Substituto de FoxPlus e DbaseIII no Windows 64
Moderador: Moderadores
Olá, pessoal...
Agora que quase todo mundo já migrou pra Windows 64 bits, com qual ferramenta vcs estão fazendo aquelas operaçõeszinhas rápidas nos DBFs , as do tipo "somar todos os valores de um determinado campo" ou "deletar os registros de um determinado intervalo", coisas que eram facilmente feitas usando "Foxplus e Dbase3", no tempo de windows XP e anteriores ?
Pois eu tô precisando muito disso agora e não faço a mínima idéia do que usar com o meu Windows 7 64 bits.
Alguém me ajuda ?
Um abraço,
Agora que quase todo mundo já migrou pra Windows 64 bits, com qual ferramenta vcs estão fazendo aquelas operaçõeszinhas rápidas nos DBFs , as do tipo "somar todos os valores de um determinado campo" ou "deletar os registros de um determinado intervalo", coisas que eram facilmente feitas usando "Foxplus e Dbase3", no tempo de windows XP e anteriores ?
Pois eu tô precisando muito disso agora e não faço a mínima idéia do que usar com o meu Windows 7 64 bits.
Alguém me ajuda ?
Um abraço,
lugab
-
alxsts
- Colaborador

Eu já tinha visto e até baixei os 2 pra testar, Alexandre
, recursos comuns do Foxplus/Dbase3 que é o q eu to precisando agora
Mas ambos fazem em 32/64 bits apenas o que o velho DBU fazia, ou seja, listar, criar campos, deletar, packear, etc. Nenhum deles permite executar comandos do tipo:Tem também, o Advantage Data Architect:
http://devzone.advantagedatabase.com/dz ... Platform=6
Também, o WinDBU
http://forums.fivetechsupport.com/viewt ... DBU#p81649
Código: Selecionar todos
use arquivo
Sum Campo-Valor
ou
replace all campo-Valor with campo-Valor * 1.10 for year(campo-data)>2013
ou
delete all for year(campo-data)>2013
lugab
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Acho que você não prestou atenção nas dicas... mas veja este outro tópico, onde fica mais claro o uso do prompt de comando do HbMk2:
Como compilar no HARBOUR primeiros passos
Acho que você não prestou atenção nas dicas... mas veja este outro tópico, onde fica mais claro o uso do prompt de comando do HbMk2:
Como compilar no HARBOUR primeiros passos
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Verdade, Alexandre, não tinha notado. Aliás, acho que essa informação merece um Tópico exclusivo
Eu executei "Hbmk2 ." e as 2 linhas de comando abaixo funcionaram corretamente:
Mas qdo executei deu "ERRO DE SINTAXE"
Tem alguma idéia da sintaxe correta ? Meu objetivo é somar o campo valor de todos
os registros do arquivo
Eu executei "Hbmk2 ." e as 2 linhas de comando abaixo funcionaram corretamente:
Use Arquivo.dbf
List Valor
Sum ValorTem alguma idéia da sintaxe correta ? Meu objetivo é somar o campo valor de todos
os registros do arquivo
lugab
-
marcosgambeta
- Usuário Nível 3

Dependendo da tarefa que precisa realizar, pode criar um script e executar com o hbrun. Veja o exemplo abaixo:lugab escreveu:Agora que quase todo mundo já migrou pra Windows 64 bits, com qual ferramenta vcs estão fazendo aquelas operaçõeszinhas rápidas nos DBFs , as do tipo "somar todos os valores de um determinado campo" ou "deletar os registros de um determinado intervalo", coisas que eram facilmente feitas usando "Foxplus e Dbase3", no tempo de windows XP e anteriores ?
Arquivo: teste.hbs
PROCEDURE Main ()
CLS
? "teste com script em Harbour"
WAIT
RETURNCódigo: Selecionar todos
hbrun teste.hbsA extensão não precisa ser .hbs, mas ajuda a saber que tem por finalidade ser executado pelo hbrun. Por padrão, o projeto Harbour usa a extensão .hb, mas optei por usar .hbs. Então, pode trocar o .hbs por .hb.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
Marcos Antonio Gambeta
Oi, Marcos, boa noite
Por se tratar de uma necessidade eventual, eu optei por não fazer programa e
acabei descobrindo a sintaxe correta do comando SUM
Sou um "quase leigo" em programação e imagino que "script" seja um aqruivo textto com uma série de linhas de comandos não compiláveis para Harbour,
similar ao q era usado em Dbase3 , tipo o "DO Programa.prg " , estou certo ?
Se estou errado vc poderia me explicar e exemplificar ?
Por se tratar de uma necessidade eventual, eu optei por não fazer programa e
acabei descobrindo a sintaxe correta do comando SUM
Sum Valor to Variavelsimilar ao q era usado em Dbase3 , tipo o "DO Programa.prg " , estou certo ?
Se estou errado vc poderia me explicar e exemplificar ?
lugab
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
CA-Clipper 5.2 Norton Guide > Commands > SUM
Após iniciar o HbMk2 em modo prompt de comando, é sempre bom emitir um SetMode(25,80) para ajustar as dimensões da tela.
CA-Clipper 5.2 Norton Guide > Commands > SUM
Após iniciar o HbMk2 em modo prompt de comando, é sempre bom emitir um SetMode(25,80) para ajustar as dimensões da tela.
[]´s
-
alxsts
- Colaborador

Obrigado, Alexandre e Marcos...
Notei que grande parte dos comandos do "Dbase" não funcionam dentro do "Hbmk2 ." , mas dei sorte pq o q eu precisava funcionou
Achei legal a dica de criar uma série de comandos em "teste.hbs", mas dentro do "Hbmk2 ." o "Hbrun teste.hbs" nem roda, dá erro de sintaxe
Uma abraço a todos
Notei que grande parte dos comandos do "Dbase" não funcionam dentro do "Hbmk2 ." , mas dei sorte pq o q eu precisava funcionou
Achei legal a dica de criar uma série de comandos em "teste.hbs", mas dentro do "Hbmk2 ." o "Hbrun teste.hbs" nem roda, dá erro de sintaxe
Uma abraço a todos
lugab
-
paiva_dbdc
- Usuário Nível 3

Gabriel.
eu comecei a fazer um prg para do meu sistema executar +- = ao dbase.
Pdbase.prg
ai NAo me lembro qual amigo me mandou o Rdbase.prg .. é = ao dbase.
executo os 2 de dentro do sistema
de uma olhada
www.dbdc.com.br/sfa32/prdbase.zip
vou ver os link acima para ver se algum exe me agrada (rs)
o Ideal seria pegar os fontes do dbase e compilar com o Harbour ou Xharbour ...
igual ao que fiz com o DBU.
eu ate tive que mexer para poder mostrar MUITOS campos e base grandes.
Paiva
eu comecei a fazer um prg para do meu sistema executar +- = ao dbase.
Pdbase.prg
ai NAo me lembro qual amigo me mandou o Rdbase.prg .. é = ao dbase.
executo os 2 de dentro do sistema
de uma olhada
www.dbdc.com.br/sfa32/prdbase.zip
vou ver os link acima para ver se algum exe me agrada (rs)
o Ideal seria pegar os fontes do dbase e compilar com o Harbour ou Xharbour ...
igual ao que fiz com o DBU.
eu ate tive que mexer para poder mostrar MUITOS campos e base grandes.
Paiva
- JoséQuintas
- Administrador

Uso o rdbase até hoje, mas bem eventual, e embutido no sistema, incluindo registrar todos os comandos usados em log.
Embutido no sistema já usa o mesmo padrão de arquivos, índices, etc.
Preste atenção no uso.
Dependendo do motivo, pode ser mais interessante criar rotinas fixas no aplicativo pra determinada operação.
Assim o aplicativo "se resolve" sozinho.
Embutido no sistema já usa o mesmo padrão de arquivos, índices, etc.
Preste atenção no uso.
Dependendo do motivo, pode ser mais interessante criar rotinas fixas no aplicativo pra determinada operação.
Assim o aplicativo "se resolve" sozinho.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Obrigado, Paiva e Quintas
o Rdbase é interessante mesmo
o Rdbase é interessante mesmo
lugab
- JoséQuintas
- Administrador

De vez em quando consigo ajustar alguma coisa.
Segue fonte mais atualizado.
É direto de dentro do meu aplicativo.
Por isso as funções extras no final (compare com as anteriores porque criei só pra este post).
Problema conhecido:
Com o Browse() original do Harbour, dá erro na edição se o arquivo não for usado em modo exclusivo.
Segue fonte mais atualizado.
É direto de dentro do meu aplicativo.
Por isso as funções extras no final (compare com as anteriores porque criei só pra este post).
Problema conhecido:
Com o Browse() original do Harbour, dá erro na edição se o arquivo não for usado em modo exclusivo.
- Anexos
-
rdbase.prg- (63.03 KiB) Baixado 94 vezes
José M. C. Quintas