Gente bom dia/boa tarde/boa noite! (depende do horário q vc ler essa minha postagem rsrrsrs).
Olha eu aqui "traveis".
Caí nesse post, pesquisando o seguinte no google:
"
É POSSÍVEL EM MODO CONSOLE EXECUTAR ALGUMA ROTINA EM MODO GRÁFICO? ou É POSSÍVEL NO CLIPPER/HARBOUR EXECUTAR ALGUM OUTRO APLICATIVO DE OUTRA LINGUAGEM QUE USE A NOSSA MESMA BASE DE DADOS?
"
Bom, era isso que digitei e procurava e ainda é o que procuro. Mas, resolver abrir essa tão interessante postagem aqui de nosso fórum de clipper, li todas as 2 páginas e achei muito válido as perguntas/dúvidas, comentários/respostas de todos os colegas.
Mas, a do
JoséQuintas me chamou mais a atenção, pois percebi que ele passa ou passou pelos mesmos problemas que eu, não só em abandonar o clipper de uma vez por todas, mas também:
1 - os primeiros passos em se migrar de clipper/harbour (quem iniciou e não havia conseguido como durante 5 anos, dava vontade de largar tudo e esquecer que um dia fui programador - mas isso era e é impossível);
2 - depois que a gente aprende a migrar (não importa qual das ferramentas disponíveis no mercado) em modo console (eu tentei xhabour, harbour, e as GUIs HMG, XAILER, FIVEWIN, etc, mas, a que eu consegui foi HMG 3.0.35, estou pensando em mudar para HMG 3.0.46) a gente quase que chega a um
orgasmo (opssss);
3 - existem algumas coisas que a gente quer que seja da noite para o dia, como tela gráfica, um banco de dados melhor, impressão em USB, etc, mas, isso a gente começa de novo a enfrentar sérios problemas, pois - vamos ser honestos, mesmo que a gente ganhou muito de 16 bits para 32 e nosso aplicativo agora roda em Win 8 64 bits, a verdade é que todos nós (clippeiros de plantão) dormimos no ponto, esperando que a CA CLIPPER colocasse o tão esperado VISUAL OBJECTS (clipper for windows) no mercado e que nunca aconteceu; e o pior, nos abandonou e deixou-nos a ver navios, com essa "estória" (digo estória e não história, pois acredito não ser a verdade) de que quebrou;
4 - Mas, mesmo assim a gente fica feliz por saber que já foi um grande recomeço; só que a realidade é que hoje a coisa é tão mais à frente que nós (smartphones com wathsapp, facebook, aplicativos, etc, etc, etc) que mesmo assim, a gente ainda está na idade da pedra;
5 - Como o amigo aqui citado por mim, em 1998 a 2000 comecei a aprender o Delphi 4 e depois o 7, pois lá (apesar de que os que se dizerem os "grandes programadores mundiais" não gostarem, e, até banalizarem essa linguagem que na verdade é a OBJETC PASCAL) temos uma IDE que nenhuma outra linguagem possui que é a IDE/RAD onde tudo é muito mais fácil, e, simples, que na verdade é o que nós precisamos. Assim como o usuário quer facilidade, vamos ser mais
explícitos, nós também, já estamos tão ultrapassados, que se for pra quebrar cabeça não vale a pena, é melhor aprender outra linguagem. Então o Delphi que agora estou reaprendendo que a empresa EMBARCADERO comprou da Borland é o XE3, que inclusive dá pra criar rotinas/scripts e programas também em
C++ que no nosso caso é a linguagem principal que o nosso clipper foi transformado, ou seja, o harbour é C ou C++; tanto é que podemos em nosso código original, acrescentar rotinas com nome/extensão "rotinas.c" (exemplo);
6 - Então como ele - JoséQuintas, pensei em abandonar de vez o nosso clipper/harbour e cair matando novamente no Delphi XE3 e as versões posteriores, pois essa de migrar para modo gráfico não é uma tarefa simples e/ou fácil, temos que arregaçar as mangas e nós (aqui membros desse fórum e apaixonados pelo clipper) não temos mais 14 anos (aliás foi a idade em que comecei com antigo BASIC), tenho é 4.3 de idade; Quem é novo não sabe ou nunca ouviu falar do clipper, talvez do harbour já tenha falado, pois uma empresa de impressoras (urmetDARUMA) oferece em seu portfólio de equipamentos manuais para harbour.
7 - Enfim, não estou ainda certo se vou esquecer de vez o clipper/harbour e fazer tudo no delphi, mas, muita coisa terei que fazer/decidir em tão pouco espaço de tempo.
Agora, sim, é que após ter lido esse tão
rico tópico é que vou falar o que realmente estou fazendo para minimizar os problemas que tenho com a concorrência que já está a "mil anos luz" à nossa frente:
A) Ajustei a tela em modo console com uma fonte que chama-se VISUALLIB (assim a renomeei) e que no CMD aprendi como dominá-la e a aparência do meu software (sem uso da antiga VL - VisualLib), ou seja, sem uso de GUIs ou LIBs consigo um tela mais agradável;
B) Para diminuir pirataria (eliminar acho impossível) estou fazendo os seguintes procedimentos:
B.1) No meu aplicativo clipper se for copiado (CTRL+C) e colado em outra máquina (CTRL+V) não irá funcionar, pois faltará alguns arquivos secretos em diversos lugares do HDD, faltará também chaves/registros no REGEDIT, tanto no win 32 quanto 64 bits (o aplicativo já sabe separar a versão);
B.2) Também, estou criando um instalador que qualquer pessoa no mundo (é isso mesmo, através da internet) poderá baixar meu aplicativo e em conjunto com o instalador terá um aplicativo desenvolvido em DELPHI que ativará por 30 dias o meu aplicativo clipper/harbour. Se o cliente/usuário espertalhão tentar executá-lo novamente, ele não funcionará, pois ele mexe no REGEDIT, e em vários arquivos ocultos e secretos no HDD e só aceita uma única tentativa de funcionamento;
B.3) Para clientes que aderirem ao contrato mensal fiz outros aplicativo em DELPHI que o cliente deverá executar mensalmente onde ele precisa de um LOGIN/SENHA para abrir esse aplicativo e após estar nele aparece uma SENHA que muda diariamente e ele deverá informar à nós (programadores) para que calculemos aqui através de outro aplicativo que desenvolvi para gerar a CONTRA-SENHA que também muda de acordo com o HD/PLACA MÃE, data e hora;
B.3.1) Para diminuir a tentativa de pirataria, a ativação só pode ser feita por
'x' número de vezes que o contrato que o cliente assinou (não é necessário minha presença física);
B.3.2) O cliente só pode errar a CONTRA-SENHA por
N número de vezes, se ultrapassar o sistema em clipper/harbour para de funcionar e o ativador em DELPHI também;
C) Como o clipper não lê arquivos DBF/NTX e sim DBF/CDX um amigo "Yuri" aqui do PCTOLEDO tem me ajudado a migrar meu banco de dados para DBF/CDX. Com isso poderei facilmente gerar aplicativos em DELPHI usando a mesma base de dados que já temos;
D) Os novos módulos (por exemplo devolução que nunca fiz em clipper) já o farei em DELPHI e não mais em CLIPPER/HARBOUR, pois, já quero em modo gráfico e não em modo console como está meu aplicativo e o da maioria aqui do fórum (acredito que estão assim ainda);
BOM, voltando ao início de minha digitação, é que disse que procurava uma forma de interagir.
Por isso gostaria de saber dos colegas clippeiros/harbeiros se existe algum novo comando/função (lembro-me do antigo shell ou run que fazia isso, mas, não havia uma boa interação entre eles) que faça isso sem que o usuário perceba que mudou de aplicativo/programa/plataforma?
A todos o meu muito obrigado por fazermos parte desse conjunto precioso de informações úteis a todos nós clippeiros de plantão.
Espero, que não tenha ofendido ao PABLO, TOLEDO e demais programadores que já estão nos degraus mais altos dessa escada chamada "migração" de modo console para gráfico, pois ainda estamos engatinhando.
Abraços, e aguardo comentários a despeito de meus comentários!
MICROVOLUTION
http://www.MVINFO.wmx.net.br