Converter de Clipper para Harbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

O importante é seguir essa recomendação!
Please don’t panic !
O Harbour funciona muito bem no Windows e no Linux, OS X e em muitos outros, não precisa de emuladores. Se quer um emulador mais leve(terminal) no Linux tem o DOSEMU. Quê p/ quem programa xBase usar isso em Linux agora com o Harbour é outra aberração.

Usa-se o DOSEMU p/ jogar "castle wolfenstein"!!!

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
aprendiz_ce
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por aprendiz_ce »

Olá Mestre,
O Harbour funciona muito bem no Windows e no Linux, OS X e em muitos outros, não precisa de emuladores. Se quer um emulador mais leve(terminal) no Linux tem o DOSEMU. Quê p/ quem programa xBase usar isso em Linux agora com o Harbour é outra aberração.

Usa-se o DOSEMU p/ jogar "castle wolfenstein"!!!
Eu conheço e trabalho com DOSEMU a muitos anos. O mesmo é muito bom e quebra um GALHÃO, mas utilizando Harbour para Linux não existe coisa melhor, ou seja, fica profissional (sem aberração). Eu não gosto de usar emuladores para nada, só faço isso de forma emergencial ou quando não existe outra opção.

Estou mexendo com o sistema maior, mas sem muito sucesso. O outro sistema como era pequeno, consegui rapidinho deixar o mesmo rodando em Win/32 e Linux/64, ficando a questão dos caracteres ASCII para ajustes posteriores. Abandonei tudo para dar atenção ao Harbour e com isso tentar converte esse aplicativo maior, mas não sei como vou fazer, pois todas minhas outras atribuições estão ficando comprometidas.

Grato pelo seu comentário.
Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.
aprendiz_ce
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mestre Itamar, Bom Dia!

Estou impressionado com o nível de critério ao se compilar um código fonte com o Harbour, pois quando eu tentava compilando o meu ERP sempre me retornava o erro de "c:/temp/SYSADM.o:SYSADM.c:(.data+0x6e8): undefined reference to 'HB_FUN_GERAINDICES'". Eu mexia, mexia, remexia e nunca dava certo. Estava quase ficando louco! (rs) Com a sua dica de como resolver o problema, percebi que tal problema era causado por pequenos erros no código. Lancei um olhar mais CRITERIOSO sobre o mesmo... e de erro mesmo para o momento só encontrei dois, aonde duas funções em alguns fontes estavam escritas no PLURAL e as mesmas foram criadas no SINGULAR. Até aí tudo bem, o pior veio depois, pois mesmo fazendo os ajustes devidos o problema persistia. Tudo dava errado! Me concentrei em pequeno pedaço do código, cheguei a comentar/isolar todas as chamadas de sub-rotinas e foi quando percebi do que realmente se tratava. Nada mais era que um caractere especial que estava presente no final de algumas "procedure" e "function". Retirei tal caractere e a coisa começou a andar. O pior de tudo isso é que no Clipper funcionava que era um beleza!

Vou continuar na minha empreitada, pois o meu objetivo final é chegar com esse aplicativo até o Linux.

Grato pela sua valiosa atenção.

Forte abraço!
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Nós usuários do Harbour agradecemos esses seus relatos, porque limpa a imagem do Harbour no Linux.
O pessoal fica tocando terror as vezes, emuladores, etc... criando uma dificuldade que não existe, e quando vamos olhar a fundo são nossas falhas ou falhas dos sistemas antigos ou falta de atenção em coisas simples. Pode ser até um cabo de rede na ora que testamos, mas estando nós tão preocupados com outras coisas passa desapercebido. É IDE, é num sei quê mais lá... isso tudo é sua escolha pessoal, o importante é vc saber que não está sozinho, não é cobaia e existe uma grande comunidade de usuários do Harbour no Linux.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
aprendiz_ce
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Olá Mestre Itamar,

Pois é, fiz esse comentário com essa intenção, ou seja, motivar futuros usuários do Harbour.

A minha intenção é ter um só código para as duas plataformas, pois no momento ainda não está assim. Para isso vou me aprofundando aos pouco, vencendo um obstáculo por vez e ajustando meu código conforme a minha necessidade, e no momento certo. Espero que para isso eu sempre possa contar com a valiosa ajuda dos colega aqui do fórum.

Forte Abraço.
Responder