Como automatizar envio de mails pra Cad. Clientes?
Moderador: Moderadores
Então, colegas, preciso de sugestõess...
Eu tenho um DBF com nome e email dos clientes e a relação dos títulos vencidos e não pagos.
Gostaria de enviar por email uma Cartinha padrão pra cada um desses clientes, listando o título, a data de vencimento e o valor em aberto...
Qual provedor grátis é mais fácil de usar ? Qual rotina do harbour (ou externa) é mais seguro pra usar ? Como fazer essa cartinha padrão ?
Enfim, quais procedimentos vcs me recomendam usar ?
Grato
Eu tenho um DBF com nome e email dos clientes e a relação dos títulos vencidos e não pagos.
Gostaria de enviar por email uma Cartinha padrão pra cada um desses clientes, listando o título, a data de vencimento e o valor em aberto...
Qual provedor grátis é mais fácil de usar ? Qual rotina do harbour (ou externa) é mais seguro pra usar ? Como fazer essa cartinha padrão ?
Enfim, quais procedimentos vcs me recomendam usar ?
Grato
lugab
- Jairo Maia
- Moderador
Olá lugab,
O que você quer é perfeitamente possível, uso isso para várias coisas. Uso textos padrões em html para aviso de fatura vencida, recobrança e aviso de suspensão. Também quando é o caso monto em html boletins de interesse por seguimento, como notícias fiscais, etc., e faço o envio automático usando Hb_SendMail(), e funciona muito bem.
Penso que é possível ajudar dando alguma ideia com base no que tenho, mas informe os campos pra facilitar.
O que você quer é perfeitamente possível, uso isso para várias coisas. Uso textos padrões em html para aviso de fatura vencida, recobrança e aviso de suspensão. Também quando é o caso monto em html boletins de interesse por seguimento, como notícias fiscais, etc., e faço o envio automático usando Hb_SendMail(), e funciona muito bem.
Como é o nome das variáveis dos campos nome, email, número do titulo, data do vencimento, valor, e como você checa para saber que está em aberto? No meu caso, checo pela data de vencimento e se o campo data que pagou estiver vazio, esse é o caso.lugab escreveu:Eu tenho um DBF com nome e email dos clientes e a relação dos títulos vencidos e não pagos.
Não uso email gratuito, uso meu email institucional, mas por leitura e indicação de outros colegas, sei que o GMail é mais fácil de trabalhar. Não sei o limite de envios como funciona no GMail.lugab escreveu:Qual provedor grátis é mais fácil de usar ?
Penso que é possível ajudar dando alguma ideia com base no que tenho, mas informe os campos pra facilitar.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Oi, Jairoo, vamos lá.....
Tb farei a seleção pela data de vencimento e data pagamento, recusando os títulos já pagos
Acabei de criar uma conta no Gmail pra experimentar sua colaboração, é: camgabros@gmail.com
Grato, Jairo
Ainda nao gerei esse DBF, então poderei gerar ele com os campos : nome, dtvenc,email,valor....Como é o nome das variáveis dos campos nome, email, número do titulo, data do vencimento, valor, e como você checa para saber que está em aberto? No meu caso, checo pela data de vencimento e se o campo data que pagou estiver vazio, esse é o caso.
Tb farei a seleção pela data de vencimento e data pagamento, recusando os títulos já pagos
Acabei de criar uma conta no Gmail pra experimentar sua colaboração, é: camgabros@gmail.com
Grato, Jairo
lugab
-
Softwhouse
- Usuário Nível 3

Jairo,
Vc teria um exemplo de uso da função hb_SendMail()? Nunca conseguí fazer funcionar. Uso a classe CDO mas acho demorado o envio. Tem alguma coisa mais rápida?
Vc teria um exemplo de uso da função hb_SendMail()? Nunca conseguí fazer funcionar. Uso a classe CDO mas acho demorado o envio. Tem alguma coisa mais rápida?
Fernando
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Fernando,
Uso a HB_SendMail() com email institucional. Se for usar com email gratuitos, atente para as opções: lPopAuth, lNoAuth e principalmente a lTLS:
Uso a HB_SendMail() com email institucional. Se for usar com email gratuitos, atente para as opções: lPopAuth, lNoAuth e principalmente a lTLS:
Código: Selecionar todos
FuncTion Main()
Local Result
Local cServer := "" // coloque aqui seu provedor: mail.xxxx.com.br
Local nPort := 587
Local cFrom := "" // coloque aqui seu eamil: xxx@provedor.com.br
Local xTo := "" // coloque aqui o email destino
Local xCC := NIL
Local xBCC := {}
Local cSubject := "E-Mail enviado pela hb_sendmail"
Local cBody := "Email enviado pela hb_sendMail em: "+Tran( Date(), "@E" )+" - "+Time()
Local aFiles := {}
Local cUser := cFrom
Local cPass := "" // coloque aqui sua senha
Local cPopServer:= NIL
Local nPriority := 3
Local lRead := .F.
Local bTrace := .F.
Local lPopAuth := .T.
Local lNoAuth := .F.
Local nTimeOut := NIL
Local cReplyTo := NIL
Local lTLS := .F.
Local cSMTPPass := cPass // novamente sua senha
Result := hb_SendMail( cServer,; // servidor do email: mail.servidor.com.br
nPort,; // porta: 587
cFrom,; // seu email
xTo,; // email destino
xCC,; // com cópia
xBCC,; // cópia oculta
cBody,; // corpo do email (texto, ou arquivo .txt ou html)
cSubject,; // assunto
aFiles,; // matriz com o(s) arquivo(s) anexo(s)
cUser,; // novamente seu email (cFrom)
cPass,; // sua senha
cPopServer,; // nunca usei
nPriority,; // prioridade normal = 3
lRead,; // confirma leitura
bTrace,; // log do caminho usado pela função
lPopAuth,; // autenticar: .T.
lNoAuth,; // .F.
nTimeOut,; // tempo de tentaiva para se conectar
cReplyTo,; // responder para qual email (Nil = cFrom)
lTLS,; // requer TLS?
cSMTPPass ) // sua senha = cPass
If( Result, Hb_Alert("E-Mail enviado"), Hb_Alert("Erro ao Enviar o E-Mail") )
Return ( Result )Abraços, Jairo
-
Softwhouse
- Usuário Nível 3

Jairo,
Obrigado pelo exemplo, mas não consegui fazer funcionar. Se coloco lTLS= .T. dá a seguinte mensagem de erro:
Error BASE/1081
Operation not supported: TIPCLIENTSMTP:new()
O provedor é SMPT.GMAIL.COM e a porta 465.
Usando CDO funciona perfeitamente, até no IG.
Obrigado pelo exemplo, mas não consegui fazer funcionar. Se coloco lTLS= .T. dá a seguinte mensagem de erro:
Error BASE/1081
Operation not supported: TIPCLIENTSMTP:new()
O provedor é SMPT.GMAIL.COM e a porta 465.
Usando CDO funciona perfeitamente, até no IG.
Fernando
- Jairo Maia
- Moderador
Abraços, Jairo
- JoséQuintas
- Administrador

Antes de mais nada dê uma confirmada.
Justamente depois das alterações de 29/01 aqui parou de enviar email.
Já reportei o bug no Harbour, e reverti o meu pra antes dessa data.
Se estiver tentando num Harbour com essas alterações, pode não conseguir.
Quanto a email, um dos que estou usando é do terra.com.br
Mas se o cliente tiver email disponível, uso o dele.
Só pra ficar anotado, pra voltar atrás em atualizações, é este comando:
só indicar quantas alterações vai voltar atrás.
Justamente depois das alterações de 29/01 aqui parou de enviar email.
Já reportei o bug no Harbour, e reverti o meu pra antes dessa data.
Se estiver tentando num Harbour com essas alterações, pode não conseguir.
Quanto a email, um dos que estou usando é do terra.com.br
Mas se o cliente tiver email disponível, uso o dele.
Só pra ficar anotado, pra voltar atrás em atualizações, é este comando:
Código: Selecionar todos
git checkout master~72José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/