Clipper GasPro para Harbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Deizi Buganti »

Olá gente,

Sou completamente leiga na linguagem clipper e também em Harbour .. tenho olhado bastante o fórum aqui e tentando entender algumas coisas sobre os assuntos, em outros sites também, mas não tenho encontrado nada que me ajude muito como iniciante. Na empresa em que trabalho, utilizamos, na parte administrativa(cadastro de cliente, mercadorias, financeiro e etc) um sistema gerado no GasPro e gostaríamos de migrar ele para o Harbour e gerar então para 32 ou 64 bits, devido a evolução dos sistema operacionais fica difícil e bastante restrito as opções com o sistema em 16bits. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com um passo a passo(ou me informar se já existe algum) de como começar a migrar o sistema clipper GasPro para o Harbour, como proceder, quais arquivos abrir, o que alterar, no geral ... e então compilar e gerar executável. Compreendo que de repente achem que estou querendo algo muito "mastigado", mas realmente a dificuldade está enorme, não encontro nada que ajude a começar corretamente e que me auxilie em como agir. Peço desculpa se caso for considerado injusto meu pedido excessivo. Obrigada pela atenção, desde já agradeço aos que ajudarem.

OBS.: É minha primeira vez em um fórum, não sei bem como funciona.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Deizi, seja bem-vinda ao fórum!

A primeira coisa a fazer é instalar o Harbour, então siga o tutorial abaixo:

Migrar Clipper para Harbour

Como seu programa foi gerado pelo GasPro, então do tutorial acima faça apenas os passos 1 e 2.

Feito os passos 1 e 2 do tutorial acima, então copie da seção download do fórum o programa Gas4Harbour:

Gas4Harbour - Conversor GASPRO40 para Harbour
Este programa converte para Harbour os projetos criados com o gerador de sistema GASPRO40.

Com este programa não é necessário fazer qualquer alteração nos arquivos gerados pelo GASPRO40, basta apenas seguir estas instruções:

1 - Descompactar o arquivo em anexo dentro da pasta onde estão os arquivos (PRG,LNK,CH,etc) do programa gerado pelo GASPRO40.
2 - Copiar o arquivo GETSYS.PRG (que está na pasta C:\GASPRO40) também para a pasta do programa.
3 - Deletar os arquivos de índices dos arquivos de senhas (PWGRUPO1.NTX, PWTABEL1.NTX, PWUSUA1.NTX e PWUSUA2.NTX)

Feito isto, basta digitar: Gas4Harbour <NomedoArquivoLNK>

<NomedoArquivoLNK> = É o nome do arquivo LNK gerado pelo GASPRO40.
ATENÇÃO: o programa Gas4Harbour já foi testado várias vezes, mas por medida de segurança, faça uma cópia dos arquivos fontes (PRG) do seu programa antes de usar o Gas4Harbour.

Quando você for usar o Gas4Harbour, execute o atalho do arquivo SETARHB.BAT que você criou no passo 2 do tutorial que o link esta no início desta mensagem. Com isto você vai para o prompt do DOS, onde você deve entrar na pasta do programa e digitar o comando: Gas4Harbour NomedoArquivoLNK

Mais detalhes sobre o Gas4Harbour veja este tópico:
Convertendo Sistema do GASPRO para Harbour

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Boa tarde Toledo,

Muito obrigada pela atenção e com certeza, obrigada pela informação, vou instalar tudo o que o Sr. citou e tentar migrar o sistema. Qualquer dúvida eu volto a perguntar.

Abraços!
Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Boa tarde,

Estava observando a pasta do meu software, para localizar os arquivos que o Sr. citou no tutorial, acabei tendo algumas dúvidas. Vou tentar exemplificar aqui, para ver se pode me ajudar novamente..

1- Tenho no C:\ uma pasta com o nome do meu software que é "SIG" dentro dela tenho os arquivos que foram citados, para exclusão, PWGRUPO1, PWTABEL1, PWUSUA1 e PWUSUA2, mas eles não são .NTX como o Sr. exemplificou e sim extenção .NSX, a dúvida é: devo proceder da mesma maneira, excluido-os?

2- Dentro da pasta "SIG" no C:\, tenho outra, nomeada como "FSIG"(onde estão arquivos .PRG, os .CH, também tenho nela o GETSYS.PRG) e ainda tem outra pasta nomeada de "gaspro40" que presumo que seja a que você citou(onde também tenho o arquivo GETSYS.PRG) como o GETSYS.PRG já está na pasta do programa(que seria "FSIG") posso deixar como está, correto?

3- Na pasta "FSIG" tenho 4 arquivos com extenção .LNK(o SIG.LNK, o CL520MAX.LNK, o SIG_ADAP.LNK e o TT.LNK) e na pasta "gaspro40" tenho 1 arquivo extenção .LNK(o CLIPGAS.LNK) qual deles seria o correto para usar?

4- E para finalizar, gostaria de saber se vai interferir em algo quando for usar o gas4harbour, deixar normal a distribuição de arquivos nas pastas que citei, ou tenho que tirar o que está na pasta "FSIG" e simplesmente colocar tudo "misturado"(.PRG, .CH, .LNK, .NSX, etc ..) dentro da pasta principal "SIG" mantendo a pasta "gaspro40" ainda dentro da "SIG" normal como está.

Não sei se deu pra entender quais foram minhas dúvidas, mas é mais ou menos isso que consegui explicar assim em palavras, espero que possa me ajudar, gostaria de organizar isso antes de usar o gas4harbour, para não dar de repente algum problema devido a isso.

Obrigada desde já!

Abraços.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Olá Deizi, por medida de segurança é bom criar uma nova pasta para esta nova versão do seu programa, assim o conteúdo da sua pasta C:\SIG ficará protegido.

Então, para resumir e respondendo todas as suas perguntas, faça o seguinte:

1 - crie uma pasta chamada C:\SIGHB no seu computador.
2 - dentro da pasta C:\SIGHB crie um sub-pasta chamada FONTES.
3 - copie todos os ARQUIVOS que estão na pasta C:\SIG e cole na pasta C:\SIGHB.
4 - copie todos os ARQUIVOS que estão na pasta FSIG e cole na pasta C:\SIGHB\FONTES.
5 - na pasta C:\SIGHB delete todos os arquivos com extensão NSX e também o arquivo SIG_TEMP.SYS.
ATENÇÃO: se o seu programa estiver configurado para trabalhar em rede, pode ser que o arquivo SIG_TEMP.SYS tenha um outro nome, no lugar de _TEMP pode estar as 4 última letras do nome do computador na rede.
6 - delete o arquivo SIG.EXE que está na pasta C:\SIGHB.
7 - Descompactar o Gas4Harbour dentro da pasta C:\SIGHB\FONTES (onde estão os arquivos PRG).
8 - Execute o atalho do arquivo SETARHB.BAT e digite:

CD\SIGHB\FONTES

Depois digite:

Gas4Harbour SIG

Feito isto o programa será convertido e compilado.

Se não ocorrer nenhum erro na compilação, o arquivo SIG.EXE será criado dentro da pasta C:\SIGHB\FONTES. Copie este arquivo SIG.EXE para a pasta C:\SIGHB e execute o mesmo. Ai será solicitado os DIRETORIOS DE TRABALHO, que todos os campos já vão estar preenchidos com C:\SIGHB, então é só ir dando ENTER até o programa solicitar a senha. Agora é só fazer um teste com o programa.

Se o teste der tudo certo, então basta copiar o arquivo SIG.EXE que está na pasta C:\SIGHB\FONTES para a pasta original do seu programa C:\SIG.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Boa tarde,

Fiz esses passos que o Sr. me indicou e não deu certo ...

Minha dúvida de agora é a seguinte:
- Baixei o gas4harbour e o harbour, aí segui os passos de instalação, fiz os passos que o senhor indicou na última respostas, ele gera o executável, mas no meu windows 8.1 ele não roda. Esse executável que ele gera é em 64 ou 32 bits?

Obrigada pela atenção.

Abraços!
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Deizi Buganti escreveu:Esse executável que ele gera é em 64 ou 32 bits?
O executável será de 32 bits, mas pode ser executado tanto em 32 bits como também em 64 bits.
Deizi Buganti escreveu:ele gera o executável, mas no meu windows 8.1 ele não roda.
Você tem certeza que o arquivo EXE foi gerado? Será que na pasta C:\SIGHB\FONTES já não existia um SIG.EXE que foi compilado com o Clipper?
Para testar se a compilação com o Harbour esta dando certo, faça o seguinte:

1 - delete o arquivo SIG.EXE que está na pasta C:\SIGHB\FONTES.
2 - delete também o arquivo SIG.EXE que está na pasta C:\SIGHB.
3 - execute o atalho do arquivo SETARHB.BAT e digite:

CD\SIGHB\FONTES

Depois digite:

HBMK2 SIG.HBP

Se tudo estiver certo, o programa será compilado novamente... ai verifique se o arquivo SIG.EXE foi criado dentro da pasta C:\SIGHB\FONTES.

Se o arquivo SIG.EXE foi criado, copie ele para a pasta C:\SIGHB e execute o programa novamente e faça outro teste. ATENÇÃO: para este teste você tem que executar o arquivo SIG.EXE que está dentro da pasta C:\SIGHB.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Boa tarde Sr. Toledo,

Bom, testei novamente desde o começo e ainda assim não consegui, não sei se estou excluindo o arquivo errado ou então deixando de excluir algum que deveria .. na última vez que testei, ele inicia a compilação no prompt de comando e no fim apresentou este erro e acabou nem gerando executável:

"No code generated."
"hbmk2[SIG]: Erro: Executando o compilador Harbour <interno>: 1"

Mas enfim, vou citar a seguir passo a passo o que eu fiz e quais são os arquivos que estão em cada pasta, peço que se puder olhar e me dizer aí qual excluir e o que mudar ficaria muito agradecida, pois acho que estou excluindo algum errado, ou estou seguindo o procedimento errado.

1- Baixei o Harbour e instalei o mesmo, realizando o procedimento dos passos 1 e 2 do tutorial, gerei o SETARHB.BAT também.

2- Baixei o Gas4Harbour.

3- Criei a pasta C:\SIGHB e coloquei nela os arquivos da pasta C:\SIG. (Em anexo coloquei uma pasta com nome de: SIGHB e nela imagens dos arquivos que tenho na pasta.)

4- Criei dentro da pasta C:\SIGHB a pasta FONTES e nela coloquei todos os arquivos que tenho na pasta FSIG. (Em anexo coloquei uma pasta com nome de: FONTES e nela imagens dos arquivos que tenho na pasta FONTES.)

5- Os arquivos que estão na pasta gaspro40 dentro da pasta C:\SIG, posso ignorar, certo?

Se puder dar uma olhada nas imagens e me dizer quais arquivos mexer(excluir, recolocar, etc ..)... Fico muito grata pela atenção e no aguardo de uma resposta.

Abraços,
Anexos
FONTES.zip
Arquivos que se encontram na pasta C:\SIGHB\FONTES.
(443.55 KiB) Baixado 455 vezes
SIGHB.zip
Arquivos que se encontram na pasta C:\SIGHB.
(172.57 KiB) Baixado 379 vezes
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Olá Deizi, respondendo suas perguntas:

1 - ok, correto!

2 - ok, depois você tem que descompactar o Gas4Harbour dentro da pasta C:\SIGHB\FONTES.

3 - ok, tudo certo, apenas deletar o arquivo SIG.EXE que aparece na imagem SIGHB5.PNG como Aplicativo e o tamanho de 1.358. Delete também os arquivos PWGRUPO1.NSX, PWTABEL1.NSX, PWUSUA1.NSX e PWUSUA2.NSX. Os demais arquivos NSX você pode deixar na pasta, não precisa deletar.
Nesta pasta você teria que deletar também o arquivo SIG_TEMP.SYS, que não está aparecendo nas imagens que você enviou, provavelmente porque o seu Windows Explorer (ou Meu Computador) não está configurado para mostrar os arquivos ocultos ou arquivos do sistema. No Windows Explorer em "Opções de pastas" você tem que selecionar "Mostrar pastas e arquivos ocultos" e desmarcar "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional". Com isto você vai conseguir ver o arquivo SIG_TEMP.SYS e deletar o mesmo.

4 - ok, tudo certo, apenas deletar o arquivo SIG.EXE que aparece na imagem FONTES7.PNG como Aplicativo e o tamanho de 1.358.

5 - Certo, pode ignorar.
Deizi Buganti escreveu:"No code generated."
"hbmk2[SIG]: Erro: Executando o compilador Harbour <interno>: 1"
Bom, se está ocorrendo algum erro na compilação, então o EXE não vai ser gerado. Neste caso tem que ver qual o motivo deste erro. Geralmente quando ocorre algum erro na compilação com o Harbour, é apresentada uma mensagem de erro mais completa do que a que você postou acima, então se for possível copie toda as mensagem de erro apresentada e cole aqui neste tópico, assim será mais fácil descobrir onde está o problema na compilação.

Obs.: para copiar a mensagem de erro que aparece na compilação, posicione o mouse sobre a mensagem e clique o botão da direita, depois escolha a opção "Selecionar tudo" e logo em seguida pressione ENTER. Feito isto, tudo que estiver na tela do DOS será copiado para a área de transferência, assim você poderá colar (CTRL+V) aqui na sua próxima mensagem.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Boa noite,

Eu coloquei para mostrar os arquivos ocultos e o único arquivo .SYS que apareceu foi: SIG_2003.SYS. Será que é esse?

Fiz novamente os passos pedidos e tudo que ocorre do DOS é isso e no fim, o erro é o que citei anteriormente.

[Mensagem editada] mensagem de erro muito grande, excluir as primeiras linhas, onde não existia erro algum.
Generating C source output to '.hbmk\win\mingw\SIG_P073.c'... Done.
Compiling 'RKFUNC.PRG'...
Lines 83, Functions/Procedures 5
Generating C source output to '.hbmk\win\mingw\RKFUNC.c'... Done.
Compiling 'RKFUNC.PRG'...
Lines 83, Functions/Procedures 5
Generating C source output to '.hbmk\win\mingw\RKFUNC.c'... Done.
Cannot open NSX_NTX.PRG, assumed external

No code generated.
hbmk2[SIG]: Erro: Executando o compilador Harbour (interno): 1

C:\SIGHB\FONTES>

O que será que pode ser? Fiz exatamente o que o Sr. disse, apaguei os arquivos que pediu ...

Fico no aguardo, obrigada!

Abraços,
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Está faltando o arquivo NSX_NTX.PRG.

Verifique se você o tem em alguma outra pasta e copie para a pasta onde estão os demais arquivos .PRG. Feito isto, tente novamente.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Olá Deizi, como já disse o nosso amigo Alexandre (alxsts), o erro é que está faltando o arquivo NSX_NTX.PRG dentro da pasta C:\SIGHB\FONTES.
Deizi Buganti escreveu:Cannot open NSX_NTX.PRG, assumed external
A mensagem acima indica que "não é possível abrir o NSX_NTX.PRG".

Pelo que pude observar nas imagens que você enviou em sua mensagem anterior, realmente o arquivo NSX_NTX.PRG não existe nem na pasta C:\SIGHB e muito menos na pasta C:\SIGHB\FONTES. Na imagem FONTES5.PNG tem apenas o arquivo OBJ deste arquivo, que para compilação com o Harbour não vai servir, tem que ser mesmo o arquivo PRG (NSX_NTX.PRG).
Bom, o fato do OBJ deste arquivo (NSX_NTX.OBJ) existir, é que também existiu o NSX_NTX.PRG, pois o primeiro (OBJ) tem origem na compilação do segundo (PRG). Então, siga a orientação do nosso amigo Alexandre, verifique se o arquivo NSX_NTX.PRG não está em outra pasta, e se você encontrar o arquivo, copie ele para a pasta C:\SIGHB\FONTES e depois tente compilar o programa novamente.
Deizi Buganti escreveu:Eu coloquei para mostrar os arquivos ocultos e o único arquivo .SYS que apareceu foi: SIG_2003.SYS. Será que é esse?
Provavelmente seja este mesmo o arquivo, pois como já disse em uma das minhas mensagens anterior, o final do nome deste arquivo (2003) pode ser os 4 últimos caracteres do nome do seu computador na rede. Bom, se existe só este arquivo SYS na pasta C:\SIGHB, delete ele desta pasta.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Bom dia,

Fiz uma varredura completa nos discos, em toda e qualquer pasta e não encontrei esse arquivo NSX_NTX.PRG .. somente .OBJ. Tem como criar esse arquivo? No que ele consiste? Se tiver, como devo proceder?

Obrigada, abraços.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Deizi Buganti escreveu:Tem como criar esse arquivo? No que ele consiste?
Infelizmente não tem como criar o arquivo e muito menos saber o que ele faz. Pelo nome do arquivo deve ser alguma coisa relacionada com os arquivos NSX.
Se você tiver algum contato com o programador que desenvolveu o sistema, pode ser que ele tenha este arquivo.

Uma outra saída seria descompilar o arquivo OBJ, mas ai teria que ver este arquivo NSX_NTX.OBJ para saber se seria possível descompilar.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Deizi Buganti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Bom dia,

Entendi .. como descubro se é possível descompilar o arquivo NSX_NTX.OBJ. E se for possível, descompilando ele, será gerado o NSX_NTX.PRG?

Grata.
Responder