Erro DBFNTX/1210 Corruption Detected

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Ricardo Sales Ribeiro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Ricardo Sales Ribeiro »

Bom Dia
Amigos

Meu sistemas funciona direitinho, é simples, não tem funções complicadas só o básico mesmo, mas estar dando esse erro:

DBFNTX/1210 Corrupption Detected

E o detalhe, é intermitente, hora dar hora não dar, eu mando excluir um registro, e aparece esse erro, qdo volto, o registro foi excluido.

O que será que estar causando esse erro?

Por favor alguem pode me dar uma luz para eu resolver esse problema.

Mais uma informação, o sistema estar num servidor, e acesso ele pelo acesso remoto, mas no proprio servidor direto tb dar esse erro.

Desde já agradeço a ajuda
Ricardo Sales
Fortaleza-Ce
lodara53@yahoo.com.br
lodara53@hotmail.com
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Ricardo, esse seu problema é derivado de problema na atualização dos índices ao realizar a tarefa.

Deve-se iniciar a revisão, pela configuração da maquina, pelo files, buffers, programas residentes, para liberar os 640 de memoria.

Segundo, revisar o código, na hora de excluir registros, qual índice esta usando antes da exclusão e qual índice estará sendo usado após a exclusão. Deveria ser o mesmo para evitar o erro, o que resulta em não atualização dos índices e a falha/erro que você relata.

Quando por algum motivo, eu mudo os índices na leitura do arquivo, mudo, uso, e volto ao índice padrão. Poderia ser esse o motivo da sua falha. Muda, usa e não volta ao índice padrão.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

O que você tem que garantir é que todos os índices de cada tabela usada estejam abertos durante as atualizações. Se todos os índices estiverem abertos, as atualizações destes índices acontecerão em todos eles, independentemente de qual deles esteja ativo no momento.

O que pode estar ocorrendo é, por exemplo, uma tabela que tem 5 índices e em um programa você abre os índices 1,2 e 3 e faz uma inclusão ou exclusão. Depois, em outro programa, você abre esta mesma tabela. com os índices 4 e 5. Aí os índices estarão desatualizados, podendo gerar este erro.

Aliás, pesquisando no fórum, percebo que você já teve este problema em 2008 e as recomendações feitas naquela época são as mesmas que faço agora. Veja aqui.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Pode ser por abrir apenas alguns índices ao invés de todos, ou pode ser falha na rede.

Já passei por estas duas situações:

Em rede XP + W98, quando colocava um notebook com W2000 na rede, algum tempo depois dava erro em outra máquina.

E esta aqui, parece que só aconteceu comigo:

Código: Selecionar todos

USE PEDIDOS
INDEX ON numpedido TO índice
GOTO TOP
Numa rotina igual a essa, dava índice corrompido, exatamente essa 1210.
Após alterar o campo de observações de memo para string ficou resolvido.
E o campo nem fazia parte do índice, apenas existia no arquivo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Ricardo Sales Ribeiro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Bom Dia Amigos!

Agradeço a colaboração dos amigos, vou rever meu programa, eu tenho mania de realmente qdo vou abrir determinada tabela, dependendo da rotinas só abrir determinados indices.

Vou começar por este procedimento.

Atenciosamente
Ricardo Sales
Fortaleza-Ce
lodara53@yahoo.com.br
lodara53@hotmail.com
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Ricardo, dê um olhada naqueles .PRG

Observe o conteúdo dos arquivos Struct.prg e cgdbfs.prg

Nesse modelo de estruturaçao, voce nao tem os problemas de indice que relatou. Faça uma avaliaçao.

Nao tenho intençao de te ensinar a programar, apenas colaborar para melhorar ainda mais seu nivel de codificação.
Ricardo Sales Ribeiro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Olá
Boa Noite

Obrigado pela diga meu amigo Eros, vou dar uma olhada sim, e eu estou aqui é para aprender mais ainda, agradeço a sua
colaboração e vou, com sua permissão é claro, lhe consultar sempre que eu quiser melhorar meus programas, eu não sei
de nada, só sei que quero aprender mais.

Gde abraço
Ricardo Sales
Fortaleza-Ce
lodara53@yahoo.com.br
lodara53@hotmail.com
Responder