Problemas com impressora Fiscal com Clipper. Leiam isto...

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

binho_fasa
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Problemas com impressora Fiscal com Clipper. Leiam isto...

Mensagem por binho_fasa »

Galera do fórum, estou com um problema em meu sistema frente de caixa com impressora fiscal. A impresspora é a Mecaf IF 500 1E 1 estação. O que acontece é que de vez em quando no fechamento do cupom fiscal existe uma diferença de R$ 0,01 e o cupom não fecha, ocasionando assim o seu cancelamento. O problema é que já tentei de todas as formas resolver o problema, mas a Mecaf insiste em informar que o driver para MS-DOS não funciona corretamente em Janela MS-DOS no Windows e sim no DOS puro (como o MS-DOS 6.22). Agora, me digam, meu sistema trabalha com TEF e consequentemente tenho que trabalhar em Windows. A Mecaf diz que a solução para o problema seria desenvolver em windows usando DLL.
Agora vejam o absurdo! Vou ter que desenvolver em windows por causa de um problema que não é meu. Meu sistema trabalha com impressoras de outras marcas como, Daruma, Bematech, Zanthus, Quattro e em nenhuma impressora tenho tido problemas (todas rodando TEF em janela windows).
O que quero deixar aqui é um alerta a todos os clipeiros de que estamos tendo problemas em ter suporte quando trabalhamos com o clipper. Sei que muitos irão dizer para mudar para xharbour (que por sinal é excelente), mas é complicado desenvolver aplicativos em windows através do xharbour, pois a velocidade de desenvolvimento é muito lenta, pois não existe uma IDE que ajude muito a vida do programador. Além disso, hj em dia o desenvolvedor tem cada vez menos tempo para resolver os problemas.
Agora, o que fazer? Quebrar a cabeça com o Xharbour ou começar tudo em Delphi ou outra coisa? O que vocês pensam disso?

Obrigado,

Fabio Souza.
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Arredondamento no ECF

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 28 de junho de 2005.

Prezado Fábio,

Analise a Norma ABNT NBR 5891, sobre arredondamentos, incluída em alguns Manuais de ECF's:
http://www.gransoft.com/doc/abnt5891.html

Faça alguns testes.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Bom, se seu aplicativo não é gráfico, eu aconselharia vc a migrar para xHarbour devido as grandes vantagens, até mesmo com o uso da Minigui que tem sim, um ambiente para arrastar botão que ajuda e muito o desenvolvimento. Mas como seu problema é só com uma impressora, ai é melhor mesmo vc escrever rotinas para trabalhar diretamente com ela sem precisar acessar o drive residente, pois todas as impressoras são feitas para serem programas diretamente, os drivers residentes são mesmo para programadores que não querem ter tal trabalho.

Eu tenho rotinas da bematech em Linux que trabalham exatamente como o drive residente, e não foi difícil desenvolver.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Caro amigo já passei por este dilema e hoje aconselho sem sombra de dúvidas a vc escolher uma lp voltada para classes e objetos visuais nativos.

Não aconselho essa ou aquela, gostaria de convida-los a dar uma olhada no Visual Fox Pro da Microsoft, que trabalha com as DLLs existentes no mercado, mudando isso ou aquilo de ECF p/ ECF.

Sem contar que a tendência hj é .NET e o VFP tem tudo de bom.

Delphi(nitivamente) NÃO (hehehe) muito pesado e ... sem chances.

A SQUADRA, maior fabricante de soft de Minas abandonou o Delphi e esta em pareceria com .NET da MS e a IBM.Leia o artigo em www.mundoinfo.com.br
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Cara, xHarbour tem uma VM propria e atendência do mercado hoje é ir para Linux...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
siqueira
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Em algumas situaçoes tem jeito

Mensagem por siqueira »

olha desenvolvo para esta impressora a um longo tempo bem como outras e sem dúvida é a pior que tem em termos de integracao com o driver residente drvecf.sys, ja tive ate mesmo na mecaf em SP certa vez sobre este e outro pau que deu quando estava homologando meu sistema para o TEF. Bom a situação é a seguinte a Mecaf não vai mesmo mudar o driver isto é certo, ate mesmo porque a agora compraram a Daruma tambem, mas verifique se voce deixou ela setada para realizar o arredondamento na forma abnt , para isto voce precisa do programa ecfcp.exe ou mecafecf.exe se não tiver posso te mandar.
Vendas com 2 casas decimais fechão sempre 100%, é verdade que algumas vendas com 3 casas dec (postos de comb.) ainda persistem na diferença de R$ 0,01.
Mas neste caso verifico antes do fechamento, atraves da leitura dos pagamentos realizados o total ja pago na memoria da impressora, se vejo que vai dar diferença mando um R$ 0,01 como forma de pg , assim pelo menos o cupom não cancela.
Espero ter ajudado
binho_fasa
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Obrigado...

Mensagem por binho_fasa »

Valew pessoal pelas dicas!
Sobre o problema do arredondamento, já tentei de tudo mesmo! Até aconselho aos desenvolvedores clipper a não utilizar esta impressora, pois é só dor de cabeça.

[]´s
Fabio Souza
Responder