Boleto em PDF
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
Já sei que isso já passou por aqui, mas de lá pra cá, alguma coisa pode ter mudado.
Estou querendo gerar boleto diretamente em PDF.
Alguém conseguiu algo sobre isso?
Obs.
Para o código de barras já consegui uma rotina em PHP, que devolve o código de barras em imagem, via download.
A dificuldade agora é montar o PDF. Até gero relatórios em PDF, mas somente com texto.
Estou querendo gerar boleto diretamente em PDF.
Alguém conseguiu algo sobre isso?
Obs.
Para o código de barras já consegui uma rotina em PHP, que devolve o código de barras em imagem, via download.
A dificuldade agora é montar o PDF. Até gero relatórios em PDF, mas somente com texto.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Boleto em PDF
José eu já postei algo a respeito, com base no projeto HbNfe que imprime código de barras para gerar o Danfe em Pdf mas as barras para Danfe (128) são diferentes do boleto ( Int-25) não consegui uma fonte compativel e abandonei o projeto, as libs utilizadas são hbhpdf.lib, png.lib e libharu.lib, caso tenha uma fonte compativel e poder compartilhar agradeço,
haaa Na pasta do Xharbour C:\xHarbour\contrib\hbhpdf\tests tem algum material para iniciar testes em modo console ok.
Hasa
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
O problema é que não entendi nada dessa hpdf.
Converti uma que uso no VB6 pra Harbour, e meus relatórios já estão em PDF, somente texto.
Mas para imagem, não deu.
Pra código de barras I25, desenhar as barras é problema porque a resolução ajusta os tamanhos e a impressão acaba sendo deformada.
As opções são o esquema da harbourboleto, ou usar uma rotina em php pra gerar a imagem pronta.
É curioso, mas no php dá pra somar imagens, e assim que é feito o código de barras do boleto (barra1.gif+barra2.gif).
o projeto harbourboleto é interessante, mas como só preciso de impressão, bastaria o html de montagem, e as imagens.
Partindo disso, só faltaria mesmo gerar em PDF.
Vou dar uma olhada se dá pra usar com segurança o PDFCreator.
Converti uma que uso no VB6 pra Harbour, e meus relatórios já estão em PDF, somente texto.
Mas para imagem, não deu.
Pra código de barras I25, desenhar as barras é problema porque a resolução ajusta os tamanhos e a impressão acaba sendo deformada.
As opções são o esquema da harbourboleto, ou usar uma rotina em php pra gerar a imagem pronta.
É curioso, mas no php dá pra somar imagens, e assim que é feito o código de barras do boleto (barra1.gif+barra2.gif).
o projeto harbourboleto é interessante, mas como só preciso de impressão, bastaria o html de montagem, e as imagens.
Partindo disso, só faltaria mesmo gerar em PDF.
Vou dar uma olhada se dá pra usar com segurança o PDFCreator.
José M. C. Quintas
Boleto em PDF
José eu to usando o CobreBem, não sei se vc conhece... ele gera o boleto no layout do banco com logo personalizada do cliente ou da software house (no caso eu), códigos de barras e já abre num preview q posso salvar como PDF, imprimir etc...
Tb gera a remessa e trata o retorno. (se bem q eu optei por apenas gerar sem registro e impressão pelo cedente)
[]´s
Tb gera a remessa e trata o retorno. (se bem q eu optei por apenas gerar sem registro e impressão pelo cedente)
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Boleto em PDF
Qual lib/script voce utiliza em php para gerar boletos online?JoséQuintas escreveu:É curioso, mas no php dá pra somar imagens
Qual a forma de integracao com o nosso aplicativo (DLL, arquivo texto) tem a possibilidade de gerar o boleto e já enviar-lo a um email (passando via parametro).fladimir escreveu:eu to usando o CobreBem
Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Boleto em PDF
Andril a forma de integração é Dll
Características
- Emissão de Boletos utilizando impressora Laser ou Jato de Tinta
- Envio de Boleto por E-mail
- Geração de Arquivos de Remessa
- Leitura de Arquivos de Retorno
- Padrões CNAB / FEBRABAN
Maiores informações em Site CobreBem
[]´s
Características
- Emissão de Boletos utilizando impressora Laser ou Jato de Tinta
- Envio de Boleto por E-mail
- Geração de Arquivos de Remessa
- Leitura de Arquivos de Retorno
- Padrões CNAB / FEBRABAN
Maiores informações em Site CobreBem
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
Só corrigindo o que coloquei...
O que preciso é o boleto em PDF, o que já permite impressão.
Gerar arquivo CNAB já faço no sistema.
Enviar emails pelo sistema já é uma coisa comum, falta o PDF pra anexar... rs
Estou fazendo testes juntando Html + iexplorer + PdfCreator.
Por enquanto nada ainda.
O que preciso é o boleto em PDF, o que já permite impressão.
Gerar arquivo CNAB já faço no sistema.
Enviar emails pelo sistema já é uma coisa comum, falta o PDF pra anexar... rs
Estou fazendo testes juntando Html + iexplorer + PdfCreator.
Por enquanto nada ainda.
José M. C. Quintas
Boleto em PDF
José desculpe insistir na lib HbHpdf da contrib do xHarbour veja o pdf anexo.
Hasa
- Anexos
-
myharu.pdf- (11.94 KiB) Baixado 318 vezes
Boleto em PDF
Prezado Colega José Quintas
Uma outra opção é usar o Dosprint, com ele dá pra gerar o boleto com código de barras em PDF ou RTF (Word).
Eu mesmo uso a impressão de código de barras para um cliente, veja no link abaixo um arquivo gerado em PDF com código de barras, foi totalmente gerado em Clipper+Dosprinter.
www.sealambiental.com.br/certific.pdf
Site do Dosprinter : http://dosprinter.net
Até logo.
Marcelo
Uma outra opção é usar o Dosprint, com ele dá pra gerar o boleto com código de barras em PDF ou RTF (Word).
Eu mesmo uso a impressão de código de barras para um cliente, veja no link abaixo um arquivo gerado em PDF com código de barras, foi totalmente gerado em Clipper+Dosprinter.
www.sealambiental.com.br/certific.pdf
Site do Dosprinter : http://dosprinter.net
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
Gostei da idéia.
Até hoje ainda não criei meu boleto. Minha dificuldade é trabalhar na estética.
Fiz a rotina que desenha o código de barras, mas não fiz a que imprime o desenho do boleto.... fazer o que...
Acho que vou fazer igual DOS, com hífen, assim vai, só não sei se o banco aceita.
Obs.
Nos tempos do Lula saiu uma lei que obriga a colocar o endereço do EMITENTE no boleto.
Me parece que a maioria dos programas de boleto não foram atualizados.
Se não me engano, o harbourboleto também não.
Até hoje ainda não criei meu boleto. Minha dificuldade é trabalhar na estética.
Fiz a rotina que desenha o código de barras, mas não fiz a que imprime o desenho do boleto.... fazer o que...
Acho que vou fazer igual DOS, com hífen, assim vai, só não sei se o banco aceita.
Obs.
Nos tempos do Lula saiu uma lei que obriga a colocar o endereço do EMITENTE no boleto.
Me parece que a maioria dos programas de boleto não foram atualizados.
Se não me engano, o harbourboleto também não.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
Ressucitando o tópico.
Me baseei no manual do Banco Itaú pra cobrança mensagem, um dos modelos existentes.
Conheci esta modalidade no ano passado, tem até modelo pra cobrança de condomínio e consórcio.
Já serve pra quem quiser fazer qualquer coisa em PDF.
Ponto principal: Como fazer em milímetros?
Pra facilitar contas, como A4 é 297 mm por 210 mm, e no PDF é 841.89 por 595.28, fiz a conta simples pra obter medida em mm.
841.89 / 297 pra obter o coeficiente de altura de 1 mm, e 595.28 / 210 pra obter o coeficiente de largura pra 1 mm
Pra coluna sem problemas, mas a linha é ao contrário do Clipper: o clipper começa do zero até 66, e no PDF começaria da 66 pro zero (se fossem 66 linhas). Resultado:
Fórmula pra linha: 841.89 - ( mm * ( 841.89 / 297 ) )
Fórmula pra coluna: mm * ( 595.28 / 210 )
Pronto.
A partir daí é só pegar a régua e medir o que se quer desenhar pra fazer igual.
No fonte vai colocar o número que aparecer na régua.
Com isto fiz o desenho das linhas do boleto.
Qualquer mudança, só usar a régua e mexer no fonte.
Depois para o texto só fazer um DrawText() aceitando medidas em milímetros.
Daria até pra escolher o tamanho do fonte em milímetros também, só fazer uma fórmula de conversão.
Nota:
Precisa existir oPDF, que seria uma página da harupdf.
Me baseei no manual do Banco Itaú pra cobrança mensagem, um dos modelos existentes.
Conheci esta modalidade no ano passado, tem até modelo pra cobrança de condomínio e consórcio.
Já serve pra quem quiser fazer qualquer coisa em PDF.
Ponto principal: Como fazer em milímetros?
