posso colocar esse calculo no clipper, eu uso a versão Clipper 5.2, qual lib tenho que atrelar para poder calcular o sen, por exemplo, aprendi a transformar Grau+Minuto+Segundo em decimal, e quero no clipper, pegar esse resultado e calcular, sem, cos e tan.
Fazendo isso o restante da minha formula, para o que eu quero, eu resolvo.
Vc poderia postar uma rotina, utilizando uma lib.
Atenciosamente
Foi apenas elogios meu amigo, vc estar me ajudando bastante, aproveitando o ensejo, me ajude na continuidade do problema,
como posso colocar esse calculo no clipper, eu uso a versão Clipper 5.2, qual lib tenho que atrelar para poder calcular o sen, por exemplo, aprendi a transformar Grau+Minuto+Segundo em decimal, e quero no clipper, pegar esse resultado e calcular, sem, cos e tan.
Fazendo isso o restante da minha formula, para o que eu quero, eu resolvo.
Vc poderia postar uma rotina, utilizando uma lib.
Atenciosamente
Sen, Cos e Tan
Ricardo, boa noite!!!
Bom, sobre a lib, eu desconheço qual você pode linkar, talvez a ptools ?
sinceramente, desconheço completamente.
mas, caso contrario, voc~e pode implementar as funções que o nosso amigo billy colocou no forum, basta você pegar ela e transformar em uma função.
veja por exemplo, a função que fiz baseada na funçaõ do billy para calcular o cosseno:
Então, para os outros casos, basta utilizar a nossa amada matematica <3
Note que para calcular a tangente, é simplesmente o mais simples de todos...
Então, note também, que para construir a regra para calcular o seno, eu utilizei a seguinte regra de calculo:

Qualquer duvida, basta falar...
Bom, sobre a lib, eu desconheço qual você pode linkar, talvez a ptools ?
sinceramente, desconheço completamente.
mas, caso contrario, voc~e pode implementar as funções que o nosso amigo billy colocou no forum, basta você pegar ela e transformar em uma função.
veja por exemplo, a função que fiz baseada na funçaõ do billy para calcular o cosseno:
Código: Selecionar todos
function main()
? cos(90)
? cos(87)
return nil
function cos( x )
local p := x * x
local q := p * p
return 1.0 - p / 2 + q / 24 - p * q / 720 + q * q / 40320 - p * q * q / 3628800Código: Selecionar todos
function main()
local cosseno := nil
local seno := nil
local tangente := nil
? seno := sin(0.45) // seno
? cosseno := cos(0.45) // cosseno
tangente := 1 / (cosseno/seno)
? tangente
return nil
function cos( x )
local p := x * x
local q := p * p
return 1.0 - p / 2 + q / 24 - p * q / 720 + q * q / 40320 - p * q * q / 3628800
function sin(x)
local numerador := x
local denominador := 1.0
local sign := 1.0
local sin := 0
local termos := 10
for i:=1 to 10
sin := sin + (numerador / denominador) * sign
numerador := numerador * (x * x)
denominador := denominador * ((i*2) * (i*2+1))
sign := sign * -1
next
return sin
Então, note também, que para construir a regra para calcular o seno, eu utilizei a seguinte regra de calculo:

