Windows Provider for Oracle

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Bom dia colegas.

Fazem alguns dias que estou apanhando feito cachorro magro....

Acontece que o meu NB com Windows XP está dando pau, e comprei um novo com Windows 7.

Consegui configurar o driver ODBC corretamente via "Ferramentos Adminsitrativas / Fonte de dados ODBC".

Mas não encontro o "Windows OLE DB Provider for Oracle" na janela "Propriedades de associação de dados".

No XP encontro este "Provider" na aba "Provedor" e no Windows 7 este componente não está lá.

Alguém tem o caminho das pedras ?
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Você não informa qual versão do Oracle está utilizando. Ajudaria se tivéssemos esta informação. Veja se este tópico te ajuda em alguma coisa.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Boa noite meu caro Alexandre.

Primeiramente, obrigado pela atenção.

A versão do Oracle pode ser a 10g ou a 11g. Um dos clientes usa uma versão e outro cliente usa a outra versão.

Durante o desenrolar do meu problema, eu já havia consultado o citado link, pesquisei na internet, no Fórum, e até na Oracle.

O atual problema é diferente: Na PRIMEIRA FASE, que se faz via "Painel de Controle->Ferramentas Administrativas->Fonte de dados (ODBC)->Fonte dados do sistema" consegui configurar corretamente, mas somente após muitas pesquisas, já que "Fonte de dados (ODBC)" apontava para a pasta "System32". Foi necessário alterar o destino do executável "odbcad32.exe" da pasta "System32" para "SysWoW64", quando então foi possível enxergar o driver "Microsoft ODBC for Oracle".

O problema mesmo acontece na SEGUNDA FASE, quando tento configurar as "Propriedades de associação de dados->Provedor", via clicar no ícone do arquivo texto vazio *.udl. Nesta janela eu deveria encontrar a opção "Microsoft OLE DB Provider for Oracle", mas ela não se apresenta para ser marcada.

Pesquisando no site da Oracle a coisa não ficou bem clara para mim. Tentei entender em inglês e tive dificuldades. Tentei usar o tradutor Google e ficou pior ainda.

A Microsoft não informa para quando será disponibilizado este Provider, e nem informa se realmente será fornecido.

Consultando o site da Oracle, pelo que entendi, há 2 maneiras de fazer a coisa:

A PRIMEIRA seria baixar e instalar os 2 arquivos:
"instantclient-basic-win-x86-64-11.1.0.7.0" e
"instantclient-odbc-win-x86-64-11.1.0.7.0". A instalação foi concluída com êxito, segundo o próprio instalador. Infelizmente o procedimento não surtiu o efeito desejado.

A SEGUNDA seria instalar o Oracle na versão 32bits. Ainda não tive a oportunidade de testar esta opção, pois dependo do TI de um dos clientes. Esta marcada para a semana que vem este teste.

Pergunto ao amigo, esta opção tem alguma chance de funcionar ?
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Isto está acontecendo porque quando você clica duas vezes no teu arquivo .UDL no Windows 7 (x64), as configurações de associações de arquivo te levam a executar a versão de 64 bits do programa e esta versão não enxerga as Dlls de 32 bits. Pesquisando na net encontrei este artigo escrito por Chaitanya Medikonduri, da Microsoft.

Para que a informação não fique perdida, fiz a tradução e criei o tópico Como executar um arquivo .UDL de 32 bits em um SO de 64 bits. Veja se te atende.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Responder