Caros amigos clippeiros,
Baixei a lib miniGUI e achei excelente o ambiente de desnvolvimento (IDE) assim como a facilidade de programação.
Ha algum tempo também já realizei alguns testes com o FiveWin e me pareceu que a construção de formulários é mais simples, utilizando o WorkShop.
Alguém poderia fazer uma abordagem de comparação entre as duas libs?
Preciso muito saber a opinião de quem trabalha ou já trabalhou com as duas libs.
Tenho grande curiosidade e vontade de aprender mySql mas não tenho a mínima idéia do que seja (apesar de já ter desenvolvido com Delphi + SQL + Oracle).
Será que alguém poderia me falar algo a respeito do mySql?
Sei que levantei aqui várias questões de uma só vez, mas fiquem a vontade para esplanar apenas sobre o assunto em que vocês tem maiores conhecimentos.
Muito obrigado!!!
miniGUI ou FiveWin
Moderador: Moderadores
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
miniGUI ou FiveWin
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Bom, a fivewin é uma lib mais madura porém paga. A minigui é livre e tem uma IDE que ajuda e muito o desenvolvimento, coisa que o fivewin não tem até hoje.
Eu uso a minigui e to gostando pois é simples e vc não precisa saber muita coisa de orientação a objetos. Até configo usar formulários do Delphi com a Minigui.
Quanto ao banco de dados vc pode continuar com o DBF, os DBFs no xHarbour suportam 4 vezes mais informação que os DBFs no Clipper, além de serem mais estáveis.
Vc pode usar uma RDD com a SQLLIB www.sqllib.com.br ou a SQLRDD, ambas são pagas mas dão acesso transparente a os principais bancos relacionais do mercado.
O MySQL é bom e leve, porém dos bancos relacionais opensource o Postgres é o melhor, mas é mais pesado.
Eu uso a minigui e to gostando pois é simples e vc não precisa saber muita coisa de orientação a objetos. Até configo usar formulários do Delphi com a Minigui.
Quanto ao banco de dados vc pode continuar com o DBF, os DBFs no xHarbour suportam 4 vezes mais informação que os DBFs no Clipper, além de serem mais estáveis.
Vc pode usar uma RDD com a SQLLIB www.sqllib.com.br ou a SQLRDD, ambas são pagas mas dão acesso transparente a os principais bancos relacionais do mercado.
O MySQL é bom e leve, porém dos bancos relacionais opensource o Postgres é o melhor, mas é mais pesado.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Primeiramente obrigado pela atenção,
Jä baixai a muniGUI e fiquei realmente fascinado com a IDE.
Como era de se esperar, muitas outras dúvidas surgiram, e conforme for, vou postando elas aqui no forum...
Obrigado.
Jä baixai a muniGUI e fiquei realmente fascinado com a IDE.
Como era de se esperar, muitas outras dúvidas surgiram, e conforme for, vou postando elas aqui no forum...
Obrigado.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs