DBF: criptografia total e permanente

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Josivan, o Eduardo anexou os PRG das LIBs, então é só compilar com o Clipper 5.2 ou mesmo com o Harbour.
Josivan Nascimento escreveu:ja que como disse nao conheço as diferenças entre o clipper5.2 e o summer87
Veja a observação que o Eduardo fez na mensagem acima, é a única mudança que deve ser feita, isto é, se você não for passar todos os parâmetros solicitados nas funções existentes, mas se obrigatoriamente você passar todos os parâmetros, então não será necessário qualquer mudança.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

Muito obg mestre Tolledo
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eduardo Pinho »

Josivan,

O 5.2 tem MELHORIAS em relação ao S87, mas é totalmente compatível. Um código do Summer geralmente compila normalmente no 5.2 com pouca ou nenhuma modificação. É só compilar. Se der algum erro, vai corrigindo. Se eu tiver falando besteira, os experts em 5.2 podem me corrigir, porque eu só fiz um sistema em 5.2. O Summer foi a minha vida e me atende bem até hoje.

Abcs
Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

A correçao da função _use() para o 5.2 que sugeri, vai precisar na _locate() também.
Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

Pra quem se interessou e vai utilizar o método de tabelas DBF criptadas, segue uma função que esqueci de juntar:

func _appendblank
append blank
_inivar()
_vtof()
return []

Quando for inserir um registro em branco na tabela criptada, não use append blank e sim _appendblank().

Se usar o append blank normal do clipper e logo depois voce atualizar todos os campos, não fará diferença. Mas se voce atualizar apenas um ou alguns campos, seu registro na tabela se algum curioso for olhar será algo como: [................xxxxxx................... ], onde xxxxxx é o campo que voce atualizou, e os pontinhos sao espacos em branco devido ao seu append blank.

E os outros campos que voce não atualizou, terão, para o seu sistema, o valor da DEScriptografia de espacos em branco, que obviamente não vai ser boa coisa.

Portanto, logo após o append blank voce teria obrigatoriamente que gravar o valor de cada campo, e _appendblank() já faz isso na hora com valores vazios para cada campo.

Abcs
marcosLP
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por marcosLP »

1-se não for o canal exclusivo para perguntas já to me desculpando
2-impressionante como ainda hoje esse tema "criptografia" de BD dbf é algo sem uma solução definitiva
3-estamos falando dos DBF´s criado pelo harbour, xharbour, ou pela minigui extended que sem ter os programas corretos para abri-los eles se corrompem por segurança.
4-eu fiz um sisteminha logo ao começar com HMG e HMGS e fiz uma chave interessante, depois como já foi dito aqui deixei um bando de dados de acesso dos funcionários em um lugar que só eu mesmo sei e qual sua extensão

Só temos mesmo que agradecer aos muitos colegas que deixaram seus afazeres e vieram aqui postas seus comentparios e suas "ganbers" que só nós que herdeiros do clipper agora com tudo visualmente mais atraente e mais seguro podemos memso agradecer.
Grato!
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

marcosLP este forum realmente salva muita vida mesmo. Cada postagem e cada troca de idéia e as vezes algumas rusgas, nos tiram de enrrascadas enormes.

Quando eu pesquisei sobre o assunto encontrei a regra que os romanos ou alemães usavam por ser a mais fácil e uso até hoje. Eu salvo e resgato o valor criptografado em um campo caracter como por exemplo nome de cliente, cnpj ou telefone.

A criptografia é um campo gigantesco que de métodos e portanto dificil de escolher.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder