cjp escreveu:1) Vi que ele não cria fisicamente o arquivo de dados no HD, estou certo? Pelo menos aqui eu não achei. Como funciona isso? Como eu posso, por exemplo, salvar um backup da base de dados?
Não, você não está certo. Os arquivos de dados são criados em uma pasta padrão na configuração do MySQL. Eu acabei esquecendo deste detalhe, mas já corrigi o tutorial (imagem 5 da Parte 2 - Configurando o MySQL).
Para ver qual é a pasta onde os arquivos de dados estão sendo gravados, entre na pasta
C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 5.5\ e procure pelo arquivo
my.ini. Neste arquivo procure por
datadir, que é onde está configurado a pasta onde os bancos de dados são gravados.
Bom, como o seu MySQL já está configurado, então se deseja alterar esta pasta onde os bancos de dados são gravados, faça o seguinte:
1 - Anote qual é a pasta indicada no
datadir do arquivo
my.ini e feche o arquivo (my.ini).
2 - Crie a nova pasta onde os bancos de dados serão gravados.
3 - Entre na pasta que você anotou no passo 1 acima e copie todos os arquivos e subpastas que existe nesta pasta para a nova pasta criada no passo 2.
4 - Depois execute o arquivo
MySQLInstanceConfig.exe que está na pasta
C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 5.5\bin. Siga o mesmo passos que estão na
Parte 2 (Configurando o MySQL) do tutorial deste tópico, até chegar na tela seguinte:

Clique no botão
Modify.

Clique no botão
Yes.

Nesta tela indique o drive e a nova pasta onde os bancos de dados serão gravados. Para selecionar a pasta, clique no botão que tem 3 pontos. Depois clique no botão
Next.
Siga os mesmos passos do tutorial até a tela seguinte:

Nesta tela informe nos 3 campos a senha no MySQL, clique no botão Next e siga o restante dos passos
Parte 2 do tutorial.
cjp escreveu:2) Como fazer para criar a base de dados no meu FTP, em outro lugar qualquer na internet, de forma que ela possa ser acessada por vários usuários que não estejam em rede?
Verifique se no seu Servidor (FTP) tem opção para criar banco de dados MySQL e qual é o endereço para conexão com o banco de dados. Geralmente os servidores disponibiliza um IP para conexão com o BD.
Agora, no arquivo demo.prg (
Parte 5 do tutorial) procure por
Server=localhost; e altere
localhost pelo endereço de IP do seu servidor MySQL.
cjp escreveu:3) Como importar dados de uma base de dados comum (.DBF) para a base SQL?
Procure no Google por
dbftomysql que você vai encontrar vários programas que fazem isto, ou veja o arquivo
dbf2mysq.prg que está na pasta
\contrib\hbmysql\tests do seu Harbour.
Atenção: qualquer dúvida técnica de programação, procure um tópico sobre o assunto ou crie um novo tópico na seção Harbour ou Banco de dados aqui do fórum.
Neste tópico apenas dúvidas sobre o tutorial.
Abraços,