Pessoal boa noite,
Recebi uma lib de uma amigo e preciso compilar ela em meu sistema Harbour, minha dúvida é em que pasta na instalação do Harbour copiar esta lib XXXX.a para que ao compilar seja enxergada ?
No arquivo *.hbp estou referenciando -lXXXX
Por favor me ajudem.
Obrigado
Marcelo
Onde colocar LIB externa no Harbour
Moderador: Moderadores
-
marcelomteles
- Usuário Nível 1

ONDE COLOCAR LIB EXTERNA NO HARBOUR
Já tentou colocar o caminho completo onde esta esta LIB. Exemplo: -lc:\pasta\XXXX.amarcelomteles escreveu:No arquivo *.hbp estou referenciando -lXXXX
Aqui no meu caso uso Harbour 3.2 com Mingw, então os arquivos *.a estão em
C:\hb32\lib\win\mingw
Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- JoséQuintas
- Administrador

Onde colocar LIB externa no Harbour
Não custa lembrar, mas....
O Harbour não é o compilador, o compilador é o compilador de C.
A LIB precisa ser compatível com o compilador.
Se usar msvc ou borland, a lib tem extensão .LIB
Se usar mingw, a lib tem extensão .A
Não dá pra usar a LIB de um compilador no outro.
-l indica a lib, com ou sem path
-L indica path pra buscar libs - bom caso centralize todas as suas LIBs numa única pasta
O path atual já entra automático, e os paths default do Harbour também, baseados na pasta do hbmk2 ou paths do Windows.
O Harbour não é o compilador, o compilador é o compilador de C.
A LIB precisa ser compatível com o compilador.
Se usar msvc ou borland, a lib tem extensão .LIB
Se usar mingw, a lib tem extensão .A
Não dá pra usar a LIB de um compilador no outro.
-l indica a lib, com ou sem path
-L indica path pra buscar libs - bom caso centralize todas as suas LIBs numa única pasta
O path atual já entra automático, e os paths default do Harbour também, baseados na pasta do hbmk2 ou paths do Windows.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/