Tenho um sistema em clipper só que usamos a lib gráfica visual lib. O windows 7 32bits não permitiu tela cheia e distorce todos os caracteres da tela. Busquei no fórum opções, que a meu ver seriam : dosbox, tamedos, harbour.
Obs: nosso sistema é apenas para uso interno e nosso conhecimento em sistemas operacionais é apenas mediano. Temos todos os fontes do sistema em clipper. Roda num servidor windows-server-2008 em torno de 13 máquinas, das quais 3 foram substituídas de Xp para win7 32bits. Outro sistema nosso em clipper 5.2e sem libs externas funcionou sem problemas.
Baixei a hmg 3.0.35 como indicou o Pablo. Baixei a visual lib do vailton para harbour para testar, mas de início nem o demo funcionou. Dá erro que não acha os arquivos quando executa. Ainda não sei onde altera o path. Passar para o harbour com certeza é a melhor solução, mas também é muito confuso. Se não fosse pelo uso da visual lib acho que seria mais fácil.
Quanto ao dosbox alguém no fórum postou que ele modifica as configurações do windows e mesmo se desinstalar ele não as retorna. Pode ocorrer algum problema ?
Gratos pela atenção.
Clipper tela cheia Win7 -dosbox/tamedos/harbour
Moderador: Moderadores
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Uma das melhores alternativas, em minha opinião, seria instalar o Windows XP Mode em sua máquinas que tem o Windows 7 instalado. Pesquise sobre isso...
Uma das melhores alternativas, em minha opinião, seria instalar o Windows XP Mode em sua máquinas que tem o Windows 7 instalado. Pesquise sobre isso...
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
é realmente uma pena, que no XPmode, não rola usar o CMD em fullscreen!!!
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Veja o artigo "Running DOS fullscreen applications in Windows XP Mode". Este artigo tem um link direcionando para "Disabling Integrated Mode in Windows Virtual PC".
Veja o artigo "Running DOS fullscreen applications in Windows XP Mode". Este artigo tem um link direcionando para "Disabling Integrated Mode in Windows Virtual PC".
[]´s
Como quem não tem cão, caça com gato, vai abaixo uma dica, que, se não dá tela cheia, "quebra" um galho:
- localize o ícone do programa no desktop
- clique com o batão direito sobre o mesmo no canto superior direito
- escolha a aba propriedade
- entre na aba Fonte
- opte pelo fonte LUCIDA CONSOLE
- para o tamanho do fonte, opte por 28 ou 24 (veja o que fica melhor)
- clique em aplicar e dê OK
Você terá uma tela ótima para seus programas em DOS (Clipper)
- localize o ícone do programa no desktop
- clique com o batão direito sobre o mesmo no canto superior direito
- escolha a aba propriedade
- entre na aba Fonte
- opte pelo fonte LUCIDA CONSOLE
- para o tamanho do fonte, opte por 28 ou 24 (veja o que fica melhor)
- clique em aplicar e dê OK
Você terá uma tela ótima para seus programas em DOS (Clipper)
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Eliane, você baixou, instalou e compilou normalmente o seu sistema ? Teve algum erro ? Essa minha indicação é mais para quem não tem muita experiência com Harbour. Pois ao instalar o HMG você já tem tudo para compilar pela IDE ou até mesmo pelo Build.bat. Foi assim que eu comecei, mas usando a IDE. Eu não tive que configurar absolutamente nada. A não ser deixar a IDE de inglês para o português. Mas também terá que deixar de lado o uso de outra bibliotecas como o Visual LIB.Eliane escreveu:Baixei a hmg 3.0.35 como indicou o Pablo
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Não sei qual é o demo que você tentou compilar, mas aqui na seção download do fórum tem um exemplo para compilar com o xHarbour:Eliane escreveu:Baixei a visual lib do vailton para harbour para testar, mas de início nem o demo funcionou.
https://pctoledo.org/forum/fileba ... t=s&page=1
Conforme exemplo do link acima, tem como usar a Visual Lib com o Harbour. Segue em anexo o demo do acelconsultoria com algumas alterações para ser compilado com o Harbour.Pablo César escreveu:Mas também terá que deixar de lado o uso de outra bibliotecas como o Visual LIB.
Eliane, se resolver usar o Harbour, crie um novo tópico na seção Harbour aqui do fórum.
Abraços,
- Anexos
-
visuallib.zip- (1.17 MiB) Baixado 192 vezes
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Ahh obrigado, Toledo. Tendo um tempinho a mais, vou verificar esta possibilidade em HMG para o modo console. Obrigado pela indicação, aliás fiquei esta manhã pensando fazer adaptação para o HMG/Console.Toledo escreveu:Conforme exemplo do link acima, tem como usar a Visual Lib com o Harbour. Segue em anexo o demo do acelconsultoria com algumas alterações para ser compilado com o Harbour.Pablo César escreveu:Mas também terá que deixar de lado o uso de outra bibliotecas como o Visual LIB.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta