windons 8 32 bits

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

gbertuol
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

windons 8 32 bits

Mensagem por gbertuol »

é possivel executar programas em clipper no win8 32bits?
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

windons 8 32 bits

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Bem vindo ao forum.

A melhor forma é voce usar o DOSBOX que cria uma janela de execução idêntica ao Prompt do DOS com a diferença que o mesmo não possui os mesmos problemas dele.

Como aplicações 16bits rodam legal no Windows XP, voce deve procurar informações sobre o Windows XP Mode. O Windows XP Mode, faz uso do conteúdo da pasta SysWOW64 que contém uma versão 16/32 bits do S.O.

O Windows XP Mode é o VirtualPC disfarçado e roda uma máquina virtual com XP de uma forma transparente pois o VirtualPC roda apresentando o console de gerenciamento de maquinas virtuais sempre.

Minha experiência com este recurso não me deixou satisfeito.

Você pode optar por executar seu aplicativo dentro de uma VM(maquina virtual) usando o VirtualBOX e este permite execução direta da VM sem o console, sendo em tela cheia, acesso completa a internet e rede e acesso a periféricos USB do host.

Resumindo DOSBOX é a solução mais rápida de se implementar e aqui no forum temos muita discussão e soluções para o problema.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Maurício Elias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

windons 8 32 bits

Mensagem por Maurício Elias »

Olá, bom dia.
Cara, eu trabalhava com Clipper 5.2 e Blinker. Graças a este forum consegui migrar para o HB32. Melhor coisa que me aconteceu ultimamente.
Tive um caso de Win 8 32 bits. Ele funcionou certinho, mas no momento da execução da aplicação pela primeira vez, ele me pediu prá fazer a instalação do Dos. Eu fui confirmando tudo. rs.
Boa sorte.
Abraços.
_______
Maurício
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

windons 8 32 bits

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Ficamos felizes por saber que o forum foi fonte de sua solução.

gostaria que apresentasse a sua experiência na execução do seu aplicativo em DOS e de como ocorreu esta instalação para que futuramente outros saibam o que fazer.

Ou seja, dê uma dica de como voce instalou o DOS.(pergunto pois não uso o Windows 8)
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Maurício Elias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

windons 8 32 bits

Mensagem por Maurício Elias »

Olá pessoal, boa tarde. Fiz a migração por conta do forum, muita ajuda vossa, e paciência tb rs.
Não foi nada que eu fiz nesse caso (foi um só). Só me lembro que tinha o Config.NT prá eu ajustar o Files=255. Joguei meu Sistema na Área de Trabalho (atalho) e mandei executar. Automaticamente ele me perguntou se eu queria que instalasse algo (o Dos, Cmd, algo relacionado ao Dos) e eu já mesmo, mandei bala.
A partir dai ficou tudo normalizado. Idem ao Win 7. Foi só isso só.
Abraços.
_______
Maurício
Adalberto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

windons 8 32 bits

Mensagem por Adalberto »

Amigos,

Otem instalei varios pc's com win 8.1 32 bit e tb instalei velhos programas em clipper puro e duro, 16 bits, compilados con clipper 5.2 e linkeados com BLinker, eles funcionan blz, sem cambios, sem mudar nada.

Longa vida ao clipper!!!

(e boa idea mudar para (x)Hb la tem muitas cosas melhores)

Abz, desde Santa Cruz de la Sierra - Bolivia.

Adalberto
MSDN
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

windons 8 32 bits

Mensagem por MSDN »

Bom dia,

Apesar da seção ser Clipper, a minha postagem é mais a título de conhecimento, como o Harbour é a evolução do Clipper, não custa compartilhar a informação.
Antigamente as aplicações Clipper trabalhavam em tela cheia, mas, se não me engano, a partir do Windows Vista, ficou só modo janela, o que nem sempre é o ideal, quando se está sentado em um escritório usando o sistema, até vai, mas em um balcão de comércio, seria melhor a tela cheia, então, coloco aqui alguns passos simples para usar o Harbour e deixar sua aplicação em tela cheia.

1 - Baixar o Harbour : no link https://github.com/harbour/core , clique no botão Download ZIP, após isso, descompacte o arquivo e coloque em C:, ficará c:\HB32 , e dentro as pastas que já conhecemos, BIN, LIB e INCLUDE, além de outras claro, mas o que precisa para funcionar são essas três ;

2 - A variável PATH do seu Windows deve setar o seguinte : c:\hb32\bin;c:\hb32\lib;c:\hb32\include; , vc não precisa mais de autoexect.nt ou config.nt, basta ir até o painel de controle, clicar em sistema, depois em configurações avançadas do sistema, depois no botão variáveis de ambiente, e na janela variáveis do sistema, achar a palavra PATH, selecionar clicando em cima e no botão EDITAR, inserir no inicio o caminho do Harbour, clicar em OK, OK até fechar todas as janelas ;

3 - Feito isso, as próximas mudanças são no código fonte, no PRG principal, deve começar com FUNCTION MAIN() , e todas as chamadas de PRG/Rotinas dentro de sua aplicação, devem ser através de funções, e não mais DO .......

Estando tudo ok nesses 3 passos, inclua essas linhas no seu PRG principal, para que seja usada a GTWvT, e assim tenha a tela cheia e mouse em sua aplicação :

Código: Selecionar todos

#include "hbgtinfo.ch"

REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT
REQUEST HB_GT_WIN

FUNCTION main()

local pGT
   local pNewGT

/*
  implementação da GT
*/
		 pNewGT := hb_gtCreate("WVT")
		 pGT    := hb_gtSelect(pNewGT)

HB_GTINFO( HB_GTI_SELECTCOPY, .F.)
		 HB_GTINFO( HB_GTI_RESIZABLE,  .T.)
		 HB_GTINFO( HB_GTI_CODEPAGE, 255 )
		 HB_GTINFO( HB_GTI_ALTENTER, .F.)

HB_GtInfo( HB_GTI_ISFULLSCREEN, .T. ) // deixa a tela cheia - estilo DOS
		 HB_GtInfo( HB_GTI_RESIZEMODE, HB_GTI_RESIZEMODE_FONT ) // aumenta o tamanho da letra proporcionalmente
         Set Eventmask to 1002
Abraços
Responder