Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Moderador: Moderadores
- h1e1
- Usuário Nível 1

- Mensagens: 22
- Registrado em: 11 Fev 2015 18:22
- Localização: Santa Bárbara D'Oeste
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Estou com dificuldade de achar os objetos que o FiveWin usa.
Tem um lugar que lista todos os componentes dez do Dialog até como criar uma linha na tela?
Abraço.
Tem um lugar que lista todos os componentes dez do Dialog até como criar uma linha na tela?
Abraço.
-
Kapiaba
- Colaborador

- Mensagens: 1908
- Registrado em: 07 Dez 2012 16:14
- Localização: São Paulo
- Contato:
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
oFont, oBrush, oIco, oDlg, oWnd, oImg, oSay, oGet, etc
Quanta a Linha, não entendi a pergunta.
Seria,
Lembrando que você pode fazer a mesma coisa, usando RECURSOS(RESOURCES) com WORKSHOP.EXE ou PELLESC.EXE
abs.
Quanta a Linha, não entendi a pergunta.
Seria,
Código: Selecionar todos
LOCAL cSay := "Objeto Say do Dalogo"
@LIN, COL SAY oSay VAR cSay OF oDlg FONT oFont COLOR CLR_HRED, CLR_WHITE TRANSPARENT
abs.
-
Euclides
- Usuário Nível 3

- Mensagens: 154
- Registrado em: 12 Mai 2007 14:07
- Localização: São Paulo, Capital
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Olá h1e1!
Na pasta "\FWH\source\classes\..." estão definidos praticamente todos os objetos que o FiveWin usa.
Com um pouco de conhecimento dos objetos que o Windows usa, poderá reconhecer a maioria deles.
As descrições das funções por categoria estão em: http://wiki.fivetechsoft.com/doku.php?i ... y_category
Acho que para começar isso deve bastar...
O resto é entrar na pasta "\FWH\samples\..." e verificar os exemplos que estão aí.
Para a a sua segunda pergunta, só posso dizer para cada "DIALOG oDlg" existe uma array oDlg:aControls onde estão definidos todos os objetos do DIALOG. Para ver a estrutura de aControls, verifique em "\FWH\source\classes\window.prg"
Acho que é só...
T+, Euclides
Na pasta "\FWH\source\classes\..." estão definidos praticamente todos os objetos que o FiveWin usa.
Com um pouco de conhecimento dos objetos que o Windows usa, poderá reconhecer a maioria deles.
As descrições das funções por categoria estão em: http://wiki.fivetechsoft.com/doku.php?i ... y_category
Acho que para começar isso deve bastar...
O resto é entrar na pasta "\FWH\samples\..." e verificar os exemplos que estão aí.
Para a a sua segunda pergunta, só posso dizer para cada "DIALOG oDlg" existe uma array oDlg:aControls onde estão definidos todos os objetos do DIALOG. Para ver a estrutura de aControls, verifique em "\FWH\source\classes\window.prg"
Acho que é só...
T+, Euclides
- h1e1
- Usuário Nível 1

- Mensagens: 22
- Registrado em: 11 Fev 2015 18:22
- Localização: Santa Bárbara D'Oeste
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Obrigado Euclides, já até ajudou saber quais são os parâmetro de cada objetos também.Euclides escreveu:Olá h1e1!
Na pasta "\FWH\source\classes\..." estão definidos praticamente todos os objetos que o FiveWin usa.
Com um pouco de conhecimento dos objetos que o Windows usa, poderá reconhecer a maioria deles.
As descrições das funções por categoria estão em: http://wiki.fivetechsoft.com/doku.php?i ... y_category
Acho que para começar isso deve bastar...
O resto é entrar na pasta "\FWH\samples\..." e verificar os exemplos que estão aí.
Para a a sua segunda pergunta, só posso dizer para cada "DIALOG oDlg" existe uma array oDlg:aControls onde estão definidos todos os objetos do DIALOG. Para ver a estrutura de aControls, verifique em "\FWH\source\classes\window.prg"
Acho que é só...
T+, Euclides
- h1e1
- Usuário Nível 1

- Mensagens: 22
- Registrado em: 11 Fev 2015 18:22
- Localização: Santa Bárbara D'Oeste
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Um dúvida nova que não achei :p
Nos campos tem como colocar um placeholder igual do input do HTML?
E como mudar de font? ^^'
Nos campos tem como colocar um placeholder igual do input do HTML?
E como mudar de font? ^^'
-
Euclides
- Usuário Nível 3

- Mensagens: 154
- Registrado em: 12 Mai 2007 14:07
- Localização: São Paulo, Capital
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Olá!
O "placeholder" nos comandos xBase (FiveWin no caso) é chamado de TOOTIP, bem como o FONT que são parâmetros dos comandos.
O FONT, deve ser definido antes...
DEFINE FONT oFont NAME "Courier" SIZE 12, -10
Os objetos ( GET no caso) )são definidos como:
@ 1,1 DEFINE GET oGet ... TOOLTIP "Alguma coisa" ... FONT oFont
Alguns parametros podem ser definidos depois...
oGet:cTootip:="Alguma Coisa"
oGet:SetFont(oFont)
Verifique a sintaxe exata na documentação
T+, Euclides
O "placeholder" nos comandos xBase (FiveWin no caso) é chamado de TOOTIP, bem como o FONT que são parâmetros dos comandos.
O FONT, deve ser definido antes...
DEFINE FONT oFont NAME "Courier" SIZE 12, -10
Os objetos ( GET no caso) )são definidos como:
@ 1,1 DEFINE GET oGet ... TOOLTIP "Alguma coisa" ... FONT oFont
Alguns parametros podem ser definidos depois...
oGet:cTootip:="Alguma Coisa"
oGet:SetFont(oFont)
Verifique a sintaxe exata na documentação
T+, Euclides
- h1e1
- Usuário Nível 1

- Mensagens: 22
- Registrado em: 11 Fev 2015 18:22
- Localização: Santa Bárbara D'Oeste
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Não funcionou nenhum dos dois jeitos :sEuclides escreveu:Olá!
O "placeholder" nos comandos xBase (FiveWin no caso) é chamado de TOOTIP, bem como o FONT que são parâmetros dos comandos.
O FONT, deve ser definido antes...
DEFINE FONT oFont NAME "Courier" SIZE 12, -10
Os objetos ( GET no caso) )são definidos como:
@ 1,1 DEFINE GET oGet ... TOOLTIP "Alguma coisa" ... FONT oFont
Alguns parametros podem ser definidos depois...
oGet:cTootip:="Alguma Coisa"
oGet:SetFont(oFont)
Verifique a sintaxe exata na documentação
T+, Euclides
-
Euclides
- Usuário Nível 3

- Mensagens: 154
- Registrado em: 12 Mai 2007 14:07
- Localização: São Paulo, Capital
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Olá!
Do post anterior: "Verifique a sintaxe exata na documentação"
... mas vamos lá... modificando o programa \FWH\SAMPLES\TESTGET.PRG
Colocando o cursor em cima de "Testing ", a imagem do diálogo...
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=Hdw0xWPe
(precisa se cadastrar no 4shared - é grátis)
[]'s Euclides
Do post anterior: "Verifique a sintaxe exata na documentação"
... mas vamos lá... modificando o programa \FWH\SAMPLES\TESTGET.PRG
Código: Selecionar todos
DEFINE DIALOG...
...
@ 1, 6 GET oGet VAR cCad OF oDlg SIZE 60, 10 COLOR "W/G" PICTURE "@K"
oGet:cTooltip:="XXX" // E.C
...
ACTIVATE DIALOG
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=Hdw0xWPe
(precisa se cadastrar no 4shared - é grátis)
[]'s Euclides
-
Kapiaba
- Colaborador

- Mensagens: 1908
- Registrado em: 07 Dez 2012 16:14
- Localização: São Paulo
- Contato:
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Compile com BUILDX TESTE - Salve como TESTE.PRG
Abas
Código: Selecionar todos
#Include "FiveWin.ch"
FUNCTION Main()
LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
LOCAL lTest := .T.
LOCAL nTest := 1234567
DEFINE FONT oFnt NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, 14 BOLD
DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD
DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
FROM 2, 2 TO 11, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT
oDlg:lHelpIcon := .F.
@ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT
@ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont ;
COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE
oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )
@ 2.5, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) DEFAULT
oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"
@ 2.5, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL
oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"
SET FONT OF oBtn TO oFont
SET FONT OF oSaida TO oFont
ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED
// Close the fonts
oFont:End()
oFnt:End()
RETURN NIL
//----------------------------------------------------------------------------//
- h1e1
- Usuário Nível 1

- Mensagens: 22
- Registrado em: 11 Fev 2015 18:22
- Localização: Santa Bárbara D'Oeste
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Está funcionando, mas aparece um balãozinho informando o campo.Kapiaba escreveu:Compile com BUILDX TESTE - Salve como TESTE.PRG
AbasCódigo: Selecionar todos
#Include "FiveWin.ch" FUNCTION Main() LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida LOCAL lTest := .T. LOCAL nTest := 1234567 DEFINE FONT oFnt NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, 14 BOLD DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ; FROM 2, 2 TO 11, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT oDlg:lHelpIcon := .F. @ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ; UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT @ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ; PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont ; COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" ) @ 2.5, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ; ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) DEFAULT oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok" @ 2.5, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ; ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar" SET FONT OF oBtn TO oFont SET FONT OF oSaida TO oFont ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED // Close the fonts oFont:End() oFnt:End() RETURN NIL //----------------------------------------------------------------------------//
No caso tem como criar o campo igual o campo de busca do forum, que já vem escrito "busca" na caixa, depois que clicado, ele some para digitar?
-
Kapiaba
- Colaborador

- Mensagens: 1908
- Registrado em: 07 Dez 2012 16:14
- Localização: São Paulo
- Contato:
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Código: Selecionar todos
#Include "FiveWin.ch"
FUNCTION Main()
LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
LOCAL lTest := .T.
LOCAL nTest := 1234567, oBusca, cBusca := "Busca:" + SPACE(44)
DEFINE FONT oFnt NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, 14 BOLD
DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD
DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
FROM 2, 2 TO 14, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT
oDlg:lHelpIcon := .F.
@ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT
@ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont ;
COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE
oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )
@ 2.45, 2.60 SAY "Busca:" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT
@ 3.50, 2 GET oBusca VAR cBusca SIZE 120, 13 OF oDlg PICTURE "@!" UPDATE ;
FONT oFont COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE ;
VALID( BUSCA_OQUE( cBusca ) )
oBusca:cToolTip := OemToAnsi( "Digite o Que Queres Procurar" )
/*
P.S.:
Como nao sei se o seu favewin e oficial, nao posso mostrar como fazer.
Mas posso dar uma dica, em \samples\testget3.prg tem como por a lupa
o botao, Action, etc. Todas a minhas buscas sao iguais a busca do forum.
*/
@ 4.0, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) )
oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"
@ 4.0, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL
oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"
SET FONT OF oBtn TO oFont
SET FONT OF oSaida TO oFont
ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED
// Close the fonts
oFont:End()
oFnt:End()
RETURN NIL
FUNCTION BUSCA_OQUE( cBusca )
IF GETASYNCKEY( VK_UP ) // seta para cima, retorna ao get anterior.
RETURN( .T. )
ENDIF
IF EMPTY( cBusca )
? "Digite alguma coisa..."
RETURN( .F. )
ENDIF
? "VOCE QUER BUSCAR: ", cBusca
/*
SELECT SEUBANCO
SET ORDER...
SEEK cBusca
IF FOUND()
? "ACHEI, LEGAL!!"
ELSE
? "QUE PENA, QUE PENA... ELA JA NAO E MAIS A MINHA PEQUENA... KKKK"
RETURN( .F. )
ENDIF
*/
RETURN( .T. )
// FIM DO PROGRAMA
-
Kapiaba
- Colaborador

- Mensagens: 1908
- Registrado em: 07 Dez 2012 16:14
- Localização: São Paulo
- Contato:
Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?
Em tempo: Para limpar o GET, "Caixa" como diz você, basta dizer ao Five: oBusca:Refresh().
abs.
abs.