Imprimir em PDF
Moderador: Moderadores
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Imprimir em PDF
Prezados,
Tem como imprimir do Clipper 5 para um arquivo PDF? Sei que posso enviar um "relatório" para uma impressora PDF, mas o problema é que nesse caso o PDF não preserva o tamanho de colunas do relatório e aí não ficaria certo para a minha necessidade.
Grato e aguardo qualquer orientação.
Tem como imprimir do Clipper 5 para um arquivo PDF? Sei que posso enviar um "relatório" para uma impressora PDF, mas o problema é que nesse caso o PDF não preserva o tamanho de colunas do relatório e aí não ficaria certo para a minha necessidade.
Grato e aguardo qualquer orientação.
Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.
Imprimir em PDF
O melhor é o seu sistema em Clipper gerar o relatório como se o fosse imprimir pelo NODOSIMP ou similar, com todos os
requisitos (número de linhas, espaçamento, compressão de caracteres, etc. normais ) e somente derivar a impressão para
um utilitário tipo PDF995 ou PDFCreator (que são impressoras virtuais).
Nesse caso, seu relatório sai perfeito, sem distorção alguma.
requisitos (número de linhas, espaçamento, compressão de caracteres, etc. normais ) e somente derivar a impressão para
um utilitário tipo PDF995 ou PDFCreator (que são impressoras virtuais).
Nesse caso, seu relatório sai perfeito, sem distorção alguma.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Imprimir em PDF
Olá billy1943,
Sem levar em conta a impressora virtual que eu venha a usar, tenho sempre que utilizar esse NODOSIMP, é isso?!?! Eu não conheço o mesmo. Nunca utilizei. Ele é fácil de encontrar e usar? Como fica essa questão?
Grato e aguardo o seu comentário.
Sem levar em conta a impressora virtual que eu venha a usar, tenho sempre que utilizar esse NODOSIMP, é isso?!?! Eu não conheço o mesmo. Nunca utilizei. Ele é fácil de encontrar e usar? Como fica essa questão?
Grato e aguardo o seu comentário.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Imprimir em PDF
Amigo, veja o link abaixo:
http://sistemascvc.tripod.com/id5.html
[editado] Notei que o link está quebrado, mas na mesma página encontrei o link abaixo:
http://sistemascvc.tripod.com/public/n2impngd.zip
Não sei qual versão é e se é Free.
Veja também:
http://www.tecdata.com.br/modules/mydownloads/
Abraços,
http://sistemascvc.tripod.com/id5.html
[editado] Notei que o link está quebrado, mas na mesma página encontrei o link abaixo:
http://sistemascvc.tripod.com/public/n2impngd.zip
Não sei qual versão é e se é Free.
Veja também:
http://www.tecdata.com.br/modules/mydownloads/
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Imprimir em PDF
OLá Aprendiz do CE
Eu citei o NODOSIMP pois acho-o o mais prático e fácil de integrar com o Clipper.
Baixe-o e o poderá testar sem fazer nada nos seus sistemas.
Pegue um arquivo gerado pelo seu sistema como saída de impressão (foi feito mudando o SET DEVICE TO PRINTER para SET DEVICE TO ARQUIVO.TXT, por
exemplo.
Esse arquivo não poderá ter caracteres de controle além daqueles que produzem seus efeitos na mesma linha.
Para o testar digite no Prompt do DOS:
NODOSIMP ARQUIVO.TXT 80 /PRE/SEL/VER <enter>
O NODOSIMP vai abrir uma pequena janela permitindo que você selecione a impressora desejada entre as instaladas no seu sistema, inclusive as de rede,
se houver, permite o "preview" do arquivo a imprimir/gravar em .PDF se for o caso.
Logicamente você vai ter de se familiarizar com o controle do seu relatório quando o for gerar com vistas ao NODOSIMP, preocupando-se com o avanço de
páginas, espaçamento, etc.
O NODOSIMP trabalha com os seguintes tamanhos de linha em caracteres: 80, 96, 120, 140 e 160
Por essa informação é que ele faz o espaçamento vertical ou seja quantas linhas por folha.
Com ele os meus sistemas tem impressão rápida, perfeita, com aproveitamento total do espaço de impressão, para relatórios tabulares ou comerciais.
Para relatórios mais rebuscados eu trabalho com arquivos gravados em .RTF cuja impressão será feita através do WORD.
Eu citei o NODOSIMP pois acho-o o mais prático e fácil de integrar com o Clipper.