Qualquer duvida, basta falar...
- Ricardo Sales Ribeiro
- Usuário Nível 3

Sen, Cos e Tan
Boa Noite amigos
Vou testar a rotina que o Billy postou, usando a LIB ct52.
Eu não tenho essa lib ct52 no meu computador, como faço para conseguir.
Atenciosamente
Vou testar a rotina que o Billy postou, usando a LIB ct52.
Eu não tenho essa lib ct52 no meu computador, como faço para conseguir.
Atenciosamente
Sen, Cos e Tan
a rotina que escrevi é totalmente funcional, nao sei porque exitar de utiulizar ela...
Sen, Cos e Tan
Olá Ricardo,
segue a CT52.LIB zipada.
Em outra mensagem enviarei um relatório que utiliza medições feitas com cálculo de Seno e Cosseno.
segue a CT52.LIB zipada.
Em outra mensagem enviarei um relatório que utiliza medições feitas com cálculo de Seno e Cosseno.
- Anexos
-
CT52.ZIP- (161.22 KiB) Baixado 116 vezes
Sen, Cos e Tan
Para quem quiser conhecer o que se produz com os cálculos de Seno, Cosseno e Tangente, segue um relatório fictício das
6 medições de um pequeno terreno.
Observações para o entendimento:
1. As colunas principais são as seguintes:
Ord = número da medição
Distanc = distância de um ponto a outro, medida em metros com auxílio de trena ou teodolito
Qd = quadrante do ângulo que podem ser NE, SE, SW e NW
Rumo = rumo azimutal fornecido pelo teodolito em conjunto com a bússola, informado em graus, minutos e segundos
Norte, Sul, Leste e Oeste = são as projeções baseadas nas distâncias com os senos e cossenos dos ângulos
As demais vide abaixo:
2. Os deslocamentos para o Norte (+ Eixo Y) devem ser compensados pelos deslocamentos para o Sul )- Eixo Y;
3. Os deslocamentos para o Leste (+ Eixo X) devem ser compensados pelos deslocamentos para o Oeste (- Eixo X)
4. Os dados para o desenho posterior da área devem utilizar as Projeções EX e EY, que começam com o valor 0 e terminam com 0.
5. O cálculo da área (a parte mais complicada) é feita nas Áreas Duplas X e Y, tanto que o total delas (22.800,00 m2) deve ser
dividido por 2, para se chegar na área real do terreno que é de 11.400,00 m2.
6 medições de um pequeno terreno.
Observações para o entendimento:
1. As colunas principais são as seguintes:
Ord = número da medição
Distanc = distância de um ponto a outro, medida em metros com auxílio de trena ou teodolito
Qd = quadrante do ângulo que podem ser NE, SE, SW e NW
Rumo = rumo azimutal fornecido pelo teodolito em conjunto com a bússola, informado em graus, minutos e segundos
Norte, Sul, Leste e Oeste = são as projeções baseadas nas distâncias com os senos e cossenos dos ângulos
As demais vide abaixo:
2. Os deslocamentos para o Norte (+ Eixo Y) devem ser compensados pelos deslocamentos para o Sul )- Eixo Y;
3. Os deslocamentos para o Leste (+ Eixo X) devem ser compensados pelos deslocamentos para o Oeste (- Eixo X)
4. Os dados para o desenho posterior da área devem utilizar as Projeções EX e EY, que começam com o valor 0 e terminam com 0.
5. O cálculo da área (a parte mais complicada) é feita nas Áreas Duplas X e Y, tanto que o total delas (22.800,00 m2) deve ser
dividido por 2, para se chegar na área real do terreno que é de 11.400,00 m2.
- Anexos
-
relatmed.pdf- (8.18 KiB) Baixado 111 vezes
Sen, Cos e Tan
Billy, bela aula de topografia. Sempre tive curiosidade de entender como a coisa era feita.
Bencz, a contribuição de todo mundo só faz somar.a rotina que escrevi é totalmente funcional, nao sei porque exitar de utiulizar ela...
- Ricardo Sales Ribeiro
- Usuário Nível 3

Sen, Cos e Tan
Boa Noite Amigos
Quero aqui registrar o meu agradecimento a todos que contribuiram para que eu pudesse concluir a rotina que eu queria fazer, graças a Deus, e particularmente ao Bencz e ao Billy, que postaram rotinas, me foi de grande valia mesmo, consegui sim, resolver o que eu queria.
Peguei as duas rotinas e moldei a minha rotina, funcionou perfeito, ha, tambem utilizei, lógico a LIB ct52, sem ela tb não teria resolvido.
Vou dar por concluida essas postagens, que ficou resolvida com certeza.
Vou abrir agora outra postagem, para fazer outra parte do problema, esta primeira consegui um resultado, com este resultado vou precisar criar uma outra rotina para gerar um resultado final.
Atenciosamente
Quero aqui registrar o meu agradecimento a todos que contribuiram para que eu pudesse concluir a rotina que eu queria fazer, graças a Deus, e particularmente ao Bencz e ao Billy, que postaram rotinas, me foi de grande valia mesmo, consegui sim, resolver o que eu queria.
Peguei as duas rotinas e moldei a minha rotina, funcionou perfeito, ha, tambem utilizei, lógico a LIB ct52, sem ela tb não teria resolvido.
Vou dar por concluida essas postagens, que ficou resolvida com certeza.
Vou abrir agora outra postagem, para fazer outra parte do problema, esta primeira consegui um resultado, com este resultado vou precisar criar uma outra rotina para gerar um resultado final.
Atenciosamente