Programa congelando no windows 7 32 bits

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Olá..

Então o meu problema é este, de repente o sistema congela sem mais nem menos. Mas só congela o programa, o windows 7 32 bits continua funcionando e todos os dispositivos tb. Daí só fechando a janela. Não precisa nem reiniciar a máquina, é só executar o programa novamente. Tano no cliente quanto na minha máquina de desenvolvimento acontece. O que percebi é que acontece mais depois de alguns minutos inativo. Voce larga dentro do programa e vai fazer outra coisa, quando volta está congelado. daí só fechando mesmo...
uso no config.nt - files=150 buffers=99 e autoexec.nt set clipper=/f:150.

Alguém passou por isso?
Sei que vai ser difícil resolver porque é aleatório...
No cliente formatei a máquina e coloquei o windows xp.. tá funcionando normal...

Obrigado
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Rubens,

Sim, já passei por isso há um tempo atráz, e num sistema em Harbour modo console.

Após um tempo de inatividade, ele congelava. Acabamos descobrindo que era porque ele passava para o segundo plano, e então se clicava com o mouse em algum ponto neutro da tela do sistema ele descongelava. Da mesma forma, se alternasse com ALT+TAB e o selecionasse novamente também descongelava.

Não sei se é o mesmo caso.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Pois eh Jairo...
Esse problema que voce passou tenho quando mando emitir uma nota fiscal com o acbr, daí o sistema deixa de ser o foco principal.. daí tenho que clicar nele ou dat alt+tab para voltar o foco.
Agora o problema que tô tendo , ele congela mesmo e só resolve se fechar a janela.. (janela mesmo já que o windows 7 não deixa trabalhar em tela cheia, nativamente...

Obg..

Rubens
DARIOAH
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por DARIOAH »

Hola Rubens, estas usando el sistema en pantalla completa, o en una ventana?
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Em uma janela... não consigo rodar em tela cheia somente com o clipper... é preciso do Tame para rodar em tela cheia... É alguma imcompatibilidade com o windows 7, porque voltei para o windows xp e parou os congelamentos.

Rubens
DARIOAH
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por DARIOAH »

Hola. es muy raro, yo trabajo con W7 y no tengo ese problema. (en ventana) y en XP (pantalla completa) y no tengo problemas.-

utilizas algun sofware de terceros para imprimir el comprobante?
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Sim Darioh, uso software de tercerio para controle das notas fiscais eletronicas... as como já disse o travamento é no meu sistema... as vezes quando fica parado, voce tenta fazer algo, daí esta congelado.. as vezes só de abrir o sistema... O que percebi que as vezes trava o sistema é o pressionar de teclas muito rápido... tipo em uma consulta com o tbrowse... e pressiona a seta para baixo muito rápido o sistema congela.. só que não é toda vez que acontece... oou seja não consigo reproduzir o congelamento ... e acontece de congelar sem estar fazendo nada...

Rubens
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Rubens, abra o seu programa e o gerenciador de tarefas, pra conferir como anda o uso da CPU.
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Então Eolo...

Já tinha feito vários testes, esse foi um deles... o consumo tá normal..
Estou fazendo outros testes no cliente e me parece que é a máquina... trocamos o pente de memória e parou de congelar...
Ainda me deparo de vem em quando na minha própria máquina com o mesmo problema... compilo e o sistema e mando executar (uso a xdev) e o sistema abre congelado, só fechando com o mouse mesmo e abrindo de novo.
Acredito ser alguma incompatibilidade com o windows 7 mesmo... uso o ultimate 32 bits e no cliente era windows 7pro.

Tá rodando hoje lá com o windows xp, e não estao me reclamando mais de travamentos...

Rubens
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Nunca tive esse problema, nem com clipper e nem com harbour.
Em clipper eu usava a OSLIB, e tinha um tratamento especial no inkey em geral, com ou sem mouse.
Ao invés do Inkey( nTempo ) do Clipper, eu tinha a minha MyInkey() que chamava OL_Yield() enquanto aguardava.
No Clipper isso faz muita diferença.

Detalhe: nunca usei tela cheia. E TameDOS muito menos, porque ele altera a configuração do Windows de um jeito que não adianta apenas desinstalar o TameDos pra volar ao normal.
Pra mouse eu usava a função da superlib, mas modificada pro meu inkey/OL_Yield().
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Carlos A. Bernardes
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Carlos A. Bernardes »

Pessoal

Alguém conseguiu resolver o problema de congelamento do clipper no win 7 ou 8?
Augusto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Augusto »

:xau Fui...
goulart@provsul.com.br

Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Olá Augusto...

na realidade formatei a máquina do cliente de volta com o xp.. . Até agora não ouve mais reclamações de congelamento... estava muito problemático... em operações que solicitava ao cliente um sim/nao se ele demorasse alguns minutos para responder o sistema congela daí somente fechando no x. No meu micro mesmo programando, mandava compilar e quando terminava de compilar ia abrir o programa congelava, só fechando no x e abrindo de novo... Uma rotina de reindexação que demorava alguns minutos quando terminava o processamento e voltava para o menu, congelava... Até mesmo quando mandava uma impressão para a lpt1,quando liberava o sistema congelava... Creio que seja o windows 7 e os processadores geração 3 da intel...

Rubens
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

a passei por isso agora me clareou a memoria as vezes a lpt1 no win7 da pau acho que no soft mesmo ai fica como se esperasse a impressora ai trava
quando fiz a conversao pra harbour sai colocando alert em tudo que era canto ate achar ai coloquei as seguintes linhas
if !sprinter
set printer off
set printer to
endif
ai sanou nem problema mais foi um trabalho de paciencia, e justamente era quando imprimia 1 documento e depois vinha outro no outro a impressora ficava como se tivesse ainda em impressão ou seja acho que nao a liberava ai acontecia isso justamente o que vc ta falando
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Eu estou tendo o mesmo problema, no caso em um cliente que os arquivos estão meio que "monstros" de tanta informação e são muitos pc´s na rede trabalhando juntos.
O que acontece é que quando pede um relatório, eu faço um copy to no dbf com os dados para um dbf temporário pegando apenas os dados que satisfaçam a condição do relatório como período, etc.... e depois trabalho esses dados do temporário montando assim o relatório.
Depois de tudo pronto eu chamo uma função para o operador escolher a saída do relatório ( Impressora, Vídeo ou Arquivo), nessa função eu uso um achoice() para escolher entre as opções, e é nesse momento que está travando, aparece o quadro com as opções na tela mas nenhuma tecla mais funciona, nem mesmo o Alt+C para abortar o programa funciona.

Alguém saberia o que pode ser?
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Responder