Converter de Clipper para Harbour
Moderador: Moderadores
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Jairo, Boa Tarde!
Realmente a minha maior complicação é a questão da tela mesmo. Confesso que ainda não "caiu o ficha". (rs)
Vou fazer um pequeno prototipo de teste aqui com o seu código e ver como a coisa se comporta.
Outra coisa: Que IDE ou editor de textos eu devo utilizar para editar os fontes para HARBOUR? Estou utilizando o Edit do DOS/Windows. Acredita?!
Pergunto por que quero algo que atenda e seja o mais simples possível.
Confesso que fico sem palavra para lhe agradecer pela atenção.
Aquele abraço!
Realmente a minha maior complicação é a questão da tela mesmo. Confesso que ainda não "caiu o ficha". (rs)
Vou fazer um pequeno prototipo de teste aqui com o seu código e ver como a coisa se comporta.
Outra coisa: Que IDE ou editor de textos eu devo utilizar para editar os fontes para HARBOUR? Estou utilizando o Edit do DOS/Windows. Acredita?!
Pergunto por que quero algo que atenda e seja o mais simples possível.
Confesso que fico sem palavra para lhe agradecer pela atenção.
Aquele abraço!
Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Jairo,
Aparentemente a coisa é mais fácil do que eu imaginava!
Fiz um prototipo e coloquei somente "REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT " antes da function Main() conforme você me recomendou e já funcionou de cara. Testei "maximizar" no Win XP e Win 7 e aparentemente ficou certinho. É só isso mesmo ou tem mais alguma coisa que eu tenha que fazer ou ter cuidado?
Grato.
Aparentemente a coisa é mais fácil do que eu imaginava!
Fiz um prototipo e coloquei somente "REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT " antes da function Main() conforme você me recomendou e já funcionou de cara. Testei "maximizar" no Win XP e Win 7 e aparentemente ficou certinho. É só isso mesmo ou tem mais alguma coisa que eu tenha que fazer ou ter cuidado?
Grato.
- Nascimento
- Usuário Nível 4

amigo uso o xdevstudio do vailton pena que ele nao atualizou mais, mais mesmo assim acho muito bom e pratico (minha opnião)
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Aprendiz,
Acredito! Também demorei muito até abrir mão do velho Edit. Como o Nascimento disse, o xDevStudio do Vailton é usado por vários colegas do fórum, atualmente uso o EditPad Lite, também usado por vários colegas.aprendiz_ce escreveu:Estou utilizando o Edit do DOS/Windows. Acredita?!
Ter cuidado deve ter sempre, mas em relação a tela, é só. Siga em frente...aprendiz_ce escreveu:É só isso mesmo ou tem mais alguma coisa que eu tenha que fazer ou ter cuidado?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- JoséQuintas
- Administrador

Estou apenas ajustando pra compilar no Harbour.
Aliás, já terminei, foram só dois dias.
Foram só aqueles probleminhas que mencionei pra ajustar nos fontes.
O mais demorado mesmo foi ficar abrindo arquivos BAT e TXT, pra confirmar quais os fontes que entram no aplicativo.
Agora só falta o teste prático no cliente.
O cliente nem sabe que estou fazendo isso, e não estou cobrando nada.
Por isso me limitei a somente compilar com Harbour, e transformar o que eram vários BATs, TXTs e EXEs em um único EXE.
E como eram programas separados, mantive equivalente, mesmo sendo um único EXE.
Dessa forma cada módulo pode ser executado independente.
E um não interfere no outro.
Senão seriam mais alterações....
E nos menus, que antes eram em arquivo BAT:
Foi só mesmo pra não ser mais Clipper, sem nada especial.
Vou tentar me segurar pra não fazer, mas talvez adicione GTWVG, inclua rotina de backup, email de mensagens de erro, e atualização automática via internet.
Aliás, já terminei, foram só dois dias.
Foram só aqueles probleminhas que mencionei pra ajustar nos fontes.
O mais demorado mesmo foi ficar abrindo arquivos BAT e TXT, pra confirmar quais os fontes que entram no aplicativo.
Agora só falta o teste prático no cliente.
O cliente nem sabe que estou fazendo isso, e não estou cobrando nada.
Por isso me limitei a somente compilar com Harbour, e transformar o que eram vários BATs, TXTs e EXEs em um único EXE.
E como eram programas separados, mantive equivalente, mesmo sendo um único EXE.
Código: Selecionar todos
PROCEDURE Main
PARAMETERS cNomePrg
SetMode( 25, 80 )
CLS
IF cNomePrg == "NIL"
cNomePrg := "PRINCIPAL"
ENDIF
Do( cNomePrg )
RETURN
E um não interfere no outro.
Senão seriam mais alterações....
E nos menus, que antes eram em arquivo BAT:
Código: Selecionar todos
DO WHILE .T.
//...
MENU TO nOpcao
DO CASE
CASE nOpcao == 9 .OR. LastKey() == K_ESC
EXIT
CASE nOpcao == 1
RUN ( hb_ProgName() + " " + "modulo01" )
ENDCASE
ENDDO
Vou tentar me segurar pra não fazer, mas talvez adicione GTWVG, inclua rotina de backup, email de mensagens de erro, e atualização automática via internet.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Nascimento,
Qualquer tipo de dica ou informação sempre é bem vinda.
Grato pela sua atenção.
Qualquer tipo de dica ou informação sempre é bem vinda.
Grato pela sua atenção.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Jairo,
Vou dar uma olhadinha nos editores que você e o Nascimento me recomendaram e ver se me adapto, isso para não dizer me atualizo (rs).
Sobre a questão das telas, acho que agora a coisa vai, ou seja, a "ficha caiu"! (rs)
Mais uma vez muitíssimo obrigado pela sua atenção.
Forte abraço!
Vou dar uma olhadinha nos editores que você e o Nascimento me recomendaram e ver se me adapto, isso para não dizer me atualizo (rs).
Sobre a questão das telas, acho que agora a coisa vai, ou seja, a "ficha caiu"! (rs)
Mais uma vez muitíssimo obrigado pela sua atenção.
Forte abraço!
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá José Quintas,
Do jeito que você está fazendo, realmente fica bem legal mesmo. Simples, prático e com um resultado satisfatório. Parabéns!
Quero fazer com o meu aplicativo algo similar, só espero não ter surpresas pelo meio do caminho! Tem mais, outra coisa que vou ver com mais calma em um segundo momento é a compilação para Linux, pois isso é de muita importância para mim. Alguns anos atrás, cheguei a usar o "Clip" um compilador para Linux e achei muito legal, você conhece? Mas o mesmo tinha que mudar várias coisas no código, e se não me engano, as adaptações eram bem mais abrangentes e radicais que usando Harbour, daí não dei seguimento.
Muito obrigado pela sua valiosa atenção.
Aquele abraço!
Do jeito que você está fazendo, realmente fica bem legal mesmo. Simples, prático e com um resultado satisfatório. Parabéns!
Quero fazer com o meu aplicativo algo similar, só espero não ter surpresas pelo meio do caminho! Tem mais, outra coisa que vou ver com mais calma em um segundo momento é a compilação para Linux, pois isso é de muita importância para mim. Alguns anos atrás, cheguei a usar o "Clip" um compilador para Linux e achei muito legal, você conhece? Mas o mesmo tinha que mudar várias coisas no código, e se não me engano, as adaptações eram bem mais abrangentes e radicais que usando Harbour, daí não dei seguimento.
Muito obrigado pela sua valiosa atenção.
Aquele abraço!
- JoséQuintas
- Administrador

Quanto a editor de texto, o único que me convenceu a sair do DOS foi o Programmers Notepad.
Numa configuração rápida pra teste, ou como ponto de partida pra sua própria configuração, pode usar a do Visual Basic.
http://www.pnotepad.org/
Não é obrigatório, mas dá pra configurar tamanho de fonte, extensão de arquivos, sintaxe da linguagem, cores e tamanho de fonte pra destaque no código fonte, , etc. etc. etc. Até mesmo capturar erros da tela de compilação pra funcionar igual IDE.
Mas só uso no básico, só acrescentei funções nas palavras chave pra colorir o fonte, e escolhi cores diferentes.
Mas editor de texto é uma coisa pessoal. Cada um tem uma preferência.
Não é a linguagem de programação que decide o editor de texto, e sim o usuário.
A não ser quando tem IDE própria...
Numa configuração rápida pra teste, ou como ponto de partida pra sua própria configuração, pode usar a do Visual Basic.
http://www.pnotepad.org/
Não é obrigatório, mas dá pra configurar tamanho de fonte, extensão de arquivos, sintaxe da linguagem, cores e tamanho de fonte pra destaque no código fonte, , etc. etc. etc. Até mesmo capturar erros da tela de compilação pra funcionar igual IDE.
Mas só uso no básico, só acrescentei funções nas palavras chave pra colorir o fonte, e escolhi cores diferentes.
Mas editor de texto é uma coisa pessoal. Cada um tem uma preferência.
Não é a linguagem de programação que decide o editor de texto, e sim o usuário.
A não ser quando tem IDE própria...
José M. C. Quintas
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Prezados,
O SetMode( 25, 80 ) no Harbour é esse mesmo? Pergunto pelo fato de que no Clipper eu sempre utilizei 24 x 79 para preencher a tela.
Grato a todos.
O SetMode( 25, 80 ) no Harbour é esse mesmo? Pergunto pelo fato de que no Clipper eu sempre utilizei 24 x 79 para preencher a tela.
Grato a todos.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Aconselho ao iniciante aprender a HBIDE.
Nenhum desses citados tem debug, nem cria/abre DBF e mostra estrutura no fonte... fora o report que está a caminho e desenho de telas via HBQT...
HBIDE, não é um simples editor tem muita coisa nele que eu nem uso CVS/SVN etc..., inclusive programando ele vc deixa da forma que quiser as teclas de atalho.
E é focado no Harbour.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Nenhum desses citados tem debug, nem cria/abre DBF e mostra estrutura no fonte... fora o report que está a caminho e desenho de telas via HBQT...
HBIDE, não é um simples editor tem muita coisa nele que eu nem uso CVS/SVN etc..., inclusive programando ele vc deixa da forma que quiser as teclas de atalho.
E é focado no Harbour.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- JoséQuintas
- Administrador

Também fiz confusão nisso.
25 linhas, começando do 0 a 24
80 colunas, começando da 0 a 79
Portanto, SetMode( 25, 80 )
Quem determina na prática não é o Clipper, e sim o DOS ou janela do Windows.
Qualquer coisa diferente do válido, muda pra 25 x 80.
Mas também são aceitos no Clipper 25x80, 28x80, 43x80, 50x80.
Só fazer um teste no Clipper, tentando 55x55, e vai ver que volta pra 25x80.
Já no Harbour, pode ser qualquer coisa.
Pode usar 25sz80, 27x84, 40x100, 80x200, 44x88, qualquer coisa mesmo.
Se não colocar nada, o Harbour vai assumir o default da janela Windows, que geralmente é 300 linhas e não cabe na tela.
25 linhas, começando do 0 a 24
80 colunas, começando da 0 a 79
Portanto, SetMode( 25, 80 )
Quem determina na prática não é o Clipper, e sim o DOS ou janela do Windows.
Qualquer coisa diferente do válido, muda pra 25 x 80.
Mas também são aceitos no Clipper 25x80, 28x80, 43x80, 50x80.
