Converter de Clipper para Harbour
Moderador: Moderadores
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Vou ver essa questão da IDE ou editor de texto/código em um segundo momento.
Grato pela dica.
Grato pela dica.
Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Porquê ?A HBIDE não recomendo.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- JoséQuintas
- Administrador

> Só para constar: Apenas coloquei a "Function Main()" e o "REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT" no modulo principal (PRG) e mas nada.
Então pode reduzir. Se estiver usando harbour 3.2 ou 3.4, só colocar no hbp a linha: gtwvg.hbc
> Estou compilando usando o arquivo HBP e com apenas com o PRG principal. Isso está correto, ou é melhor colocar todos o PRGs?
O normal é todos os PRGs, mas talvez tenha que acrescentar -m no hbp, senão vai duplicar módulos
> Posso manter os "DOs" para chamar os outros módulos/procedures (do cadastro) do aplicativo ou devo alterar todos para funções (cadastro())? Pergunto devido já ter visto esse tipo de procedimento aqui no fórum.
Não é obrigatório. Até hoje ainda uso procedures.
> A geração de indices do sistema fica funcionando normalmente sem a necessidade de alterar nada? Pergunto porque eu uso "bolsa de indices" (DBF/CDX).
É só usar igual no Harbour. Tem opção de DBF, FTP, NTX, CDX...
> Como fica a questão de AUTOEXEC e CONFIG do sistema operacional? Tenho que configurar manualmente como antes (clipper) ou o mesmo trata isso via linkeditor?
Os limites ainda existem, mas não precisa configurar nada. Não é mais o limite DOS, mas limites ainda existem.
Fui usar arquivos à vontade em rede Windows e topei com limites da rede.
Considere os mesmos limites do Clipper pra arquivos abertos caso rode em rede.
>>>>>
Se ainda não fez, experimente colocar no HBP as seguintes linhas:
-strip
-compr
Isso reduz o tamanho do EXE.
No caso de compressão (-compr) vai depender de ter instalado o compactador UPX na máquina. É apenas um EXE.
Então pode reduzir. Se estiver usando harbour 3.2 ou 3.4, só colocar no hbp a linha: gtwvg.hbc
> Estou compilando usando o arquivo HBP e com apenas com o PRG principal. Isso está correto, ou é melhor colocar todos o PRGs?
O normal é todos os PRGs, mas talvez tenha que acrescentar -m no hbp, senão vai duplicar módulos
> Posso manter os "DOs" para chamar os outros módulos/procedures (do cadastro) do aplicativo ou devo alterar todos para funções (cadastro())? Pergunto devido já ter visto esse tipo de procedimento aqui no fórum.
Não é obrigatório. Até hoje ainda uso procedures.
> A geração de indices do sistema fica funcionando normalmente sem a necessidade de alterar nada? Pergunto porque eu uso "bolsa de indices" (DBF/CDX).
É só usar igual no Harbour. Tem opção de DBF, FTP, NTX, CDX...
> Como fica a questão de AUTOEXEC e CONFIG do sistema operacional? Tenho que configurar manualmente como antes (clipper) ou o mesmo trata isso via linkeditor?
Os limites ainda existem, mas não precisa configurar nada. Não é mais o limite DOS, mas limites ainda existem.
>>>>>
Se ainda não fez, experimente colocar no HBP as seguintes linhas:
-strip
-compr
Isso reduz o tamanho do EXE.
No caso de compressão (-compr) vai depender de ter instalado o compactador UPX na máquina. É apenas um EXE.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- JoséQuintas
- Administrador

Itamar,
O resultado já descreve o porquê.
Se ele fosse usar hbide, ainda estaria tentando usar.
Sem hbide ele já fez.
Na última vez que fui olhar hbide aqui na minha máquina deu erro.
Até sei exatamente qual o motivo, mas apenas desinstalei e nem relatei o erro.
Não dá pra recomendar algo assim pra quem está começando.
Imagine alguém que demorou pra decidir em ir pro Harbour, e começa já com complicações ou com bugs.
Isso espanta usuários.
Na prática:
Ele concluiu um projeto, está feliz.
Vai colocar em prática, ver resultado, e ficar feliz.
Talvez fazer alguns ajustes e ficar feliz.
Concluir outros projetos e ficar feliz.
Começar a usar recursos que só o Harbour tem e ficar feliz.
Pra que estragar este caminho que só tem felicidade?
