SEGURANÇA NO CLIPPER

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

kuwahara
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

SEGURANÇA NO CLIPPER

Mensagem por kuwahara »

OISSS. Estou com um grande dilema para o meu sistema de controle de caixa. No fechamento de caixa, pesquiso os movimentos efetuados na data desejada, pois quando da venda de algum item gravo o produto, quantidade, data, hora, etc.. Ai vem o meu problema. Se mudar a data do computador, este movimento não aparecera no fechamento. ou seja, o funcionário poderá ficar com este dinheiro (Meus clientes tem preguiça de contar o estoque). O que faço? Será que sempre que for atualizar algum banco de dados, preciso verificar a data? Obrigado pela atenção e espero que alguém tenha a solução (de preferencia bem simples hahaha)
Alessandro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Alessandro »

Uma solução para o seu problema é criar algum flag de conferência.

Ou seja após conferido o caixa peça para fechá-lo e mova o flag de fechado no seu arquivo, e caso não tenha sido fechado vc trará sempre os produtos na tela independente da data.

Veja bem, isso não é a solução mais adequada, é uma improvisação, seria bom você não misturar o movimento diário com de outros dias, seria interessante vc separar os itens em aberto diferentes do dia atual.

Inté

Alessandro
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Controle de estoque é fogo!

Eu faço da seguinte maneira:

1-O usuário do balcão digita o pedido e o mesmo entra na lista de orçamentos.
2-Automaticamente uma requisição é apresentada na tela de expedição.
3-O usuário do estoque levanta o estoque e libera o orçamento. Neste momento o estoque é baixado.
4-O usuário do crédito irá, após levantar a ficha do cliente efetivar o orçamento(lançando as condições, descontos, etc), tornando-o em pedido.
5- Após a confirmação do pedido as informações financeiras serão lançadas no financeiro conforme o que foi acordado nas condições de pagamento.

Para que uma trava de datas funcione é necessário que voce criterize para que as rotinas nunca sejam efetivadas se a DATA DO DIA for menor que a data gravada em seu arquivo de controle de fechamento(voce deverá criar este arquivo).

Voce também deverá criterizar para que não sejam feitos movimentos se o FLAG de fechamento ainda esteja em aberto no outro dia( este flag deverá ficar neste mesmo arquivo de controle de fechamento).

@braços :?)
Marcone
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Rotina de Data!

Mensagem por Marcone »

Amigo,

Eu faço da seguinte maneira.

Tenho em um .dbf de parâmetros o campo "data atual" a qual é atualizada somente no fechamento do caixa, no qual é adicionada de 1 tendo o cuidado de verificar se a data seguinte é domingo ou feriado podendo pular mais um dia ou não conforme a configuração de abertura da loja e tenho uma rotina de reabertura de caixa aonde o caixa esta diretamente vinculado a data aonde somente o gerente ou outro funcionário que tem o padrão de acesso com permissão de utilização da função.

Espero ter ajudado,
Marcone Costa
kuwahara
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por kuwahara »

Valeu pelas dicas. mas mesmo assim vou ter que alterar bem meu sistema. Obrigado a todos..... :-O
Vander
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Vander »

Amigo;

Se o seu caso for como o que eu tive a algun tempo, (o usuário alterava a hora do sistema e o sistema ficava louco, registros de entrada e saida com data/hora incorretos, etc...) eu contornei com uma rotina de verificação de data/hora. Se for o caso posso enviar para você.

Nota:
Se command.com for alterado você poderá continuar alterando a data e a hora, basta digitar no prompt do MS-DOS os comandoa que subistituiram os anteriores, tenho um command.com alterado da seguinte forma: TIME alterei para HHMM e DATE alterei para DMAA, então quando quero alterar a hora digito HHMM e não TIME e a data digito DMAA e não DATE.

Vander :xau
Vander
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Vander »

Amigo;

Se o seu caso for como o que eu tive a algun tempo, (o usuário alterava a hora do sistema e o sistema ficava louco, registros de entrada e saida com data/hora incorretos, etc...) eu contornei com uma rotina de verificação de data/hora. Se for o caso posso enviar para você.

Nota:
Se command.com for alterado você poderá continuar alterando a data e a hora, basta digitar no prompt do MS-DOS os comandoa que subistituiram os anteriores, tenho um command.com alterado da seguinte forma: TIME alterei para HHMM e DATE alterei para DMAA, então quando quero alterar a hora digito HHMM e não TIME e a data digito DMAA e não DATE.

Vander :xau
support sistemas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por support sistemas »

Caro Colega o unico meio que encontre foi ficar verificando se a data e Hora digitada ou atual for maior que a ultima gravada no banco.

Para mim funcionou
Responder