Bom, essa sigla SGDB,pra ser mais preciso é o que mesmo?Itamar M. Lins Jr. escreveu:Depende do que vocês irão fazer. Se for adotar qualquer (SGBD) vc terá que reescrever tudo.4 - Quais as alterações nos programas/módulos temos que fazer?
grato!
Moderador: Moderadores

Bom, essa sigla SGDB,pra ser mais preciso é o que mesmo?Itamar M. Lins Jr. escreveu:Depende do que vocês irão fazer. Se for adotar qualquer (SGBD) vc terá que reescrever tudo.4 - Quais as alterações nos programas/módulos temos que fazer?

Prezado F.Freire, as respostas pra suas 3 respostas (já disse anteriormente) são:FFreire escreveu:Prezado...
Se vc tem uma aplicação em funcionamento em clipper/dbfntx... no meu ponto de vista, a evolução seria:
1. Harbour/DBFCDX...tendo dai o 32 bits e as tabelas com maior confiabilidade.
2. Harbour/Biblioteca gráfica (seja ela: minigui, hwgui, etc) e DBFCDX... evoluindo assim para modo gráfico.
3. Harbour/Biblioteca gráfica escolhida/SQL (mysql,postgres,mariadb,etc), se bem que te adianto que se sua aplicação for pequena, não compensa ir para sql e sim manter os DBF/CDX e de repente usar LETODB, que por enquanto estou testando e parece bem estável...
Então em resumo, tem como continuar com o xBASE e usar o que há de melhor que é oferecido a ele...não vejo o porque de ir para Delphi... mas enfim é apenas a minha opinião !!
F.Freire

Realmente prezado Itamar, essa desunião é que me faz melhorar meus conhecimentos no Delphi. E, como disse, sei muita coisa no DELPHI (não sou um expert) mas não sei o quanto sei clipper. Mas, entre C#, C++, PHP e até mesmo o Harbour com bibliotecas gráficas, o delphi já domino um pouco e já tenho até um aplicativo funcionando.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Com certeza não vai funcionar.2 - se atualizar para esse dbf/64 bits vai funcionar no delphi?
Por que vc está usando o Delphi ?
Migre para harbour e troque p/ CDX, depois use a Minigui, ou Hwgui para fazer as telas iguais como faz no Delphi.
O que tem no Delphi que não pode ser feito com Harbour ?
Se quer uma coisa mais profissional use Xailer, que é a ÚNICA IDE profissional boa p/ Harbour, não vai sentir saudades do Delphi.
A Minigui é boa mas não está no nível do Xailer, a Hwgui peca porque nós os usuários dela não temos união, cada um usa uma versão da Hwgui.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

O google é seu amigo!Bom, essa sigla SGDB,pra ser mais preciso é o que mesmo?
Saudações,


Então, como você mesmo disse prezado Itamar, não tem jeito É PRECISO REFAZER TUDO, todos terão que fazer. E, como não ganho dinheiro com informática apesar dos 29 anos, fiquei dormindo no ponto. Estou procurando até ajuda do SEBRAE pois não posso continuar admitindo essa derrota. Já tentei até mesmo esquecer que aprendi um dia na vida a programar. Fiquei um bom tempo com raiva desse "tal de computadô", mas toda vez que sento na frente dele e vejo novidades e pessoas/empresas ganhando rios de dinheiro, isso me corrói, mói e dói por dentro, pois não consigo esquecer (dar um branco, um delete) que sei programar...Itamar M. Lins Jr. escreveu:Trabalho com DBF e uso o LETODB, meus clientes não querem saber se uso DBF ou Oracle, me cobram apenas resultados.3 - banco de dados estável e aceito em qualquer lugar;
Quando o DBF ficar limitado "para meu propósito" eu passarei para outra opção, por enquanto usando TCP/IP com o Letodb, não tenho nenhum problema de corrupção de índices, nem lentidão, isso não significa que não estudei ou usei os comandos do SQL continuo lendo, estudando. Temos diversos tutores para aprender SQL, livros etc...
Você já deu seu veredicto. Não existe milagres.queiram compartilhar por favor, pois ter que aprender a fazer formulários e ainda a criar funções/comandos SQL já não disponho tanto assim de tempo, e, ainda correndo o risco de não ter muito espaço no mercado,
Eu tenho 45 anos 4 filhos e um neto, e desde a infância do Harbour eu o acompanho. É preciso dedicar tempo p/ aprende coisas novas.
Ou vc aprende Harbour/Java/Delphi/etc ou está fora do mercado.
PAF/TEF... está tudo em transformação agora é NFE/NFCe/S@T... PAF e TEF ficaram para traz! Não tem mais Sintegra, agora é SPED e a roda gira...
Desktop em desuso, agora o pessoal só me pede Tablet/Smartphone para os vendedores...Aqui em qualquer restaurante por exemplo, os garçons estão usando smartphones e ou tablets...
EXISTE e eu já postei o link.Então, se tivesse uma forma de manter meu banco de dados antigo DBF/NTX e o DELPHI (OBJECT PASCAL) lê-se da mesma forma em que trabalhamos e somos acostumados com os índices eu nem teria aberto esse "tópico/post";
http://www.apollodb.com/apollo_embedded.aspIncludes everything you need!
DBF Support - CA-Clipper, FoxPro 2.6 files (DBF/NTX/DBT, DBF/CDX/FPT, DBF/NSX/SMT)
O Harbour suporta os índices do Clipper, porém o Clipper não suporta os novos campos e o formato (DBF+64Bits) do Harbour.
SQL é praticamente reescrever tudo do ZERO!
Não tem nada dos comandos do DBF(USE/SEEK/LOCATE/PACK/REPLACE/GOTO/GOTOP/GOBOTTOM/etc,etc)
A tela dos gets/reads etc... então é melhor vc deixar o Harbour(xBase) e ficar, aprofundar mais no Delphi(comunidade mais forte) e/ou partir para o Embarcadeiro XE8.
De qualquer forma é preciso aprender.
Com o Harbour vc encurta mais seu aprendizado porque tem muitos comandos xBase.
Mas se quer ir para uma LIB GRÁFICA e SQL, não tem jeito, é preciso refazer tudo, todos que não fizeram isso ainda, estão fazendo, irão fazer. Ou ficarão sem saber como fazer.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Prezado Fladimir, os seus comentários muito estão batendo com meu raciocínio...fladimir escreveu:Colega pelo q vc explicou vejo q a melhor solução não seria ir pra Delphi, pq como vc mesmo disse não dispõe de tempo hábil
Fica no Harbour com 1 lib gráfica pra ter teu sistema visual e mantém tuas tabelas por enquanto até vc migrar pro visual.
Com o Harbour + lib Visual + DBF/CDX vc consegue atender teus clientes já dando o impacto visual q vc busca e na parte de tabelas é como o Itamar falou, vc precisa apresentar resultados, ou seja, se é pra interligar da pra usar o LETODB, TS etc.
Ai vc homologa PAF-ECF se tão te exigindo ai e outras mais.
Ai depois muda pra Banco.
Isso foi o q eu fiz
Tenho 1 de meus sistemas Retaguarda Console e Frente de Caixa (Visual), trabalho com DBF+CDX, uso troca de arquivos mas estou mudando pra LETODB
Tb tenho alguns módulos específicos q são tb visuais e já estão em Banco MariaDB.
Qdo me sobrar mais um tempinho mudo tudo pra banco SGBD MariaDB pra poder flexibilizar o acesso a outras linguagens (PHP, etc)
Não é querer jogar areia no teu projeto, mas eu tive esse paradigma q vc teve em 2011, contratei 1 programador Delphi e depois de 4 meses vi q estava jogando dinheiro fora, desperdiçando o tempo dele e o meu, ai fui pra SP (Impacta Tecnologia) fiquei Novembro/Dezembro/Janeiro/Feveireiro 2012 fiz PHP, CSharp, MySQL, Javascript... Legal td muito bom e poderoso.
No teu caso pelo q eu li vc já usa uma lib gráfica a MiniGui, correto? Pq então querer sair disso se vc permaneceria no Delphi com DBF/CDX, seria a IDE? Se for pela IDE um dos motivos não precisa ir pra Delphi, se vc não esta contente com a MINIGUI vai pra outra lib gráfica q tenha IDE, assim vc aproveita muito, mas muito mesmo suas funções já existentes, além das funções nativas da linguagem q vc já conhece e continua com DBF/CDX, homologa teu sistema e pronto.
Mas analisa ai o q vc acha melhor, se for no mundo xBase tamo junto... []´s
é o que estou vivendo (adormecendo no tempo na verdade) desde 1998, pois ficava pensando que a CA CLIPPER iria finalmente soltar no mercado o CLIPPER FOR WINDOWS (VISUAL OBJECT) e isso nunca aconteceu e foi aí que comprei uma apostila de DELPHI (7) e comecei a aprender, só que a vida anda muito rápido. Aí tentei também PHP, JAVASCRIPT, HTML5, JAVA, C++, C#, mas, achei tudo muito difícil, por não dispor de tempo e dinheiro.Comecei a recriar meu sistema do ZERO na outra linguagem... estava dando certo, mas vi q ia demorar MUITO, exemplo pegar parte da string (já te vem na cabeça as funções e comandos xBase como SUBSTR, trocar tal caracter na string já vem STRTRAN..) na outra linguagem td era novo, estava dando certo mas eu perdia muito tempo, ai eu conheci a lib gráfica q uso hj e resolvi testar e me encontrei, aproveito minhas funções e altero/crio a parte visual..... pensei já q meu objeto é gráfico e banco, mas primeiramente gráfico peguei 1 pequeno PROJETO pra ver se ia dar certo e fiz, estou usando desde 2012 a contento.
Bom, preciso aprender esse macete que você aprendeu e se puder ir mais longe, me ensinar os trâmites para homologar meu software e saber se ele entra numa lista para que as empresas (futuros cliente) me liguem como é na OAB (ORDEM DOS ADVOGADOS), onde os advogados recém-formados nem precisam de propaganda (aliás nem podem fazê-la através da mídia: rádio/tv, etc) e os clientes vão aparecendo.Com o Harbour + lib Visual + DBF/CDX vc consegue atender teus clientes já dando o impacto visual q vc busca e na parte de tabelas é como o Itamar falou, vc precisa apresentar resultados, ou seja, se é pra interligar da pra usar o LETODB, TS etc.
Ai vc homologa PAF-ECF se tão te exigindo ai e outras mais.
Ai depois muda pra Banco.
Isso foi o q eu fiz


Código: Selecionar todos
// SQL Server / ADS
SELECT TOP 10 * FROM CLIENTES
// MySql
SELECT * FROM CLIENTES LIMIT 10
Código: Selecionar todos
SELECT DUPLICATA, CODCLIENTE, NOMECLIENTE FROM ARQDUPLIC
LEFT JOIN CLIENTES ON DUPLICATA.CODCLIENTE = CLIENTES.CODCLIENTE
ORDER BY NOMECLIENTE



