Clash escreveu:Peraí Pablo Cesar, o Harbour faz tudo isso?
Sim, faz. Eu estou te indicando a utilização da IDE da HMG versão 3.0.35 que tem uma opção para compilar em modo console (iguais as telas do Clipper). A IDE normalmente é usada para desenvolvimento em GUI (modo gráfico), mas como a migração sempre é algo difícil de ingerir... por causa das novos procedimentos: de instalação, seleção de bibliotecas, enfim tudo isso você tem apenas instalando o HMG. E bye bye DOSBOX ! Vale mesmo a pena migrar, com certeza ABSOLUTA !!!
utilizado nodosimp ou cprinter (CPS) para soluções em relatórios
Nesta questão, você vai passar a imprimir direto, claro que tudo dependerá de quanto é complexo os módulos dos relatórios. Mesmo assim, se quiser continuar a utilizar aplicativos de terceiros, pode continuar sem problemas. Só que na minha opinião, vale a pena investir mais no seu aprendizado e gerar em PDFs por exemplo.
É muito trabalhoso aproveitar os fontes de um programa que já funciona bem, ou tem que adaptar muito o código?
De primeira, quase nada terá que mudar. Se estes estiverem no padrão do Clipper versão 5. E se você começar com FUNCTION MAIN no PRG principal e não contiver funções provenientes de bibliotecas que não sejam comuns ao Harbour. Algumas, mudam um pouco o seu nome. Mas vale a pena tentar e postar as suas dificuldades na seção Minigui, que iremos te ajudar.