Situação Cadastral da I.E.

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

jelias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jelias »

Amiguinhos,

Estou tendo muitos problemas com emissão de nota fiscal para clientes com a situação cadastral - Não Habilitado - Suspenso. Nestes casos, a NF-e é denegada e com isso há um desgaste muito grande com o cliente, pois já foi feito a venda, o concerto do veículo, enfim toda a parte comercial e na hora de emitir a nota, a grande surpresa.
Fiz alguns testes com o comando NFe.ConsultaCadastro("MG",111111111111,1), entretanto não obtive no retorno a situação cadastral.

Alguém sabe como posso realizar pelo sistema esta consulta no início da negociação?

Sds,

Júlio.
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
Kiko Fernandes
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Kiko Fernandes »

Bom dia!
Vc tem como disponibilizar um CNPJ destes que foi denegado para eu realizar um teste?
jelias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jelias »

Amigo,

Segue abaixo os dados.
CNPJ .: 08.046.762/0001-30
I.E.: 0010078060028

Sds,

Júlio.
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
Kiko Fernandes
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Júlio boa tarde!
Não consegui testar com meu certificado devido a UF.

Mas o retorno do SAINFE aonde aparece cSit= (0 ou 1)
Vc tem este retorno?

Tente também consultar pelo CNPJ NFe.ConsultaCadastro("MG",08046762000130) e veja se retorna o mesmo resultado.
jelias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jelias »

Amigo Kiko Fernandes,

Agradeço muito sua contribuição, foi a partir daí que pude perceber que para este cliente retorna cStat = 0 . Para os clientes com situação - Habilitado, retorna cStat = 1.
Outro problema que pude perceber durante várias consultas é que o AcbrNfeMonitor retorna conforme apresento abaixo, mesmo com os dados consultados preenchidos corretamente. Nota-se que o retorno não está estável.

Código: Selecionar todos

NFe.ConsultaCadastro("MG",08046762000130)
OK: Rejeicao: Erro nao catalogado- Nao foi possivel recuperar os dados relativos a este CNPJ
VerAplic=13_1_19
cStat=999
xMotivo=Rejeicao: Erro nao catalogado- Nao foi possivel recuperar os dados relativos a este CNPJ
DhCons=18/12/2013 17:58:19
cUF=31
IE=
CNPJ=
CPF=
UF=
cSit=0
xNome=
xFant=
xRegApur=
CNAE=0
dIniAtiv=
dUltSit=
dBaixa=
xLgr=
nro=
xCpl=
xBairro=
cMun=0
xMun=
CEP=0
Sds,

Júlio.
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
Kiko Fernandes
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

jelias escreveu: ... foi a partir daí que pude perceber que para este cliente retorna cStat = 0 . Para os clientes com situação - Habilitado, retorna cStat = 1.
Bom dia Júlio.
É no cSit que retorna 0 ou 1 não no cStat. Quando o retorno estiver ok, vc vai localizar cSit um pouco mais abaixo.
Vc está com as schemas atualizadas?
Não deveria estar retornando cStat=999 - Erro não catalogado.
jelias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jelias »

Amigo Kiko Fernandes,

Agradeço por me corrigir, foi um erro quando copiei do arquivo de retorno.
Atualizei minha versão do aCBrNfeMonitor2 0.7.9.0 - CAPICOM, através do instalador do sistema.
Tem mais algo que deva ser atualizado?

Sds,

Júlio.
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
Kiko Fernandes
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Júlio boa tarde!
Hoje eu estou sem tempo de verificar.
Mas faz assim, estou anexando as schemas que eu estou usando, pois tem algumas que foram lançadas recentes e eu não lembro qual pacote de schemas eu estou usando.
Faça um teste renomeie a tua pasta schemas e instale a que estou te enviando e teste novamente.
Anexos
Schemas.rar
(186.79 KiB) Baixado 100 vezes
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Por segurança, não efetue transações com clientes que estejam em situação suspensa, pois isto pode acarretar fiscalização para a empresa vendedora.

É obrigação de seu cliente verificar a situação do cliente dele antes de continuar a transação ou antes de fazer o serviço para que estas surpresas não aconteçam, senão ele cai em golpes de pessoas inexcrupulosas que usam empresas fantasmas ou com problemas para fazer serviços e se safar dos pagamentos.

Então antes de vender, consulte a situação cadastral do cliente da mesma forma que se consulta o serasa ou spc antes de financiar a venda.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
jelias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jelias »

Amiguinhos,

Com a ajuda dos amigos consegui colocar a consulta da situação cadastral em produção já algum tempo. Sempre consulto pelo CNPJ e fiz uma rotina para pegar a inscrição estadual do cadastro e ver se está ativa. Até ai tudo bem, acontece que tem clientes que são ISENTO e por isso não tem como consultar pois o retorno sempre volta.

NFe.ConsultaCadastro("MG",08210777000192)
OK: Rejeicao: Erro nao catalogado- Nao foi possivel recuperar os dados relativos a este CNPJ

Todavia, o cliente pode estar inativo na receita federal. Como consultar o CNPJ na receita federal e evitar uma NF-e denegada?

Sds,

Júlio.
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
Responder