Pra facilitar contas, como A4 é 297 mm por 210 mm, e no PDF é 841.89 por 595.28, fiz a conta simples pra obter medida em mm.
841.89 / 297 pra obter o coeficiente de altura de 1 mm, e 595.28 / 210 pra obter o coeficiente de largura pra 1 mm
Pra coluna sem problemas, mas a linha é ao contrário do Clipper: o clipper começa do zero até 66, e no PDF começaria da 66 pro zero (se fossem 66 linhas). Resultado:
Fórmula pra linha: 841.89 - ( mm * ( 841.89 / 297 ) )
Fórmula pra coluna: mm * ( 595.28 / 210 )
Pronto.
A partir daí é só pegar a régua e medir o que se quer desenhar pra fazer igual.
No fonte vai colocar o número que aparecer na régua.
Com isto fiz o desenho das linhas do boleto.
Qualquer mudança, só usar a régua e mexer no fonte.
Depois para o texto só fazer um DrawText() aceitando medidas em milímetros.
Daria até pra escolher o tamanho do fonte em milímetros também, só fazer uma fórmula de conversão.
Nota:
Precisa existir oPDF, que seria uma página da harupdf.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
Excluí fonte/PDF do post anterior.
Agora completo, toda parte gráfica do boleto Itaú, exceto o logotipo.
Agora completo, toda parte gráfica do boleto Itaú, exceto o logotipo.
Código: Selecionar todos
::DrawText( 30, 162, "Recibo do Pagador", ::nFontSizeNormal )
::DrawLine( 32, 20, 32, 197 )
::DrawLine( 32, 125, 38, 125 )
::DrawLine( 32, 161, 38, 161 )
::DrawText( 34, 20, "Beneficiário", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 34, 126, "CNPJ/CPF", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 34, 162, "Vencimento", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 38, 20, 38, 197 )
::DrawLine( 38, 46, 44, 46 )
::DrawLine( 38, 68, 44, 68 )
::DrawLine( 38, 78, 44, 78 )
::DrawLine( 38, 118, 44, 118 )
::DrawLine( 38, 156, 44, 156 )
::DrawText( 40, 20, "CPI", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 40, 47, "Carteira", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 40, 69, "Espécie", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 40, 79, "Quantidade", ::nFontSizeSmall )
::DrawText ( 40, 119, "Valor", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 40, 157, "Agência/Código do Beneficiário", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 44, 20, 44, 197 )
::DrawLine( 44, 51, 50, 51 )
::DrawLine( 44, 78, 50, 78 )
::DrawLine( 44, 112, 50, 112 )
::DrawLine( 44, 125, 50, 125 )
::DrawLine( 44, 151, 50, 151 )
::DrawText( 46, 20, "Data do Documento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 46, 52, "Número do Documento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 46, 79, "Espécie do Documento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 46, 113, "Aceite", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 46, 126, "Data do Processamento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 46, 152, "Valor do Documento", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 50, 20, 50, 197 )
::DrawText( 52, 20, "Endereço", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 56, 20, 56, 197 )
::DrawLine( 186, 20, 186, 197 )
::DrawLine( 186, 115, 190, 115 )
::DrawLine( 186, 197, 190, 197 )
::DrawText( 188, 20, "RECEBIMENTO ATRAVÉS DO CHEQUE No.", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 188, 149, "Autenticação Mecânica", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 190, 20, "DO BANCO", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 192, 20, "ESTA QUITAÇÃO SÓ TERÁ VALIDADE APÓS O PAGAMENTO", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 194, 20, "DO CHEQUE PELO BANCO PAGADOR", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 208, 57, 214, 57 )
::DrawLine( 208, 71, 214, 71 )
::DrawText( 213, 58, "341-7", ::nFontSizeLarge )
::DrawText( 213, 35, "Banco Itaú S/A", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 214, 148, 271, 148 )
::DrawLine( 214, 20, 214, 197 )
::DrawText( 216, 20, "Local de Pagamento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 216, 149, "Vencimento", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 223, 20, 223, 197 )
::DrawText( 225, 149, "Agência/Código Beneficiário", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 229, 20, 229, 197 )
::DrawLine( 229, 49, 235, 49 )
::DrawLine( 229, 78, 235, 78 )
::DrawLine( 229, 99, 235, 99 )
::DrawLine( 229, 121, 235, 121 )
