Converter de Clipper para Harbour
Moderador: Moderadores
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Jairo,
Agora entendi a questão do IndexKey() com Harbour. Grato pelo comentário.
E sobre o ambiente de desenvolvimento para Linux, estou pesquisando pela internet mas até o momento não encontrei nada que me desse o "caminho das pedras".
Forte abraço!
Agora entendi a questão do IndexKey() com Harbour. Grato pelo comentário.
E sobre o ambiente de desenvolvimento para Linux, estou pesquisando pela internet mas até o momento não encontrei nada que me desse o "caminho das pedras".
Forte abraço!
Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Já trabalha com LINUX ?Se eu quiser compilar já no Linux e começar a ver como a coisa funciona, é muito complicado?
O problema as vezes pode ser que o novo não seja o Harbour nem a HBIDE mas as outras coisas do SO que a pessoa não sabe como funcionam.
Porque Harbour é Clipper com mais coisas, Windows não é DOS e Linux não é DOS nem WINDOWS.
As pessoas pensam que a dificuldade é HBIDE é colocar MAIN, etc... não é isso, a dificuldade é a adaptação nesse novo mundo, tem muita coisa e milhares, bilhões de possibilidades, acontece que pessoal do DOS/Clipper não consegue visualizar tudo e fica assustado e alguns desiste. Mas se for p/ Delphi é a mesma coisa, PHP, Java...
SQL é SQL em qualquer lugar, DIALOG, NOMODAL, MODAL, USB, SOCKET, SSH, TELNET, Ubuntu, Mandriva, Red-Hat, Android.... Palavras novas que não fazem parte do Harbour mas que com o Harbour passamos a usar, se não for com Harbour, será com Delphi, Java... é isso que o pessoal as vezes não entende.
Jovem Padawan se quer ser um novo Jedi nesse universo tem que arregaçar as mangas e estudar, ler, perguntar muito, participar e acredito que aqui quem souber irá ajudar.
Programers notepad não funciona no Linux segundo essa informação.
http://en.wikipedia.org/wiki/Programmer%27s_Notepad
Quer usar notepad++ use, quer usar xDev idem, xEdit etc... não sou melindrado já usei todas essas tem pontos negativos e positivos em todas só que não há continuidade na xDev está parada. A HBIDE é a unica que funciona no Linux e é uma excelente IDE tem DEBUG GRAFICO!, eu usei um pouco isso o debug mas precisamos de tempo bem sabemos para testar todas essas coisas, quando agrada eu vou usando e indico para outras pessoas, agora ficar de babá não é comigo não, a pessoa deve saber o limite que tem. Deu erro ? é um bug ? reporte p/ quem irá consertar, não teve retorno ? não gostou ? parte para outra simples assim.
O Pessoal está aterrorizando o pessoal do Clipper, vixi HBQT não, Hwgui vou ter quer reescrever tudo é ?, Lógico que irá reescrever tudo se deseja utilizar dos recursos do SO, veja que não estou me referindo a linguagem mas ao SO, se a linguagem não te oferecesse como usar os recursos do SO tudo bem procure uma linguagem melhor, porém o Harbour tem ferramentas para muita coisa, uma boa quantidade pronta.
Ai ficam empurrando o iniciante na GTWVT, GTWVG... a pessoa gosta começa a encher de comandos exclusivos de cada uma, quando pensar em usar algo melhor ai vem a frustração. Eu já fui iniciante também e sei do que estou falando. Até mesclar HWGUI com GTWVG o pessoal faz. Mas isso eu vejo como procrastinação.
Os comandos da Hwgui, Minigui, HBQT, Fivewin,Delphi são bem parecidos pelo menos a lógica é a mesma entre algumas, quanto mais OOP mais parecidas ficam.
