como cancelar um locate
Moderador: Moderadores
como cancelar um locate
olá pessoal, gostaria de saber como faço para cancelar um locate no clipper 5.2, tenho um arquivo com muitos registros, e quando, o locate não localiza nenhum registro que satisfaça a condição, o processamento demora para ser finalizado até o final do arquivo, então quero cancelar a consulta, estou fazendo o locate da seguinte forma:
LOCATE FOR ALLTRIM(variavel) $ NCLIENTE
obrigado.
LOCATE FOR ALLTRIM(variavel) $ NCLIENTE
obrigado.
- Jairo Maia
- Moderador
como cancelar um locate
Olá porter,
Você pode usar a cláusula While e estabelecer uma condição para encerrar. Por exemplo:
Você pode usar a cláusula While e estabelecer uma condição para encerrar. Por exemplo:
Código: Selecionar todos
LOCATE FOR ALLTRIM(variavel) $ NCLIENTE While LastKey() != K_ESCAbraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
como cancelar um locate
Além de seguir a proposição do Jairo Maia, que também seria a minha primeira sugestão, ou seja, acrescentar uma condição lógica, tipo varredura de teclado, pois o sistema sempre fica pesquisando para ver se alguma tecla foi pressionada, e, assim, se você teclar a tecla <ESC> e havendo essa condição no seu comando, o processamento deve ser interrompido.
Quando os arquivos são muito grandes o comando LOCATE não é apropriado, sendo indicado a procura por meio de índices e o uso de SET SOFTSEEK ON e
SET SOFTSEEK OFF cuja localização é super rápida.
Quando os arquivos são muito grandes o comando LOCATE não é apropriado, sendo indicado a procura por meio de índices e o uso de SET SOFTSEEK ON e
SET SOFTSEEK OFF cuja localização é super rápida.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
como cancelar um locate
mas eu estou teclando Esc e não acontece nada, continua processando o locate, e o meu Set Escape está true, estou fazendo assim:
locate for alltrim(variavel) $ ncliente while lastkey() <> 27
locate for alltrim(variavel) $ ncliente while lastkey() <> 27
- Jairo Maia
- Moderador
como cancelar um locate
Porter, troque então o LastKey() por Inkey(), ficando assim:
locate for alltrim(variavel) $ ncliente while Inkey() <> 27
Abraços, Jairo
- JoséQuintas
- Administrador

como cancelar um locate
Nessas horas um gráfico pode ajudar a não ter a sensação de que travou.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
como cancelar um locate
bom dia, mais um detalhe, como faço para mostrar os registros processados pelo locate ?
- Jairo Maia
- Moderador
como cancelar um locate
Porter, acho que você foi claro, e é muito simples isso. Porém, penso que pode estar embutido ai uma outra questão que seria você querer apresentar o registro que atende a condição, e o usuário escolher se é aquele ou pesquisar o próximo. Por exemplo, se você pede para buscar os clientes que tenham JOAO, ele para no primeiro cliente que tenha JOAO, mas você quer ver o próximo cliente por exemplo. Pergunto porque são formas diferentes de sugerir.
Abraços, Jairo
como cancelar um locate
olá Jairo, sei que o locate percorre registro por registro, eu gostaria de mostrar alguma informação referente o registro atual, porque quando acontece do locate não encontrar nada, o usuário acha que o sistema está travado, entendeu, então se mostrar o numero do registro ou o nome do cliente, o usuário perceberá que o processo está em andamento.
obrigado.
obrigado.
- Jairo Maia
- Moderador
como cancelar um locate
Olá Porter,
Uma forma bem simples, mas acho que dá para você ter uma ideia de como fazer com os recursos de seu sistema:
Uma forma bem simples, mas acho que dá para você ter uma ideia de como fazer com os recursos de seu sistema:
Código: Selecionar todos
nQualOrdem := DbSetOrder( 0 ) // deixa area desindexada, para apresentar registros em sequencia
nCursor := SetCursor( 0 ) // tira cursor da tela
cTela := SaveScreen( 0, 0, MaxRow(), MaxCol() )
cTotalRegs := LTrim( Str( Recc() ) )
nLin := ( MaxRow() / 2 ) - 2
nCol := ( MaxCol() - 40 ) / 2
SetColor( "GR+/N" )
@ nLin+1, nCol Say Space( 40 ) // limpa a linha da mensagem
DispBox( nLin, nCol, nLin+2, nCol+40 )
nLin += 1 // ajusta para a função MostraMsg()
nCol += 2
Locate For AllTrim(variavel) $ ncliente While MostraMsg()
SetCursor( nCursor ) // Volta estado anterior do cursor
DbSetOrder( nQualOrdem ) // restabele a ordem anterior
RestScreen( 0, 0, MaxRow(), MaxCol(), cTela ) // volta tela
/*
Exibe registro que está sendo pesquisado
*/
Func MostraMsg()
If Inkey() = 27
Return .f.
EndIf
@ nLin, nCol Say "Processando Registro => " + LTrim( Str( Recn() ) ) + " de " + cTotalRegs
Return .t.Abraços, Jairo