como listar tabelas de um banco de dados com a RDD
Moderador: Moderadores
Pessoal, estou precisando listar as tabelas existentes em um banco de dados MySQL com a RDD. Como faço isso?
Sei que o comando SHOW TABLES faz isso, mas eu não sei como fazer isso de dentro de minha aplicação em Harbour. Eu preciso pegar numa variável os nomes das tabelas existentes no banco de dados.
Alguém me ajuda?
Sei que o comando SHOW TABLES faz isso, mas eu não sei como fazer isso de dentro de minha aplicação em Harbour. Eu preciso pegar numa variável os nomes das tabelas existentes no banco de dados.
Alguém me ajuda?
Inacio de Carvalho Neto
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Este comando SHOW TABLES não teria algum parametro estilo TO [arquivo] ou direcionador?
Os comandos SQL dados no console mostram tudo em tela, portanto se você usa algum RDD com certeza este comando aciona alguma função, tipo:
[variavel] = ShowTables()
Verifique.
Este comando SHOW TABLES não teria algum parametro estilo TO [arquivo] ou direcionador?
Os comandos SQL dados no console mostram tudo em tela, portanto se você usa algum RDD com certeza este comando aciona alguma função, tipo:
[variavel] = ShowTables()
Verifique.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Eu não tenho certeza, mas acho que não. Veja a sintaxe dele, de acordo com o manual (http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/show-tables.html):
Como eu poderia pegar o resultado em uma variável?
Código: Selecionar todos
SHOW [FULL] TABLES [{FROM | IN} db_name]
[LIKE 'pattern' | WHERE expr]Inacio de Carvalho Neto
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Deixe entender como voce está usando o MySQL e seu sistema. Você usa algum RDD? Este RDD não dá suporte a tal função?
Se está usando seu sistema no modo console, com certeza voce poderia montar uma função para fazer esta captura usando o velho direcionador do MS-DOS para um arquivo TeXTo e recuperá-lo via MemoRead()
Exemplo:
Deixe entender como voce está usando o MySQL e seu sistema. Você usa algum RDD? Este RDD não dá suporte a tal função?
Se está usando seu sistema no modo console, com certeza voce poderia montar uma função para fazer esta captura usando o velho direcionador do MS-DOS para um arquivo TeXTo e recuperá-lo via MemoRead()
Exemplo:
...
C:\mysql\bin\mysql ...comando... > result.txt
...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
- JoséQuintas
- Administrador

Show tables retorna um recordset onde cada tabela é um registro.
Tudo depende de como está acessando o MySql, pra saber o formato de retorno.
No ADO:
Tudo depende de como está acessando o MySql, pra saber o formato de retorno.
No ADO:
oRs := cnMySql:Execute( "SHOW TABLES" )
DO WHILE .NOT. oRs:Eof()
? oRs:Fields(0):Value
oRs:MoveNext()
ENDDO
oRs:Close()
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Eu uso em modo console mesmo.
Estou usando com a RDD, algo assim:
Ou assim:
Então, tentei fazer assim:
Mas assim eu não consigo pegar o resultado. Tá dando a="SHOW TABLES".
Estou usando com a RDD, algo assim:
DBUSEAREA( .T.,, "SELECT * FROM ativ WHERE usuario='"+us+"'", "recebftp")Código: Selecionar todos
cQuery:="INSERT INTO onus values (nronus,'"+us+"','"+alltrim(str(year(date())))+"-"+substr(dtoc(date()),4,2)+"-"+substr(dtoc(date()),1,2)+"',20,'N')"
RDDINFO(1003, cQuery)
cQuery:="SHOW TABLES"
a=RDDINFO(1003, cQuery)Inacio de Carvalho Neto
- Toledo
- Administrador

- Contato:
O correto é "SHOW TABLES FROM NomedoBancodeDados", mas o RDDINFO() não tem suporte para este tipo de Query.cjp escreveu:Então, tentei fazer assim:
cQuery:="SHOW TABLES"
a=RDDINFO(1003, cQuery)
Já o ADODB tem suporte para esta função, mas ai você teria que mudar completamente todos os comandos de conexão com o banco de dados, tudo que você usar com o RDDINFO() não será aproveitado.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Então não tem jeito. Paciência.
Obrigado a todos.
Obrigado a todos.
Inacio de Carvalho Neto
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Não conheço nada de RDDINFO pois nunca a utilizei. ADO é uma tecnologia já superada no mundo Microsoft mas é excelente. O Harbour oferece suporte nativo a ADO,através da lib HbWin. Além disso, existem milhares de exemplos disponíveis.
Não vejo razão para você desistir assim, tão facilmente. Tudo bem que o teu sistema está usando RDDINFO. Você pode mesclar ADO com RDDINFO.
No caso da tua necessidade atual, bastaria uma função simples que conectasse no banco desejado, através de ADO, e retornasse um array com os nomes das tabelas deste banco.
Não conheço nada de RDDINFO pois nunca a utilizei. ADO é uma tecnologia já superada no mundo Microsoft mas é excelente. O Harbour oferece suporte nativo a ADO,através da lib HbWin. Além disso, existem milhares de exemplos disponíveis.
Não vejo razão para você desistir assim, tão facilmente. Tudo bem que o teu sistema está usando RDDINFO. Você pode mesclar ADO com RDDINFO.
No caso da tua necessidade atual, bastaria uma função simples que conectasse no banco desejado, através de ADO, e retornasse um array com os nomes das tabelas deste banco.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
O problema é que eu não sei nada de ADO. Teria que ter um tutorial ensinando a instalar e usar, como o Toledo fez para a RDD.
Neste caso, como eu quero apenas listar as tabelas de backup, para eventualmente apagá-las, eu vou me virando apagando manualmente.
Neste caso, como eu quero apenas listar as tabelas de backup, para eventualmente apagá-las, eu vou me virando apagando manualmente.
Inacio de Carvalho Neto