HMG 4 iniciada
Moderador: Moderadores
- Toledo
- Administrador

- Contato:
HMG 4 iniciada
Amigos, já está em teste a versão 4 da MiniGui, que traz muitas novidades.
Link do projeto HMG4:
http://sourceforge.net/projects/hmg/files/
Robeto Lopez, que é criador e mantenedor da HMG, está prometendo deixar a MiniGui totalmente orientada a objetos. Nesta nova versão ele optou pelo Framework Qt, mas futuramente você poderá escolher entre vários outros Frameworks (GTK, QT, wxWindows, etc), podendo assim desenvolver um programa com suporte a mais de uma plataforma (Windows, Linux, MacOS,etc) sem a necessidade de re-escrever o código, bastando apenas recompilar os fontes.
Nesta nova versão já existe alguns códigos de exemplos, basta instalar a HMG4 e dar uma olhada na pasta \HMG.4\SVN\SAMPLES. Para que a compilação destes exemplos funcione certinho, instale a HMG4 na pasta que já vem como default (C:\HMG.4), depois use o arquivo BUILD.BAT para compilar os exemplos.
Como nesta versão está se usando QT, para executar estes exemplos é necessário que as DLLs do QT estejam na pasta \WINDOWS\SYSTEM32. Então copie as DLLs que estão na pasta \HMG.4\QT\BIN para \WINDOWS\SYSTEM32.
Abraços,
Link do projeto HMG4:
http://sourceforge.net/projects/hmg/files/
Robeto Lopez, que é criador e mantenedor da HMG, está prometendo deixar a MiniGui totalmente orientada a objetos. Nesta nova versão ele optou pelo Framework Qt, mas futuramente você poderá escolher entre vários outros Frameworks (GTK, QT, wxWindows, etc), podendo assim desenvolver um programa com suporte a mais de uma plataforma (Windows, Linux, MacOS,etc) sem a necessidade de re-escrever o código, bastando apenas recompilar os fontes.
Nesta nova versão já existe alguns códigos de exemplos, basta instalar a HMG4 e dar uma olhada na pasta \HMG.4\SVN\SAMPLES. Para que a compilação destes exemplos funcione certinho, instale a HMG4 na pasta que já vem como default (C:\HMG.4), depois use o arquivo BUILD.BAT para compilar os exemplos.
Como nesta versão está se usando QT, para executar estes exemplos é necessário que as DLLs do QT estejam na pasta \WINDOWS\SYSTEM32. Então copie as DLLs que estão na pasta \HMG.4\QT\BIN para \WINDOWS\SYSTEM32.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- Dr.Microso
- Usuário Nível 3

HMG 4 iniciada
Amigos, saudações!
Como faço para referenciar estas DLLs em alguma sub-pasta do aplicativo (sem ter que coloca-las dentro de uma sub-pasta Windows ou na mesma pasta junto com o executável)?
Um abraço!
Como faço para referenciar estas DLLs em alguma sub-pasta do aplicativo (sem ter que coloca-las dentro de uma sub-pasta Windows ou na mesma pasta junto com o executável)?
Um abraço!
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
- momente
- Usuário Nível 3

- Contato:
HMG 4 iniciada
Amigo Toledo,
Tenho grande interesse em acompanhar a MiniGUI Oficial daqui pra frete, ja que utilizo a bom tempo a MiniGUI Extended. Se vc puder me ajudar, lá vai algumas questões:
1º) Na instalação da HMG 4, notei que ela já instala as DLLs da QT na pasta \Windows\System32;
2º) A pasta que vc sita \HMG.4\QT não foi instalada e sim \hmg.4\HARBOUR\contrib\hbqt (Seria esta?);
3º) Quando tento compilar algum samples esta dando um erro e gera um arquivo .EXE (Verifique o Log)
Oque pode ser?
Obrigado!
Rogério Momenté
LookSystem Informática
Tenho grande interesse em acompanhar a MiniGUI Oficial daqui pra frete, ja que utilizo a bom tempo a MiniGUI Extended. Se vc puder me ajudar, lá vai algumas questões:
1º) Na instalação da HMG 4, notei que ela já instala as DLLs da QT na pasta \Windows\System32;
2º) A pasta que vc sita \HMG.4\QT não foi instalada e sim \hmg.4\HARBOUR\contrib\hbqt (Seria esta?);
3º) Quando tento compilar algum samples esta dando um erro e gera um arquivo .EXE (Verifique o Log)
Código: Selecionar todos
Application Internal Error - C:\hmg.4\svn\samples\grid\.exe
Terminated at: 2011.07.22 11:28:20
Unrecoverable error 9012: Can't locate the starting procedure: 'MAIN'
Obrigado!
Rogério Momenté
LookSystem Informática
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
- Toledo
- Administrador

- Contato:
HMG 4 iniciada
Olá Rogério, teve um instalador do HMG4 que estava com problemas no arquivo BUILDAPP.BAT, que é usado para compilar os aplicativos. Então faça novamente o download do HMG4 no link que passei na mensagem inicial deste tópico, instale e tente compilar novamente os exemplos.momente escreveu:Quando tento compilar algum samples esta dando um erro e gera um arquivo .EXE (Verifique o Log)
Por exemplo: entre na pasta C:\HMG.4\SVN\SAMPLES\GRID e digite BUILD DEMO_1.
Sim, as DLLs necessárias já são instaladas automaticamente... não precisa mais se preocupar com isto.momente escreveu:Na instalação da HMG 4, notei que ela já instala as DLLs da QT na pasta \Windows\System32;
Bom, nesta instalação da HMG4 as DLLs estão na pasta \HMG.4\HARBOUR\BIN, mas como elas já são copiadas para \WINDOWS\SYSTEM32 automaticamente, não será necessário copiá-las novamente. Mas é bom saber onde as DLLs estão, pois quando você instalar seu programa no computador do seu cliente, você terá que levar estas DLLs junto com o EXE do seu programa.momente escreveu:A pasta que vc sita \HMG.4\QT não foi instalada e sim \hmg.4\HARBOUR\contrib\hbqt (Seria esta?);
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

HMG 4 iniciada
Agora pode se dizer que o HMG4 está sendo trabalhado e ja tem bons resultados para manter a compatibilidade com HMG3. A IDE para HMG4 ja está sendo testada e disponibilizada no site oficial da HMG: http://hmgforum.com/viewtopic.php?f=32&t=2200
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
HMG 4 iniciada
Prezado Toledo e companheiros...
boa noite!
gostei tanto dessa IDE HMG 3.0.35, pois apesar de ser "bem fraca" em relação à IDE/RAD do Delphi, tô levando jeito e gostando da coisa, desde 01/2015 onde consegui finalmente migrar de clipper/16b para harbour/32b.
A coisa tá tão gostosa, que já são 1h22 da madruga e constantemente estou até às 3h da matina pra praticar o q perdi de tempo nesse clipper 16b... rsrsrs
Já testei e tb gostei da HMG 3.0.46, o meu único aplicativo funciona direitinho nas 2...
há 15 dias atrás baixei a HMG 3.4.0, mas, no primeiro teste ela travou e não funcionava... aí (noutro tópico, q ñ me lembro mais), fui orientado pelo PC ou TOLEDO a baixar o tal de BUILD e BUILD64.
Já fiz o procedimento e hoje estou testando a compilação.
Bom, apareceram 2 erros na minha compilação,q aliás, impediram-na de acontecer. Vejam:
Bem companheiros,o primeiro erro GETIMAGESIZE,sei q ñ está impedindo a compilação, mas o 2º getdefaultprinter, esse sim, impede a compilação.
Alguém pode me ajudar a descobrir como resolver essa duplicidade?
vlw gente
boa noite!
gostei tanto dessa IDE HMG 3.0.35, pois apesar de ser "bem fraca" em relação à IDE/RAD do Delphi, tô levando jeito e gostando da coisa, desde 01/2015 onde consegui finalmente migrar de clipper/16b para harbour/32b.
A coisa tá tão gostosa, que já são 1h22 da madruga e constantemente estou até às 3h da matina pra praticar o q perdi de tempo nesse clipper 16b... rsrsrs
Já testei e tb gostei da HMG 3.0.46, o meu único aplicativo funciona direitinho nas 2...
há 15 dias atrás baixei a HMG 3.4.0, mas, no primeiro teste ela travou e não funcionava... aí (noutro tópico, q ñ me lembro mais), fui orientado pelo PC ou TOLEDO a baixar o tal de BUILD e BUILD64.
Bom, apareceram 2 erros na minha compilação,q aliás, impediram-na de acontecer. Vejam:
Harbour 3.2.0dev (Rev. 18443)
Copyright (c) 1999-2012, http://harbour-project.org/
C:\MVinfo\hb32\migrar\SiCCOSV\SiCCOSV.343\sci10000\pci10000.prg: In function 'HB_FUN_HB_GETIMAGESIZE':
C:\MVinfo\hb32\migrar\SiCCOSV\SiCCOSV.343\sci10000\pci10000.prg:3040:4: warning: implicit declaration of function 'GetImageSize' [-Wimplicit-function-declaration]
C:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.46/harbour/lib/win/mingw/libxhb.a(xhbprn.o):xhbprn.c:(.text+0x10): multiple definition of `HB_FUN_GETDEFAULTPRINTER'
C:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.46/lib/libhmg.a(c_controlmisc.o):c_controlmisc.c:(.text+0x2be0): first defined here
collect2: ld returned 1 exit status
hbmk2: Erro: Executando linkeditor. 1
gcc.exe C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_e0etat.dir/pci10000.o C:/Users/wal/AppData/Local/Temp/hbmk_e0etat.dir/dci10000.o Alguém pode me ajudar a descobrir como resolver essa duplicidade?
vlw gente
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!
Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
- JoséQuintas
- Administrador

HMG 4 iniciada
Função duplicada, duas opções: fontes ou lib
Pesquise pelo editor de textos nos fontes (se o editor tiver essa opção)
Caso esteja em algum fonte, confirme se adicionou -m na compilação, e se não adicionou, adicione e recompile tudo.
Teste retirar uma lib de cada vez, pra encontrar aonde existe essa função.
Pesquise pelo editor de textos nos fontes (se o editor tiver essa opção)
Caso esteja em algum fonte, confirme se adicionou -m na compilação, e se não adicionou, adicione e recompile tudo.
Teste retirar uma lib de cada vez, pra encontrar aonde existe essa função.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- Toledo
- Administrador

- Contato:
HMG 4 iniciada
Amigo, acho que já lhe orientei sobre isto, mas sempre procure fazer a instalação da HMG na pasta default (que já vem pré definida no instalador da HMG), no caso da HMG 3.4.0 seria C:\hmg.3.4.0. Pela mensagem de erro que você postou observei que a pasta está C:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.46, então está meio confuso, será que você está realmente compilando com a versão HMG 3.4.0 ou com a HMG 3.0.46???microvolution escreveu:há 15 dias atrás baixei a HMG 3.4.0, mas, no primeiro teste ela travou e não funcionava... aí (noutro tópico, q ñ me lembro mais), fui orientado pelo PC ou TOLEDO a baixar o tal de BUILD e BUILD64.
O problema neste caso é que esta função está na libhmg, que é da HMG, e também está na libxhb, que é do Harbour. Eu não sei se por default a HMG relaciona na compilação a libxhb, acho que você deve ter incluído manualmente a libxhb na compilação do seu programa. Então conforme observou o nosso amigo José Quintas, ou você teria que retirar a libxhb da compilação ou recompilar a libhmg retirando a função getdefaultprinter do arquivo fonte (c_controlmisc.c). Não olhei se a função getdefaultprinter que está na libhmg é a mesma que está na libxhb, mas se você não quiser compilar novamente as libs, uma outra opção seria colocar o comando abaixo no início do seu arquivo HBP:microvolution escreveu:mas o 2º getdefaultprinter, esse sim, impede a compilação
ATENÇÃO: com o comando acima no arquivo HBP, não será mais apresentada a mensagem de multiple-definition, não importa qual seja as funções. Então, pode ocorrer de mais de uma função estar duplicada e a mensagem não ser apresentada.-ldflag=-Wl,--allow-multiple-definition
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
HMG 4 iniciada
prezado professor Toledo, me diga uma coisa: não importando o local da instalação, basta "setar" os bats corretamente, correto?Toledo escreveu:ATENÇÃO: com o comando acima no arquivo HBP, não será mais apresentada a mensagem de multiple-definition, não importa qual seja as funções. Então, pode ocorrer de mais de uma função estar duplicada e a mensagem não ser apresentada.-ldflag=-Wl,--allow-multiple-definition
Abraços,
Então, percebi que em todos os arquivos .BAT existem uma chamada a um tal HMGPATH que não sei em qual arquivo está ou a qual unidade se refere.
Será que se verificar o local desse HMGPATH pode ser que ele esteja setando para diversas pastas, estou correto?
Grato!
Grato,
- Toledo
- Administrador

- Contato:
HMG 4 iniciada
Sim, nesta variável de ambiente HMGPATH é definida a pasta onde a HMG foi instalada. No BAT você vai encontrar o comando Set HmgPath=%~dp0, onde %~dp0 corresponde a pasta onde o BAT está sendo executado. Mas a minha orientação de instalar a HMG na pasta default de cada versão é para evitar confusão com pastas, por exemplo:microvolution escreveu:Então, percebi que em todos os arquivos .BAT existem uma chamada a um tal HMGPATH que não sei em qual arquivo está ou a qual unidade se refere.
Será que se verificar o local desse HMGPATH pode ser que ele esteja setando para diversas pastas, estou correto?
microvolution escreveu:há 15 dias atrás baixei a HMG 3.4.0, mas, no primeiro teste ela travou e não funcionava... aí (noutro tópico, q ñ me lembro mais), fui orientado pelo PC ou TOLEDO a baixar o tal de BUILD e BUILD64.
Na mensagem acima você disse que estava compilando com a versão HMG 3.4.0 e na mensagem de erro aparece hmg.3.0.46, então vira um confusão, ai não vamos ter certeza se realmente você está compilando com HMG 3.4.0.microvolution escreveu:C:/MVinfo/hmg.3.0.46/hmg.3.0.46/lib/libhmg.a(c_controlmisc.o):c_controlmisc.c:(.text+0x2be0): first defined here
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
HMG 4 iniciada
Prezado Toledo e demais companheiros, após ter colocado o código acima no .HBP do meu compilador do HMG, aconteceram algumas coisas estranhas, que gostaria de considerar:Toledo escreveu:
-ldflag=-Wl,--allow-multiple-definition
1 - agora o aplicativo compila (pelo menos o BUILDING... da HMG 3.4.0 termina), só que não aparece o executável (exclui o anterior como se fosse criar um novo, mas, não cria) e também o arquivo de ERROR.txt não mais existe para mostrar a causa do erro por não ter compilado?!?!?!;
2 - quando abro o arquivo .HBP os comandos acima (-ldflag...) não mais existem;
3 - quando tento compilar novamente com a versão anterior da HMG que está funcionando 3.0.46 demora muito no BUILDING... e compila, só que aparece agora uma mensagem de RUNTIME que não existe uma variável. O estranho que essa variável é referente ao acesso ao REGEDIT (WIN_REG_EXPAND_SZ); E isso, com certeza funcionava anteriormente;
3.1 - veja a linha onde consta essa variável do REGEDIT:
RegistroWin:= win_regRead( "HKLM\SOFTWARE\MICROSOFT\WINDOWS\teste\teste1",,WIN_REG_EXPAND_SZ )
4.1 - aí compila e no momento do RUNTIME aparece a mensagem HB_GTI_ALTENTER como inexistente. Entendo que está relacionado à troca do #REQUIRE 'HBWIN.CH' por #include 'HBWIN.CH'.
Bom, sei que para V.Sas. parecem que minhas pastas (locais de instalação de todas HMG 3.0.35, 3.0.46, 3.4.0 e MINIGUIEXTEND, HWGUI, etc) estão confusas.
Mas, isso não condiz com a minha realidade. Um exemplo são os códigos que V.Sas. me passam e que acho muito confuso até entender; também é assim com meus locais de instalação que explico o porquê de serem assim:
- Certa vez, tinha eu tantos programas instalados e tudo conforme ensina os seus criadores (nas pastas originais sugeridas), então, com a máquina lotada (sem espáço em HDD) e aliado a uma lentidão, e também a necessidade de ter 2 ou mais sistemas operacionais windows para testes, precisei formatar meu computador de trabalho principal.
Aí vem a hora de fazer o backup de tudo e salvar... e mesmo com tanto cuidado, sem perceber perdi parte de códigos que eu tinha.
Então, a partir de então, mesmo não sendo na unidade %systemroot% crio uma pasta relacionada ao que preciso (no caso aqui MVINFO) e dentro dela as sub-pastas, que no caso são as da HB32\HMGs, etc...
Então, V.Sas. poderiam perguntar-me: "então, W de Paula, por que não instala tudo em MVINFO\HB32, MVINFO\HMG.3.0.35, MVINFO\HMG.3.0.46, etc, etc?"
Respondo: como estou testando as compilações em 2 windows diferentes(win xp 32 e win 7 64) - e tudo é muito novo pra mim, (como já disse noutros tópicos, consegui migrar/compilar em 01/2015) e luto contra o tempo e um atraso em mais de 15 anos no mercado, criei essa pasta MVINFO e ela é comum aos 2 sistemas operacionais. Então para o Win XP as pastas de instalação do harbour e seus relacionados aplicativos/IDEs é a partir de C:\MVINFO\.... Agora, para não atrapalhar a instalação um do outro, para o win 7, a pasta raíz é a partir de C:\MVINFO\HMG.3.0.46\...
Então, não sei se consegui explicar, mas, é a partir daí que pra nós não é difícil de entender, e está muito claro pra nós os locais de instalação.
Bom, enquanto comentava aqui esses 3 últimos parágrafos, na HMG 3.0.46 substituí o REQUIRE por INCLUDE e coloquei para compilar; como o processo é demorado aqui no win 7 64 bits (ou minha máquina tá muito lenta, rsrsrs) a mensagem de erro de variável inexistente (WIN_REG_EXPAND_SZ) deixou de aparecer, bem como das demais e compilou tudo normalmente.
Como já havia dito, acima que a IDE não é uma IDE/RAD STUDIO da Embarcadero DELPHI / C++, tô gostando mesmo dessa nova página na minha história como programador CLIPPER.
Espero que me não levem a mau e não me interpretem errado, pois é muita felicidade pra mim e a HMG foi um divisor de águas.
Acredito que pra eu ganhar o mercado que já está estabilizado com as empresas que já estão inseridas, preciso ainda fazer:
1 - homologar na SEFAZ - SRE/SEF de Minas meu aplicativo (e no site oficial do estado, achei muito complexo de entender. O que consegui entender [acho] que preciso ser PJ e não PF; preciso pagar uma taxa de 61 Unidade de valor +ou- uns R$ 200,00; mandar xerox da documentação para o endereço da Receita Estadual); Agora, como cadastrar meu software ainda não entendi...
2 - aprender a alterar meu software e incluir os códigos fontes necessários para deixar de ser NÃO FISCAL e torná-lo FISCAL que atenda ao comércio varejista no geral;
3 - aprender a escolher um banco de dados melhor, pois não sei se o Estado aceitaria DBF/NTX;
4 - melhorar a aparência (deixar de ser console e passar a ser gráfico), e parte disso, já tenho conseguido sem mexer no código fonte, alterando a tela de ERROSYS para uma bem mais amigável e apresentável (apesar que não quero que ela aconteça); as mensagens de que antes usava-se ENTER para confirmar ou ESC ou S/N agora, já são gráficas; uso do mouse (funciona mais ou menos nos GETs); mas, as telas do menu principal e dos cadastros/consultas/relatórios, preciso arrumar uma forma de migrar para gráfico (uso do mouse, botões, labels, boxes, etc) sem muita alteração, pois pelo que até agora pesquisei, só é possível com uma mudança drástica no código, e, isso, é mais fácil de se fazer no DELPHI do que em harbour pela falta de uma IDE/RAD;
5 - Aprender a usar corretamente o sistema de impressão que outro que tá dando muita dor de cabeça: WINPRINTFILERAW ou WINPRN32. Palativamente falando recebi do Sr. TOLEDO/PC o Open_Rel.exe que aprendi a usá-lo, mas, não consegui compilá-lo mesmo baixando a atual HWGUI, pois queria tirar dele a parte que não é necessária pra mim, para poder ser um aplicativo que o cliente nem percebesse;
6 - Finalmente, sair nos contadores, lojas de informática, para oferecer minha parceria e sem falar de usar sola de sapato para conseguir colocar meu aplicativo, pois, acredito que só assim conseguirei meu primeiro SIM, pois desde janeiro quando migrei, resolvi sair e tentar vender, mas, observo que as pessoas não querem mais aplicativos em MODO CONSOLE.
Bom, mais uma vez, obrigado a todos, e, espero que me compreendam (em nome de todos aqueles que como eu, um dia, encontrou o PCTOLEDO e foi a ajuda e o emperrou que faltava) minhas perguntas, e, até mesmo infantis;
Abraço a todos, e, enquanto estou digitando essas últimas considerações, coloquei para tentar compilar novamente com a HMG 3.4.0 32 bits, aliás, após conseguir fazer funcionar (com vossas ajudas), o que fazer para compilar como 64 bits? é só mudar lá em cima no menu a opção de 32 para 64? ou tem alguma mudança no código?
Vlw!
Grato,
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
HMG 4 iniciada
olá pessoal, boa noite!
logo acima, observem que tem minhas dúvidas e elas estão sem respostas. Bom ninguém as viu, ou não tem alguém que saiba ajudar-nos?
grato!
logo acima, observem que tem minhas dúvidas e elas estão sem respostas. Bom ninguém as viu, ou não tem alguém que saiba ajudar-nos?
grato!
Grato,
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
HMG 4 iniciada
bom, dia a todos, baixei e estou experimentando a HMG 3.4.2.
Li todo este tópico novamente, e percebi que o erro abaixo, eu já havia postado anteriormente, mas, não houve resposta.
Alguém poderia me ajudar a entender o contexto de: IMPLICIT DECLARATION?
Por favor vejam:
Li todo este tópico novamente, e percebi que o erro abaixo, eu já havia postado anteriormente, mas, não houve resposta.
Alguém poderia me ajudar a entender o contexto de: IMPLICIT DECLARATION?
Por favor vejam:
Harbour 3.2.0dev (r1509031202)
Copyright (c) 1999-2015, http://harbour-project.org/
C:\MVinfo\MIGRAR\SiCCoSV\SiCCOSV.1.01\sci10000\pci10000.prg: In function 'HB_FUN_HB_GETIMAGESIZE':
C:\MVinfo\MIGRAR\SiCCoSV\SiCCOSV.1.01\sci10000\pci10000.prg:4907:4: warning: implicit declaration of function 'GetImageSize' [-Wimplicit-function-declaration]
GetImageSize( hb_parcx( 1 ), &x, &y );
^Grato,
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
HMG 4 iniciada
Observação:
Esta é a função em C que está dentro das tags PRAGMA BEGIN e END:
E, a linha 4907 que mostra no erro, é a GetImageSize( hb_parcx( 1 ), &x, &y )

Esta é a função em C que está dentro das tags PRAGMA BEGIN e END:
HB_FUNC( HB_GETIMAGESIZE )
{
int x = 0, y = 0;
GetImageSize( hb_parcx( 1 ), &x, &y ); // LINHA 4907
hb_reta( 2 );
HB_STORNI( x, -1, 1 );
HB_STORNI( y, -1, 2 );
}Grato,
-
Claudio Soto
- Colaborador

- Contato: