Número da Nota Fiscal

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Nota fiscal

Mensagem por Maligno »

Netavin escreveu:.... isso Malígno. Sou do PR e já tinha lido algo a respeito. Pensei que tivesse mudade.
Uai! Mas você é do Paraná? Pensei que fosse de Rondônia. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Netavin
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Nota fiscal

Mensagem por Netavin »

... Uai sô !
Sou Paranaense de Cambé. Atualamente moro em Rondônia.

[]´s

Netavin
TK90 / TK95 / APPLE IIe / 286 / 386 / 486 / 586 / AMD Atlhon
" Sem saber que era impossível, foi lá e fez !! "
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Ah, sim. Agora tá explicado. Um ex-vizinho. :)
[]'s
Maligno
---

---
Netavin
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: NUMERO DA NOTA FISCAL

Mensagem por Netavin »

Boa noite caríssimos amigos!
Pegando um gancho sobre o assunto NF: até a poucos dias atrás eu datilografava as NF´s. Hoje eu tenho uma máscara que criei no Excel para imprimi-las. Estou seriamente decidido a começar uma rotina que faça essa impressão através do meu sistema. As NF´s vem da gráfica em Bloco (apenas colado) e já numeradas de acordo com a AIDF. Meu trabalho será apenas de fazer a impressão, sem a necessidade cuidar de outros aspectos exigidos em muitas impressões que alguns colegas fazem.
Amigos, tenho o cadastro de todos os clientes e dos transportadores/freteiros. Seriam as informações básicas de que preciso ou tem outros detalhes que desconheço para iniciar os trabalhos ??

[ ]´s

Netavin.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Você precisará no seu sistema todas as informações que podem vir a constar na NF: CFOPs, clientes e/ou fornecedores, cadastro de ítens, etc. Adicione a isso uma série de outros pequenos detalhes que podem ou não ser usados: espaço para observações de cunho fiscal e/ou gerencial, inserção de desconto, lista de duplicatas, etc.

Só um porém. No Paraná, o contribuinte que possui NF em bloco não está autorizado pelo fisco a preenchê-la de outra forma que não à mão ou mecanograficamente. Pelo computador é proibido. Não sei como é em Rondônia, mas seria prudente consultar o fisco. A não ser, claro, que você pretenda pleitear uma nova AIDF para formulário contínuo.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Impressão em formulário NF

Mensagem por Pablo César »

Além dos itens que compõe uma NF, acho que também deverias contar com o modo de impressão, se será em modo gráfico ou não. Caso sua decisão seja fazer em modo "não gráfico", você irá precisar contar também com um BD de impressoras e seus comandos caso haja diferentes tipos de impressão (comprimido, normal, destacado, expandido).
Maligno escreveu:Só um porém. No Paraná, o contribuinte que possui NF em bloco não está autorizado pelo fisco a preenchê-la de outra forma que não à mão ou mecanograficamente. Pelo computador é proibido.
Não posso afirmar como hoje o fisco tem determinado. Mas pelo que me parece, o que não pode ser feito no computador, é o prenchimento justamente do campo Nº da NF e o resto sim. Isto é, da gráfica deve prover a numeração sequencial e que será liberada pelo RF. Mas averigue bem, porque a Sadia (sempre imprimiu suas NFs).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:acho que também deverias contar com o modo de impressão, se será em modo gráfico ou não.
Impressão de nota fiscal, que se vê por aí, é sempre em modo texto, com caracteres normais ou comprimidos. Esse tipo de coisa realmente não combina com gráfico.
Mas pelo que me parece, o que não pode ser feito no computador, é o prenchimento justamente do campo Nº da NF e o resto sim. Isto é, da gráfica deve prover a numeração sequencial e que será liberada pelo RF. Mas averigue bem, porque a Sadia (sempre imprimiu suas NFs).
No caso de NF em bloco, não há um campo de número a ser preenchido. A gráfica o imprime por decalque. O resto, se for NF em bloco, não pode ser preenchido por computador. Palavras de um auditor da Receita Estadual, com quem conversei a respeito.

Realmente existem grandes empresas que imprimem suas próprias NFs, de ponta a ponta, em papéis de segurança, com números de formulários pré-decalcados. Mas são empresas que trabalham num regime de fiscalização bem diferente. São casos bem especiais.
[]'s
Maligno
---

---
Netavin
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Netavin »

Bom dia a todos !
Segundo informação do órgão estadual daquí da cidade, não tem problema em preencher via computador. Se fosse formulário contínuo, a estória seria diferente.
Vejo que vou ter alguma dificuldade quanto aos ajustes de impressão. Ainda não sei, mas acho que o USB (Heveraldo) não possui esses recursos... Mas tudo bem.
Obrigado por ora !!

[ ]´s

Netavin.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Já que você terá de usar uma impressora matricial, porque não fazer a impressão direta, ao invés de usar um programa como o USB do Heveraldo? Ou sua impressora é USB-only?
[]'s
Maligno
---

---
Othelo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Othelo »

Aqui no estado de saopaulo temos que através do posto fiscal solicitar a permissao para confeccao de nota fiscal em formulario ou bloco e envia-lo para a grafica. Nao existem tantas obrigacoes como no estado do parana em que o programa deve ser registrado. Eu utilizo impressao de nota fiscal em formulario ha mais de 10anos e nunca tive problemas com o fiscal, apenas seguindo as regras basicas da nossa legislacao em relacao a confeccao da NF e da impressao da mesma.
O numero da nota fiscal o qual imprimimos no formulario tambem é muito importante e é registrado na contabilidade. Para a legislacao de sao paulo nao tem uma regra rigida, podendo seguir o numero do formulario ou nao, apenas sendo sequencial e acompanhando a data, alem de em necessidade de fiscalizacao ser facil localizar e provar sua veracidade. Sempre que instalo sistemas tento convencer a empresa a adotar a sequencia do formulario com o numero da nota fiscal, isso tem trazido bons resultados tanto no arquivamento fisico da NF como no arquivamento eletronico, pois sempre teremos um unico numero de referencia, em caso de cancelamento do formulario, cancelamos a NF e em caso de cancelamento da NF cancelamos o formulario e sempre mantemos a sequencia!

abracos
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Prenchimento de NF

Mensagem por Pablo César »

Maligno escreveu:Impressão de nota fiscal, que se vê por aí, é sempre em modo texto, com caracteres normais ou comprimidos. Esse tipo de coisa realmente não combina com gráfico.
O USB.EXE do Heveraldo, ou a impressão feita através do Win32Prn do xHarbour é em modo gráfico. E não vejo dificuldade em utilizar o USB.EXE do Heveraldo, caso possa ser criado um arquivo de impressão (mesmo que temporário) para impressão. E a utilização da impressão através do Win32Prn, não precisará tomar parte na utilização de comandos de impressão entre uma impressora e outra (especialmente quando trocam de equipamentos).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Netavin
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Netavin »

... Bom, apenas reforçando o que eu disse no post anterior: Meu trabalho será de apenas fazer o preenchimento da NF, uma vez que ela já está numerada.

Malígno, minha idéia inicial seria fazer o que faço hoje através do Excel: destacar todas as vias do bloco e colocar na impressora (laser) e mandar imprimir 6 cópias. É rapidinho. Acho que posso dispensar uma matricial. Não acha ?
E eu tenho apenas um tipo de cliente. O preenchimento é muito simples.
Eu não estou pensando em pesquisar no sistema os dados dos produtos tambem. Vou digitá-los no momento da impressão com seus respectivos valores unitários, quantidade. Apenas os totais como Vlr, icms serão calculados pelo programa.

[ ]´s
Netavin
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:E não vejo dificuldade em utilizar o USB.EXE do Heveraldo, caso possa ser criado um arquivo de impressão (mesmo que temporário) para impressão. E a utilização da impressão através do Win32Prn, não precisará tomar parte na utilização de comandos de impressão entre uma impressora e outra (especialmente quando trocam de equipamentos).
Numa impressão convencional de NF não se usa modo gráfico. Isso não é nem um pouco comum. Ademais, em modo texto só se costuma usar caracteres comuns ou comprimidos; nada mais. Qualquer impressora tem isso. E nem são tantas matriciais assim. Basicamente é quase tudo Epson mesmo.

Fora isso, o que o colega deseja fazer é algo bem fora do comum: imprimir folha a folha numa HP. Um caso especial. Aí sim, o programa USB vai ajudar. Sorte dele não estar no Paraná. Aqui, se pegam o sujeito fazendo isso, dá autuação e podem até mesmo cassar a AIDF.
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Netavin escreveu:Malígno, minha idéia inicial seria fazer o que faço hoje através do Excel: destacar todas as vias do bloco e colocar na impressora (laser) e mandar imprimir 6 cópias. É rapidinho. Acho que posso dispensar uma matricial. Não acha ?
Folha a folha é algo bem chato. Mas se o cliente se dispõe a isso, que seja. :)
Eu não estou pensando em pesquisar no sistema os dados dos produtos tambem. Vou digitá-los no momento da impressão com seus respectivos valores unitários, quantidade. Apenas os totais como Vlr, icms serão calculados pelo programa.
Funcionará basicamente como uma máquina de escrever com algum cálculo. Mas considere a possibilidade de cadastrar os ítens. Ficaria muito mais fácil pro cliente apenas selecionar o que deseja que conste na NF ao invés de digitar tudo. Se isso for viável, claro.
[]'s
Maligno
---

---
ALEX BORELLI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por ALEX BORELLI »

Netavin escreveu:..colocar na impressora (laser) e mandar imprimir 6 cópias. É rapidinho. Acho que posso dispensar uma matricial. Não acha ?
Net, aqui em Santa Catarina pelo que sei nao e permitido imprimir em laiser notas fiscais. É importante que voce verifique se isso e possivel mesmo. Caso seja permitido, mesmo assim por uma questao de seguranca eu usaria a matricial. Imagine que neste meio tempo de imprimir uma folha ou outra, a impressora pode puxar 2 folhas ao mesmo tempo? O usuario sera forcado a fazer uma impressao extra, gerando 2 registros de impressao com o mesmo numero, algo nao permitido, sendo necessaria a exclusao de um destes registros no seu controle de notas emitidas, ou mesmo que seja uma sequencia de 2 numeros e puxe de forma errada as folhas, perdendo no seu caso 12 folhas. A proposito, as notas fiscais tem 5 vias e nao 6 como citou.

Outra coisa, sem contar na seguranca das informacoes, ja que na matricial a impressao e atraves de papel auto-copiativo, nao tem erro de ter alguma via diferente.
Alex Borelli
Arpa Sistemas
www.arpasistemascom.br
Responder