O Clipper é antigo, e o debug dele também.
Mas é comum encontrar usuários que não o conhecem.
Mas muitos devem ter visto algo parecido em IDEs de outras linguagens de programação.
Recurso de acompanhar no fonte linha a linha, parar em determinada posição, ou parar quando o conteúdo for igual a um valor pré-determinado, ou verificar arquivos abertos, índices selecionados, registros posicionados, variáveis locais/públicas/private, etc. etc.
Lembro que uma vez postei a imagem do debug e perguntaram qual era a IDE que eu estava usando.
Mesmo usando multithread, pelo menos do jeito que uso, dá pra usar.
Por enquanto, como uso pouca coisa gráfica, ainda dá pra usar.
Deve ser um uso parecido com o de muitos.
Hoje tive que apelar pro debug, pra descobrir porque uma determinada rotina não está funcionando do jeito que eu queria.
Com certeza tem outras opções, mas o debug tradicional continua atendendo bem.
E faz parte do Harbour, não precisa instalar nada adicional.
Nota: Os botões no topo da tela não fazem parte do debug. Uso na minha tela, e infelizmente não lembraram de ajustar o debug pra isso.
Estão desabilitados, por isso estão esbranquiçados.
Debug do Harbour (igual do Clipper)
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- Duda 'Sgluber'
- Usuário Nível 3

Eu conheci e usei muito o excelente Clipper Debugger, ou somente CLD.
Aprendi a usar e era tão útil e de tão boa qualidade, que muitas vezes eu usava até sem precisar, só pra acompanhar o "passo-a-passo" do Clipper na execução dos programas... boas lembranças!
Quintas, apenas para constar aqui: nos tempos do Clipper, para acionar o debugger era necessário compilar com -b e depois chamar o programa precedendo o CLD, exemplo:
clipper teste -b
rtlink fi teste
cld teste
No Harbour, a compilação com -b permanece, mas basta executar o programa direto, normalmente, como em:
hbmk2 -b teste
teste
Aprendi a usar e era tão útil e de tão boa qualidade, que muitas vezes eu usava até sem precisar, só pra acompanhar o "passo-a-passo" do Clipper na execução dos programas... boas lembranças!

Quintas, apenas para constar aqui: nos tempos do Clipper, para acionar o debugger era necessário compilar com -b e depois chamar o programa precedendo o CLD, exemplo:
clipper teste -b
rtlink fi teste
cld teste
No Harbour, a compilação com -b permanece, mas basta executar o programa direto, normalmente, como em:
hbmk2 -b teste
teste
Comecei pra valer nos tempos do MSX e nunca mais parei... grande caminhada! 
- JoséQuintas
- Administrador

Bem lembrado.
E só pra acrescentar: teve uma época em que em determinadas máquinas o CLD.EXE não funcionava, e tinha que linqueditar o debug junto com o EXE.
clipper teste -b
rtlink file teste,cld.lib
No caso do Harbour, equivale a esta opção.
Nota:
Geralmente a LIB só é usada se houver chamada a alguma função, por isso tinha que "forçar" colocando a lib em file.
Como ainda existem usuários Clipper, é bom mostrar as opções.
Pra entrar no debug, é digitar Ald-D.
E no Clipper tem a opção de dividir a tela em duas, acho que era cld /s50 programa.exe. (já não lembro).
Desse jeito fica a tela do programa na parte de cima, e o debug na parte de baixo.
O normal é a tela do debug, podendo mostrar a tela do aplicativo pressionando F4.
O interessante da tela dividida em duas é usar a opção "animate".
O programa roda normalmente, mas tudo é mostrado na tela do debug.
Não que sirva pra alguma coisa, mas é interessante.
A IDE do Visual Basic 6 é assim também, parece até a tela de debug do Clipper.
Por falar nisso, só teve uma coisa que não gostei do Visual Basic 6:
Por existir isso na IDE, esqueceram que também dá erro na execução de programas.
Imaginem uma mensagem de erro no Clipper, sem mostrar nome do fonte e linha onde ocorreu o erro.
É isso que acontece no VB6... complicado encontrar alguns tipos de erro.
Uma vez tive que instalar tudo do VB6 no meu servidor, pra descobrir que o erro era muitos arquivos dentro da pasta TEMP do Windows, e a função de nome de arquivo temporário do Windows retornava um nome em branco.
Pode acontecer no Harbour também, já que o limite é do Windows....
E só pra acrescentar: teve uma época em que em determinadas máquinas o CLD.EXE não funcionava, e tinha que linqueditar o debug junto com o EXE.
clipper teste -b
rtlink file teste,cld.lib
No caso do Harbour, equivale a esta opção.
Nota:
Geralmente a LIB só é usada se houver chamada a alguma função, por isso tinha que "forçar" colocando a lib em file.
Como ainda existem usuários Clipper, é bom mostrar as opções.
Pra entrar no debug, é digitar Ald-D.
E no Clipper tem a opção de dividir a tela em duas, acho que era cld /s50 programa.exe. (já não lembro).
Desse jeito fica a tela do programa na parte de cima, e o debug na parte de baixo.
O normal é a tela do debug, podendo mostrar a tela do aplicativo pressionando F4.
O interessante da tela dividida em duas é usar a opção "animate".
O programa roda normalmente, mas tudo é mostrado na tela do debug.
Não que sirva pra alguma coisa, mas é interessante.
A IDE do Visual Basic 6 é assim também, parece até a tela de debug do Clipper.
Por falar nisso, só teve uma coisa que não gostei do Visual Basic 6:
Por existir isso na IDE, esqueceram que também dá erro na execução de programas.
Imaginem uma mensagem de erro no Clipper, sem mostrar nome do fonte e linha onde ocorreu o erro.
É isso que acontece no VB6... complicado encontrar alguns tipos de erro.
Uma vez tive que instalar tudo do VB6 no meu servidor, pra descobrir que o erro era muitos arquivos dentro da pasta TEMP do Windows, e a função de nome de arquivo temporário do Windows retornava um nome em branco.
Pode acontecer no Harbour também, já que o limite é do Windows....
José M. C. Quintas