Clipper 5.3

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Mensagem por Pablo César »

Clash escreveu:Peraí Pablo Cesar, o Harbour faz tudo isso?
Sim, faz. Eu estou te indicando a utilização da IDE da HMG versão 3.0.35 que tem uma opção para compilar em modo console (iguais as telas do Clipper). A IDE normalmente é usada para desenvolvimento em GUI (modo gráfico), mas como a migração sempre é algo difícil de ingerir... por causa das novos procedimentos: de instalação, seleção de bibliotecas, enfim tudo isso você tem apenas instalando o HMG. E bye bye DOSBOX ! Vale mesmo a pena migrar, com certeza ABSOLUTA !!!
utilizado nodosimp ou cprinter (CPS) para soluções em relatórios
Nesta questão, você vai passar a imprimir direto, claro que tudo dependerá de quanto é complexo os módulos dos relatórios. Mesmo assim, se quiser continuar a utilizar aplicativos de terceiros, pode continuar sem problemas. Só que na minha opinião, vale a pena investir mais no seu aprendizado e gerar em PDFs por exemplo.
É muito trabalhoso aproveitar os fontes de um programa que já funciona bem, ou tem que adaptar muito o código?
De primeira, quase nada terá que mudar. Se estes estiverem no padrão do Clipper versão 5. E se você começar com FUNCTION MAIN no PRG principal e não contiver funções provenientes de bibliotecas que não sejam comuns ao Harbour. Algumas, mudam um pouco o seu nome. Mas vale a pena tentar e postar as suas dificuldades na seção Minigui, que iremos te ajudar.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Clash
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Clipper 5.3

Mensagem por Clash »

Obrigado Pablo, pela sua explicação e indicação.
Desculpe na demora por resposta e principalmente por agradecimento. Mas ainda estava finalizando trabalhos que precisavam ser entregues em Clipper.

Aproveitando suas indicaççoes, poderia me informar o que preciso baixar, onde se possivel?

Agradeço desde já.

[ ]s
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Clipper 5.3

Mensagem por Eros »

Eu tambem teria interesse em conhecer e adotar essa biblioteca HMG 3.0.35. Onde podemos conseguir fazer download dessa ferramenta ? Existe manual onde possamos conhece-la melhor ? Apostila ? Local de download para conhecermos essa novidade ?
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Clipper 5.3

Mensagem por Eros »

Alguem tem material de estudo, apostilas que ensinam sobre a IDE da HMG 3.0.35 e que poderia disponibilizar ?

Gostei muito do que pude ver no forum, mas não encontrei um material de estudo, antes de mexer nela. Logicamente, nao é so colocar meus .PRG nela e compilar.. tem sempre algo a dominar, aprender, os macetes, os segredos da ferramenta. Queria muito aprender sobre ela e conto com ajuda e colaboraçao de quem puder fornecer-me conhecimento.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Favor, leia: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 071#p73071

Ao baixar o instalador e após executar a instalação, você verá que no seu HD criará uma pasta chamada hmg 3.0.35 onde haverá subpastas com: DOC onde possui toda a documentação dos componentes e a subpasta SAMPLES onde guarda vários exemplos e com eles você poderá testar e verificar a função de cada componente da biblioteca. Vale a pena compilar cada exemplo, foi assim que eu aprendi sozinho... muito fácil.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Clipper 5.3

Mensagem por bencz »

ontem fiz a conversão de um código clipper para harbour aqui da empresa, um código de aproximadamente 7000 linhas, as unicas modificações q eu fiz no fonte foi:

Código: Selecionar todos

function main()
....
apenas coloquei o function main, o resto, compilou e rodou tudo CERTINHO!!!!
Imagem
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

bencz escreveu:apenas coloquei o function main, o resto, compilou e rodou tudo CERTINHO!!!!
Sim, perfeitamente possível. Parabéns.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Clash
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Clipper 5.3

Mensagem por Clash »

Caro amigo Jairo Maia, tudo bem contigo?!
Muito tempo que não trocamos informações.
Andei lendo alguns tutoriais, dicas, mas um inconcluso para mim.
Estou obtendo alguns erros no executável depois que migrei para Cliper 5.3.
Acredito ser configuração do meu .LNK Uso blinker 6.0.
Quando puder, poderia analisar meu .LNK e passar sugestões.
Obrigado mesmo.
Abraço.
Clash.

Código: Selecionar todos

BLINKER INCREMENTAL OFF
BLINKER CACHE EMS 75%,50%
BLINKER CACHE XMS 75%,50%
BLINKER LINK EMS ON
BLINKER LINK XMS ON
BLINKER EXECUTABLE NODELETE
BLINKER EXEC CLIPPER //DYNF:8 //F:254
BLINKER EXEC COMP 1
BLINKER EXEC EXTE
BLINKER MEMO PACK 20
BLINKER INCR PAD 256
BLINKER OVER PAGE ON
BLINKER OVER OPSI 60
BEGINAREA
  FILE SCA
  FILE SCA001
  FILE SCA00131
  FILE SCA002
  FILE SCA003
  FILE SCA004
  FILE SCA005
  FILE SCA006
  FILE SCA008
  FILE SCA009
  FILE SCA010
  FILE SCA99pub
  FILE SCA99fun
  FILE SCA99aux
  FILE SCA99rel
  FILE SCA99RED
ENDAREA
Libr BLXCLP53,Dbfcdx,_dbfcdx
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Clash, desculpa me intrometer (por causa de você ter mandado para o Jairo Maia).

Mas por quê migrou para Clipper 5.3 ?

Na minha opinião, esta versão não presta e melhor ainda seria se você pudesse ter tentado a converter para Harbour.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Clash
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Clipper 5.3

Mensagem por Clash »

Fala Pablo... quanto tempo, tudo bem?!

Migrei para o Clipper 5.3 para poder usar os beneficios do ORDSCOPE().
Estava com dificuldades de indexação para filtragens em relatórios e consultas rápidas em tela.
Tá indo tudo blza, só to preocupado se posso melhorar meu BLINKER. As vezes acontece coisas que
fico na dúvida se é o Clipper, a Rede. Sistema fecha sozinho, as vezes na indexação, as vezes na linkedição.

Mas depois de ler alguns tópicos acima sobre o Harbour, me animei mais uma vez. Da outra vez que conversamos, até baixei do link mencionado por vc. mas não consegui compilar com tanta facilidade como nosso outro amigo ali, comentou que só incluiu a Function Main(). Mas este fim de semana vou perder mais tempo.

Sugestões, estou "ouvindo".

Abração.

Bom te ver firme aí na comunidade.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Bom te ver firme aí na comunidade.
Obrigado, amigo !

Ahhh que bom que não perdeu o seu ânimo, continue tentando. Poste as suas dúvidas conforme for aparecendo durante a compilação com HMG, mas faça as suas postagens lá naquela seção, no caso.

Mas jogue fora esse BLINKER e Clipper também. Tudo o que você sabe, irá ser utilizado, inclusive o ORDSCOPE.

Eu quando usava o BLINKER, utilizava sem script praticamente. Tente utilizar de forma convencional.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Clipper 5.3

Mensagem por Eros »

Eu uso o blinker 7 e nao consegui fazer funcionar no HMG. Tem alguma opção melhor ?

Uso o blinker a mais de 15 anos para fazer link da aplicaçao rodando em todo tipo de rede e nunca tive probelmas. Mas para compilar/linkar no hmg, nao consegui fazer funcionar, nem consegui gerar o .exe
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Oi Eros, desculpa, mas acho que me expressei mal. Não existe essa possibilidade de utilizar BLINKER no HMG nem muito menos em Harbour !

É pra remover qualquer instrução do BLINKER quando for compilar em Harbour/xHarbour.

BLINKER é para CLIPPER.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Clash
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Clipper 5.3

Mensagem por Clash »

Boa dica, Blinker de forma convencional ainda não tentei.

Pablo, na verdade eu não consegui compilar meu projeto em Harbour, abriu uma plataforma gráfica e não consegui progredir. Me mande o link da seção aqui do fórum correta para gente discutir sobre isso.

Abraço.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Estamos falando de compilar atarvés do HMG 3.0.35. Então, basto material e lugar certo para postar em:

Minigui (clique aqui para acessar)
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder