O SISTEMA NAO OCUPA TELA INTEIRA NO WINDOWS 98

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

CDV
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

O SISTEMA NAO OCUPA TELA INTEIRA NO WINDOWS 98

Mensagem por CDV »

OLA GALERA.

ESTOU COM UM PROBLEMA QUE QUANDO ENTRO NO SISTEMA A TELA
NAO OCUPA A TELA INTEIRA, APENAS UMA PARTE, POIS JA CONFIGUREI
EM PROPRIEDADES PARA USAR A TELA INTEIRA, SERA QUE A PLACA DE
VIDEO ESTA COM PROBLEMA.

OBRIGADO.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Nos primeiros modelos de placas on-board, haviam um erro nestas placas que quando vc usa determinados sistemas operacionais no modo de video 3, que tem 80 colunas por 25 linhas, as 3 ultimas linhas nao apareciam, existem 3 opções para resolver o problema.

1 - Baixar um programa para ser carrega no config.sys ou autoexec.bat que temporize o processador e corrija o problema, em meu site tem alguns programas que fazem isto, mas podem não funcionar em todas as placas

2 - Reduzir a velocidade do barramento da placa mãe, consequentemente isto implica na redução de velocidade do processador em alguns casos, este problema é muito comum em placas rodando a 100Mhz no barramento com video on-board.

3 - Usar uma pequena rotina em C para mudar o modo de video para o 2, que tem tambem 80 colunas por 25 linhas, so que sem explicação nenhuma neste modo de video tudo funciona normalmente, esta foi a solução que usei a 5 anos atrás, eu fui testando todos os modos de videos em C e o modo 2 e 3 são identicos, diferenciam-se um do outro por causa do numero de página na tela, mas nunca vi programa que usasse mais que a primeira pagina, então foi a solução que adotei.

Se não conseguir fazer algo em C, me mande um e-mail que monto uma pequena rotina para vc usar com o clipper, não vou postar nada aqui pois não tenho pronto, se precisar entra em contato e postamos algo definitivo aqui no forum.

Estes erros eram muito comuns nas primeiras placas SIS.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Responder