Boa tarde. Sei que esse assunto já foi bastante discutido aqui e andei pesquisando em tópicos antigos procurando alguma resposta que me respondesse em como resolver tal situação. Tenho um sistema meu particular que ao entrar na DBU, gera esse erro de arquivos corrompidos. Esse sistema está instalado no Windows 7 32 Bits. Tentei entrar pelo Prometheus, mas também gerou o mesmo erro. Nas pesquisas, achei um aplicativo que se chama FILEFIX, mas confesso a todos que não sei como usar o mesmo. Conclusão: Preciso recuperar esses arquivos, que na verdade são dois: ORDEM.DBF E CLIENTES.DBF, ambos estão com problemas. Caso alguém tenha alguma alternativa, agradeço a todos.
Josmar
Error DBFNTX/1012 Corruption detected: Clientes.DBF
Moderador: Moderadores
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

- Jairo Maia
- Moderador
Olá Josmar,
Os arquivos ORDEM.DBF e CLIENTES.DBF tem campo(s) memo(s)? Se sim, qual a extensão desses arquivos memos? .DBT ou FPT?
Se eles têm campos memos, o RDD não é o DBF/NTX, e o DBU do clipper apenas abrem arquivos com o RDD DBU/NTX. Você pode usar um DBU em formato DBU/CDX para tentar abrir esses arquivos.
Os arquivos ORDEM.DBF e CLIENTES.DBF tem campo(s) memo(s)? Se sim, qual a extensão desses arquivos memos? .DBT ou FPT?
Se eles têm campos memos, o RDD não é o DBF/NTX, e o DBU do clipper apenas abrem arquivos com o RDD DBU/NTX. Você pode usar um DBU em formato DBU/CDX para tentar abrir esses arquivos.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

Sim, ele tem campo Memo e o formato é DBT, ou seja, uso o indice NTX. Agora, vc agredita que o campo memo está corrompendo esses arquivos?
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Josmar,
No meu caso o meu DBU está compilado como padrão RDDCDX, ou seja se eu abrir um DBFNTX com campo memo da pau mesmo, por que são incompativeis, teria que abrir com NTX e salvar com CDX para recriar os FPT. Veja se o seu DBU está abrindo com DBFNTX.
No meu caso o meu DBU está compilado como padrão RDDCDX, ou seja se eu abrir um DBFNTX com campo memo da pau mesmo, por que são incompativeis, teria que abrir com NTX e salvar com CDX para recriar os FPT. Veja se o seu DBU está abrindo com DBFNTX.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Josmar,
1 - coloque-o na pasta que estão os arquivos;
2 - digite FILEFIX NomeDoDbf.Ext e Enter (Digite o Nome e extensão para facilitar);
3 - coloque um nome para o arquivo destino (por padrão é FIXED, e não pode ser igual ao arquivo que está sendo corrigido);
4 - Apenas confirme as demais opções;
5 - Ao ser concluido, será criado o arquivo destino com os dados do arquivo origem, e um arquivo .DBT vazio. Esse utilitário não recupera os dados dos arquivos Memos;
6 -então digite DBU fixed que o arquivo vai abrir.
Depois, se tudo ficou certo substitua os arquivos originais pelos corrigidos. Por exemplo, de FIXED.DBF para CLIENTES.DBF e FIXED.DBT para CLIENTES.DBT.
NOTA: Tenha em mente que os arquivos Memos estarão vazios.
Pois é! Se é DBF/NTX o DBU deveria abrir sem problema, porém, se os arquivos Memos estiverem corrompidos, dá esse erro.Josmar dos Santos escreveu:Sim, ele tem campo Memo e o formato é DBT, ou seja, uso o indice NTX. Agora, vc agredita que o campo memo está corrompendo esses arquivos?
É um aplicativo 16bits, não roda em 64bits, mas se seu Windows é 32 dá para usar, e seu uso é simples:Josmar dos Santos escreveu: Nas pesquisas, achei um aplicativo que se chama FILEFIX, mas confesso a todos que não sei como usar o mesmo
1 - coloque-o na pasta que estão os arquivos;
2 - digite FILEFIX NomeDoDbf.Ext e Enter (Digite o Nome e extensão para facilitar);
3 - coloque um nome para o arquivo destino (por padrão é FIXED, e não pode ser igual ao arquivo que está sendo corrigido);
4 - Apenas confirme as demais opções;
5 - Ao ser concluido, será criado o arquivo destino com os dados do arquivo origem, e um arquivo .DBT vazio. Esse utilitário não recupera os dados dos arquivos Memos;
6 -então digite DBU fixed que o arquivo vai abrir.
Depois, se tudo ficou certo substitua os arquivos originais pelos corrigidos. Por exemplo, de FIXED.DBF para CLIENTES.DBF e FIXED.DBT para CLIENTES.DBT.
NOTA: Tenha em mente que os arquivos Memos estarão vazios.
Abraços, Jairo