::DrawText( 231, 20, "Data do Documento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 231, 50, "No.Documento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 231, 79, "Espécie Doc", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 231, 100, "Aceite", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 231, 122, "Data Processamento", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 231, 149, "Nosso Número", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 235, 20, 235, 197 )
::DrawLine( 235, 41, 241, 41 )
::DrawLine( 235, 73, 241, 73 )
::DrawLine( 235, 89, 241, 89 )
::DrawLine( 235, 121, 241, 121 )
::DrawText( 237, 20, "Uso do Banco", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 237, 42, "Carteira", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 237, 74, "Espécie", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 237, 90, "Quantidade", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 237, 122, "Valor", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 237, 149, "(-) Valor do Documento", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 241, 20, 241, 197 )
::DrawText( 243, 20, "Instruções de responsabilidade do BENEFICIÁRIO. Qualquer dúvida sobre este boleto, contate o BENEFICIÁRIO", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 243, 149, "(-) Desconto/Abatimento", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 247, 148, 247, 197 )
::DrawLine( 253, 148, 253, 197 )
::DrawText( 255, 149, "(+) Mora/Multa", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 259, 148, 259, 197 )
::DrawLine( 265, 148, 265, 197 )
::DrawText( 267, 149, "(=) Valor Cobrado", ::nFontSizeSmall )
::DrawLine( 271, 20, 271, 197 )
::DrawText( 285, 20, "Sacador/Avalista", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 285, 149, "Código de Baixa", ::nFontSizeSmall )
::DrawText( 285, 18, "Banco Itaú S/A CNPJ 60.701.190", ::nFontSizeSmall, , , 90 )
::DrawLine( 287, 20, 287, 197 )
::DrawText( 289, 145, "Autenticação Mecânica/FICHA DE COMPENSAÇÃO", ::nFontSizeSmall )
METHOD DrawText( nRow, nCol, cTexto, nFontSize, cFontName, anColor, nAngle ) CLASS PDFGenBoletoClass
LOCAL nRadian
nFontSize := iif( nFontSize == NIL, ::nFontSize, nFontSize )
cFontName := iif( cFontName == NIL, ::cFontName, cFontName )
nAngle := iif( nAngle == NIL, ::nAngle, nAngle )
nRow := ::mmRow( nRow )
nCol := ::mmCol( nCol )
::PdfSetColor( anColor )
HPDF_Page_SetFontAndSize( ::oPage, HPDF_GetFont( ::oPdf, cFontName, "CP1252" ), nFontSize )
HPDF_Page_BeginText( ::oPage )
nRadian := ( nAngle / 180 ) * 3.141592
HPDF_Page_SetTextMatrix( ::oPage, Cos( nRadian ), Sin( nRadian ), -Sin( nRadian ), Cos( nRadian ), nCol, nRow )
HPDF_Page_ShowText( ::oPage, cTexto )
HPDF_Page_EndText( ::oPage )
RETURN NIL
METHOD DrawLine( nRowi, nColi, nRowf, nColf, nPenSize, anColor ) CLASS PDFGenBoletoClass
nPenSize := iif( nPenSize == NIL, 0.5, nPenSize )
nRowi := ::mmRow( nRowi )
nColi := ::mmCol( nColi )
nRowf := ::mmRow( nRowf )
nColf := ::mmCol( nColf )
::PdfSetColor( anColor )
HPDF_Page_SetLineWidth( ::oPage, nPenSize )
HPDF_Page_MoveTo( ::oPage, nColi, nRowi )
HPDF_Page_LineTo( ::oPage, nColf, nRowf )
HPDF_Page_Stroke( ::oPage )
RETURN NIL
- Anexos
-
BoletoVazio.pdf- (3.24 KiB) Baixado 158 vezes
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
Pra quem estiver curioso, ou precisar, o manual dessa cobrança mensagem do Itaú.
Os modelos de boleto começam na página 48.
Os modelos de boleto começam na página 48.
- Anexos
-
cobranca_cnab400_mensagem MAIO 2014.pdf- (5.66 MiB) Baixado 132 vezes
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Boleto em PDF
Pra quem não está acostumado com método/classe, só alterar tudo pra função.
Precisa existir a página da harupdf.
Nota:
É um fonte antigo que testei e até cheguei a postar por aqui, com código de barras usando uma imagem preta.
O restante usava row/col como referência, então no momento deixou de funcionar.
Por isso postei só a parte do desenho do boleto, porque todo o resto agora precisa mexer, incluindo o código de barras usando resolução maior.
Precisa existir a página da harupdf.
Nota:
É um fonte antigo que testei e até cheguei a postar por aqui, com código de barras usando uma imagem preta.
O restante usava row/col como referência, então no momento deixou de funcionar.
Por isso postei só a parte do desenho do boleto, porque todo o resto agora precisa mexer, incluindo o código de barras usando resolução maior.
José M. C. Quintas