Só fazer um teste no Clipper, tentando 55x55, e vai ver que volta pra 25x80.
Já no Harbour, pode ser qualquer coisa.
Pode usar 25sz80, 27x84, 40x100, 80x200, 44x88, qualquer coisa mesmo.
Se não colocar nada, o Harbour vai assumir o default da janela Windows, que geralmente é 300 linhas e não cabe na tela.
José M. C. Quintas
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Itamar,
No momento vou me virando com o "Edit" mesmo e num segundo momento vou estudar com mais calma a IDE que você recomenda.
Obrigado pela dica.
No momento vou me virando com o "Edit" mesmo e num segundo momento vou estudar com mais calma a IDE que você recomenda.
Obrigado pela dica.
- JoséQuintas
- Administrador

A HBIDE não recomendo.
Já a troca pra um editor Windows, a primeira vantagem é ter mais linhas x colunas, portanto vai visualizar mais código fonte.
E se usar a tela na vertical, igual tablet/celular, melhor ainda.
Já a troca pra um editor Windows, a primeira vantagem é ter mais linhas x colunas, portanto vai visualizar mais código fonte.
E se usar a tela na vertical, igual tablet/celular, melhor ainda.
José M. C. Quintas
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

José Quintas,
Sendo assim, a coisa é muitoooooooooo melhor do que eu imaginava. Para você ver, nesse meio tempo que estou interagindo com os colegas aqui do fórum, peguei um outro aplicativo que tenho aonde o mesmo contem uns 10 PRGs e já compilei ele todo no Harbour, daí o mesmo aparentemente está funcionando sem problema algum. Confesso que estou impressionado com o PODER do Harbour. Só para constar: Apenas coloquei a "Function Main()" e o "REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT" no modulo principal (PRG) e mas nada.
Dúvidas:
1) Estou compilando usando o arquivo HBP e com apenas com o PRG principal. Isso está correto, ou é melhor colocar todos o PRGs?
2) Posso manter os "DOs" para chamar os outros módulos/procedures (do cadastro) do aplicativo ou devo alterar todos para funções (cadastro())? Pergunto devido já ter visto esse tipo de procedimento aqui no fórum.
3) A geração de indices do sistema fica funcionando normalmente sem a necessidade de alterar nada? Pergunto porque eu uso "bolsa de indices" (DBF/CDX).
4) Como fica a questão de AUTOEXEC e CONFIG do sistema operacional? Tenho que configurar manualmente como antes (clipper) ou o mesmo trata isso via linkeditor?
Grato e aguardo pelo seus comentários.
Sendo assim, a coisa é muitoooooooooo melhor do que eu imaginava. Para você ver, nesse meio tempo que estou interagindo com os colegas aqui do fórum, peguei um outro aplicativo que tenho aonde o mesmo contem uns 10 PRGs e já compilei ele todo no Harbour, daí o mesmo aparentemente está funcionando sem problema algum. Confesso que estou impressionado com o PODER do Harbour. Só para constar: Apenas coloquei a "Function Main()" e o "REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT" no modulo principal (PRG) e mas nada.
Dúvidas:
1) Estou compilando usando o arquivo HBP e com apenas com o PRG principal. Isso está correto, ou é melhor colocar todos o PRGs?
2) Posso manter os "DOs" para chamar os outros módulos/procedures (do cadastro) do aplicativo ou devo alterar todos para funções (cadastro())? Pergunto devido já ter visto esse tipo de procedimento aqui no fórum.
3) A geração de indices do sistema fica funcionando normalmente sem a necessidade de alterar nada? Pergunto porque eu uso "bolsa de indices" (DBF/CDX).
4) Como fica a questão de AUTOEXEC e CONFIG do sistema operacional? Tenho que configurar manualmente como antes (clipper) ou o mesmo trata isso via linkeditor?
Grato e aguardo pelo seus comentários.