A tela da ErrorSys assusta? então use esta.
Moderador: Moderadores
Pessoal, bom dia...
Será q existe uma versão mais light desse Errorsys que funcione em harbour modo console ? Não precisa enviar emails , nem nada. Só informar linha e variável q deu erro..
Não sou expert e até tentei usar todas q vi postado aqui no fórum e não consegui fazer funcionar nenhuma...
Continuo usando o errorsys padrao , aquele de janela vermelha q não diz coisa nenhuma q seja capaz de ajudar a identificar o erro
Obrifgado
Será q existe uma versão mais light desse Errorsys que funcione em harbour modo console ? Não precisa enviar emails , nem nada. Só informar linha e variável q deu erro..
Não sou expert e até tentei usar todas q vi postado aqui no fórum e não consegui fazer funcionar nenhuma...
Continuo usando o errorsys padrao , aquele de janela vermelha q não diz coisa nenhuma q seja capaz de ajudar a identificar o erro
Obrifgado
Editado pela última vez por Toledo em 26 Mai 2015 11:21, em um total de 1 vez.
Razão: Esta mensagem foi dividida de um outro tópico que estava na seção FiveWin
Razão: Esta mensagem foi dividida de um outro tópico que estava na seção FiveWin
lugab
- Nascimento
- Usuário Nível 4

amigo por encrivel que pareça hj mesmo eu estava vendo esse topico e tem um na sessão downloads
baixei e fiz umas modificaçoes e ficou muito bom
https://pctoledo.org/forum/fileba ... d=0&page=3
no harbour deu um pausinho na compilaçao mais achei , tem uma parte que ta assim e:descriptio eu coloquei e:description
ai compilei tranquilamente enclusive ja testei-a fiz algumas auteraçoes mais nada de mais
enclusive vem acompanhada com uma dbf que é bem legal dizendo possivel causa e soluçao e se caso o que acho dificil vc nao conseguir eu posto o que eu modifiquei ok
baixei e fiz umas modificaçoes e ficou muito bom
https://pctoledo.org/forum/fileba ... d=0&page=3
no harbour deu um pausinho na compilaçao mais achei , tem uma parte que ta assim e:descriptio eu coloquei e:description
ai compilei tranquilamente enclusive ja testei-a fiz algumas auteraçoes mais nada de mais
enclusive vem acompanhada com uma dbf que é bem legal dizendo possivel causa e soluçao e se caso o que acho dificil vc nao conseguir eu posto o que eu modifiquei ok
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
Obrigado, Josivan, funcionou 95%, mas já me atende....
A parte q não funfou foi qdo pede pra IMPRIMIR , pq ai não acontece nada , aliás, acontece: Trava tudo... kkk
Vou ver se consigo ajeitar essa função , ou então eliminar ela....
Fico muito grato por vc ter compartilhado
Gabriel
A parte q não funfou foi qdo pede pra IMPRIMIR , pq ai não acontece nada , aliás, acontece: Trava tudo... kkk
Vou ver se consigo ajeitar essa função , ou então eliminar ela....
Fico muito grato por vc ter compartilhado
Gabriel
lugab
- Nascimento
- Usuário Nível 4

aqui funcionou imprimiu normalmente pela LPT1 impressora terminca NF
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
Ah, ta explicado, Josivan...
Eu uso Win32Prn(), em vez de acesso direto a LPT1 (net use)
Eu uso Win32Prn(), em vez de acesso direto a LPT1 (net use)
lugab
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
bom dia/tarde/noite!!!
Prezados colegas clippeiros.
Desde os tempos do nosso bom, velho e fiel clipper que tentei várias rotinas de erros de run-time e nenhuma delas me agradou. Agora que migrei para o harbour através da HMG 3.0.35 resolvi procurar novamente por uma rotina que substituí-se o antigo "ErrorSys.prg". Então caí aqui neste post.
Então, resolvi colocá-lo junto ao meu código (apesar dela ser ainda pra clipper original).
Resolvi abrir o arquivo ERROR.dbf e pude observar que o seu conteúdo para estar todo cryptografado ou corrompido. Mas, infelizmente não pude concluir a compilação para ter certeza que o arquivo estava corrompido ou cryptografado, pois quando segui os procedimentos de como colocar essa rotina em meu PRG principal (main) alguns erros apareceram.
Bom, vamos então aos erros de compilação no HMG 3.0.35, conforme os 3 arquivos em anexo intitulados (ERRO1, ERRO2, ERRO3):
ERRO1 - multiple defition of 'ERRORSYS' - nesse caso o que deve ser feito, pois percebi que ele está chamando em duplicidade o errorsys, uma vez que já possui errorsys.prg (original). Mesmo se eu excluir esse arquivo original o erro persiste. ERRO2 - first defined here - se for pra traduzir ao "porguta" seria mais ou menos assim: aqui é o local onde foi definido pela primeira vez. Algo por aí... e como quando clicamos para verificar em qual linha se refere ele me mostra a linha 02624 (linha atual do meu MAIN) onde está o erro. Mas, nessa linha está apenas *******. Todos sabemos que uma linha dessa forma significa que ela não é compilada, pois é apenas comentários. ERRO3 - undefined reference to 'MOSTRAERRO'. Bom, essa mensagem acho que sei resolver, mas ainda não o fiz, esperando aprovação dos caros colegas e principalmente do autor da rotina. Acredito que significa que está faltando dentro do arquivo PCTERROR.PRG incluir no início e fim do código dele as declarações: FUNCTION/RETURN NIL. Bom, aguardo mais instruções.
Grato,
MICROVOLUTION/W de Paula.
Prezados colegas clippeiros.
Desde os tempos do nosso bom, velho e fiel clipper que tentei várias rotinas de erros de run-time e nenhuma delas me agradou. Agora que migrei para o harbour através da HMG 3.0.35 resolvi procurar novamente por uma rotina que substituí-se o antigo "ErrorSys.prg". Então caí aqui neste post.
Então, resolvi colocá-lo junto ao meu código (apesar dela ser ainda pra clipper original).
Resolvi abrir o arquivo ERROR.dbf e pude observar que o seu conteúdo para estar todo cryptografado ou corrompido. Mas, infelizmente não pude concluir a compilação para ter certeza que o arquivo estava corrompido ou cryptografado, pois quando segui os procedimentos de como colocar essa rotina em meu PRG principal (main) alguns erros apareceram.
Bom, vamos então aos erros de compilação no HMG 3.0.35, conforme os 3 arquivos em anexo intitulados (ERRO1, ERRO2, ERRO3):
ERRO1 - multiple defition of 'ERRORSYS' - nesse caso o que deve ser feito, pois percebi que ele está chamando em duplicidade o errorsys, uma vez que já possui errorsys.prg (original). Mesmo se eu excluir esse arquivo original o erro persiste. ERRO2 - first defined here - se for pra traduzir ao "porguta" seria mais ou menos assim: aqui é o local onde foi definido pela primeira vez. Algo por aí... e como quando clicamos para verificar em qual linha se refere ele me mostra a linha 02624 (linha atual do meu MAIN) onde está o erro. Mas, nessa linha está apenas *******. Todos sabemos que uma linha dessa forma significa que ela não é compilada, pois é apenas comentários. ERRO3 - undefined reference to 'MOSTRAERRO'. Bom, essa mensagem acho que sei resolver, mas ainda não o fiz, esperando aprovação dos caros colegas e principalmente do autor da rotina. Acredito que significa que está faltando dentro do arquivo PCTERROR.PRG incluir no início e fim do código dele as declarações: FUNCTION/RETURN NIL. Bom, aguardo mais instruções.
Grato,
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!
Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
- Toledo
- Administrador

- Contato:
microvolution escreveu:erros de compilação no HMG 3.0.35
Pela imagem que você postou, observei que o erro de "multiple definition" está ocorrendo em uma lib da HMG (libhmg.a) que faz parte do modo gráfico da HMG, que não deveria ser usada na compilação em modo console. Bom, na sua mensagem você não fala se a compilação é em modo console, mas pelo código que aparece na imagem ERRO2, tudo indica que seja um programa em modo console.microvolution escreveu:ERRO1 - multiple defition of 'ERRORSYS'
Neste caso, verifique se em alguma configuração da HMG ou em algum arquivo do projeto (HBP/HBC) está incluindo a libhmg.a na compilação, se estiver, retire.
Para compilação em modo console, na HMG 3.0.35, na aba "Configuration" (Configuração), a opção "Console mode:" tem que estar com o valor .T.
Editar o arquivo PctError.prg e alterar a linha 87, troque MostraErro( e ) por MostraError( e ).microvolution escreveu:ERRO3 - undefined reference to 'MOSTRAERRO'.
Altere também a linha 219, troque e:descriptio por e:description.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
Prezado Toledo, como é possível isso acontecer, pois se eu retirar do meu .HBP esse arquivo PCTerror.PRG a compilação com HMG 3.0.35 volta ao normal?
Segue cópia do meu arquivo SICCA3421.HBC o qual se refere às LIBs e lembrando, estou compilando em modo console, como já informei nos demais tópicos desse tão conceituado fórum:
Quanto ao ERRO3 ao "fuçar" no arquivo PCTERROR.prg já havia percebido essas 2 falhas (que na verdade no clipper não era pois o limite de nomes de variáveis era menor) e as corrigido.
Mas, quanto ao ERRO2 V.Sa. não fez comentário do que possa ser, ele ainda continua aparecendo no momento da compilação (F5 da HMG). O que pode ser?
Grato,
W de Paula/MICROVOLUTION.
Segue cópia do meu arquivo SICCA3421.HBC o qual se refere às LIBs e lembrando, estou compilando em modo console, como já informei nos demais tópicos desse tão conceituado fórum:
Código: Selecionar todos
incpaths=
libpaths=
libs=gtwvg gtwin
gt=gtwin
mt=no
instpaths=
Mas, quanto ao ERRO2 V.Sa. não fez comentário do que possa ser, ele ainda continua aparecendo no momento da compilação (F5 da HMG). O que pode ser?
Grato,
W de Paula/MICROVOLUTION.
Grato,
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
No momento que ocorre um erro multiple definition vários arquivos não serão processados podendo devolver vários erros.
Resolva primeiro o problema de multipla definição retirando as duplicidades.
Voce agregou o código deste post?, mas para ele suprimir o errorsys já existente em sua aplicação a sua chamada no .HBP deve vir antes do .PRG que contém sua errorsys ou antes da biblioteca que tem o conjunto errorsys.
No momento que ocorre um erro multiple definition vários arquivos não serão processados podendo devolver vários erros.
Resolva primeiro o problema de multipla definição retirando as duplicidades.
Voce agregou o código deste post?, mas para ele suprimir o errorsys já existente em sua aplicação a sua chamada no .HBP deve vir antes do .PRG que contém sua errorsys ou antes da biblioteca que tem o conjunto errorsys.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigo, na minha mensagem anterior eu não falei em retirar o arquivo PctError.prg do arquivo HBP, e sim retirar a lib libhmg.a da compilação, pois o ERRO1 está ocorrendo por causa do uso desta lib. E como disse, esta libhmg.a é uma lib para o modo gráfico da HMG, então pedi para você olhar se nos arquivos HBP ou HBC não tem uma chamada para esta lib, e se tiver, retirar a chamada desta libhmg.a.microvolution escreveu:se eu retirar do meu .HBP esse arquivo PCTerror.PRG a compilação com HMG 3.0.35 volta ao normal?
Na mensagem anterior você postou o conteúdo do arquivo HBC e não tem nenhuma referência com a libhmg, então resta saber se esta libhmg não está no arquivo HBP ou nas configurações da IDE HMG.
Não comentei nada pois na verdade isto não é um erro, é apenas uma informação da possível causa do ERRO1, então se resolver o ERRO1, o ERRO2 não será mais apresentado.microvolution escreveu:quanto ao ERRO2 V.Sa. não fez comentário do que possa ser
Na IDE HMG 3.0.35, na aba "Configuration" (Configuração), a opção "Console mode:" está com o valor .T.microvolution escreveu:estou compilando em modo console
Obs.: se o "Console mode:" estivesse com .T., no arquivo HBC teria uma linha com o comando gui=no
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
Pessoal, estou aqui novamente para compartilhar com todos os resultados.
Bom, fiz o que me pediram e não deu certo, pois essa tal lib não estava sendo chamada pois estou compilando com modo console .t.
Então, pensei, vou alterar o MAIN e desfazer a alteração pois pode ser que o .OBJ esteja com problemas. Então, fiz isso e deu certo.
Só que a rotina PCTERROR não vi nada dela acontecer.
Vejamos os procedimentos:
No arquivo em anexo ERRO4 coloquei de propósito um WAIT ERRO e com certeza gerará um erro durante a execução (não no momento da compilação) pois a variável ERRO não foi previamente criada.
Então, a tela ERRO5 apresenta o erro do jeito tradicional.
Vejam abaixo e digam o que fazer: Grato!
MCIROVOLUTION/W de Paula
ps: fiz também em seguida outras alterações no código que apresentou a seguinte mensagem de erro (HB_FUN_ERRORSYS) no arquivo ERROR do compilador (pude observar então que é realmente alguma lib que faz isso):
Da linha de código retirei todos os #INCLUDES referentes às libs.
Só restam 2 que estão no próprio menu CONFIGURATION/CONFIGURAÇÃO:
Aí também eliminei essas 2 libs temporariamente e continuou o erro HB_FUN_SYSERROR
Vlw novamente!
Bom, fiz o que me pediram e não deu certo, pois essa tal lib não estava sendo chamada pois estou compilando com modo console .t.
Então, pensei, vou alterar o MAIN e desfazer a alteração pois pode ser que o .OBJ esteja com problemas. Então, fiz isso e deu certo.
Só que a rotina PCTERROR não vi nada dela acontecer.
Vejamos os procedimentos:
No arquivo em anexo ERRO4 coloquei de propósito um WAIT ERRO e com certeza gerará um erro durante a execução (não no momento da compilação) pois a variável ERRO não foi previamente criada.
Então, a tela ERRO5 apresenta o erro do jeito tradicional.
Vejam abaixo e digam o que fazer: Grato!
MCIROVOLUTION/W de Paula
ps: fiz também em seguida outras alterações no código que apresentou a seguinte mensagem de erro (HB_FUN_ERRORSYS) no arquivo ERROR do compilador (pude observar então que é realmente alguma lib que faz isso):
hbmk2: Processando arquivo de configura‡Æo:
C:\MVinfo\hmg.3.0.46\hmg.3.0.35\harbour\bin\hbmk.cfg
hbmk2: Processando: SICCA3421.hbc
hbmk2: Harbour: Compilando m¢dulos...
Harbour 2.0.0 (Rev. 13372)
Copyright (c) 1999-2010, http://www.harbour-project.org/
hbmk2: Compilando...
hbmk2: Linkando... SICCA3421.exe
C:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.35//lib/libhmg.a(errorsys.o):errorsys.c:(.text+0xe0): multiple definition of `HB_FUN_ERRORSYS'
.hbmk\win\mingw\pci10000.o:pci10000.c:(.text+0x130): first defined here
collect2: ld returned 1 exit status
hbmk2: Erro: Executando linkeditor. 1
gcc.exe .hbmk\win\mingw\pci10000.o .hbmk\win\mingw\dci10000.o .hbmk\win\mingw\dci10001.o .hbmk\win\mingw\dci10002.o .hbmk\win\mingw\ext.o .hbmk\win\mingw\impresso.o .hbmk\win\mingw\pci10001.o .hbmk\win\mingw\pci10002.o .hbmk\win\mingw\pci10003.o .hbmk\win\mingw\pci10004.o .hbmk\win\mingw\pci10005.o .hbmk\win\mingw\pci10006.o .hbmk\win\mingw\pci10007.o .hbmk\win\mingw\pci10008.o .hbmk\win\mingw\pci10009.o .hbmk\win\mingw\pci10012.o .hbmk\win\mingw\pci10013.o .hbmk\win\mingw\pci10014.o .hbmk\win\mingw\pci10015.o .hbmk\win\mingw\pci10016.o .hbmk\win\mingw\pci10017.o .hbmk\win\mingw\pci10018.o .hbmk\win\mingw\pci10019.o .hbmk\win\mingw\pci10020.o .hbmk\win\mingw\pci10021.o .hbmk\win\mingw\pci10022.o .hbmk\win\mingw\pci10024.o .hbmk\win\mingw\pci10025.o .hbmk\win\mingw\pci10026.o .hbmk\win\mingw\pci10027.o .hbmk\win\mingw\pci10028.o .hbmk\win\mingw\pci10031.o .hbmk\win\mingw\pci10032.o .hbmk\win\mingw\pci10033.o .hbmk\win\mingw\pci10034.o .hbmk\win\mingw\pci10035.o .hbmk\win\mingw\pci10038.o .hbmk\win\mingw\pci10039.o .hbmk\win\mingw\pci10040.o .hbmk\win\mingw\pci10041.o .hbmk\win\mingw\pci10042.o .hbmk\win\mingw\pci10043.o .hbmk\win\mingw\pci10044.o .hbmk\win\mingw\pci10045.o .hbmk\win\mingw\pci10046.o .hbmk\win\mingw\pci10047.o .hbmk\win\mingw\pci10100.o .hbmk\win\mingw\pci10102.o .hbmk\win\mingw\pci10110.o .hbmk\win\mingw\pci10115.o .hbmk\win\mingw\pci10116.o .hbmk\win\mingw\pci10120.o .hbmk\win\mingw\pci10121.o .hbmk\win\mingw\pci10122.o .hbmk\win\mingw\pci10123.o .hbmk\win\mingw\pci10124.o .hbmk\win\mingw\pci10125.o .hbmk\win\mingw\pci10126.o .hbmk\win\mingw\pci10127.o .hbmk\win\mingw\pci10130.o .hbmk\win\mingw\pci10131.o .hbmk\win\mingw\pci10132.o .hbmk\win\mingw\pci10133.o .hbmk\win\mingw\pci10135.o .hbmk\win\mingw\pci10136.o .hbmk\win\mingw\pci10140.o .hbmk\win\mingw\pci10151.o .hbmk\win\mingw\pci10152.o .hbmk\win\mingw\pci10200.o .hbmk\win\mingw\pci10202.o .hbmk\win\mingw\pci10203.o .hbmk\win\mingw\pci10204.o .hbmk\win\mingw\pci10210.o .hbmk\win\mingw\pci10211.o .hbmk\win\mingw\pci10212.o .hbmk\win\mingw\pci10213.o .hbmk\win\mingw\pci10215.o .hbmk\win\mingw\pci10216.o .hbmk\win\mingw\pci10217.o .hbmk\win\mingw\pci10220.o .hbmk\win\mingw\pci10221.o .hbmk\win\mingw\pci10222.o .hbmk\win\mingw\pci10225.o .hbmk\win\mingw\pci10226.o .hbmk\win\mingw\pci10227.o .hbmk\win\mingw\pci10228.o .hbmk\win\mingw\pci10229.o .hbmk\win\mingw\pci10230.o .hbmk\win\mingw\pci10231.o .hbmk\win\mingw\pci10240.o .hbmk\win\mingw\pci10250.o .hbmk\win\mingw\pci10251.o .hbmk\win\mingw\pci10252.o .hbmk\win\mingw\pci10254.o .hbmk\win\mingw\pci10255.o .hbmk\win\mingw\pci10256.o .hbmk\win\mingw\pci10260.o .hbmk\win\mingw\pci10270.o .hbmk\win\mingw\pci10271.o .hbmk\win\mingw\pci10272.o .hbmk\win\mingw\pci10273.o .hbmk\win\mingw\pci10995.o .hbmk\win\mingw\pci10996.o .hbmk\win\mingw\pci10997.o .hbmk\win\mingw\pci10998.o .hbmk\win\mingw\pci10999.o .hbmk\win\mingw\pcterror.o .hbmk\win\mingw\pimpr105.o .hbmk\win\mingw\pimpr110.o .hbmk\win\mingw\pimpr115.o .hbmk\win\mingw\pimpr120.o .hbmk\win\mingw\pimpr121.o .hbmk\win\mingw\pimpr125.o .hbmk\win\mingw\pimpr130.o .hbmk\win\mingw\rci10000.o .hbmk\win\mingw\rimpr000.o .hbmk\win\mingw\rotinas5.o _temp.o -mconsole -Wl,--start-group -lgtwvg -lgtwin -lhmg -lhbmysql -lmysql -lcrypt -ledit -leditex -lgraph -lini -lreport -lhbwin -lhbziparc -lhbmzip -lmsvfw32 -lvfw32 -lsddodbc -lrddsql -lsddmy -lhbodbc -lodbc32 -lhbhpdf -lhbvpdf -lhbmemio -lhbsqlit3 -lsqlite3 -lhbfimage -lhbpgsql -lpq -lhbtip -lhbct -lhbmisc -lhbnetio -lxhb -lhbextern -lhbdebug -lhbvm -lhbrtl -lhblang -lhbcpage -lgtcgi -lgtpca -lgtstd -lgtwin -lgtwvt -lgtgui -lhbrdd -lhbuddall -lhbusrrdd -lrddntx -lrddcdx -lrddnsx -lrddfpt -lhbrdd -lhbhsx -lhbsix -lhbmacro -lhbcplr -lhbpp -lhbcommon -lkernel32 -luser32 -lgdi32 -ladvapi32 -lws2_32 -lwinspool -lcomctl32 -lcomdlg32 -lshell32 -luuid -lole32 -loleaut32 -lmpr -lwinmm -lmapi32 -limm32 -lmsimg32 -lwininet -lhbpcre -lhbzlib -Wl,--end-group -oSICCA3421.exe -LC:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.35/harbour/lib -LC:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.35//lib -LC:/MVinfo/hb32/migrar/SiCCA3421/sci10000/
Só restam 2 que estão no próprio menu CONFIGURATION/CONFIGURAÇÃO:
additional libs: GTWVG GTWIN
Vlw novamente!
Grato,
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
prezados pra encerrar a noite, descobri o seguinte:
1 - Existe dentro da pasta hmb\lib o arquivo: libhmg.a que faz chamada a outro arquivo ERRORSYS.PRG.
2 - Então excluí o arquivo LIBHMG.A pra testar e compilei. deu outro erro;
3 - Voltei com o arquivo LIBHMG.A e excluí o ERRORSYS.PRG e também deu outro erro.
Então, provavelmente o PCTERROR.PRG também faz chamada ou tem uma função ERRORSYS dentro dele.
Portanto, eis a questão, quem sabe resolver esse probleminha que já tá virando problemão?
4 - ah! já testei tanto na HMG 3.0.35 (que é a que eu uso) quanto na 3.0.46 (q instalei só pra isso) e também acontece o mesmo erro.
5 - Só tá faltando eu baixar e instalar a HMG 3.3 (a mais nova versão para 64 bits) e isso também acontecer... rsrsrs... brincadeirinha.
Vlw, boa noite/ bom dia/ boa tarde a todos!
MICROVOLUTION/ W de Paula.
1 - Existe dentro da pasta hmb\lib o arquivo: libhmg.a que faz chamada a outro arquivo ERRORSYS.PRG.
2 - Então excluí o arquivo LIBHMG.A pra testar e compilei. deu outro erro;
3 - Voltei com o arquivo LIBHMG.A e excluí o ERRORSYS.PRG e também deu outro erro.
Então, provavelmente o PCTERROR.PRG também faz chamada ou tem uma função ERRORSYS dentro dele.
Portanto, eis a questão, quem sabe resolver esse probleminha que já tá virando problemão?
4 - ah! já testei tanto na HMG 3.0.35 (que é a que eu uso) quanto na 3.0.46 (q instalei só pra isso) e também acontece o mesmo erro.
5 - Só tá faltando eu baixar e instalar a HMG 3.3 (a mais nova versão para 64 bits) e isso também acontecer... rsrsrs... brincadeirinha.
Vlw, boa noite/ bom dia/ boa tarde a todos!
MICROVOLUTION/ W de Paula.
Grato,
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigo, o problema todo está no libhmg.a que está sendo compilada junto com o seu programa modo console, então faz o seguinte teste:
1 - Incluir o arquivo Pcterror.prg para compilação.
2 - No seu programa principal incluir no final dele a chamada para o ERRORSYS:
3 - Na pasta da sua HMG tem o arquivo hmg.hbc, editar este arquivo e procure a linha:
libs=hmg
Incluir no início desta linha um #, ficando assim:
# libs=hmg
4 - Verifique se na pasta onde estão os arquivos PRG deste seu programa tem uma pasta chamada .hbmk (pasta oculta), se existir, delete esta pasta.
5 - Compile novamente o programa.
ATENÇÃO: se você for usar a IDE HMG para compilar algum programa em modo gráfico, editar o arquivo hmg.hbc e retirar o # que foi incluído no item 3 acima.
Abraços,
1 - Incluir o arquivo Pcterror.prg para compilação.
2 - No seu programa principal incluir no final dele a chamada para o ERRORSYS:
proc ErrorSys()
ErrorBlock( {|e| DefError(e)} )
returnlibs=hmg
# libs=hmg
4 - Verifique se na pasta onde estão os arquivos PRG deste seu programa tem uma pasta chamada .hbmk (pasta oculta), se existir, delete esta pasta.
5 - Compile novamente o programa.
ATENÇÃO: se você for usar a IDE HMG para compilar algum programa em modo gráfico, editar o arquivo hmg.hbc e retirar o # que foi incluído no item 3 acima.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
Bom dia a todos!
Mais uma vez, obrigado pela agilidade das respostas desse tão conceituado fórum... ah! e por falar em conceito o nosso caro professor Páblo tem em sua história de programador um dos mais altos graus, a ser moderador do fórum internacional do HMG, que é o "hmgforum.com". Os nossos parabéns!
Bom, vamos aos resultados das solicitações do nosso também renomado Toledo:
Eu já tinha uma dúvida ao que V.Sa. escreveu a respeito de ter um aplicativo migrado de clipper p/harbour em modo console e os novos módulos q fizesse já pudesse ser gráfico. Isso é possível? ter um aplicativo em modo console e alguns módulos em modo gráfico?
Abraços,
Mais uma vez, obrigado pela agilidade das respostas desse tão conceituado fórum... ah! e por falar em conceito o nosso caro professor Páblo tem em sua história de programador um dos mais altos graus, a ser moderador do fórum internacional do HMG, que é o "hmgforum.com". Os nossos parabéns!
Bom, vamos aos resultados das solicitações do nosso também renomado Toledo:
Prezado, essas solicitações acima (1 e 2) eu já havia feito desde o início de tudo.Toledo escreveu: 1 - Incluir o arquivo Pcterror.prg para compilação.
2 - No seu programa principal incluir no final dele a chamada para o ERRORSYS:Código: Selecionar todos
proc ErrorSys() ErrorBlock( {|e| DefError(e)} ) return
Prezado, pelo que V.Sa. está me pedindo, entendo que está se referindo ao HMG 3.0.46 e não à que realmente estou acostumado a compilar que é a versão HMG 3.0.35. Eu disse nesse tópico que instalei a versão 3.0.46 só pra ter certeza q a minha instalação não estava corrompida.3 - Na pasta da sua HMG tem o arquivo hmg.hbc, editar este arquivo e procure a linha:
libs=hmg
# libs=hmg
Bom, mas mesmo assim fiz o que me pediu nos itens 3 e 5 acima e a mensagem de erro agora é referente 'HB_FUN_RELEASEALLWINDOWS'. Vejam:5 - Compile novamente o programa.
Harbour 3.2.0dev (Rev. 18443)
Copyright (c) 1999-2012, http://harbour-project.org/
C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10000.o:pci10000.c:(.data+0x288): undefined reference to `HB_FUN_RELEASEALLWINDOWS'
collect2: ld returned 1 exit status
hbmk2: Erro: Executando linkeditor. 1
gcc.exe C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10000.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/dci10000.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/dci10001.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/dci10002.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/ext.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/impresso.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10001.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10002.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10003.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10004.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10005.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10006.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10007.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10008.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10009.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10012.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10013.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10014.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10015.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10016.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10017.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10018.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10019.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10020.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10021.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10022.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10024.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10025.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10026.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10027.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10028.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10031.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10032.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10033.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10034.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10035.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10038.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10039.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10040.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10041.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10042.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10043.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10044.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10045.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10046.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10047.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10100.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10102.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10110.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10115.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10116.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10120.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10121.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10122.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10123.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10124.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10125.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10126.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10127.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10130.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10131.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10132.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10133.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10135.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10136.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10140.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10151.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10152.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10200.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10202.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10203.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10204.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10210.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10211.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10212.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10213.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10215.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10216.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10217.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10220.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10221.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10222.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10225.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10226.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10227.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10228.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10229.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10230.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10231.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10240.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10250.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10251.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10252.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10254.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10255.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10256.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10260.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10270.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10271.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10272.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10273.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10995.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10996.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10997.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10998.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pci10999.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pcterror.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pimpr105.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pimpr110.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pimpr115.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pimpr120.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pimpr121.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pimpr125.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/pimpr130.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/rci10000.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/rimpr000.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/rotinas5.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_ytylr3.dir/hbmk_7uhtn4.o C:/MVinfo/hb32/migrar/SiCCA3421/sci10000/_temp.o -mwindows -Wl,--start-group -lcrypt -ledit -leditex -lgraph -lhfcl -lini -lreport -lmsvfw32 -lvfw32 -lhbct -lhbwin -lhbmzip -lminizip -lhbmemio -lhbmisc -lhbmysql -lmysql -lhbtip -lsqlite3 -lhbsqlit3 -lsddodbc -lrddsql -lsddmy -lhbodbc -lodbc32 -lhbhpdf -lhbfimage -lhbpgsql -lhbnetio -lxhb -lpng -llibhpdf -lhbvpdf -lgtwvg -lgtwin -lhbextern -lhbdebug -lhbvm -lhbrtl -lhblang -lhbcpage -lgtcgi -lgtpca -lgtstd -lgtwin -lgtwvt -lgtgui -lhbrdd -lhbuddall -lhbusrrdd -lrddntx -lrddcdx -lrddnsx -lrddfpt -lhbrdd -lhbhsx -lhbsix -lhbmacro -lhbcplr -lhbpp -lhbcommon -lhbmainwin -lkernel32 -luser32 -lgdi32 -ladvapi32 -lws2_32 -lwinspool -lcomctl32 -lcomdlg32 -lshell32 -luuid -lole32 -loleaut32 -lmpr -lwinmm -lmapi32 -limm32 -lmsimg32 -lwininet -lhbpcre -lhbzlib -Wl,--end-group -oSICCA3421.exe -LC:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.46/harbour/lib/win/mingw -LC:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.46/lib
Ah! também fiz o procedimento acima e nada.4 - Verifique se na pasta onde estão os arquivos PRG deste seu programa tem uma pasta chamada .hbmk (pasta oculta), se existir, delete esta pasta.
Agora só uma última observação que achei interessante ou uma ambiguidade do meu entendimento (apesar de não ser o assunto deste tópico).ATENÇÃO: se você for usar a IDE HMG para compilar algum programa em modo gráfico, editar o arquivo hmg.hbc e retirar o # que foi incluído no item 3 acima.
Eu já tinha uma dúvida ao que V.Sa. escreveu a respeito de ter um aplicativo migrado de clipper p/harbour em modo console e os novos módulos q fizesse já pudesse ser gráfico. Isso é possível? ter um aplicativo em modo console e alguns módulos em modo gráfico?
Abraços,
Grato,
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Bom, tá ai o motivo deste problema todo. Em algum dos PRG que você está compilando com este seu sistema em modo console, tem funções/comandos da HMG para modo gráfico, e por isso a libhmg está sendo chamada quando você compila o seu programa.microvolution escreveu:a mensagem de erro agora é referente 'HB_FUN_RELEASEALLWINDOWS'
Em um programa modo console não é possível mesclar funções/comandos modo texto (console) com as funções/comandos de modo gráfico da HMG (Minigui). Compilando com a HMG, ou você só usa o modo console ou somente modo gráfico, os dois juntos não será possível, principalmente em um programa que inicia em modo console.
Neste caso, verifique quais os PRG que estão usando as funções/comandos do modo gráfico da HMG e retire as funções/comandos ou excluir o PRG da lista de compilação (HBP).
Isto é possível utilizando o Harbour com a biblioteca HwGui ou com alguma das GT (GtWvT, GtWvW, GtWvG). Com a MiniGui (HMG), como disse acima, isto não seria possível, apesar de já ter visto um demo em modo gráfico que chama um tela em modo texto, utilizando HB_GT_WIN_DEFAULT como base, mas não gostei do resultado.microvolution escreveu:ter um aplicativo migrado de clipper p/harbour em modo console e os novos módulos q fizesse já pudesse ser gráfico. Isso é possível?
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br