Coletor de dados portátil

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Pessoal, estou a procura de um coletor de dados portátil para digitação de entrada de leite em um laticínio (o operador vai digitar apenas o código do fornecedor e o número de litros de leite entregue)... se alguém tiver alguma sugestão ou dica, será muito bem vinda!

Gostaria de um coletor que armazena os dados para posterior descarga no micro ao final do dia.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Boa tarde,
Todos os coletores de dados fazem a leitura de um código de barras ou permite digitar um código pelo seu teclado e a quantidade. Isto depende do programa interno que poderá ser feito a critério do usuário, muitas das vezes em BASIC.
Mas alguns já vem com um programa pronto, como o exemplo do link abaixo, que permite digitar um código e a quantidade.
Todos geram um arquivo TXT com opção de transferir para o micro, contendo o código e a quantidade.

http://www.metrologicdobrasil.com.br/ne ... anPal2.pdf
Sds
Marini
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Toledo

Existem alguns modelos que utilizam Sistemas Operacionais clones do MS-DOS, na Colleter você podera conhecer um destes modelos, existe também a opção de usar um Microterminal portátil WI-FI que é mais barato e fácil de programar (tem lib para clipper).

Esses Microterminais podem ser usados em modo OFF ou ON, no modo OFF para posterior descarga.

www.colleter.com.br

Veja tb em : http://www.colleter.com.br/detalhes_pro ... 1000A1.htm

Veja esse que usa DOS mas é da Trixtec :

http://www.trixtec.com.br/produtos_coleta_trg_dos.asp

Existe ainda a opção de usar um Pocket como eu fiz no meu sistema de bares e restaurantes (em Clipper), criei um aplicação em VB.net que os garçons fazem a digitação no Pocket e ele transfere os dados para o meu sistema via wireless, no seu caso nem precisaria ser wireless, poderia usar um pocket no modo OFF.

Veja as fotos :

www.comercialvital.com.br/t1.jpg
www.comercialvital.com.br/t2.jpg
www.comercialvital.com.br/t3.jpg
www.comercialvital.com.br/t4.jpg

Até logo.

Marcelo
Editado pela última vez por Clipper em 13 Fev 2008 13:44, em um total de 3 vezes.
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Tempos atrás o Vagner mostrou para nós um celular porreta que permitiria a instalação de software. Quem sabe o cliente não precise investir com um aparelho que sirvirá tão somente para essa função. Embora ja um celular poderá ser utilizado para outros fins e o cliente fica mais que contento em melhorar seu celular que estava usando. Sei lá é uma idéia.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Também vi e fiquei estupefado.

Não é de hoje que estão tentando levar para os celulares um S.O. mais fácil de lidar, temos os com Symbian que tambem esta em alguns coletores, MobilePC, etc.

Mas a Motorola apostou e ganhou, colocando em alguns de seus modelos o seu S.O., o Motorola Linux, portanto não existe fronteiras para o programador.

O problema que as opções são tantas que perdemos mais tempo escolhendo qual plataforma usar do que a pratica em si.

No caso do uso de coleta em uma localização pequena, uma grande galpão em uma empresa, opte por usar um coletor com rádio/wireless.

Se for o caso de coletar a uma distancia muito grande, um celular com Linux ou MobilePC e um aplicativo leitor que envie os dados por sms ou outro meio.

Ou um MobilPC com acesso a internet, acessando um servidor Web, atualizando um banco de dados por scripts.

Agora a opçao mais em conta seria usar um Palm, com um pequeno aplicativo de coleta e transferencia quando retornar a base. O que poderia ser usado para contruir o aplicativo e que tivesse uma linguagem de facil entendimento como HB++ e NSBasic.

Lógico que tudo depende do aparelho e o que ele oferece como plataforma e se tem DOS já é um bom caminho e um simples programinha em Summer dará um super resultado.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Amigos, obrigado pelas dicas... no meu caso, acho que o melhor será o TRG-DOS.

Obrigado a todos!

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

melhor um palm ou pocketpc.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
pauloa1
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pauloa1 »

Passados 5 anos, depois da última mensagem.

Hoje qual a melhor opção de coletor de dados?

Alguém conseguiu desenvolver um?

Estou precisando instalar em um cliente.

Paulo
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Hoje, celular android ou ios.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
pauloa1
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pauloa1 »

Olá Vagner!

Me refiro junto com xHB.
Alguém conseguiu algo?

Paulo
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Porque não fazer via Web, ai independe do dispositivo. Pode acessar sua base de dados DBF ou SQL, a webwap está disponivel em meu site para Windows, eu fiz uma ferramenta também que vou liberar gratuitamente, to esperando acabar a correria de fim de ano para liberar no meu site, é uma versão da webwap que acoplada ao apache, roda os .prg como se fosse o PHP mesmo. Ficou otimo e vai de gratis.

Espero disponibilizar em janeiro, ai para você, basta instalar o apache no seu servidor que seus script terão acesso a mesma base de dados e podem dar este input de maneira profissional e elegante.

Abraços
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
pauloa1
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pauloa1 »

Vagner!

Usando o webwap então eu poderia usar com qualquer dispositivo móvel, como celulares com Andróid por exemplo?

Paulo
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Sim, porque vc faria a interface web, sendo acessivel a qualquer dispositivo com navegador web, como com certeza este dispositivo vai estar na wireless do seu cliente, é o caminho mais simples e mais elegante. Se quiser você pode até disponibilizar via web a consulta para os produtores de leite consultarem online o que já entregaram.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
pauloa1
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pauloa1 »

Blz!

Então eu precisaria do:
* Dreamweaver "para gerar as telas"
* apache "para usar como testes"
e o webwap para fazer o meio de campo entre a página, banco de dados e sistema.

Isso?

Paulo
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Sim, as telas você pode usar o dreamwaver, eu uso e gosto muito, pode usar qualquer outro ou até fazer ao estilo PHP tudo na mão.

Você precisa do apache, obvio que é o servidor web, facim de instalar e usar no seu servidor ou maquina da rede.

E o Harbour né, que a webwap é uma lib, mas se esperar um pouco, vou liberar o programa que se acopla ao apache, ai você pode programar seus PRG e usar da mesma forma que o PHP, usando o Dreamwaver para gerar suas telas.

Tudo é muito simples, tem os macetes para popular as telas, quero montar uns videos ensinando isso, para se entender mais facilmente.

Espero montar uma base boa e poder ajudar a toda a comunidade xBase com esta ferramenta.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Responder