BUG CDX XHARBOUR 0.99.50 P/ LINUX

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

bernal
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

BUG CDX XHARBOUR 0.99.50 P/ LINUX

Mensagem por bernal »

Alguem trabalha com XHARBOUR no linux ? Instalei a versao 0.99.50 do xharbour para o linux e deu erros nas indexações, especificamente aonde havia a função dtos().

Exemplo:

Index on NOME+dtos(DATANASCI) tag NOMEDATA to CLIENTES

aonde NOME é 1 string de tamanho 40

Só funcionou colocando alltrim(): Index on alltrim(NOME)+dtos(DATANASCI)

Parece haver limite de tamanho na chave de ordem, na versao 0.99.0 isto não acontecia.

E usando esta aparente solução do alltrim() em 1 indexação como p/ exemplo:
Index on alltrim(NOME)+dtos(DATANASCI)+alltrim(PAI)+alltrim(MAE)
Na inclusão de 1 ficha nova no cadastro, para evitar duplicação, ele sempre me encontra a 1a. ficha que coincide apenas com o 1o. nome mesmo que a data de nascimento não seja a pesquisada, mesmo que nao haja pais, exemplo:
Nome: ROBERTO JOSE OLIVEIRA
Nasc.: 10/05/1954
Pai: PEDRO ALVES DE OLIVEIRA
Mãe: MARIA JACIRA OLIVEIRA

ele me econtra:

Nome: ROBERTO DAMASCENO JUVENAL
Nasc.: 22/08/1976
Pai: ------------------------
Mae: SIMONE MARIA PRESTES

A unica coincidencia foi "ROBERTO", o 1o. registro com ROBERTO no dbf.

De qualquer modo, nesta versão 0.99.50 a indexação CDX do xharbour para o linux está se comportando de maneira estranha, algo parecido não acontece na versão 0.99.0.
culik

xharbour dbfcdx

Mensagem por culik »

Ola

chaves para indices no dbfcdx sao limitadas a 255 caracteres
coloque no seu .prg com a funcao main
request dbfcdx
request dbffpt
request dtos

Recompile a app

[]s
Luiz
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Amigo Bernal, vi suas postagens.

Eu tive os mesmo problemas qando tinha terminais configurado com código de paginas diferentes, também tive estes problema com uso de boot remoto e NFS, não sei por que, a versão 99.5 tem alguns bugs que não tinham em versões anteriores, sugiro que use a versão 99.4, pois estou usando desde quando saiu e não me deu absolutamente problema nenhum.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
bjbernal
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

BUG CDX

Mensagem por bjbernal »

Ola amigo Wagner !
Que bom saber que vc tambem trabalha com boot remoto, qual conectiva voce usa ? Estou usando o conectiva 7, porque ainda não me entendi com esta solução no conectiva 9 e 10, principalmente com o CUPS.

A razão do problema do CDX, era que eu usava uma dica de fazer o xharbour trabalhar com arquivos escritos tanto em maiusculo como minusculo, veja abaixo:

Set(105,1)
Set(106,1)

Ao desativar esta dica, voltou ao normal, não tive outros problemas! Mas já que voce relata mais problemas, aonde posso pegar a versão 99.4 ? Eu pulei do 99.0 direto para o 99.5!

Creio que vou precisar muito da sua ajuda, já que voce tbm trabalha com boot remoto e NFS, espero não abusar ! Eu tive muitos preblemas com erros do tipo <sleep> nos terminais remotos, 1 dos motivos era o cabeamento, mas tbm acontecia quando o terminal tentava carregar o kernel, ai depois de muito tempo numa dica sobre o LTSP, descobri que o problema podia estar no TFTP, e sequindo a solução da dica, acrescentei no hosts.allow in.tftp: 192.168.0.
Ja faz duas semanas que não ocorre mais a mensagem <sleep> nos terminais, creio e espero ter solucionado este problema chato. Uso o conectiva 7.

Abraços.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Uso o Conectiva 10, mas em minha cidade não tenho nenhum cliente usando linux ainda, só fora daqui, e mexo o minimo com ele, so mesmo curiosidade, na parte de programação o que precisa eu faço nele.

Quando coloquei o sistema no clinete tivemos problemas assim também, do nada a maquina parava de responder, parou com uso do SAMBA mas não era uma solução profissional, trocar o NFS por SAMBA, então migramos o sistema para uso com o ssh, o boot remoto apenas carrgea a maquina e pronto, depois cai tudo no SSH, ai eu programei um servidor de portas serial do 0, visto o alto custos dos equipamentos para isto, então o terminal dispara o servidor e pronto, até as impressoras fiscais e pinpads funcionam que uma maravilha.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
bjbernal
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

BOOT REMOTO

Mensagem por bjbernal »

Wagner,
Náo entendi o servidor de porta serial, as impressoras estáo na porta serial ?

Ja pensei em usar o TELNET, o SSH esta fora do meu conhecimento, para amenizar o problema de corrupcao dos indices, mesmo sem haver colisoes e erros no trafico da rede, acontece dia-sim dia-nao de precisar reindexar, ja aconteceu inclusive de precisar fazer isto 2 vezes num mesmo dia, por enquanto isso leva 5 minutos mas daqui mais 1 ano...

Desativei todo o cache do NFS nos terminais remotos ao montar a pasta do sistema no fstab (noac,actimeo=0), parece ter melhorado 1 pouco mas continuo tendo problemas com os indices, acho o CDX do xharbour mais fragil do que o do clipper, o que voce me diz ?

Náo usei o TELNET, por causa das senhas, senha no terminal, senha para acessar o servidor, isso incomoda os usuarios e tambem com respeito as impressoras, teria que fazer 1 mapeamento das impressoras e solicitar ao usuario em qual impressora imprimir.......

Com funciona o SSH, principalmente com respeito a senhas e as impressoras ? No momento uso o NFS e o NIS, tem setor que compartilha 1 unica impressora matricial para 3 terminais, mas como te expliquei acima, a corrupcao dos indices me preocupa, gostaria de saber mais sobre o SSH e se isso torna menos traumatico a corrupcao dos indices.

Abracos.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Cara, tu tive os mesmo problemas, com uso de telnet e ssh nuca vi corrupção de indices.

SSh é mesma coisa que o telnet porém ele dá acesso seguro, o trafego de informações é criptografado. Melhor para uso de redes abertos.

Quanto ao programa que criei é para uso de impressoras locais e ECFs, PINPADS e qualquer equipamento ligado a porta serial, pois o linux não dá acesso a porta serial remotamente pelo telnet, tem alguns programas que prometem isto mas nunca vi funcionando na pratica.

Por isso criei este servidor, com ele vc não precisa mapear impressoras dos terminais no servidor.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
bjbernal
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

boot remoto

Mensagem por bjbernal »

Pois e amigo Wagner !
O Uso do TELNET vai requere 2 senhas, a do terminal e quando logar-se no servidor, isso vai incomodar os usuarios que estao acostumados a digitar apenas 1 senha que e a de cada um e imediatamente acessam o seus respectivos modulos do sistema.

Tem como desabilitar o login do terminal ? E o SSH tambem iria requerer 2 senhas ?
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Tem um programinha pequeno que faz o login automatico no terminal, assim o cara liga o computador e só espera chegar no seu sistema.

Eu tenho ele aqui, me manda e-mail que eu te envio, se quiser é até melhor trocarmos e-mail mesmo, qualquer coisa pega o meu MSN vagucs@hotmail.com.

Eu antes de achar este pequeno fonte em C que faz o login automatico, usava o programa no meu site que fiz para isto, ele abria a sessão do putty e já digitava o login e senha do usuário, o programa se chama MicroCMD, com ele vc envia teclas para outros aplicativos, ai eu usava ele para logar o usuário diretamente.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
bjbernal
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

login automatico

Mensagem por bjbernal »

Wagner,

Recebeu meu e-mail ?

O meu é bjbernal@click21.com.br
vagucs