Sim Pablo, mas eu nao quero usar Harbour.. eu quero compilar minha aplicaçao no HMG 3.0.35.
E impressionante, todas as vezes que estamos no forum para falar de clipper, vem alguem e enfia o tal do harbour no meio.. gente, tem uma opção no forum so para harbour, se eu quisesse falar de harbour, estaria na seçao propria.
Estamos falando de clipper, a ser compilado para 32 bit na IDE HMG, e é nela mesmo que estou tendo dificuldades, nao conesgui gerar .exe, mesmo tendo criado a funçao main() no .prg principal.
Clipper 5.3
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Clipper 5.3
Vamos esclarecer algo que com certeza não está claro aqui. Confesso que eu também senti-me frustrado quando falavam-me de: migre para Harbour/xHarbour... concordo plenamente contigo que se quisesse algo assim, você postaria na seção correta. Mas tenha em conta colega, que o Clipper, está descontinuado. O quê significa isso ? Que não temos mais recursos no Clipper que possa conseguir para atender certas demandas dos atuais sistemas operacionais e dos novos hardwares que hoje existem. Exemplo disso, novo tipo de memória, impressoras em USB, falta de recursos do próprio Windows. Tudo isso, seria muito mais seguro, simples e correto. Se houvesse disponibilidade de migrar de Clipper para Harbour. Entendemos todos que toda migração exige sacrifícios. Mas você está pedindo compilar com HMG 3.0.35 e você sabe o que quer dizer HMG ? Significa: Harbour Minigui GUI e GUI é uma abreviatura em inglês (Graphical User Interface, isto é interface gráfica). Não tem como não utilizar Harbour. As minhas indicações, não tive o proposito de causar esta confusão e sim facilitar para aqueles que estariam dispostos a migrar para Harbour. A minha indicação de utilizarem HMG 3.0.35, baseia-se em que o usuário iniciante, baixe o programa de instalação e através dele consiga despegar para o mundo Harbour, utilizando a IDE em modo console. Mas também incentivando a começarem a conhecer o pacote que foi instalado, isto é na pasta HMG. Porque possui exemplos que proporcionarão conhecimento na programação gráfica TAMBÉM.Eros escreveu:Sim Pablo, mas eu nao quero usar Harbour.. eu quero compilar minha aplicaçao no HMG 3.0.35.
E impressionante, todas as vezes que estamos no forum para falar de clipper, vem alguem e enfia o tal do harbour no meio.. gente, tem uma opção no forum so para harbour, se eu quisesse falar de harbour, estaria na seçao propria.
Estamos falando de clipper, a ser compilado para 32 bit na IDE HMG, e é nela mesmo que estou tendo dificuldades, nao conesgui gerar .exe, mesmo tendo criado a funçao main() no .prg principal.
Se ainda não decidiu migrar, então desconsidere tudo isto que eu indiquei. Apenas eu quis ajudar a dar-lhe um empurrãozinho. OK ?
Não sinta-se ofendido nem contrariado. Eu programava e ainda programo (contra a minha vontade) em Clipper, mas isso porque tenho sistemas que não pretendo migrar por questão de não haver necessidade. Tem clientes, com o mesmo computador, o mesmo SO e as mesmas impressoras e está bom assim pra eles. Eu sempre amei o Clipper e ainda gosto, mas posso te dizer que graças ao Clipper, conheci o Harbour, Minigui/HMG e rotinas em linguagem C que são super hiper melhores que o Clipper, sem sombras de dúvidas. Então, colega encha o peito pra outras coisa, migre já ! É pra o seu próprio bem e dos seus clientes.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Clipper 5.3
Concordo plenamente contigo em relação ao que disse sobre o clipper.. voce esta correto.
Porém, eu acho um desserviço, alguem fazer uma pergunta de duvida sobre o clipper, e alguem responder assim: "migra para harbour". Caramba, o cidadao esta perguntando sobre clipper, nao sobre migrar para harbour. E como se alguem perguntasse ao medico, tratamento para gonorreia e o medico respondesse.. corta fora o negocio...
Quem quer migrar para harbour, vai migrar se quiser, pois nao falta ajuda e incentivo nesse forum. Mas, há que se respeitar, quem faz perguntas e tem duvidas ainda no clipper.
Ja vi duvidas sobre dbsetorder() de colegas de clipper, e alguem respondeu a duvida dele, mandando ele migrar. Gente, se o colega esta com um problema numa parte do clipper, é razoável, ajuda-lo a resolver e depois sugerir uma mudança.
Obviamente, sistemas MS-DOS, tem os dias contados. Todos nos sabemos disso. Agora, cada coisa a seu tempo, na devida ordem. Todo programador clipper ja sabe, que se nao mudar, vai ficar fora do mercado muito em breve.
Agora, cada um escolhera um caminho, uns foram/vao para delphi, outros para java, outros para harbour, e assim por diante.
A IDE HMG nao é o harbour em si. Trata-se apenas de uma IDE que gera executaveis para 32 bits. O harbour é muito mais completo, mais detalhado, mais recursos, mas para o que eu quero e preciso, compilando e gerando meus executaveis na IDE HMG 3.0.35, nesse momento ja vai resolver meu problema, até que eu tenha tempo e condições de realmente migrar tudo, inclusive nessa migraçao, há que se deixar os .dbf´s e passar para um banco, no minimo um firebird da vida.
Entao, é uma mudança grade. Muitas vezes, nao é so paradigma, muda tambem o estilo de programaçao, tendo que passar para SQL, a concepção dos dados. E uma mudança que tem que ser pensada, refletida, para dar tudo certo.
Porém, eu acho um desserviço, alguem fazer uma pergunta de duvida sobre o clipper, e alguem responder assim: "migra para harbour". Caramba, o cidadao esta perguntando sobre clipper, nao sobre migrar para harbour. E como se alguem perguntasse ao medico, tratamento para gonorreia e o medico respondesse.. corta fora o negocio...
Quem quer migrar para harbour, vai migrar se quiser, pois nao falta ajuda e incentivo nesse forum. Mas, há que se respeitar, quem faz perguntas e tem duvidas ainda no clipper.
Ja vi duvidas sobre dbsetorder() de colegas de clipper, e alguem respondeu a duvida dele, mandando ele migrar. Gente, se o colega esta com um problema numa parte do clipper, é razoável, ajuda-lo a resolver e depois sugerir uma mudança.
Obviamente, sistemas MS-DOS, tem os dias contados. Todos nos sabemos disso. Agora, cada coisa a seu tempo, na devida ordem. Todo programador clipper ja sabe, que se nao mudar, vai ficar fora do mercado muito em breve.
Agora, cada um escolhera um caminho, uns foram/vao para delphi, outros para java, outros para harbour, e assim por diante.
A IDE HMG nao é o harbour em si. Trata-se apenas de uma IDE que gera executaveis para 32 bits. O harbour é muito mais completo, mais detalhado, mais recursos, mas para o que eu quero e preciso, compilando e gerando meus executaveis na IDE HMG 3.0.35, nesse momento ja vai resolver meu problema, até que eu tenha tempo e condições de realmente migrar tudo, inclusive nessa migraçao, há que se deixar os .dbf´s e passar para um banco, no minimo um firebird da vida.
Entao, é uma mudança grade. Muitas vezes, nao é so paradigma, muda tambem o estilo de programaçao, tendo que passar para SQL, a concepção dos dados. E uma mudança que tem que ser pensada, refletida, para dar tudo certo.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Clipper 5.3
Você não entendeu o espirito da coisa. Você entendeu errado e ainda persiste com o seu erro. Lembre que você começou neste post (que já estava em andamento por outro usuário) dizendo que você queria compilar com HMG.
Mas você querer gerar um executável em 32 bits e ainda usar firebird ? Com certeza não será em Clipper !!!!
Paciência, amigo. Clipper is OVER ! Já era hora de migrar. E a solução que apresentei para migrar para Harbour é muito mais fácil que muitas outras apresentadas em questão de praticidade.
E se ainda continuamos a falar em Harbour, é porque muitos limitam-se a querer conhecer Harbour.
Harbour 100% compatível com Clipper. Então por quê não compilar em Harbour
E por quê não deveriamos falar de Harbour se você quer 32bits e ainda com outro tipo de banco de dados, mais profissional ?
Sim, concordo com você que esta não é a seção correta para estarmos expandindo detalhes sobre Harbour, mas como você confundiu tudo, eis eu aqui...
Você continua enganado, apesar da minha explicação. Você precisa ler o que escrevi anteriormente. Mas a IDE utiliza sim Harbour, utiliza também o compilador MINGW (Minigui) e também bibliotecas próprias do ilustre Roberto Lopez que proporcionou esse vinculo de biblioteca gráfica com Harbour. Mas tudo está baseado em Harbour, amigo (graças a Deus). Pois sem isso, nós ex-clippeiros ainda estariamos esperando uma solução para a linguagem xBase para a nova demanda atual.Eros escreveu:A IDE HMG nao é o harbour em si. Trata-se apenas de uma IDE que gera executaveis para 32 bits. O harbour é muito mais completo, mais detalhado, mais recursos, mas para o que eu quero e preciso, compilando e gerando meus executaveis na IDE HMG 3.0.35
Disto posso entender perfeitamente que você para o momento porque como todo mundo diz: "não tem tempo" vai ficar em Clipper. Até ai tudo bem, se as condições do seu cliente não exigir mudanças... continue...nesse momento ja vai resolver meu problema, até que eu tenha tempo e condições de realmente migrar tudo, inclusive nessa migraçao, há que se deixar os .dbf´s e passar para um banco, no minimo um firebird da vida.
Mas você querer gerar um executável em 32 bits e ainda usar firebird ? Com certeza não será em Clipper !!!!
Paciência, amigo. Clipper is OVER ! Já era hora de migrar. E a solução que apresentei para migrar para Harbour é muito mais fácil que muitas outras apresentadas em questão de praticidade.
E se ainda continuamos a falar em Harbour, é porque muitos limitam-se a querer conhecer Harbour.
Harbour 100% compatível com Clipper. Então por quê não compilar em Harbour
Sim, concordo com você que esta não é a seção correta para estarmos expandindo detalhes sobre Harbour, mas como você confundiu tudo, eis eu aqui...
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- jairfab
- Usuário Nível 3

Clipper 5.3
Clipper ou não? Atualmente quando alguem fala que está compilando em clipper, na verdade está compilando em modo console ou seja o programa vai continuar igual ou com a mesma aparencia do clipper porem em ambiente de 32 bits.
Hmg utiliza o harbour ou xharbour para compilar o arquivo prg transformando este prg em um arquivo C, o arquivo c e compilado por
Hmg utiliza o harbour ou xharbour para compilar o arquivo prg transformando este prg em um arquivo C, o arquivo c e compilado por
Delpji 7, harbour 3.2, xharbour 1.2.3, Bcc7, Minigw, Minigui 19.11, hwgui 2.20, FiveWin 19.05 Gtwvw, Gtwvg, C# VS 2017
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Clipper 5.3
Sim, as telas em Clipper no modo console, para obter isso tem que compilar com a opção console.jairfab escreveu:Clipper ou não? Atualmente quando alguem fala que está compilando em clipper, na verdade está compilando em modo console ou seja o programa vai continuar igual ou com a mesma aparencia do clipper porem em ambiente de 32 bits.
Em arquivo em C ? Ummm não exatamente. HMG utiliza somente Harbour, não xHarbour. Minigui extended tem opção com xHarbour.jairfab escreveu:Hmg utiliza o harbour ou xharbour para compilar o arquivo prg transformando este prg em um arquivo C, o arquivo c e compilado por
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta