Porque DBF é lento em rede

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Tava lendo uma comparação, não falava sobre isso, mas serve pra isso.
Chamou a atenção esta parte:

buffer 65534: 10000 * 4 b == 32 kb/s | 8244 blocks/s
buffer 65534: 10000 * 8 b == 64 kb/s | 8298 blocks/s
buffer 65534: 10000 * 16 b == 126 kb/s | 8097 blocks/s
buffer 65534: 10000 * 32 b == 256 kb/s | 8203 blocks/s

Nessa rede, praticamente a velocidade EM BLOCOS é constante, mesmo o bloco chegando a 256kb/s ou 256.000 bytes.
Acontece que o DBF é lido POR REGISTRO, então o bloco vai usar um registro.

Ao usar DBF, vai precisar vários blocos pra emitir o relatório.
Ao usar cliente/servidor, de repente um único bloco já trás o relatório inteiro.

Então, uma coisa é o programa precisar ler um registro por vez para escolher o que vai usar.
Nisso o DBF já perde.

Outra coisa é que a comunicação cliente/servidor é um registro por vez, quando a capacidade de transferência é muito maior.

Confude, mas são duas coisas distintas. Talvez dê pra explicar melhor usando balde e água como exemplo.

A parte de lentidão 1:
O relatório vai trazer todos os baldes de água pra ver qual balde interessa. Vai trafegar baldes inúteis.

A parte de lentidão 2:
Os baldes conterão apenas um copo de água, mesmo tendo capacidade pra muita água.

Na hora de programar usando cliente/servidor, tem que pensar nessas duas coisas.
Por exemplo, um SET FILTER, vai ser mais rápido, porque vai usar "menos baldes".
Mas se fizer o SELECT trazendo tudo que interessa de uma vez, vai usar a capacidade máxima dos baldes, portanto menos baldes e mais rápido.

A rede de 1GB tem baldes maiores.
Por isso, pode até deixar o sistema um pouco mais rápido, mas não tanto, porque o conteúdo dos baldes continuará sendo um único registro.

Finalizando:
É por isso que um COPY é sempre mais rápido do que qualquer coisa.
E é por isso que DBF ficou meio que ultrapassado.
O Access até seria mais rápido, mas também deixou de ser opção, por ser frágil em rede igual DBF.

Nota: fiquei na dúvida, porque isso se refere a banco de dados. Por outro lado, muitos devem querer entender como acelerar o Harbour em banco de dados, e DBF é a base padrão do Harbour, e a mais usada.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Maurício Elias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Maurício Elias »

Olá, bom dia Quintas.
Mas o que usar com o harbour então?
Eu acabei de migrar prá ele, modo console. A velocidade em geral já melhorou consideravelmente em relação ao Clipper+Blinker.
IDX ou CDX ajudaria ?
Abraços.
_______
Maurício
jjr_rs
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por jjr_rs »

Olá Maurício Elias,

Vou me meter no assunto... Eu utilizo já há algum tempo a HMG 3.0.46, gerando sistemas em modo gráfico.

Mesmo quando meus sistemas eram em modo console, sempre notava a perda de velocidade na questão de acesso a .dbf's em rede. Mesmo tendo trocado os arquivos de índice de .NTX para os .CDX (que já dava uma pequena diferença no acesso).

Há pouco tempo mudei dos antigos .DBF para o MySql e vou te dizer... Foi uma diferença considerável ! Do tipo, para gerar um relatório em um cliente que tinha uma base grande de dados, um determinado relatório demorava em torno de 45 segundos (Servidor) e de 2 a 3 minutos em qualquer outro micro que estivesse na rede...

Claro, podemos considerar que, havendo uma rede montada de forma correta utilizando switch, o tempo de resposta pode até melhorar... (apenas para constar...)

Mas digo, ao mudar para o MySql, tanto o tempo de resposta no Servidor melhorou (5 a 10 segundos) e também em qualquer outra máquina da rede, teve seu tempo "igualado" ao tempo de resposta do próprio Servidor.

Então o que tenho a dizer... a mudança para o MySql foi a melhor coisa que pude ter feito para meus sistemas.

Quando houver oportunidade, pense com carinho nessa possibilidade !

Abraços !
Bahsis Sistemas de Gestão
pauloa1
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pauloa1 »

Eu mudei de dbf para Postgresql via sqlrdd e os meus problemas de lentidão sumiram.
A diferença é muito grande, e não é só nisso, poder usar comandos sql , eliminar boa parte dos índices, não precisar reorganizar e por aí vai.
Agora se não está cogitando sair dos dbf , tem o Letodb que segundo os que usaram, melhorou bastante, principalmente velocidade em rede.

Paulo
Maurício Elias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Maurício Elias »

Olá Quintas, bom dia.
É bom saber disso, sempre aprendendo.
Dá prá usar HB32 modo console com FireBird tb ?
Abraços.
_______
Maurício
Lucio
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Lucio »

Mas se fizer o SELECT trazendo tudo que interessa de uma vez, vai usar a capacidade máxima dos baldes, portanto menos baldes e mais rápido.
José Quintas (ou outro usuario clipper). Você me daria umas dicas de como usar a técnica "SELECT" que vc sugeriu acima?
Meus programas são em Clipper 5.01 e ficam mto lentos mesmo na rede.

Grato.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Imagina se o banco SQL tivesse acesso como o DBF tem, via mapeamento de rede, seria o rei da lerdeza.

Banco relacional é rapido pelo conceito, o LetoDB faz basicamente o mesmo que um sql mas usando o DBF.

Lembro em uma ocasião, que atendia um atacadista da minha cidade, usava maquinas antigas e o sistema de clipper que era bem grande funciona bem, algumas operações demoravam 1 minuto em media para processamento, o que era normal pelo volume de dados.

Quando comecei a viajar, não tinha como atender esse cliente mais, e durante um ano verificamos algumas opções de sistema para ele utilizar, então ele trocou o sistema, ai comprou um servidor parrudo da Dell e colocou o oracle rodando, outro conceito, trocou todas as maquinas da rede, a estrutura, comprou equipamentos de primeiro, e um dia veio rindo pro meu lado dizendo que o sistema era mais lento, e eu falei para ele que, se nao epoca que usava o sistema, se tivesse investido em equipamento como fez para rodar o oracle, ele teria mais agilidade.

O banco relacional é excelente, mas tem toda uma estrutura envolvida, e levando em consideração a idade do DBF, ele é rapido, o problema é rodar mapeando unidade, se quiser um ganho excelente, é colocar o sistema em emulação de terminal Linux ou Windows, acaba com 99% dos gargalos.

Vale os amigos olharem com carinho o Postgresql, ele é muito bom, considero melhor que o oracle.

Hoje na empresa que trabalho, mantemos o Postgresql e o Oracle, todos os dados são sincronizados de mais de 400 lojas nos dois bancos, o Postgres tem uma maquina mediana, o oracle tem toda uma estrutura, maquina super mega power, pagam mantenedores para o banco e licença para a oracle, assim como hospedagem dos dados, eu te falo que tudo rodamos no PG, pela versatilidade do SQL dele, o Padrão SQL do oracle é muito injessado, coisas simples de se fazer no Postgres pode ser um parto no Oracle, o Oracle é levemente mais rapido, mas dado a imensa capacidade do servidor que o hospeda, deveria ser ultra-mega-power rapido e não é.

O oracle já saiu do ar e parou muitas vezes ao longo dos ultimos 4 anos, o Postgres segue inteiro e sem nos decepcionar.

É muito facil migrar o DBF e o sistema para uso com Postgres.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Duda 'Sgluber' »

vagucs escreveu:...
Banco relacional é rapido pelo conceito, o LetoDB faz basicamente o mesmo que um sql mas usando o DBF.
...
Uma das coisas que quero fazer futuramente é migrar para um banco relacional. Mas, no momento, principalmente pela impossibilidade de me dedicar ao assunto, continuarei usando o velho e bom DBF.

Tempos atrás eu estava lendo sobre os bancos pra entender sobre vantagens e desvantagens entre eles, pra ter uma ideia de qual eu escolheria. Por outro lado, também li alguma coisa sobre o Leto db e chamou minha atenção, mas não cheguei a testar.

Wagner, pelo que você escreveu deduzo que para casos como o meu - o de permanecer usando DBFs-, o Leto db ajudaria muito, está correto? Você o utiliza ou já o utilizou? Qual é a sua avaliação?
Comecei pra valer nos tempos do MSX e nunca mais parei... grande caminhada! :-)
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Então, nunca utilizei o Leto, mas acredito que sim, vai te ajudar bastante, talvez resolverá seus problemas por um bom tempo.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Duda,

Eu utilizo o Leto e o NetIO e não tenho o que reclamar.
Nunca tive corrupção de dados e indices.
A migração/utilização é tranquila.
Tem vários exemplos aqui no fórum.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Obrigado Wagner e asimoes! Imagem

Ainda um pouco fora do assunto deste tópico, mas apenas pra completar, rapidamente: recentemente um cliente que possui uma matriz e 4 pequenas filiais demonstrou interesse em unificar as bases de dados e começar a usar a internet para acessar o sistema, de qualquer um dos 5 locais. O Leto db também pode ser utilizado para esse fim?

Lembrando: ao menos por enquanto, vou continuar usando DBFs.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Sim, pode!
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Valeu! Imagem
clrod
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por clrod »

NiltonGM
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por NiltonGM »

Amigos, sou clippeiro desde a década de 90, (sim, sou vovô), Clipper 5.3b com cdx e as vezes com ntx, faz duas semanas que conheci o Harbour e a HMG 3.3. Cara! Estou muito feliz e conseguindo migrar meu sistema clipper com dbf para Harbour aplicativo de 32 bits usando como base de dados o MySQL.
Depois que você conhece o MySQL você nunca mais vai querer saber de DBF. Vale a pena dedicar bastante para conhecer o MySQL.
Minha aplicação em Harbour em meus testes preliminares pela rede local acessa direto um servidor na locaweb pela internet como se o BD MySQL estivesse no servidor local, não deu pra sentir diferença local/internet.

Um clipper abraço a todos.
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Responder