Descompilação de executável Clipper 5

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Alex34
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Alex34 »

Olá, caros membros!

Por gentileza, alguém sabe como faço para descompilar um arquivo EXE programado em Cipper 5? Já tentei usar o Rescue5, o Unclip, Valkyrie, e não deu certo, deu erro! Por favor me deem esta força. Obrigado!
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum Alex!

A primeira consideração a ser feita é a questão ética: você é o dono do programa? Tem a licença do mesmo? Perdeu os fontes? O normal seria entrar em contato com o desenvolvedor, quando possível.

Isso colocado, vamos ao aspecto técnico: nem sempre se consegue desmontar um executável Clipper. Se ele foi gerado com RTLink existem boas chances. Com outro linkeditor fica complicado. Independentemente do linkeditor, o executável pode até estar protegido pelo próprio Valkyrie, sendo necessária uma chave para descompilar com o Valkyrie...

Sugiro que você use a área de busca do fórum (canto superior direito da página principal) e pesquise os tópicos relacionados.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alex34
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Alex34 »

Obrigado por responder, meu caro. Este programa foi desenvolvido por mim mesmo, faz uns onze anos. Perdi o código-fonte e não me lembro qual linqueditor utilizei, nem a versão do clipper eu lembro direito; talvez 5.alguma coisa. Se puder acrescentar mais algo para me ajudar, agradeço. Suponhamos que eu tenha utilizado o RTLink; vai que foi esse. Abraço!
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

e no caso so postando o .exe para uma analize prévia , lembrando que as vezes retorna a uma decompilaçao muito complicada de remontar
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Alex34
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Alex34 »

como faço para postar o .exe? preciso desta força amigo; obrigado!
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

quando voce envia uma mensagem abaixo tem uma aba opçoes e outra anexar arquivo, vc zipa o arquivo depois navega ate a pasta do arquivo e clica nele espera carregar e envia
:))
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Uma dúvida: com o advento do Harbour e do xHarbour, ficamos lives deste problema? Ou seja: é possível descompilar um executável gerado com estes "compiladores"?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,
Uma dúvida: com o advento do Harbour e do xHarbour, ficamos lives deste problema? Ou seja: é possível descompilar um executável gerado com estes "compiladores"?
Se existe desconheço, e olha que sou fuçador. Mas convenhamos, já tive de descompilar meu próprio programa porque havia perdido o código, justamente no dia em que ia entregar para o cliente e o código devolvido pelo Rescue e Valkyrie me fizeram repensar que o backup e sincronia de pasta é nossa única salvação.

Descompilar programas para aproveitar código é o mesmo que retalhar um alemão, um afro-descendente(estou certo) e um japonês para montar outro cara com as partes.

A arte de programar é única assim como pintura, cada um tem seu traço.

Quanto ao Harbour a segurança está no seu formato e para manter o código mais segura basta compactar o Executável usando UPX.

O programador de valor dá mais valor ao código criado por ele do que outra coisa. Sem desmerecer o trabalho de ninguém, já que cada um tem sua VIBE.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Concordo Rochinha mais... no samples da minigui extended tem algo sobre decompilaçao de codigos em harbour mesmo que em modo demo... mais tem
agora, sabemos que o harbour prepara o codigo pra ser linkado em c dentro de uma VM ou seja o pcode esta ali embutido isso pelo que estudei sobre decompilaçao
ja remontei codigos (decompilados) da maneira que voce descreveu e deixei rodando, claro que há casos que pegar a ideia e fazer do zero é muito mais compenssativo gasta-se menos tempo
por outro lado com o harbour e novas ferramentas podemos dificultar muito uma possivel decompilaçao futura, no caso o que nao tiamos tanto no tempo do clipper , melhorou pelo menos no meu caso com o blinker 7, porque comecei a explorar dll´s ovls e outras coisinhas mais e sempre linkando com a flag -l pra dificultar mais

sobre o upx nao acho uma ferramenta tão garantida pois com o mesmo vc pode tanto comprimir o .exe quanto descomprimir eu uso 1 do qual nao lembro direito do nome nem onde encontrei que ele compacta o .exe
mais ja avisa que nao descompacta mais rsrs , usei muito em clipper nao testei ainda em harbour ou seja em plataforma 32 bits
bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por bencz »

Tem esse aqui, esse programa serve p/ criptografar ou compactar o exe, muito bom!!!
Uso e recomendo!!

http://sourceforge.net/projects/yodap/?source=directory
Imagem
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Proteção é coisa séria e as formas de proteger o seu trabalho são imensas, mas existe uma grande diferença entre descompilar nossos sistemas tupiniquins ou um trojan ou sistema operacional.

As ferramentas como UPX e Lockers por software fazem basicamente:

- Compactam o executável usando técnicas de conhecidos como .ZIP, .RAR etc com uma senha super-forte.
- Criam uma capsula executora deste arquivo compactado, descompactando-o temporáriamente para o uso.

Exemplo:

- Pegue seu executável e compacte-o com WinRAR ou WinZip usando uma senha forte.
- Usando o próprio WinRAR ou WinZipSelf Extractor crie o executável.

A descompilação deverá levar em consideração:

- Se o arquivo está compactado e tentar descobrir qual método foi utilizado e revertê-lo.
- Depois de descobrir o método encontrar qual nivel de compactação foi usado e revertê-lo.
- Após obter o resultado abrir em editores para fazer outras alterações.

Resumindo, antes de pensar em descompilar, melhor pensar em precaver.

Tempos atrás pesquisando sobre SVNs(ferramentas de versionamento) acabei por codificar eu mesmo usando arquivos de lote. Ficou legal e eu crio várias versões de um mesmo arquivo podendo recuperar a qualquer tempo uma versão ou outra. MyPOOR SVN - Controle de versão muito simples.

Acho que dos descompiladores como Rescue e Valkyrie, o código mais legivel fica por conta do Valkyrie, mas o Rescue trás um projeto com os .RMK e LNK pronto pra recompilar. O inconveniente é que o código fica mais pra .PPO do que pra .PRG.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

nisso concordo o valkyrie faz esse serviço bem melhor que o rescue ja o dclip do amigo wagner ainda traz um codigo mais complexo ainda no qual vc tem uma ideia basica de funcionamento

eu ja recompilei com muito trabalho claro tanto com valkyrie com o rescue e tambem com o dclip ( esse deu mais trabalho pra remontar o codigo mais consegui) agora tenho muito cuidado com meus .prg pra nao passar por esse sofrimento novamente rsrs
Responder