Para que serve o Buffers do config.nt

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Olá...

Para que serve o buffers do config.nt do windows 7? É a qtde de memória do teclado ?
Qual o valor adequado para sua configuração?

Estou com problema seríssimo de travamento do programa no windows 7 depois de um certo período de inatividade e não estou achando solução. Pesquisei bastante mas não tem muito material na net a respeito disso...
Um certo tempo atrás postei o problema aqui mas não achamos a solução, daí pensei que poderia estar na configuração do autoexec.nt ou config.nt
O meu config.nt está assim

Files=200
Buffers=99,0

Não sei se esta seria a configuração ideal, mas foi o que achei de sugerido aqui no Fórum..

Seria isso mesmo ou alguém acha que devo mudar e para qual configuração?

Valeu...

Obrigado

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Veja: Buffer (ciência da computação).

Creio que o Windows 7 não use o comando buffers pois já no XP isso já estava em desuso: (MS-DOS subsystem commands)

Como é este travamento? Simplesmente congela a tela? Dá algum erro? O sistema grava algum log?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Simplesmente congela a tela do nada... é só deixar o sistema parado por alguns minutos que o sistema congela. Daí só fechando com o mouse clicando no x da janela. Não é perca de foco. o sistema simplesmente congela. Pior que agora tá acontecendo no servidor da rede também, que é um server 2008. Daí congela o programa e só fechando no x. A Máquina continua trabalhando normal.. Posso abrir o programa novamente e continuar a trabalhar sem reiniciar a máquina. Só congela o programa. Só o programa. Abri o edit pelo prompt e deixei aberto e o edit do dos não congela. Tô compilando o programa com clipper 5.2 e Blinker 7.

Vlw..

Obrigado

Rubens
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Rubens,

Um "parpite", pra isolar as possibilidades: já que é Clipper, vc usa o OL_AutoYield() ou algo do tipo?

Se não, inicie o programa, abra o USO DA CPU, se ele grudar no 100%, problema identificado.
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

se der isso que o nobre amigo Eolo falou pesquise sobre as bibliotecas OsLib.lib e Cpmi.lib
que evita que o clipper se aproprie de 100% do uso do processador

mais tambem verifique cabos de rede hub swites ou ate mesmo placa de rede

pois uma vez me matei achando que era o soft e era uma placa de rede com problemas so consegui indentificar digamos por acaso pois liguei quase todos os pc´s da rede
esquecendo de um ai quando liguei ele o sistema com poucos minutos travou ai foi quando desliguei-o novamente pra tirar a duvida o sistema voltou ao normal , e deu a mesma coisa quando liguei-o novamente ai troquei a placa de rede do pc ja que era onboard coloquei uma off board e o problema sanou
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Eolo... não uso..
Uso
FREETSLICE(20)
SHOWTIME(00,72,.F.,"B/BG",,.T.)

Mas não creio que seja isso... Porque senão trava em todas as máquias né?
E tá ocorrendo somente em um cliente... Máquinas i3 e o server 2008 um i5.

Vou dar uma revisada na rede, ver se na hora que congela, se o servidor congelou tb.. pelo que já testei creio que está no windows 7. Nessa rede tem winxp também e os xp não congelam...

Obrigado

Rubens
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Rubens entao observe o gerenciamento de energia do windows 7 lembrei ontem assim que fui dormir rsrs

o windows 7 desliga o monitor e bloqueia as funçoes muito rapido quando a instalação é default , pode ser isso ja que os xp nao trava entao pesquize no painel de controle por gerenciamento de energia
pode ser isso seu problema
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Já fiz isso Josivam....
Configurei para nunca desativar nem o monitor nem o disco rígido...

Dexei uma cópia do programa rodando local e pedi o cliente para não mexer nesse programa. Já que a reclamação é que deixa o programa parado quando vai mexer ele congela. Daí fico sabendo se o programa só congela na rede ou local tb.

Obrigado
Rubens
Carlos A. Bernardes
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Carlos A. Bernardes »

Pessoal

Estou com dificuldade tenho windows server 2008, e as aplicações clipper não para, de congelar...

Alguém tem algum sugestão?
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Cara dê uma olhada na rede... Aqui diminuiu muito os travamentos.. o cabo do servidor para a switch tava com problema... daí trocamos ele e melhorou consideravelmente os travamentos... só não entendo o que tem a ver do servidor travar... mas diminui... depois que trocamos esse cabo os terminais pararam de travar e o servidor raramente trava... eu ainda acho que tem algo a ver com o buffer de teclado... percebi que a operadora do caixa tem o dedo muito rápido na operação do sistema... decorou que existe uma sequencia de 03 enters para finalizar uma venda então pressionar o enter 03 vezes muito rápido.
Bom ainda tô investigando...

Rubens
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por rubens » 19 Mai 2014 08:56
só não entendo o que tem a ver do servidor travar
Na Verdade amigo rubens o servidor nao trava, sim a comunicaçao da rede com ele como o .exe esta nele, e geralmente no terminal é um atalho do mesmo corta-se a comunicaçao
fazendo com que a tela fique travada

por isso em um programa que funciona em rede é sempre bom analizar cabos conectores swites e no inverno redobrar a atençao pra nao ficar batendo pino achando que o problema é do
programa e ser dos hardware
Maurício Elias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Maurício Elias »

Olá, boa noite.
Problema sério hein. Travamentos sempre me acompanharam, desde sempre. Qq Windows, qq Clipper, qq Blinker. Uns mais, uns menos, a maioria nada.
Tenta deixar o Windows 7 como servidor, tira do 8. Vê se continua. Sempre usei Files=255 e sem Buffers. Apago a linha, se existe.
Passa para Harbour 3.2 cara, tens umas postagens para mim, ensina certinho como fazer.
Posta se der certo ou não.
Abraços.
_______
Maurício
Responder