Baixe-o e o poderá testar sem fazer nada nos seus sistemas.
Pegue um arquivo gerado pelo seu sistema como saída de impressão (foi feito mudando o SET DEVICE TO PRINTER para SET DEVICE TO ARQUIVO.TXT, por
exemplo.
Esse arquivo não poderá ter caracteres de controle além daqueles que produzem seus efeitos na mesma linha.
Para o testar digite no Prompt do DOS:
NODOSIMP ARQUIVO.TXT 80 /PRE/SEL/VER <enter>
O NODOSIMP vai abrir uma pequena janela permitindo que você selecione a impressora desejada entre as instaladas no seu sistema, inclusive as de rede,
se houver, permite o "preview" do arquivo a imprimir/gravar em .PDF se for o caso.
Logicamente você vai ter de se familiarizar com o controle do seu relatório quando o for gerar com vistas ao NODOSIMP, preocupando-se com o avanço de
páginas, espaçamento, etc.
O NODOSIMP trabalha com os seguintes tamanhos de linha em caracteres: 80, 96, 120, 140 e 160
Por essa informação é que ele faz o espaçamento vertical ou seja quantas linhas por folha.
Com ele os meus sistemas tem impressão rápida, perfeita, com aproveitamento total do espaço de impressão, para relatórios tabulares ou comerciais.
Para relatórios mais rebuscados eu trabalho com arquivos gravados em .RTF cuja impressão será feita através do WORD.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Imprimir em PDF
bencz,
Vou dar uma olhada no que você me passou.
Grato.
Vou dar uma olhada no que você me passou.
Grato.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Imprimir em PDF
billy1943, Bom Dia!
Eu consegui pegar o NODOSIMP e fiz uns testes bem legais.
Em um dos testes mandei imprimir sem "preview" e sem "seleção de impressora", ou seja, digitei do prompt de comando "nodosimp <arquivo.prn> 80" aonde a LPT1 da máquina (estação) está mapeada para o servidor de impressão com o CUPS PDF e funcionou perfeitamente. Show de bola!!!
Dúvida: Quero colocar isso de forma mais transparente possível para o usuário do sistema. Não quero que o mesmo mude a sua rotina de trabalho, mesmo porque só será feito isso para um único relatório do sistema, sendo assim, quero que o usuário apenas acrescente a sua rotina diária... somente a questão de copiar o arquivo que foi gerado em PDF e utiliza-o conforme sua necessidade. Se eu colocar isso dentro do meu sistema executado via comando "RUN" será que não vai dar estouro de memória? O sistema é meio pesadinho, compilado com CLIPPER 5.2 e linkado com EXOSPACE. Caso essa ideia não seja interessante, o que o amigo sugere para que eu possa deixar isso de forma mais "TRANSPARENTE" possível para o usuário?
Mais uma vez obrigado pela sua atenção e aguardo pelas suas orientações.
Eu consegui pegar o NODOSIMP e fiz uns testes bem legais.
Em um dos testes mandei imprimir sem "preview" e sem "seleção de impressora", ou seja, digitei do prompt de comando "nodosimp <arquivo.prn> 80" aonde a LPT1 da máquina (estação) está mapeada para o servidor de impressão com o CUPS PDF e funcionou perfeitamente. Show de bola!!!
Dúvida: Quero colocar isso de forma mais transparente possível para o usuário do sistema. Não quero que o mesmo mude a sua rotina de trabalho, mesmo porque só será feito isso para um único relatório do sistema, sendo assim, quero que o usuário apenas acrescente a sua rotina diária... somente a questão de copiar o arquivo que foi gerado em PDF e utiliza-o conforme sua necessidade. Se eu colocar isso dentro do meu sistema executado via comando "RUN" será que não vai dar estouro de memória? O sistema é meio pesadinho, compilado com CLIPPER 5.2 e linkado com EXOSPACE. Caso essa ideia não seja interessante, o que o amigo sugere para que eu possa deixar isso de forma mais "TRANSPARENTE" possível para o usuário?
Mais uma vez obrigado pela sua atenção e aguardo pelas suas orientações.
Imprimir em PDF
A única diferença entre a forma que você linka seu sistema é que eu o faço pelo BLINKER e nunca enfrentei problemas com
estouro de memória (visto que o BLINKER utiliza toda a memória do equipamento).
A sintaxe que eu uso é um "pouquinho" diferente da que coloquei acima, visto que é interna nos sistemas que faço, pois
nele eu tenho:
1. Gravação em Spool -> no caso da impressora estar inoperante no momento (herança dos sistemas de grande porte onde tudo
era mandado para SPOOL para depois ser impresso
2. NODOSIMP
a) nas rotinas que usam impressão:
set device to printer
rel := "RELXXXNN.LST" - onde XXX = identifica a rotina geradora, NN = sequencia de 01 a 99
set printer to &rel.
b) rotina geral de saída:
run nodosimp &rel. 80 /pre/sel/ver
3. WORD
gravo o relatório em RTF e procedo como se fosse pelo NODOSIMP
somente mando a impressão para o WINWORD com o comando START
4. Impressão direta
se houver impressora escrava (de impacto) na LPT1
5. Exibir na tela
uso a função FILEREAD da Super.LIB (relatório de qualquer tamanho)
estouro de memória (visto que o BLINKER utiliza toda a memória do equipamento).
A sintaxe que eu uso é um "pouquinho" diferente da que coloquei acima, visto que é interna nos sistemas que faço, pois
nele eu tenho:
1. Gravação em Spool -> no caso da impressora estar inoperante no momento (herança dos sistemas de grande porte onde tudo
era mandado para SPOOL para depois ser impresso
2. NODOSIMP
a) nas rotinas que usam impressão:
set device to printer
rel := "RELXXXNN.LST" - onde XXX = identifica a rotina geradora, NN = sequencia de 01 a 99
set printer to &rel.
b) rotina geral de saída:
run nodosimp &rel. 80 /pre/sel/ver
3. WORD
gravo o relatório em RTF e procedo como se fosse pelo NODOSIMP
somente mando a impressão para o WINWORD com o comando START
4. Impressão direta
se houver impressora escrava (de impacto) na LPT1
5. Exibir na tela
uso a função FILEREAD da Super.LIB (relatório de qualquer tamanho)
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Imprimir em PDF
billy1943,
Fiz outro teste dentro do sistema e aparentemente penso que não terei problemas de memória. A questão agora é outra, não sei porque o relatório "come" o finalzinho do mesmo, ou seja, deixa de imprimir o rodapé. Mudei o parâmetro 80 para 96, mas mesmo assim não mudou em nada. O que pode ser?
Fiz outro teste dentro do sistema e aparentemente penso que não terei problemas de memória. A questão agora é outra, não sei porque o relatório "come" o finalzinho do mesmo, ou seja, deixa de imprimir o rodapé. Mudei o parâmetro 80 para 96, mas mesmo assim não mudou em nada. O que pode ser?
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

Imprimir em PDF
Bom dia, amigos.
Eu também uso o NODOSIMP e ele me atende muito bem. Porém, surgiu um problema que não sei como resolver.
Surgiu uma exigência em imprimir parte do texto em negrito e texto comprimido ou na verdade fonte de letra tipo Arial ou similar.
Claro, as fontes esquece, mas se eu pudesse fazer texto comprimido e com negrito, já me salvava.
Tem como fazer isso com o NODOSIMP?
Desde já agradeço.
Mario.
Eu também uso o NODOSIMP e ele me atende muito bem. Porém, surgiu um problema que não sei como resolver.
Surgiu uma exigência em imprimir parte do texto em negrito e texto comprimido ou na verdade fonte de letra tipo Arial ou similar.
Claro, as fontes esquece, mas se eu pudesse fazer texto comprimido e com negrito, já me salvava.
Tem como fazer isso com o NODOSIMP?
Desde já agradeço.
Mario.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Imprimir em PDF
Mário, o comando para condensar é CHR(15) e para negrito é CHR(19). Para voltar ao tamanho normal é CHR(18), e para retirar o negrito tem que combinar os comandos CHR(19)+CHR(15) (encerra negrito e continua condensado) ou CHR(19)+CHR(18) para tamanho normal.
Acho que a única fonte que o NODOSIMP usa é a courier new.
Abraços,
Acho que a única fonte que o NODOSIMP usa é a courier new.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

Imprimir em PDF
Olá, Toledo.
Realmente, baixando a versão do NODOSIMP que está disponível aqui, vi um .DOC com esses comandos.
Já é um ponto de partida, pois teria que mudar para outra ferramenta de impressão.
Valeu a dica!
Abraço,
Mario.
Realmente, baixando a versão do NODOSIMP que está disponível aqui, vi um .DOC com esses comandos.
Já é um ponto de partida, pois teria que mudar para outra ferramenta de impressão.
Valeu a dica!
Abraço,
Mario.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Imprimir em PDF
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.