Como usar o win_prn?
Moderador: Moderadores
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

Como usar o win_prn?
estou com dificuldades para implementar o win_prn, achei no forum algumas rotinas mas elas pedem a HB_FUN_WIN_PRN e nao sei onde encontrar a mesma
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.23 B3, SEFAZCLASS, PDFClass, ADO + MariaDB/MySQL, RMChart
- Jairo Maia
- Moderador
Como usar o win_prn?
Fernando, a Classe Win_Prn() é da lib hbwin. Inclua essa lib em .Hbp.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Como usar o win_prn?
Conforme a orientação do Jairo, é só colocar no seu arquivo HBP:
-lhbwin
Abraços,
-lhbwin
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

Como usar o win_prn?
valeu pessoal,
outra pergunta, onde encontro a documentação dessa LIB
desculpem as perguntas que parecem bobas, mas para quem esta chegando no ambiente agora tudo ainda é muito estranho
vejo muita coisa no fórum , mas não sei como implementar, por isso peço que quando colocarem um exemplo, coloquem também como utilizar
o que incluir no .HBP.
pois o que as vezes parece obvio para os MESTRES para os iniciantes é uma dificuldade monumental
outra pergunta, onde encontro a documentação dessa LIB
desculpem as perguntas que parecem bobas, mas para quem esta chegando no ambiente agora tudo ainda é muito estranho
vejo muita coisa no fórum , mas não sei como implementar, por isso peço que quando colocarem um exemplo, coloquem também como utilizar
o que incluir no .HBP.
pois o que as vezes parece obvio para os MESTRES para os iniciantes é uma dificuldade monumental
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

Como usar o win_prn?
Obrigado Jairo
Essa documentação foi de grande valia.
Já comecei a me entender com o Harbour, ai vai voltando aquela garra de programar novamente
Essa documentação foi de grande valia.
Já comecei a me entender com o Harbour, ai vai voltando aquela garra de programar novamente
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

Como usar o win_prn?
pessoal uma ajudinha, estava usando a rotina
estava funcionando correto com Win_PrintFileRaw, mas queria mudar o fonte para lucida ai fui para a Win_Prn , mas nao imprime nada
HELP PLEASE!!!!!
Código: Selecionar todos
cPrinter := WIN_PRINTERGETDEFAULT()
cPrinter := Win_Prn():new() // creates the object
cPrinter := Win_Prn():setFont( "Lucida Console Regular" )
cPrinter := Win_prn():create() // requests system resources
cPrinter := Win_prn():startDoc() // begins a document
cPrinter := Win_prn():textOut( "C:\TEMP\PRINT.ERR" ) // print output methods
cPrinter := Win_prn():endDoc() // ends document definition and prints
cPrinter := Win_prn():destroy() // releases system resources
***** Win_PrintFileRaw( cPrinter, "C:\TEMP\PRINT.ERR", " " )
Endi
IF FERASE("C:\TEMP\PRINT.ERR") == 0
HELP PLEASE!!!!!
- Jairo Maia
- Moderador
Como usar o win_prn?
Olá Fernando,
Mil Perdões! Mas como já vários colegas disseram neste fórum, vou repetir a você: Você tem que fazer a lição de casa. Sei também que você é iniciante em Harbour, como você mesmo já declarou. Porém, por favor, você tem que fazer sua parte. Misturar a classe Win_Prn com a função PrintFileRaw() e achar que elas interagem, não tem nexo.
Da minha parte, sugiro você pesquisar no fórum e estudar os muitos exemplos já postados por vários colegas sobre Win_Prn. Sei que tudo quando estamos iniciando parece "bicho de 7cabeças", mas calma. Assim, fica difícil demais.
Este fórum está farto de exemplos que podem ajudar a entender o que é a classe Win_prn, e o que é a função PrintFileRaw().
Mil Perdões! Mas como já vários colegas disseram neste fórum, vou repetir a você: Você tem que fazer a lição de casa. Sei também que você é iniciante em Harbour, como você mesmo já declarou. Porém, por favor, você tem que fazer sua parte. Misturar a classe Win_Prn com a função PrintFileRaw() e achar que elas interagem, não tem nexo.
Da minha parte, sugiro você pesquisar no fórum e estudar os muitos exemplos já postados por vários colegas sobre Win_Prn. Sei que tudo quando estamos iniciando parece "bicho de 7cabeças", mas calma. Assim, fica difícil demais.
Este fórum está farto de exemplos que podem ajudar a entender o que é a classe Win_prn, e o que é a função PrintFileRaw().
Abraços, Jairo
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

Como usar o win_prn?
Jairo, eu não misturei as coisas, testei de uma forma e depois de outra, podes notar que o printrawfile esta com asterisco,
bom eu consegui nas duas formas mas tem um probleminha a rotina imprime com um salto de linha quando utilizo uma impressora de cupom de 48 colunas
mas HP laser funciona tudo certinho.
bom eu consegui nas duas formas mas tem um probleminha a rotina imprime com um salto de linha quando utilizo uma impressora de cupom de 48 colunas
mas HP laser funciona tudo certinho.
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

Como usar o win_prn?
jairo notei que quando a impressão termina ela esta com formulário A4 , e não como formulário continuo alemao
- Jairo Maia
- Moderador
Como usar o win_prn?
Fernando, com Win_Prn não é possível imprimir cupons. Ao Usar :EndPage() ou :EndDoc() automaticamente será colocado um Eject. Eu particularmente acho que mesmo com Win_Prn o Eject deve ficar por conta do programador, mas não é assim que acontece. Para Cupons, precisa usar a função PrintFileRaw().
Com a PrintFileRaw() você imprime na impressora selecionada usando todos os recursos ESC/P, porém, essa função imprime somente em impressoras compatíveis com o modo RAW (cru). A vantagem dela é que imprime diretamente pelo drive do Windows, inclusive se a impressora for instalada em USB. Vale lembrar que todas as impressoras de cupons são compatíveis com o modo RAW, quer seja matricial ou térmica. Já relatórios, melhor usar Win_Prn, porque permite o uso de formatação de fontes além de não existir limitação de impressoras.
Com a PrintFileRaw() você imprime na impressora selecionada usando todos os recursos ESC/P, porém, essa função imprime somente em impressoras compatíveis com o modo RAW (cru). A vantagem dela é que imprime diretamente pelo drive do Windows, inclusive se a impressora for instalada em USB. Vale lembrar que todas as impressoras de cupons são compatíveis com o modo RAW, quer seja matricial ou térmica. Já relatórios, melhor usar Win_Prn, porque permite o uso de formatação de fontes além de não existir limitação de impressoras.
Abraços, Jairo
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

Como usar o win_prn?
Valeu Jairo, Ontem cheguei a essa conclusão, como no sistema em Clipper eu usava uma variável ambiental para saber qual maquina imprimia em cupom(48 col) ou (80 col) vai ficar fácil resolver o problema.