Com hbide ele iria estar triste por não conseguir compilar um único projeto.
E talvez deixasse o Harbour pra uma próxima vez.
Nem todo mundo gosta de ficar pesquisando o tempo todo.
O resultado já descreve o porquê.
Se ele fosse usar hbide, ainda estaria tentando usar.
Sem hbide ele já fez.
Na última vez que fui olhar hbide aqui na minha máquina deu erro.
Até sei exatamente qual o motivo, mas apenas desinstalei e nem relatei o erro.
Não dá pra recomendar algo assim pra quem está começando.
Imagine alguém que demorou pra decidir em ir pro Harbour, e começa já com complicações ou com bugs.
Isso espanta usuários.
Na prática:
Ele concluiu um projeto, está feliz.
Vai colocar em prática, ver resultado, e ficar feliz.
Talvez fazer alguns ajustes e ficar feliz.
Concluir outros projetos e ficar feliz.
Começar a usar recursos que só o Harbour tem e ficar feliz.
Pra que estragar este caminho que só tem felicidade?
Com hbide ele iria estar triste por não conseguir compilar um único projeto.
E talvez deixasse o Harbour pra uma próxima vez.
Nem todo mundo gosta de ficar pesquisando o tempo todo.
José M. C. Quintas
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Não tem limite para arquivos abertos de 255 nem FILES existe no Windows, nem config.sys etc, isso não tem mais.Os limites ainda existem, mas não precisa configurar nada. Não é mais o limite DOS, mas limites ainda existem.
Os limites são do sistema operacional não é da linguagem é o mesmo limite do povo do PHP, JAVA, Delphi...
Mesmo em rede o limite não é de 255 arquivos, não tem nada disso veja as versões do windows que podem abrir seções limitadas... Repito o limite que existir p/ o Harbour é o mesmo das outras linguagens modernas.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

> Então pode reduzir. Se estiver usando harbour 3.2 ou 3.4, só colocar no hbp a linha: gtwvg.hbc
- Entendido.
> O normal é todos os PRGs, mas talvez tenha que acrescentar -m no hbp, senão vai duplicar módulos
- Entendido. Verei isso com mais calma posteriormente.
> Não é obrigatório. Até hoje ainda uso procedures.
- Entendido.
> É só usar igual no Harbour. Tem opção de DBF, FTP, NTX, CDX...
- Você quer dizer que eu posso usar da mesma forma tanto no Clipper com no Harbour, correto?
> Os limites ainda existem, mas não precisa configurar nada. Não é mais o limite DOS, mas limites ainda existem.
- Como definir isso? Os meus aplicativos rodam em rede e como dezena de estações. Desculpe senão entendi o que o colega quis dizer.
> Se ainda não fez, experimente colocar no HBP as seguintes linhas: -strip -compr
- Estou usando o -compr=yes. O -strip serve para o que?
Primeiro problema:
Um "LastKey()" dentro de uma função do "DBEdit" não está detectando o toque de teclas. F1, F2 e etc nada, somente ESC. O que pode ser?
- Entendido.
> O normal é todos os PRGs, mas talvez tenha que acrescentar -m no hbp, senão vai duplicar módulos
- Entendido. Verei isso com mais calma posteriormente.
> Não é obrigatório. Até hoje ainda uso procedures.
- Entendido.
> É só usar igual no Harbour. Tem opção de DBF, FTP, NTX, CDX...
- Você quer dizer que eu posso usar da mesma forma tanto no Clipper com no Harbour, correto?
> Os limites ainda existem, mas não precisa configurar nada. Não é mais o limite DOS, mas limites ainda existem.
- Como definir isso? Os meus aplicativos rodam em rede e como dezena de estações. Desculpe senão entendi o que o colega quis dizer.
> Se ainda não fez, experimente colocar no HBP as seguintes linhas: -strip -compr
- Estou usando o -compr=yes. O -strip serve para o que?
Primeiro problema:
Um "LastKey()" dentro de uma função do "DBEdit" não está detectando o toque de teclas. F1, F2 e etc nada, somente ESC. O que pode ser?
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Itamar,
Grato.
Sendo assim, como as outra linguagens mais modernas... a coisa é boa demais! É melhor que "mamão com açúcar" (rs).Não tem limite para arquivos abertos de 255 nem FILES existe no Windows, nem config.sys etc, isso não tem mais.
Os limites são do sistema operacional não é da linguagem é o mesmo limite do povo do PHP, JAVA, Delphi...
Mesmo em rede o limite não é de 255 arquivos, não tem nada disso veja as versões do windows que podem abrir seções limitadas... Repito o limite que existir p/ o Harbour é o mesmo das outras linguagens modernas.
Grato.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Aos colegas,
Meu primeiro problema para o momento foi perceber que as teclas de funções não estão sendo detectas dentro de uma função para um "DBedit". Só funciona o ESC. Como resolvo isso? De preferência mantendo o código Clipper.
Obrigado a todos.
Meu primeiro problema para o momento foi perceber que as teclas de funções não estão sendo detectas dentro de uma função para um "DBedit". Só funciona o ESC. Como resolvo isso? De preferência mantendo o código Clipper.
Obrigado a todos.
- JoséQuintas
- Administrador

Acreditei tanto nisso, que na época comecei a alterar meu sistema pra usar arquivos à vontade.
E não é que deu DOS ERROR 4.
Então não é bom recomendar pra usar arquivos à vontade, porque na prática não dá.
Quantos arquivos?
No sistema hoje tenho 60 arquivos DBFs, com 60 arquivos CDX.
Total: 120 arquivos.
O cliente usa duas cópias do sistema, uma pra cada empresa.
120 arquivos x 2 = 240 arquivos
Quando comecei a separar os arquivos, deu DOS ERROR 4.
Porque?
Sei lá, deixo pra quem quiser pesquisar.
Apenas retornei ao meu esquema anterior, DBF multitabela, e procuro manter o limite do Clipper.
Então seguindo o raciocínio....
O Clipper não tem limite de arquivos e nem o Harbour.
Acontece que o DOS tem limite de 255 arquivos, e o Windows em rede parecer ter um limite próximo disso.
Importante:
O limite de arquivos em rede é diferente do limite local.
Em rede, se abrir o mesmo arquivo, pelo mesmo terminal, 500 vezes, vai estar aberto uma única vez no servidor.
Então cuidado ao fazer testes, porque tem que ser com arquivos diferentes, e não o mesmo arquivo.
E não é que deu DOS ERROR 4.
Então não é bom recomendar pra usar arquivos à vontade, porque na prática não dá.
Quantos arquivos?
No sistema hoje tenho 60 arquivos DBFs, com 60 arquivos CDX.
Total: 120 arquivos.
O cliente usa duas cópias do sistema, uma pra cada empresa.
Porque?
Apenas retornei ao meu esquema anterior, DBF multitabela, e procuro manter o limite do Clipper.
Acontece que o DOS tem limite de 255 arquivos, e o Windows em rede parecer ter um limite próximo disso.
Importante:
O limite de arquivos em rede é diferente do limite local.
Em rede, se abrir o mesmo arquivo, pelo mesmo terminal, 500 vezes, vai estar aberto uma única vez no servidor.
Então cuidado ao fazer testes, porque tem que ser com arquivos diferentes, e não o mesmo arquivo.
José M. C. Quintas
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Quando vc testou se não me falha a memoria, não conseguiu criar a HBIDE dos fontes.
Quando foi isso ?
Qual é o projeto que não tem bugs ?
A HBIDE está muito boa, totalmente funcional.
No caso em questão o sujeito não vai mais trabalhar com programação ? compilou o sistema com o harbour e pronto ? não irá mais "mexer" com isso ?
Se for dessa forma tudo bem. Agora se deseja aprimorar conhecimentos no mundo Harbour a HBIDE é um item primordial. Está todo mundo de olho nela... e na HBQT.
Eu estou usando e recomendo fortemente seu uso. Assim como já recomendei xDev a 4 anos atraz, depois a xEdit do Xailer que bem melhor que a xDev na minha opnião, tem esse NotePad++ e outros porem nenhum tem o que a HBIDE tem a mais do que estes...
Quem desejar algo mais promissor com algum futuro deve olhar p/ HBQT, e a HBIDE é uma vitrine da HBQT.
Outra coisa, é muito mais fácil aprender HBQT, Hwgui, Minigui, do que GTWVT, GTWVG, GTWVW. Eu já passei por esse inicio ai, e por questões de pseudo facilidade foi um parto sair da WVW, WVG etc... para entrar no mundo gráfico Hwgui que é a que uso, muito mais simples até do que programar no velho clipper.
save screen, restore screen, set device to lpt1... isso me dá arrepios!!! Se vai aprender meu amigo aprenda uma coisa só não fique aprendendo um coisa que aparentemente pode ser mais simples mas que na verdade está apenas procrastinando... Depois que vc aprende Hwgui, HBQT, vc pega Delphi, Java, C# são todas com a mesma filosofia.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Quando foi isso ?