Usando a Hwgui por exemplo é a que estou usando:
Código: Selecionar todos
#include 'hwgui.ch'
Function Main
Local oDlg, cAc01:=Space(5), cAc02:=Space(5), cAc03:=Space(5), cPesq := ""
PREPARE FONT oFontP NAME "MS Sans Serif" WIDTH 0 HEIGHT -16
INIT Dialog oDlg CLIPPER NOEXIT AT 0,0 SIZE 350,220
@ 010,030 get oAc01 VAR cAc01 PICTURE "!!!!!" SIZE 100,30 valid {||fAquiSuaFunção()}
@ 010,060 get oAc02 VAR cAc02 PICTURE "!!!!!" SIZE 100,30
@ 010,110 get oAc03 VAR cAc03 PICTURE "!!!!!" SIZE 100,30
@ 010,565 GroupBox "Pesquisa:" SIZE 400,50
@ 020,580 SAY oPesq CAPTION cPesq size 370,25 OF oDlg Font oFontP STYLE WS_BORDER COLOR 10485760 BACKCOLOR 12507070
oPesq:Anchor:=6
ACTIVATE Dialog oDlg Center
Return Nil
Outro detalhe é que os feras do Harbour usam Linux, infelizmente aqui no Brasil a cultura é a pirataria e o pessoal usa M$ por conta disso, se tivesse que pagar por cada cópia acredito que o Linux estaria mais difundido.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

No Linux vc pode baixar os fontes do GIT e compilar.Dei uma olhada, mas não achei nada especifico para Debian que é a distro que eu trabalho. Mas me parece que existe algo pronto para instalar no Ubuntu. É isso mesmo? Qual o caminho a seguir?
https://github.com/harbour/core/archive/master.zip
Leia o readme.me lá tem as informações que vc precisa. Se acusar falta de alguma lib, vc instala pelo apt-get, rsrsrs já usei muito!
O editor por enquanto use o que te agrade no Linux, tem um bem legal no KDE. KEdit.
Não muda nada, é só copiar os fontes do windows p/ o linux, o arquivo .hbp também.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Itamar, Boa Tarde!
Aquele abraço!
Trabalho com Linux sim, e faz muito tempo. Agora, sobre sistemas operacionais e linguagens de programação, banco de dados, IDEs e etc, também entendo um pouquinho, pois vivo nessa vida de programador a muitos anos e sempre estou disposto a aprender mais e mais, daí acabo entendendo de tudo um pouco. Sou daquele pensando: "que conhecimento nunca é demais", mas o meu conhecimento vou buscando conforme as minha necessidades e aplicando sempre de forma especifica. O Harbour será um desses casos, aonde o meu aplicativo que é bem especifico, se compilado no Linux vai me atender tanto no Linux como no Windows sem precisar complica-lo somente para um OS ou para outro.Já trabalha com LINUX ? ...
Aquele abraço!
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Itamar,
Me confirme: Só no caso das saídas de impressão que devo alterar, correto? Pois como no Linux não existem LPT1, LPT2 e etc, terei que enviar para um arquivo e depois para o dispositivo de impressão, é isso?
Mais uma vez obrigado pela sua valiosa atenção.
Forte abraço!
Nossa, se a coisa for desse jeito como o colega comenta... Vai me atender super bem!No Linux vc pode baixar os fontes do GIT e compilar.
https://github.com/harbour/core/archive/master.zip
Leia o readme.me lá tem as informações que vc precisa. Se acusar falta de alguma lib, vc instala pelo apt-get, rsrsrs já usei muito!
O editor por enquanto use o que te agrade no Linux, tem um bem legal no KDE. KEdit.
Não muda nada, é só copiar os fontes do windows p/ o linux, o arquivo .hbp também.
Me confirme: Só no caso das saídas de impressão que devo alterar, correto? Pois como no Linux não existem LPT1, LPT2 e etc, terei que enviar para um arquivo e depois para o dispositivo de impressão, é isso?
Mais uma vez obrigado pela sua valiosa atenção.
Forte abraço!
- JoséQuintas
- Administrador

Lembre-se que a discussão começou justamente por você empurrar pra hbide, e eu discordar para não empurrar pra nada.Ai ficam empurrando o iniciante na GTWVT, GTWVG
Pode sugerir hbide, da mesma forma que posso não sugerir.
Agora o que fez não foi sugerir, foi empurrar hbide do início ao fim do tópico.
Faltou mencionar:
Como tem Harbour pra Linux, o melhor é usar o Harbour pra Linux.
Mas é possível rodar o aplicativo Windows através de emulador no Linux.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá José Quintas,
Grato pela atenção.
Não se preocupe, pois eu vou devagar com as coisas. O que o colega Itamar recomenda será analisado por em um segundo momento, mesmo porque eu não tenho muito tempo para me aprofundar no assunto agora. Agora só posso fazer com você acaba de falar: "Como tem Harbour pra Linux, o melhor é usar o Harbour pra Linux."Lembre-se que a discussão começou justamente por você empurrar pra hbide, e eu discordar para não empurrar pra nada.
Pode sugerir hbide, da mesma forma que posso não sugerir.
Agora o que fez não foi sugerir, foi empurrar hbide do início ao fim do tópico.
Faltou mencionar:
Como tem Harbour pra Linux, o melhor é usar o Harbour pra Linux.
Mas é possível rodar o aplicativo Windows através de emulador no Linux.
Grato pela atenção.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Tem gente com problema... Dar curtos-circuitos quando houve falar HBIDE. Eu fiz uma sugestão porque roda no LINUX. Será possível uma coisa dessas ?empurrar pra hbide,
HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE,HBIDE... ao infinito...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Vou postar "dinovo!"
Aconselho ao iniciante aprender a HBIDE.
Nenhum desses citados tem debug, nem cria/abre DBF e mostra estrutura no fonte... fora o report que está a caminho e desenho de telas via HBQT...
HBIDE, não é um simples editor tem muita coisa nele que eu nem uso CVS/SVN etc..., inclusive programando ele vc deixa da forma que quiser as teclas de atalho.
E é focado no Harbour.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

CONSELHO, CONSELHO LEIA, LEIA, LEIA... LINUX, LINUX, LINUX...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Quem é o fanático aqui ?O editor por enquanto use o que te agrade no Linux, tem um bem legal no KDE. KEdit.
Ai meu deus lá vem a HBIDE....
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Se não me falha a memória tem uns comandos p/ usar no CUPS.Me confirme: Só no caso das saídas de impressão que devo alterar, correto? Pois como no Linux não existem LPT1, LPT2 e etc, terei que enviar para um arquivo e depois para o dispositivo de impressão, é isso?
*Nem no windows, o pessoal das antigas usa o metodo gabiarreichon... No windows usamos o gerenciador de impressão do windows. win_printFileRaw() e alguns outros.Pois como no Linux não existem LPT1, LPT2 e etc
*Acesso direto!
No linux temos /dev/ttyS1... não é assim mesmo ? estou lembrando rrsrsrsrs...
mount /dev/usb001 /mnt/pendrive, sync, eject ...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Isso mesmo, os dispositivos são acessados e montados assim mesmo.*Acesso direto!
Estou tentando instalar o Harbour no Linux. Fiz o download através do link passado por você, mas ainda não deu certo. Tem que instalar um monte de pacotes adicionais, mas estou vendo com calma.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Somente dos pacotes devel...gcc e cia. Aproveita baixa a QT não sei qual é sua versão do gcc, a QT usa gcc 4.9.1. Qual é a versão do seu gcc ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- aprendiz_ce
- Usuário Nível 3

Olá Itamar,
Realmente é necessário o QT para o momento? Posso deixar isso para um segundo momento? Nem consegui colocar o Harbour para rodar ainda! (rs) Mas estou mexendo aqui!
Se eu conseguir colocar o aplicativo para rodar no terminal (modo texto) mesmo que fique bem tosco, já estarei satisfeito e motivado para melhor as coisas depois.
Abraço!
Tenho instalados os gcc, gcc-4.6, gcc-4.6-base:amd64, gcc-4.7, gcc-4.7-base:amd64 e a libgcc1:amd64. Será que dá pra começar? (rs)Somente dos pacotes devel...gcc e cia. Aproveita baixa a QT não sei qual é sua versão do gcc, a QT usa gcc 4.9.1. Qual é a versão do seu gcc ?
Realmente é necessário o QT para o momento? Posso deixar isso para um segundo momento? Nem consegui colocar o Harbour para rodar ainda! (rs) Mas estou mexendo aqui!
Se eu conseguir colocar o aplicativo para rodar no terminal (modo texto) mesmo que fique bem tosco, já estarei satisfeito e motivado para melhor as coisas depois.
Abraço!