Tutorial para iniciante

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Tutorial para iniciante

Mensagem por Toledo »

Amigos, esta disputa que atualmente vem ocorrendo no fórum, um indicando isto e outro criticando e indicando outra opção, me lembra de um professor de matemática que sempre comparava as discussões em sala de aula como uma operação matemática de grandeza.

O Itamar está para HBIDE, como:
- Pablo está para HMG
- Kapiaba está para FiveWin
- fladimir está para Xailer
- sygecom está para HwGui

Cada um usa o que acha melhor, mas o seu melhor pode não ser a melhor opção para outro, então o melhor a fazer é deixar o fanatismo de lado e se limitar em ajudar o colega.

Eu já desenvolvi sistemas com FiveWin, HwGui, MiniGui (HMG/Extended) e estou seguindo de bem perto HBQT (mas não uso HBIDE), mas nem por isto fico indicando nenhuma delas. Acho que cada um deve experimentar e escolher aquela que melhor se adaptar, que tenha uma melhor produção. Todas são ótimas.

Estas discussões podem confundir ainda mais quem está procurando ajuda, que pode até ir procurar ajuda em um outro ambiente, que seja mais profissional e saudável.

Abraços a todos!
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
paiva
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Tutorial para iniciante

Mensagem por paiva »

bom dia

se é para iniciante acredito que libs tipo WVW seja + fácil.

trabalhei com a fwh desde o tempo do clipper uns 9 anos e larguei.

com a wvw ou outra similar ele aproveita Tudo qu etem e aos pocos casoqueira vai alterando prg a prg usando uma opcao + grafica.

EU parametrizei a wvw e cada um usa TEXTO melhorado ou opção Grafica (menu, buttons barra, Botoes etc)

para relatórios GrAFICOS uso a win32prg logica e comandos +_ = ao clipper

para os outros relatório COMO eu gero em txt ou NAO. se for txt e selecionar uma Impr USB uso um prg em win32 que converte e inclusive com opcao graficas Fontes cores etc Imagem

eu postei uma vez aqui no forun umas teçlas texto e gráficas

se não achar so contactar Skype paiva_sistema ou cpaivasistemas@gmail.com
te passo e se quiser menu (montado através de dbf) gráfico ou texto e o que precisar para começar

NAO estou falando que e´a MELHOR opção

e´ uma opção simples que vc aproveita TUDO que tem Acredito que deve existir outras.

o GRANDE problema com o FIM do clipper e´que existem 500 libs cada um que se desentende sai e cria outra uma M**** isso.

Paiva
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Tutorial para iniciante

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

É a segunda ou terceira vez que indico a HBIDE p/ alguém e o Josè Quintas diz que não aconselha... ai é problema porque cria esses atritos.
Indique a dele também! o Kapiaba indicou Fivewin e por ai vai, eu não vejo da forma como eles veem.
Eu de uns tempos pra cá indico várias, porque já usei xDev, já usei xEdit e tenho aqui e uso de vez em quando, agora estou usando a HBIDE.
Não é difícil usar a HBIDE, trabalho com Hwgui também, já trabalhei com algumas GT´s mas pulei logo p/ HWGUI, quando vi a quantidade de funções que tem a gtWVW por exemplo, achei melhor usar a Hwgui.
Só que nesse caso o rapaz disse que usa LINUX, então eu penso que HBIDE é a melhor opção porque não irá muda nada quando ele usar no Linux/Windows.
Esse rapaz aqui já outro, perguntou qual IDE usar, eu vou dizer p/ pessoa usar xDev ? ou xEdit ? Se eu sei que a HBIDE tem mais recursos e se achar um problema tem quem possa corrigir.
Parece que somente eu estou usando a HBIDE, mas não, tem muita gente usando.
Agora eu irei indicar a Hwgui ou Minigui ou HBQT, ou qualquer outra que seja feita pelo Pritpal Bedi, Roberto Lopez ou Alexandre ou do Przemek sempre, porque é uma perda de tempo aprender gtwvw, gtwvg, para depois aprender uma delas.
Se vai usar única e exclusivamente GTWVW ou GTWVG tudo bem, agora evite usar como ponte para as outras, apenas isso que digo.
Se o Pritpal Bedi foi quem criou a GTWVG está aconselhando usar a HBQT eu vou contradizer a pessoa que criou as duas ?

Tem gente que gosta de usar a versão antiga ou uma bem estável mas antiga porque é o que ele domina, mas impedir os outros de experimentar, de ter sua opinião ?
Deixa o novato dizer, a HBIDE não gostei ou gostei, achei difícil ou fácil, tem bugs etc...
Porque que o aprendiz tem que usar notepad ? Uma má experiência com a HBIDE vai impedir a migração p/ Harbour ?
É porque a pessoa quer tudo mastigadinho, cheirosinho...lá no inicio tínhamos problemas muito piores e nem por isso afugentou as pessoas determinadas e que tem visão de futuro.

Sabemos que não existe a melhor, é questão de gosto, vamos avaliar elas para ter opinião própria.
Agora ficar querendo guiar, segurando a mão do principiante não é comigo não, vá para onde achar melhor.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
h1e1
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Tutorial para iniciante

Mensagem por h1e1 »

Olá a todos de novo, pessoal calma kkkkkkkkkkkk
pedi ajuda porque não conheço nada dessa linguagem.

Consegui instalar o xharbour usando esse link: http://www.girashop.com.br/xharbour/
Obrigado.

Tem algum link que ensine fazer um sisteminha básico para pegar a sitaxe e entender mais a linguagem?

O que tiverem pra me ajudar atender a linguagem.

Agradeço muito pela ajuda.
h1e1
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Tutorial para iniciante

Mensagem por h1e1 »

Eolo tenho conhecimento em mais na área web PHP, javascript, mysql e assim vai
no caso o que já criei em PHP dentro de wordpress http://www.williamluis.com.br/wp-cv-demonstracao/
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Tutorial para iniciante

Mensagem por Pablo César »

Toledo escreveu:Amigos, esta disputa que atualmente vem ocorrendo no fórum, um indicando isto e outro criticando e indicando outra opção, me lembra de um professor de matemática que sempre comparava as discussões em sala de aula como uma operação matemática de grandeza.

- Pablo está para HMG
- Kapiaba está para FiveWin
- fladimir está para Xailer
- sygecom está para HwGui
Sobrou pra todo mundo... Imagem   (Mas legal a comparação de discussões do professor)
Cada um usa o que acha melhor, mas o seu melhor pode não ser a melhor opção para outro, então o melhor a fazer é deixar o fanatismo de lado e se limitar em ajudar o colega.
Concordo. Isto é uma grande realidade.
Estas discussões podem confundir ainda mais quem está procurando ajuda, que pode até ir procurar ajuda em um outro ambiente, que seja mais profissional e saudável.
Desculpe Toledo, eu já difiro desta sua opinião em partes. Digo em partes porque você utilizou o "podem" e isso aliviou o pensamento, porque é apenas provabilidade apenas. E refiro-me mais ao meu comportamento aqui no fórum.
Eu cansei de explicar o por quê eu indico a HMG. Tudo pode parecer que é apenas fanatismo. Parte é e parte não é. Sei que vão rir... Imagem mas é que eu experimentei HMG, aprendi muito rápido, não tive complicação alguma (repito nenhuma) nas instalações e configurações e isso me abriu a mente para a migração do Harbour que eu antes DETESTAVA. Sim detestava o HARBOUR e o xHarbour (que o Leonardo o diga). Mas o faço, porque eu sou feliz com HMG e por favor, eu não desmereço nenhuma outra biblioteca nem muito menos linguagem de programação (isto eu não faço jamais). Eu só posso falar daquilo que eu conheço, lamento se outros não gostarem das minhas explicações. Eu apenas dou o meu testemunho, relato as minhas experiências, compartilho o meu conhecimento sobre o que eu manjo mais...

Estou fazendo esta minha "defesa" (defesa não seria o termo mais adequado) mas é com o intuito de aclarar que dar opiniões e de preferência de forma diversa é o que mais brilha no âmbito de fóruns. Claro ficar bitolado, não é legal (eu pareço um Imagem) e muito menos ficar falando mal de outras... todas tem seus pros e contras o importante é manifestar a opinião de cada um e o interessado em ser sábio, ver quem é bitolado e experimentar se for possível TODAS (como o Toledo fez).

E ainda opino mais. Aqui nesta comunidade, mesmo com as discussões acaloradas que as vezes ocorre, este é um ambiente muito sadio e fértil. Grande parte devemos ao grande amigo Toledo, que preocupa-se em manter a todos, indiferente da ferramenta que usa. Sempre e quando seja na linguagem xBase que é a nossa.

Parabéns Toledo, você é um grande líder e devemos muito a você mestre !

Um clip-abraço a todos ! (não estaríamos aqui se não fosse o velho Clipper)
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Tutorial para iniciante

Deixa o novato dizer, a HBIDE não gostei ou gostei, achei difícil ou fácil, tem bugs etc...
Porque que o aprendiz tem que usar notepad ?
Simplesmente porque quem é inciante, mais que provavelmente não utilizava editores gráficos que possui vários padrões como: ANSI e UNICODE.
E se a ferramenta não possui um editor próprio, algo temos que indicar para dar início. Mas tudo isso faz parte do mundo novo em Harbour, em programção GUI. Novos horizontes, novas ferramentas.
Uma má experiência com a HBIDE vai impedir a migração p/ Harbour ?
Não deveria. Não que a HBIDE seja ruim mas os insucessos também pode vir a queimar o fôlego cansado de um velho clippeiro, por exemplo.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Kapiaba
Colaborador
Colaborador
Contato:

Tutorial para iniciante

Mensagem por Kapiaba »

Código: Selecionar todos

22/08/2014  11:47    <DIR>          .
22/08/2014  11:47    <DIR>          ..
04/12/2014  15:29    <DIR>          bin
12/02/2015  15:57    <DIR>          include
24/11/2014  17:17    <DIR>          lib
02/10/2014  16:58    <DIR>          tests
Bom dia, veja se o seu xHarbour está assim, como acima.

Na pasta tests, tem vários exemplos, para você se basear.

Se não tiver a pasta tests, você baixar em:

http://www.xharbour.org/index.asp?page= ... tributions

Veja: Downloads - Source Code - Divirta-se.

Dúvidas, vá pergutando. abs.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Tutorial para iniciante

JoséQuintas escreveu:Tem gente que só quer entrar no Harbour.
Tem gente que vai querer também usar Android, Linux, Windows, OS/2.
Tem gente que vai querer telas Windows.
Tem gente que vai querer usar HBIDE.
Mas com certeza, todos vão usar Harbour.

Então limitando ao Harbour atende todos.
+1
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tutorial para iniciante

pode vir a queimar o fôlego cansado de um velho clippeiro,
Eu penso que neste caso o SO queima mais. A IDE a ser adotada é só um detalhe.
Quem escolheu sair agora do DOS p/ Windows lógico que são as pessoas mais apegadas, mais problemáticas, raro as exceções.
Pessoal que ainda usa DBASE III p/ alterar criar/alterar DBF´s, mode com1:=96,n,0 é por ai vai..., copy con... Esses são os que por força das avanços esperaram até onde puderam e realmente uma experiência ruim com qualquer coisa não só com a IDE pode fazer eles desistirem.

Salvo as exceções lógico que por n motivos não puderam acompanhar mais isso é raro.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tutorial para iniciante

Simplesmente porque quem é inciante, mais que provavelmente não utilizava editores gráficos que possui vários padrões como: ANSI e UNICODE.
É como eu disse antes, isso não é um problema do Harbour ou IDE´s, mas das pessoas. Quantos anos existe essas IDE´s ? Quantos anos existe windows ?
É a dificuldade da pessoa em adaptar-se ao novo. Qualquer linguagem depois do Win3.1 todas começaram a usar editores gráficos, quantos anos já se passaram ?
Escolha o Notepad++, Programers Notepad, etc, etc... não são coisas novas. Para os antigos, que estão chegando agora tudo é novo, mas por culpa de quem ? Usem o notepad ou o edit, é só para trazer p/ o Harbour, trocar o clipper. Ok, também concordo.

Mas vocês não podem negar que algumas pessoas que esperaram até agora p/ fazer a atualização p/ windows, são as mais difíceis de aceitar o novo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tutorial para iniciante

Tem algum link que ensine fazer um sisteminha básico para pegar a sitaxe e entender mais a linguagem?
Tá vendo, no caso em questão o H1e1 ele já programa em outras linguagens, e não conhece o xBase, vai indicar notepad, edit ?
Como ele não explicou, ele pode usar até o editor (IDE) que ele está acostumado.
Vai ensinar ele usar comandos do DBF ? ou mostrar como usar comandos SQL com Harbour ? Os quais ele já tem costume ?

Nem sempre a pessoa que está chegando é uma pessoa com 40 anos de Clipper cheia de melindres. Por isso as questões do EOLO serem respondidas é fundamental para entendermos como está o nível de conhecimento da pessoa.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tutorial para iniciante

Então agora entendendo melhor sua formação, eu indico vc usar o Harbour 3.2 do Git com MingW
Pode usar a IDE que está acostumado.
Baixe aqui os fontes.
https://sourceforge.net/projects/harbou ... e/download
Pode conversar com os desenvolvedores no GIT aqui, através da opção ISSUES

https://github.com/harbour/core

E como tens experiência em PHP, veja os projetos de CGI com Harbour
Na pasta contrib do Harbour 3.2
Tem lá HBTIP -> Biblioteca de comunicação p/ TCP/IP
HBCURL-> biblioteca que usa o CURLS Lib muito usada no PHPhttp://curl.haxx.se/libcurl/
HBHTTPD-> servidor WEB totalmente feito em Harbour.

E muitas outras coisas interessantes p/ vc.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
h1e1
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Tutorial para iniciante

Mensagem por h1e1 »

Obrigado Itamar, vou olhar ele aqui
Mais uma ajuda :p
como é modulo em harbour é usado % tbm?
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Tutorial para iniciante

Sim é.
https://vivaclipper.wordpress.com/2012/07/13/operators/
Harbour é feito todo em C, tem algumas coisas parecidas com PHP.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Harbour_%28compilador%29

Veja que o pessoal já adota a HBIDE como IDE padrão no Harbour. Use qualquer uma!
O problema são as mentes atrasadas pensa que todo mundo usa EDLIN ou VI para editar os fontes.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Responder