Qual é o projeto que não tem bugs ?
A HBIDE está muito boa, totalmente funcional.
No caso em questão o sujeito não vai mais trabalhar com programação ? compilou o sistema com o harbour e pronto ? não irá mais "mexer" com isso ?
Se for dessa forma tudo bem. Agora se deseja aprimorar conhecimentos no mundo Harbour a HBIDE é um item primordial. Está todo mundo de olho nela... e na HBQT.
Eu estou usando e recomendo fortemente seu uso. Assim como já recomendei xDev a 4 anos atraz, depois a xEdit do Xailer que bem melhor que a xDev na minha opnião, tem esse NotePad++ e outros porem nenhum tem o que a HBIDE tem a mais do que estes...
Quem desejar algo mais promissor com algum futuro deve olhar p/ HBQT, e a HBIDE é uma vitrine da HBQT.
Outra coisa, é muito mais fácil aprender HBQT, Hwgui, Minigui, do que GTWVT, GTWVG, GTWVW. Eu já passei por esse inicio ai, e por questões de pseudo facilidade foi um parto sair da WVW, WVG etc... para entrar no mundo gráfico Hwgui que é a que uso, muito mais simples até do que programar no velho clipper.
save screen, restore screen, set device to lpt1... isso me dá arrepios!!! Se vai aprender meu amigo aprenda uma coisa só não fique aprendendo um coisa que aparentemente pode ser mais simples mas que na verdade está apenas procrastinando... Depois que vc aprende Hwgui, HBQT, vc pega Delphi, Java, C# são todas com a mesma filosofia.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- JoséQuintas
- Administrador

Não tive esse tipo de problema com telas de função.
Faça um teste simples, pra ver se aparece:
Seria o ponto de partida.
De repente pode precisar algo do tipo:
SET( _SET_EVENTMASK, INKEY_ALL - INKEY_MOVE )
Mas antes de qualquer coisa faça o teste acima.
Faça um teste simples, pra ver se aparece:
Código: Selecionar todos
#include "inkey.ch"
DO WHILE nKey != K_ESC
nKey := Inkey(0)
? nKey
ENDDO
De repente pode precisar algo do tipo:
SET( _SET_EVENTMASK, INKEY_ALL - INKEY_MOVE )
Mas antes de qualquer coisa faça o teste acima.
José M. C. Quintas
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Então segundo essa sua teoria o limite é menor do que o DOS clipper!!! Que dureza!!! Quer que eu comente mais o quê depois dessa ?O cliente usa duas cópias do sistema, uma pra cada empresa.
Porque?
...
É a mesma do PACK, que segundo vc diz não presta porque duplica os arquivos ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- JoséQuintas
- Administrador

Assim que recebi DOS ERROR 4, a primeira coisa foi reduzir o número de arquivos abertos.
Nem passou na minha cabeça que algum fanático religioso precisaria saber qual era a quantidade.
Sobre isso de dizer que é minha teoria já encheu.
Se não foi hoje, então vá.
Qualquer reclamação sobre o limite de arquivos, fale com a Microsoft e não comigo.
Nem passou na minha cabeça que algum fanático religioso precisaria saber qual era a quantidade.
Sobre isso de dizer que é minha teoria já encheu.
Se não foi hoje, então vá.
Qualquer reclamação sobre o limite de arquivos, fale com a Microsoft e não comigo.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Pergunta:
Por acaso tem algo contra mostrar o caminho aos usuários?
Isso de desviar assunto espanta usuários do fórum.
Vira e mexe recebo mensagens em particular, e ao perguntar o motivo falam justamente disso.
Eles acabam ficando com medo de perguntar no fórum por vias normais.
Por acaso tem algo contra mostrar o caminho aos usuários?
Isso de desviar assunto espanta usuários do fórum.
Vira e mexe recebo mensagens em particular, e ao perguntar o motivo falam justamente disso.
Eles acabam ficando com medo de perguntar no fórum por vias normais.
José M. C. Quintas
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Ue!!!
Vc que está dizendo que é de 240!
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Vc que está dizendo que é de 240!
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.