Porta serial no Harbour
Moderador: Moderadores
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Porta serial no Harbour
Hasse,
Relendo o topico, eu percebi que está usando Harbour e nem todas as funções da CA-TOOLS foi para o Harbour, pode pegar as funções migradas da CA-TOOLS para o Harbour cno ChangeLog do Harbour:
https://raw.github.com/harbour/core/mas ... ngeLog.txt
Relendo o topico, eu percebi que está usando Harbour e nem todas as funções da CA-TOOLS foi para o Harbour, pode pegar as funções migradas da CA-TOOLS para o Harbour cno ChangeLog do Harbour:
https://raw.github.com/harbour/core/mas ... ngeLog.txt
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Porta serial no Harbour
Bom dia Leonardo.
Realmente estou compilando com o Harbour 3.1.4, com HBCT.lib.
Estou muito satisfeito pois o aplicativo está funcionando muito bem.
Tive dificuldades na conexão serial com um aparelho de análises. No início pensei que a LIB fosse a culpada. Acabei por descobrir que a "culpa" era do aparelho, que é muito exigente. Ele requer que um ACK seja disparado imediatamente após o término de transmissão de uma linha. Qualquer atraso gera um erro.
De qualquer forma agradeço a tua sempre fraterna atenção e gentileza.
Esta foi minha primeira incursão na programação MiniGui. Preciso aprender muito ainda.
Um detalhe que eu gostaria de contornar é o seguinte:
-Para que o aplicativo esteja sempre atualizado uso um BAT para copiar o executável do Servidor para o terminal local.
-Eu já ensinei que a janela pode ser encerrada, mas os operadores nem sempre o fazem.
Existe alguma forma de "fechar" esta janela automaticamente ?
Realmente estou compilando com o Harbour 3.1.4, com HBCT.lib.
Estou muito satisfeito pois o aplicativo está funcionando muito bem.
Tive dificuldades na conexão serial com um aparelho de análises. No início pensei que a LIB fosse a culpada. Acabei por descobrir que a "culpa" era do aparelho, que é muito exigente. Ele requer que um ACK seja disparado imediatamente após o término de transmissão de uma linha. Qualquer atraso gera um erro.
De qualquer forma agradeço a tua sempre fraterna atenção e gentileza.
Esta foi minha primeira incursão na programação MiniGui. Preciso aprender muito ainda.
Um detalhe que eu gostaria de contornar é o seguinte:
-Para que o aplicativo esteja sempre atualizado uso um BAT para copiar o executável do Servidor para o terminal local.
-Um janela console se abre e permanece aberta até o encerramento do aplicativo HBComZ1.CD \HBCom
COPY \Server\Apps\HBComZ1.exe
HBComZ1
-Eu já ensinei que a janela pode ser encerrada, mas os operadores nem sempre o fazem.
Existe alguma forma de "fechar" esta janela automaticamente ?
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Porta serial no Harbour
Amiguinho,
Voce está executando o mesmo através de arquivo de lote?
Se o programa é executado apenas para fazer uma operação e não necessita ficar ativo, force dentro dele para se fechar.
O fato de se usar arquivo de lote é prender ela pelos comandos executados dentro do lote.
Ao invés de usar este lote crie outro que execute os comandos assim:
Tente e veja se ainda assim melhora.
Voce está executando o mesmo através de arquivo de lote?
Se o programa é executado apenas para fazer uma operação e não necessita ficar ativo, force dentro dele para se fechar.
O fato de se usar arquivo de lote é prender ela pelos comandos executados dentro do lote.
Ao invés de usar este lote crie outro que execute os comandos assim:
Código: Selecionar todos
cmd.exe CD \HBCom
cmd.exe COPY \Server\Apps\HBComZ1.exe
cmd.exe HBComZ1
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- Jairo Maia
- Moderador
Porta serial no Harbour
Olá Hasse,
Se for o que entendi, você pode pelo seu aplicativo verificar a data e hora de criação do arquivo no servidor, comparar com o arquivo local, tudo isso em frações de segundos, e se forem diferentes da máquina local, então você avisa o usuário que vai sincronizar as versões, e chama o bat de atualização abortando seu sistema.
Você faz isso a cada vez que abre o sistema no terminal? Ou não entendi nada?Hasse escreveu:Para que o aplicativo esteja sempre atualizado uso um BAT para copiar o executável do Servidor para o terminal local.
Se for o que entendi, você pode pelo seu aplicativo verificar a data e hora de criação do arquivo no servidor, comparar com o arquivo local, tudo isso em frações de segundos, e se forem diferentes da máquina local, então você avisa o usuário que vai sincronizar as versões, e chama o bat de atualização abortando seu sistema.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Porta serial no Harbour
Jairo,
Estou precisando muuuuito fazer a leitura do peso de uma balança toledo prix III plus. Peguei o seu exemplo, compilei, mas tem mim retornado sempre ERRO NA LEITURA DO PESO!
Conforme o manual, as configurações de porta para essa balança devem ser: 4800 baud, 8 bit de dados, sem paridade e 1 stop bit.
Coloquei exatamente dessa forma mas NAO FUNCIONOU! Detalhe: tenho um utilitario aqui do acbr para leitura de balanças e com ele consigo pegar o peso.
Estou fazendo algo errado??
(nao queria depender do acbr para ler peso dessa balança)
Estou precisando muuuuito fazer a leitura do peso de uma balança toledo prix III plus. Peguei o seu exemplo, compilei, mas tem mim retornado sempre ERRO NA LEITURA DO PESO!
Conforme o manual, as configurações de porta para essa balança devem ser: 4800 baud, 8 bit de dados, sem paridade e 1 stop bit.
Coloquei exatamente dessa forma mas NAO FUNCIONOU! Detalhe: tenho um utilitario aqui do acbr para leitura de balanças e com ele consigo pegar o peso.
Estou fazendo algo errado??
(nao queria depender do acbr para ler peso dessa balança)
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Porta serial no Harbour
bom nao conheço bem digamos esse tipo de balança mais digamos que vc bote 1kg ela retorna alguma string que equivala ao peso nao?
se for seguindo essa ideia , vc coloca 1kg e v o retorno que dá cria uma tabela e acho que dará certo, posso ta falando bobagem mais é pelo que digamos imaginei
se for seguindo essa ideia , vc coloca 1kg e v o retorno que dá cria uma tabela e acho que dará certo, posso ta falando bobagem mais é pelo que digamos imaginei
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
Porta serial no Harbour
Jairo,
Nunca trabalhei com COMUNICAÇÃO DIRETA com portas seriais.
O manual da balança diz:
Obtendo o peso da balança:
[ENQ]
Vc envia o codigo "05" para obter o peso da balança... não entendi!
Janio
Nunca trabalhei com COMUNICAÇÃO DIRETA com portas seriais.
O manual da balança diz:
Obtendo o peso da balança:
[ENQ]
Vc envia o codigo "05" para obter o peso da balança... não entendi!
Janio
fui...
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Porta serial no Harbour
Bom dia
Não conheço as exigências da citada balança, mas há algumas regras que a "maioria" das comunicações seriais usa.
1)-Abrir a Porta Serial.
2)-Início da comunicação:
3)-Veja no manual se o [ENQ] não necessita de um comando que precede esta instrução. Tipo [STX] + [ENQ], onde
STX é CHR(2)
4)-Para você receber o retorno de uma serial você precisa criar uma variável para receber esta informação, tipo:
A partir deste ponto você pode ler e manipular o resultado que veio da balança, lembrando que todas as comunicação seriais são em modo texto puro.
A porta serial é uma forma de comunicação muita antiga, e por isso eu a chamo de "burra", ou seja, via programação, você precisa dizer exatamente o que você deseja, e seguindo estritamente as exigências impostas pelo fabricante.
Como exemplo cito: Alguns fabricantes exigem que, após recebido o retorno da informação solicitada, é necessário que se retorne o equivalente ao "recebido corretamente" ou "não recebido corretamente". Isto é feito com os valores [ACK] -> chr(6) e [NAK] -> chr(21) respectivamente. Caso isto não seja feito, o aparelho remoto entra em "erro".
Não conheço as exigências da citada balança, mas há algumas regras que a "maioria" das comunicações seriais usa.
1)-Abrir a Porta Serial.
2)-Início da comunicação:
OutBufClr( nHandle ) && Limpa o Buffer de Saída da porta serial
OutChr( nHandle, ACK ) && Envia um Ack (06) para o aparelho remoto.STX é CHR(2)
4)-Para você receber o retorno de uma serial você precisa criar uma variável para receber esta informação, tipo:
nRead := InBufSize( nHandle ) && Lê o tamanho da string a ser recebida.
cRead := Space( nRead ) && Cria a variável no tamanho correto.
InChr( nHandle, nRead, @cRead) && Arquiva a leitura na variável cReadA porta serial é uma forma de comunicação muita antiga, e por isso eu a chamo de "burra", ou seja, via programação, você precisa dizer exatamente o que você deseja, e seguindo estritamente as exigências impostas pelo fabricante.
Como exemplo cito: Alguns fabricantes exigem que, após recebido o retorno da informação solicitada, é necessário que se retorne o equivalente ao "recebido corretamente" ou "não recebido corretamente". Isto é feito com os valores [ACK] -> chr(6) e [NAK] -> chr(21) respectivamente. Caso isto não seja feito, o aparelho remoto entra em "erro".
Hasse
Porta serial no Harbour
Hasse,
Não sei se vc viu o codigo-exemplo disponibilizado pelo Jairo. Os códigos de comunicação que ele usa são um pouco diferentes dos postados por vc, talvez por ele utilizar outra lib.
Mas assim... ele disponibilizou um codigo e dizendo ele que consegue obter o peso de varios modelos de balanças toledo com esse codigo.
Não estou conseguindo sucesso com o mesmo codigo e gostaria de saber o pq.
Janio
Não sei se vc viu o codigo-exemplo disponibilizado pelo Jairo. Os códigos de comunicação que ele usa são um pouco diferentes dos postados por vc, talvez por ele utilizar outra lib.
Mas assim... ele disponibilizou um codigo e dizendo ele que consegue obter o peso de varios modelos de balanças toledo com esse codigo.
Não estou conseguindo sucesso com o mesmo codigo e gostaria de saber o pq.
Janio
fui...
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Porta serial no Harbour
Certamente, meu caro colega, existem várias lib's para comunicação serial, mas a forma de comunicação segue mais ou menos a mesma filosofia.
Os comando e função podem diferir em seus nomes, mas os parâmetros é que são importantes.
Como não trabalho com balanças, não posso te ajudar neste aspecto. Neste momento, credito que o Jairo seria o colega indicado para te ajudar.
Os comando e função podem diferir em seus nomes, mas os parâmetros é que são importantes.
Como não trabalho com balanças, não posso te ajudar neste aspecto. Neste momento, credito que o Jairo seria o colega indicado para te ajudar.
Hasse
- Jairo Maia
- Moderador
Porta serial no Harbour
Olá Jânio,
Este é o protocolo para essa balança.
ENQ é o caracter 5 na tabela ASCII, e note que não é string, mas sim numérico. Se no exemplo você colocou entre aspas não funciona.
Qual exemplo você baixou? Tem como postar o link? Isso porque já publiquei mais de um, e gostaria de ver se o exemplo pode ter algum problema.
Este é o protocolo para essa balança.
ENQ é o caracter 5 na tabela ASCII, e note que não é string, mas sim numérico. Se no exemplo você colocou entre aspas não funciona.
Qual exemplo você baixou? Tem como postar o link? Isso porque já publiquei mais de um, e gostaria de ver se o exemplo pode ter algum problema.
Abraços, Jairo
Porta serial no Harbour
Ola Jairo,
Baixei o que vc postou aqui mesmo neste topico. Ta primeira página (TESTEBAL.ZIP).
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=14136
Janio
Baixei o que vc postou aqui mesmo neste topico. Ta primeira página (TESTEBAL.ZIP).
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=14136
Janio
fui...
- Jairo Maia
- Moderador
Porta serial no Harbour
Jânio,
Compile esse exemplo e tente com ele. Acho que quando subi o arquivo subi o que não estava testado e ele tem erro.
A Prix III Ligth sei que é 4800, mas como a sua é Plus, tente também com outras velocidades. Este é o que uso para testes de protocolos:
Compile esse exemplo e tente com ele. Acho que quando subi o arquivo subi o que não estava testado e ele tem erro.
A Prix III Ligth sei que é 4800, mas como a sua é Plus, tente também com outras velocidades. Este é o que uso para testes de protocolos:
/*
Le peso de vßrias balanþas usando a HBCT.LIB
Compilar: HBMK2 Nome_Exemplo -lhbct
*/
#include "inkey.ch"
#include "hbgtinfo.ch"
REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT
FuncTion Main()
HB_GtInfo( HB_GTI_FONTNAME, "Lucida Console" )
HB_GtInfo( HB_GTI_FONTSIZE, 26 )
HB_GtInfo( HB_GTI_FONTWIDTH, 12 )
SetColor( "GR+/N" )
Private nPesoLido := 0.000
Private nBal_ComPorta := 1
Private nBal_BaudRate := 9600 // 300, 600, 1200, 2400, 4800, 9600, 19200
Private cBal_Parity := "N" // (E)ven, (O)dd, (M)ark, (S)pace, (N)one
Private nBal_DataLength := 8 // 7, 8
Private nBal_StopBits := 2 // 1, 2
Private nBal_String := 5 // Caracter ASCII para Iniciar transmissao
Private nBal_BytesReturn := 20 // Bytes de retorno
Do While .T.
Clear Screen
@ 06, 22 Say "Porta.................: " Get nBal_ComPorta Pict "9"
@ 08, 22 Say "Velocidade............: " Get nBal_BaudRate Pict "99999"
@ 10, 22 Say "Paridade..............: " Get cBal_Parity Pict "!"
@ 12, 22 Say "Comprimento de Dados..: " Get nBal_DataLength Pict "9"
@ 14, 22 Say "Bits de Parada........: " Get nBal_StopBits Pict "9"
@ 16, 22 Say "Caractere de Leitura..: " Get nBal_String Pict "999"
@ 18, 22 Say "Bytes de Retorno......: " Get nBal_BytesReturn Pict "999"
Read
If LastKey()=K_ESC
Exit
Endi
Clear Screen
While LastKey() != K_ESC
Set Key K_F2 To PegarPeso()
@ 10, 23 Say "Pressione F2 para capturar o Peso"
@ 12, 23 Say "Peso..: " Get nPesoLido
@ 14, 23 Say "Pressione ESC para Sair"
Read
EndDo
EndDo
Return Nil
Function PegarPeso()
Local cLeitura
Local nInicioPeso
Local nTempo := 0
Local lFalhouLeitura := .F.
nPesoLido := 0
If Com_Open( nBal_ComPorta, 1024, 1024) == .F.
Alert( "Erro na abertura da Porta!" )
Return ( nPesoLido )
EndIf
Com_Init( nBal_ComPorta, nBal_BaudRate, cBal_Parity, nBal_DataLength, nBal_StopBits )
Com_Send( nBal_ComPorta, Chr( nBal_String ) )
/*
Evita loop permanente por falha na leitura
*/
While Com_Count( nBal_ComPorta ) < 7
InKey( 0.1 )
If ++nTempo = 5
lFalhouLeitura := .T.
Exit
Endi
EndDo
If !lFalhouLeitura
cLeitura := Com_Read( nBal_ComPorta )
MemoWrit("PesoLido.txt", cLeitura )
nInicioPeso := At( Chr( 2 ), cLeitura )
If nInicioPeso > 0
nPesoLido := ( Val( Subs( cLeitura, nInicioPeso + 1, 5 ) ) / 1000 )
EndIf
EndIf
Com_Close( nBal_ComPorta )
If nPesoLido > 0
M->nPesoLido := nPesoLido
Else
Hb_Alert( "Erro na Leitura do Peso!" )
Endif
Return ( nPesoLido )Abraços, Jairo
Porta serial no Harbour
Obrigado, Jairo!
Vou olhar! A Plus eh 4800 também.
Janio
PS: Esse eh o manual da balança
Vou olhar! A Plus eh 4800 também.
Janio
PS: Esse eh o manual da balança
fui...