Tela Cheia/Modo Console/Grafico/Mouse
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Integrar outros programas ao Harbour
Só lembrando: o assunto é diferente do tópico.
Eu usei umas etapas interessantes, não sei se percebeu, ou se pode aproveitar.
No final minhas etapas acabaram se ajudando.
- No Clipper usava SIXCDX
- No VB6 a opção foi ADO e comandos SQL. Não preso a uma única base de dados, usei Advantage LOCAL e acessava as mesmas bases DBF+CDX do Clipper - comandos SQL e pronto pra qualquer base de dados
- Ainda no VB6 comecei minha base MySQL pra NFE e afins, usando meu servidor
- Nessa época o usuário podia abrir o aplicativo em VB6 ou Clipper, o menu podia ser VB6 ou Clipper, e existiam módulos misturados VB6 e Clipper. Para o usuário, era chamar o módulo e abria o que existisse disponível.
- Quando finalmente fui pro Harbour, migrei essa parte de NFE pro Harbour, ADO + MySQL, igual no VB6
- Atualmente estou migrando de DBF pra MySQL, usando ADO igual usava no VB6
- A passagem pelo VB6 ajudou a entender um pouco melhor a parte gráfica, e a não entender porque no Harbour é tão complicado.
Continuo migrando pra ADO + MySQL.
Como isso vai ser demorado, talvez um ano, daqui a um ano vou me preocupar com o próximo passo.
Por enquanto não preciso decidir se abondono ou não o Harbour, daqui a um ano tudo pode mudar, então deixo pra ver daqui um ano.
Até lá... dá pra brincar com qualquer coisa, até mesmo VB6.
No final, fiz exatamente o que perguntou, portanto é possível sim.
Outro dia no grupo Harbour apareceu alguém que criou um "driver" em Harbour pra usar DBF/CDX por outra linguagem de programação.
Achei interessante.
Mas usando o ADS LOCAL, grátis, faz isso via comandos SQL.
Sobre visual:
Para o usuário vai ser impossível esconder a diferença de visual, serão desenhos diferentes.
O máximo que dá pra fazer é colocar um formulário dentro de outro, através da API SetParent()
Eu usei umas etapas interessantes, não sei se percebeu, ou se pode aproveitar.
No final minhas etapas acabaram se ajudando.
- No Clipper usava SIXCDX
- No VB6 a opção foi ADO e comandos SQL. Não preso a uma única base de dados, usei Advantage LOCAL e acessava as mesmas bases DBF+CDX do Clipper - comandos SQL e pronto pra qualquer base de dados
- Ainda no VB6 comecei minha base MySQL pra NFE e afins, usando meu servidor
- Nessa época o usuário podia abrir o aplicativo em VB6 ou Clipper, o menu podia ser VB6 ou Clipper, e existiam módulos misturados VB6 e Clipper. Para o usuário, era chamar o módulo e abria o que existisse disponível.
- Quando finalmente fui pro Harbour, migrei essa parte de NFE pro Harbour, ADO + MySQL, igual no VB6
- Atualmente estou migrando de DBF pra MySQL, usando ADO igual usava no VB6
- A passagem pelo VB6 ajudou a entender um pouco melhor a parte gráfica, e a não entender porque no Harbour é tão complicado.
Continuo migrando pra ADO + MySQL.
Como isso vai ser demorado, talvez um ano, daqui a um ano vou me preocupar com o próximo passo.
Por enquanto não preciso decidir se abondono ou não o Harbour, daqui a um ano tudo pode mudar, então deixo pra ver daqui um ano.
Até lá... dá pra brincar com qualquer coisa, até mesmo VB6.
No final, fiz exatamente o que perguntou, portanto é possível sim.
Outro dia no grupo Harbour apareceu alguém que criou um "driver" em Harbour pra usar DBF/CDX por outra linguagem de programação.
Achei interessante.
Mas usando o ADS LOCAL, grátis, faz isso via comandos SQL.
Sobre visual:
Para o usuário vai ser impossível esconder a diferença de visual, serão desenhos diferentes.
O máximo que dá pra fazer é colocar um formulário dentro de outro, através da API SetParent()
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
prezado Professor JQuintas...
descobri neste post que eu já havia passado por ele sem entender nada de harbour ainda (ainda não entendo rsrs ....)
Então, hoje sim, é que estou vendo-o com outros olhares, então, se puder me responder novamente (como sempre fez), as dúvidas são as seguintes:
1 - a sua função para salvar o tamanho da tela, no meu caso, estou semelhante a outro usuário que postou que não funciona. Estou testando aqui no windows 1064 bits e procurei no regedit tanto no local comum quanto naquela chave para programas 32 bits (wow3264) e nada da chave ser criada;
2 - dúvida sobre botões:
a) O botão está ficando bem interessante e maximiza perfeitamente junto com a tela, mas, por exemplo quando entro num cadastro de clientes ele fica lá ativo, como se pertencesse aquela tela, mas, na verdade ele deveria pertencer somente ao MENU PRINCIPAL;
b) Como faço para que o botão suma e volte somente no local correto?
c) no final quando encerro a aplicação o botão é o último a ser fechado, com isso, a tela fecha e ele fica lá até o total encerramento do aplicativo.
3 - Como fazer com que o botão "X" da janela funcione e possamos (como nas linguagens modernas) colocar uma condição para perguntar ao usuário se ele realmente quer fechar (pois no exemplo do demowvg isso também não funciona)?
4 - botão maximizar funciona, mas, deveria existir o botão contrário (restaurar) da tela?
Por enquanto é só e parabéns... hoje percebo o quanto essa GTWVG foi útil, pena que parece estar sendo esquecida por seus programadores e a gente não encontra nenhum material e o site oficial nem mais existe (parece)!
descobri neste post que eu já havia passado por ele sem entender nada de harbour ainda (ainda não entendo rsrs ....)
Então, hoje sim, é que estou vendo-o com outros olhares, então, se puder me responder novamente (como sempre fez), as dúvidas são as seguintes:
1 - a sua função para salvar o tamanho da tela, no meu caso, estou semelhante a outro usuário que postou que não funciona. Estou testando aqui no windows 1064 bits e procurei no regedit tanto no local comum quanto naquela chave para programas 32 bits (wow3264) e nada da chave ser criada;
2 - dúvida sobre botões:
a) O botão está ficando bem interessante e maximiza perfeitamente junto com a tela, mas, por exemplo quando entro num cadastro de clientes ele fica lá ativo, como se pertencesse aquela tela, mas, na verdade ele deveria pertencer somente ao MENU PRINCIPAL;
b) Como faço para que o botão suma e volte somente no local correto?
c) no final quando encerro a aplicação o botão é o último a ser fechado, com isso, a tela fecha e ele fica lá até o total encerramento do aplicativo.
3 - Como fazer com que o botão "X" da janela funcione e possamos (como nas linguagens modernas) colocar uma condição para perguntar ao usuário se ele realmente quer fechar (pois no exemplo do demowvg isso também não funciona)?
4 - botão maximizar funciona, mas, deveria existir o botão contrário (restaurar) da tela?
Por enquanto é só e parabéns... hoje percebo o quanto essa GTWVG foi útil, pena que parece estar sendo esquecida por seus programadores e a gente não encontra nenhum material e o site oficial nem mais existe (parece)!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!
Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
8-|microvolution escreveu: 1 - a sua função para salvar o tamanho da tela, no meu caso, estou semelhante a outro usuário que postou que não funciona
Então nobre professor, o que entendo é que esta variável que é passada "lSalva" vai estar sempre como "nil" então nunca irá salva, só irá ler o que está no registro do windows. Por isso que não está gravado em lugar algum...
temos que pensar numa forma desta variável estar sempre passando o parâmetro ".t." quando o usuário alterar o tamanho da tela. Se não alterar fica como está gravado anteriormente. No caso, o .f..
Abraços!
Grato,
- JoséQuintas
- Administrador

esta variável que é passada "lSalva" vai estar sempre como "nil" então nunca irá salva
Falha 1: está perguntando aqui o que foi postado em outro lugartemos que pensar numa forma desta variável estar sempre passando o parâmetro ".t."
Falha 2: não é "temos que pensar", você é que precisa pensar
Falha 3: variável está sempre passando o valor .T.
Falha 4: Não leu o outro post
Leia a parte que parece não ter lido antes:
GTSetupFont() na entrada do aplicativo, e GtSetupFont(.T.) na saída.
Do jeito que o usuário deixar, é do jeito que volta.
José M. C. Quintas
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
qual lugar, pois que eu saiba essa questão de GtSetupFonte() foi postado é aqui mesmo, nas páginas anteriores. Fiz questão de conferir, pois Vc me deixou em dúvida...JoséQuintas escreveu:Falha 1: está perguntando aqui o que foi postado em outro lugar
ok... vc tem razão... pra isso estou tentando ler a documentação em harbourdoc.com.br (apesar que é muito difícil, pois a maioria nem exemplos tem, muito menos explicações do que se trata);JoséQuintas escreveu:Falha 2: não é "temos que pensar", você é que precisa pensar
estou chamando-a assim:JoséQuintas escreveu:Falha 3: variável está sempre passando o valor .T.?
Código: Selecionar todos
GtSetupFonte(.t.)qual post vc se refere?JoséQuintas escreveu:Falha 4: Não leu o outro post
bom... melhor eu ir descansar mesmo, pois estou muito cansado e a esposa já tá "buzinano" há muito tempo nos "meusOvido"
´o)
Grato,
- JoséQuintas
- Administrador

Ok, desculpe, falha minha.
É que to respondendo tanto post seu, que nem conferi se também tinha o seu na lista.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... nt#p101448
Mas pode aproveitar e ver a parte de cores do outro post.
Vai permitir sair das cores tradicionais do Clipper.
É que to respondendo tanto post seu, que nem conferi se também tinha o seu na lista.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... nt#p101448
Mas pode aproveitar e ver a parte de cores do outro post.
Vai permitir sair das cores tradicionais do Clipper.
José M. C. Quintas
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
tá desculpado... já deu pra percebeu q vc é diferente!JoséQuintas escreveu:Ok, desculpe, falha minha.
na ânsia de ajudar, vc não atrapalha em nada, meus parabéns!
Grato,
- JoséQuintas
- Administrador

A continuação sobre GtSetupFont(), GTSetupPalette() ficou no post indicado acima.
Talvez acrescente mais coisas lá.
Talvez acrescente mais coisas lá.
José M. C. Quintas