clipper

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

jose de souza pinto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper

Mensagem por jose de souza pinto »

Criei uma maquina virtual dentro do windows 7, e instalei o windows XP. Agora quero instalar o clipper dentro do virtual XP. Gostaria de saber como faze-lo. Alguem pode me ajudar? Agradeço.
alxsts
Colaborador
Colaborador

clipper

Mensagem por alxsts »

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum José!

Na Seção de downloads do fórum existe um arquivo compactado que é a imagem da instalação da versão 5.2e do Clipper. Baixe e copie para a pasta raiz de um de sus drives de disco.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Eolo
Colaborador
Colaborador

clipper

Mensagem por Eolo »

O Clipper não funciona no Windows 64 bits (seja Win7 ou XP).

Então, se o seu Win7 é 32 bits, o Clipper vai funcionar, não precisa do XP virtual.

Agora, se o Win7 for 64 bits e o XP virtual também for 64, o Clipper não vai funcionar em nenhum deles.

Para usar o Clipper a partir de qualquer pasta:

* Incluir no arquivo c:\windows\system32\autoexec.nt
SET INCLUDE=C:\cl\CL\INCLUDE;C:\cl\CA\INCLUDE;c:\cl\xh\include;c:\cl\bcc\include
SET LIB=C:\cl\CL\LIB;C:\cl\CL\LIB2;C:\cl\CA\LIB;C:\cl\BL\LIB;c:\cl\xh\lib;c:\cl\bcc\lib
SET OBJ=C:\cl\CL\OBJ;C:\cl\CA\OBJ;C:\cl\BL\OBJ
SET PLL=C:\cl\CL\PLL;C:\cl\CA\PLL
set clipper=F240

* Incluir no arquivo c:\windows\system32\autoexec.nt
files=240
BUFFERS=30

* Incluir no PATH (Variáveis de Ambiente)
;C:\cl\NG;c:\cl\db;c:\cl\xt;c:\cl\cl\bin;c:\cl\bl\bin;c:\cl\bcc\bin;c:\cl\xh\bin

Note que, para caber no PATH, reduzi os nomes das pastas, já que incluí xHarbour, CATools etc.
jose de souza pinto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper

Obrigado pela ajuda. Minha maquina e 32 bits e o windows instalado e o ultimate, só gostaria de mais uma ajuda, eu instalo o clipper dentro do virtual ou do real. Obrigado mais uma vez.
Eolo
Colaborador
Colaborador

clipper

Mensagem por Eolo »

Então, se o seu Win7 é 32 bits, o Clipper vai funcionar, não precisa do XP virtual.
Se é Win7 32 bits, instale nele direto. Vai eliminar um passo desnecessário (o XP virtual).
jose de souza pinto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper

Senhores me perdoem pela insistencia, mas instalei o clipper no win7 e fiz alterações no autoexec.nt e no config.nt e ao executar o clipper.exe + o prg vem a mensagem de "clipper não reconhecido como um comando interno etc..." oque será que está faltando.
PATH=C:\BRINFO\BREXE;C:\cl\NG;c:\cl\db;c:\cl\xt;c:\cl\cl\bin;c:\cl\bl\bin;c:\cl\bcc\bin;c:\cl\xh\bin
SET INCLUDE=C:\cl\CL\INCLUDE;C:\cl\CA\INCLUDE;c:\cl\xh\include;c:\cl\bcc\include
SET LIB=C:\cl\CL\LIB;C:\cl\CL\LIB2;C:\cl\CA\LIB;C:\cl\BL\LIB;c:\cl\xh\lib;c:\cl\bcc\lib
SET OBJ=C:\cl\CL\OBJ;C:\cl\CA\OBJ;C:\cl\BL\OBJ
SET PLL=C:\cl\CL\PLL;C:\cl\CA\PLL
set clipper=F240

se tiverem paciencia comigo, aguardo resposta. obrigado.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

clipper

Mensagem por JoséQuintas »

Não tem como chutar.

A pergunta correta é: Aonde voce instalou o Clipper, em qual pasta?

Se quiser, pelo prompt digite:

dir c:\clipper.exe /s/b

Isso vai mostrar todas as pastas aonde tem CLIPPER.EXE.
Com o nome correto da pasta, aí sim você configura as variáveis de ambiente.

Se quiser usar a opção pesquisar do Windows tudo bem.
Mas é bem mais demorado.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Eolo
Colaborador
Colaborador

clipper

Mensagem por Eolo »

;C:\cl\NG;c:\cl\db;c:\cl\xt;c:\cl\cl\bin;c:\cl\bl\bin;c:\cl\bcc\bin;c:\cl\xh\bin

Note que, para caber no PATH, reduzi os nomes das pastas, já que incluí xHarbour, CATools etc.
* PATH = caminho, atalho

José Pinto,

Vc simplesmente copiou e colou o exemplo que postei. Precisa cuidado com isso. Melhor tentar antes entender como a coisa funciona...

Seguinte: quando vc está numa pasta qualquer (tipo C:\JOSE\XPTO\PRG) e digita CLIPPER (ou qualquer outro executável EXE, BAT, COM etc.), o Win faz o seguinte:
1. procura, NESSA PASTA, por um arquivo executável de nome Clipper
2. se não achar, ele procura por esse arquivo em cada uma das pastas indicadas na variável de ambiente PATH
3. se achar, executa o danado
4. se não achar, dá a mensagem que vc recebeu.

No MEU CASO, um dos PATHs é C:\CL\CL\BIN, que é a pasta onde está o meu Clipper.EXE.

No SEU CASO, está dando o erro porque vc não tem essa pasta C:\CL\CL\BIN.

Vc precisa então indicar, na variável de ambiente PATH do seu PC, onde está o Clipper.EXE e os outros arquivos relacionados, por exemplo algo como “c:\clipper\bin; c:\clipper\lib;c:\blinker\bin...”.

Aliás, vc precisa também alterar os PATHs que vão nos arquivos AUTOEXEC e CONFIG.NT.
jose de souza pinto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper

Obrigado.eu nao sabia porque serve o path, agora acho que entendi. Vou tentar de novo. Se eu conseguir volto dar um OK.
jose de souza pinto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper

ainda nao consegui rodar o clipper em outro diretorio.
o meu clipper esta instalado em
c:\clipper
onde estao instalado o bin,obj,clipper etc.
o meu autoexec.nt esta instalado em c:\windows\system32
o meu autoexec.nt esta assim redigido;
PATH=C:\clipper\bin\clipper
SET INCLUDE=C:\clipper\INCLUDE
SET LIB=C:\clipper\LIB
SET OBJ=C:\clipper\OBJ
SET PLL=C:\clipper\PLL
set clipper=F240

se voces puderem me ajudar, agradeco.
Eolo
Colaborador
Colaborador

clipper

Mensagem por Eolo »

Pelo jeito, vc não setou o PATH em variáveis de ambiente.

No Win7:
- Iniciar, botão direito em Meu COmputador, Propriedades
- Configurações Avançadas do Sistema
- na guia Avançado, clique em Variáveis de Ambiente
- em Variáveis do Sistema, clique em Path e em seguida em Editar
- vá ao final do Valor da Variável, e adicione ";c:\clipper" (sem as aspas)

(CUIDADO para não apagar o que já está lá)

Feche as janelas com OK e tá feito.

Se você vai usar o Blinker e ele estiver em outra pasta (que não a C:\Clipper), precisa também incluir no path:
";c:\clipper;c:\blinker"
jose de souza pinto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper

Obrigado. Voces são demais. Graças a voces consegui gerar o meu executavel funcionando perfeitamente. Só que funciona somente no dos. quando passo pra janela do windows o executável não aparece. É assim mesmo ou tem solução?
Eolo
Colaborador
Colaborador

clipper

Mensagem por Eolo »

Só que funciona somente no dos. quando passo pra janela do windows o executável não aparece. É assim mesmo ou tem solução?
Antes de mais nada, uma sugestão: acostume-se a formular suas questões da forma mais clara possível, pra gente conseguir responder. Eu, pelo menos, não entendi. Quando vc diz "passo pra janela do windows", o que isso quer dizer? Passou o que? E "o executável não aparece", o que é? O EXE que vc criou não aparece no Windows Explorer ou a tela que o EXE gera não está aparecendo?

Por favor, não leve isto como censura nem nada. É que, em programação, uma questão bem formulada é meio caminho andado pra se chegar na solução.

Bem, o Clipper é do tempo do DOS, foi projetado para o DOS, por isso EXEs criados por ele só rodam no DOS ou numa janela DOS do Windows (é o tal modo CONSOLE, não gráfico). E, como é um compilador 16 bits, ele nem funciona no Windows 64. Se vc quer alguma coisa no ambiente Windows (gráfico), com “cara” de Windows, o caminho é:

- primeiro, passar pro Harbour (que é o descendente direto do Clipper). Com ele, vc cria EXEs de 32 bits que ainda rodam no modo CONSOLE, mas funcionam em qualquer Windows (32 ou 64).

- segundo, escolher alguma biblioteca gráfica pra usar junto com o Harbour, o que vai lhe permitir usar programação orientada a objetos (ao invés da linguagem estruturada do Clipper).

O Harbour tem tudo o que o Clipper tem, e mais. Muito mais. O Clipper pode de qualquer forma servir como aprendizado, praticamente tudo o que você aprender nele será aproveitado no Harbour, mas se vc está começando, que tal já partir direto pro Harbour, mesmo que seja no modo CONSOLE, sem nenhuma LIB gráfica? Vai queimar uma etapa.
jose de souza pinto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper

Caro colega.me desculpe tomar o seu precioso tempo. Oque eu quis dizer é que o programa que foi gerado no prompt, executa normalmente em modo prompt mas na pasta do windows no mesmo diretório esse programa que acabei de criar nao aparece. Mas você volta no modo prompt ele esta lá. Mas valeu a intenção.
Eolo
Colaborador
Colaborador

clipper

Mensagem por Eolo »

Tomou tempo, não.
Estamos aqui pra nos ajudar.

Seguinte: será que o seu Windows Explorer não está setado pra "ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos"? Com isso setado, só aparece o nome do programa, ex TESTE (ao invés de TESTE.EXE). Mas ele roda assim mesmo...

No Windows Explorer, vá em Organizar / Opções de Pasta e Pesquisa, guia Modo de Exibição, procure o item "Ocultar as extensões...", desmarque ele. Clique no botão Aplicar às Pastas (aplica a alteração 'a pasta corrente e todas as outras) e pronto: o TESTE.EXE vai estar lá.
Responder