Na minha humilde opinião, acho que o Clipper é um excelente sistema para desenvolvimento de excelentes aplicações comerciais, robustas e seguras, mas, como muitos afirmam, tem limitações e é por isto que estou migrando meus sistemas para linguagens mais modernas...
Tenho vários sistemas desenvolvidos em Clipper, como um sistema de controle industrial, desenvolvido em 1992 que opera em uma fábrica de cosméticos em um servidor Dell com windows 2000. Este sistema está com 22 terminais locais e 9 remotos, inclusive fora da cidade sede. No chão de fábrica existem terminais que operam automaticamente, ligados por leitores de código de barras e outros dispositivos para alimentar o estoque, dar baixa nos lotes de produção, imprimir data de fabricação, lote e validade em centenas de frascos por minuto, baixar os estoques de frascos, rótulos e tampas e produto, de acôrdo com a embalagem utilizada. No teleatendimento o programa faz todas as funções, desde a baixa de estoque até as etiquetas de separação (na expedição) e controle de comissões dos representantes e dos vendedores destes. No Financeiro todas as contas a pagar e a receber, contas bancárias, emissão de boletos, controle de comissões e folhas de pagamento, ficam sob estrito controle, além de relatórios e gráficos de todas as operações... Mas não consigo transmitir email em tempo real para os clientes avisando a data de saída etc.
Hoje já tenho as rotinas prontas e testarei o funcionamento com o Harbour. Preciso aproveitar integralmente a base de dados do cliente, pois o controle de matérias primas e o processo de testes e liberação dos insumos para produção exige um rastreamento completo, incluindo as informações do representante que recebeu o lote XYZ, por exemplo. Tudo foi feito em Clipper com ajuda indiscutível do Gaspro 4.0.
E todos ficarão satisfeitos...
Para quem deseja conhecer uma Plataforma de Desenvolvimento, veja o Genexus em: http://www.genexus.com/productos/genexus?pt Este faz mágica.
Mercado p/ Clipper
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Mercado p/ Clipper
No ano passado assumi um aplicativo desenvolvido em Clipper.
Não era Harbour, Clipper 5.3, Clipper 5.2, Clipper 5.1, era CLIPPER SUMMER.
Fui contratado pra manter o sistema funcionando, e acrescentar necessidades, só isso.
Conclusão simples:
Funciona, faz o que precisa, é isso que importa.
Lógico...
Uma vez que passei a tomar conta disso, nada melhor que deixar do meu jeito.
Empresa com Windows Server, impressoras Laser disponíveis, etc. ...
Com certeza Harbour, relatórios em PDF, e MySQL
Quem ainda está em Clipper, tire proveito de uma situação dessas:
Pode fazer o que quiser, na hora que quiser.
Então Harbour passa a ser só mais um dos muitos testes que pode fazer.
Não precisa pressa, então vai fazendo uns testes e ajustes, e quando perceber, tá pronto.
Não era Harbour, Clipper 5.3, Clipper 5.2, Clipper 5.1, era CLIPPER SUMMER.
Fui contratado pra manter o sistema funcionando, e acrescentar necessidades, só isso.
Conclusão simples:
Lógico...
Uma vez que passei a tomar conta disso, nada melhor que deixar do meu jeito.
Empresa com Windows Server, impressoras Laser disponíveis, etc. ...
Com certeza Harbour, relatórios em PDF, e MySQL
Quem ainda está em Clipper, tire proveito de uma situação dessas:
Pode fazer o que quiser, na hora que quiser.
Então Harbour passa a ser só mais um dos muitos testes que pode fazer.
Não precisa pressa, então vai fazendo uns testes e ajustes, e quando perceber, tá pronto.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Mercado p/ Clipper
Sugeri, há uns tempos, que o Forum tivesse uma área dedicada ao “Cliente”, que discutisse o que o usuário final deseja, precisa, almeja, quer, pode pagar, merece, ouviu falar, exige etc., dependendo óbvio da sua condição geográfica, econômica, de mercado etc etc.Conclusão simples:
Uma longa e saudável discussão – ainda acho.
Mas a idéia não rolou.
Enfim, continuo achando ótimo que se festeje a nova versão “4.11.B.333.M.98” do Harbour, que eliminou bugs e trouxe melhorias no acesso a cloud services de redes com Windows, OS X, Linux, Safari OS e mobile devices OSs – um gargalo terrível na versão “4.11.A.333.M.98” (referências fictícias!), mas acho que se peca por não se preocupar ONDE e QUANDO essas coisas se aplicam. Não se pode encantar mais com a rede do que com o mar.
Tenho um cliente, aliás são 2 irmãos, duas oficinas mecânicas, que usam há 25+ anos, até hoje, um programa meu feito em Clipper 52e e DBF/NTX, com campo memo! Começou com o Summer, hoje já estão com Blinker7, em rede. Chic. São oficinas “de periferia”? Não. Os dois estão no Itaim-Bibi, São Paulo Capital, e nem atendem mais carros com carburação convencional. É só Audi, Mercedes, Land Rover, BMW etc. Cuidam do meu velho Ford Ka por obrigação.
Bão, sempre cutuco os dois, quero saber porque eles, na condição em que estão, ainda usam o meu programa, uma “porcaria” com a tela do DOS, se existem hoje versões muito melhores de programas com SQL, acesso via celular, cloud, email aos clientes etc.
A resposta é sempre a que o José Quintas, com propriedade, sintetizou:
Moral da história?“Funciona, faz o que precisa, é isso que importa. Pra que vou investir em novas impressoras laser, investir em novos PCs i7, investir em Windows 10, se o que eu tenho, resolve? Meu cliente quer é o serviço bem feito, não uma OS impressa a laser ou via e-mail... Isso não importa pra ele. A secretária é quem recebe a OS e soca no triturador de papel. E deleta o e-mail.
- JoséQuintas
- Administrador

Mercado p/ Clipper
Talvez venha a calhar.
Tirei esta foto no shopping, do McDonnalds, tá na cara.
Vamos ver mais de perto.
O monitor está bem vísivel. Todo mundo pode ver.
Por acaso já alguém já ouviu algum comentário sobre a tela DOS do McDonnalds?
Sobre os preços... talvez.... rs
Tirei esta foto no shopping, do McDonnalds, tá na cara.
Vamos ver mais de perto.
O monitor está bem vísivel. Todo mundo pode ver.
Por acaso já alguém já ouviu algum comentário sobre a tela DOS do McDonnalds?
Sobre os preços... talvez.... rs
José M. C. Quintas