Clipper 5.3

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Clipper 5.3

Mensagem por Eros »

Sim Pablo, mas eu nao quero usar Harbour.. eu quero compilar minha aplicaçao no HMG 3.0.35.

E impressionante, todas as vezes que estamos no forum para falar de clipper, vem alguem e enfia o tal do harbour no meio.. gente, tem uma opção no forum so para harbour, se eu quisesse falar de harbour, estaria na seçao propria.

Estamos falando de clipper, a ser compilado para 32 bit na IDE HMG, e é nela mesmo que estou tendo dificuldades, nao conesgui gerar .exe, mesmo tendo criado a funçao main() no .prg principal.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Mensagem por Pablo César »

Eros escreveu:Sim Pablo, mas eu nao quero usar Harbour.. eu quero compilar minha aplicaçao no HMG 3.0.35.

E impressionante, todas as vezes que estamos no forum para falar de clipper, vem alguem e enfia o tal do harbour no meio.. gente, tem uma opção no forum so para harbour, se eu quisesse falar de harbour, estaria na seçao propria.

Estamos falando de clipper, a ser compilado para 32 bit na IDE HMG, e é nela mesmo que estou tendo dificuldades, nao conesgui gerar .exe, mesmo tendo criado a funçao main() no .prg principal.
Vamos esclarecer algo que com certeza não está claro aqui. Confesso que eu também senti-me frustrado quando falavam-me de: migre para Harbour/xHarbour... concordo plenamente contigo que se quisesse algo assim, você postaria na seção correta. Mas tenha em conta colega, que o Clipper, está descontinuado. O quê significa isso ? Que não temos mais recursos no Clipper que possa conseguir para atender certas demandas dos atuais sistemas operacionais e dos novos hardwares que hoje existem. Exemplo disso, novo tipo de memória, impressoras em USB, falta de recursos do próprio Windows. Tudo isso, seria muito mais seguro, simples e correto. Se houvesse disponibilidade de migrar de Clipper para Harbour. Entendemos todos que toda migração exige sacrifícios. Mas você está pedindo compilar com HMG 3.0.35 e você sabe o que quer dizer HMG ? Significa: Harbour Minigui GUI e GUI é uma abreviatura em inglês (Graphical User Interface, isto é interface gráfica). Não tem como não utilizar Harbour. As minhas indicações, não tive o proposito de causar esta confusão e sim facilitar para aqueles que estariam dispostos a migrar para Harbour. A minha indicação de utilizarem HMG 3.0.35, baseia-se em que o usuário iniciante, baixe o programa de instalação e através dele consiga despegar para o mundo Harbour, utilizando a IDE em modo console. Mas também incentivando a começarem a conhecer o pacote que foi instalado, isto é na pasta HMG. Porque possui exemplos que proporcionarão conhecimento na programação gráfica TAMBÉM.

Se ainda não decidiu migrar, então desconsidere tudo isto que eu indiquei. Apenas eu quis ajudar a dar-lhe um empurrãozinho. OK ?

Não sinta-se ofendido nem contrariado. Eu programava e ainda programo (contra a minha vontade) em Clipper, mas isso porque tenho sistemas que não pretendo migrar por questão de não haver necessidade. Tem clientes, com o mesmo computador, o mesmo SO e as mesmas impressoras e está bom assim pra eles. Eu sempre amei o Clipper e ainda gosto, mas posso te dizer que graças ao Clipper, conheci o Harbour, Minigui/HMG e rotinas em linguagem C que são super hiper melhores que o Clipper, sem sombras de dúvidas. Então, colega encha o peito pra outras coisa, migre já ! É pra o seu próprio bem e dos seus clientes.
:)
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Clipper 5.3

Mensagem por Eros »

Concordo plenamente contigo em relação ao que disse sobre o clipper.. voce esta correto.

Porém, eu acho um desserviço, alguem fazer uma pergunta de duvida sobre o clipper, e alguem responder assim: "migra para harbour". Caramba, o cidadao esta perguntando sobre clipper, nao sobre migrar para harbour. E como se alguem perguntasse ao medico, tratamento para gonorreia e o medico respondesse.. corta fora o negocio...

Quem quer migrar para harbour, vai migrar se quiser, pois nao falta ajuda e incentivo nesse forum. Mas, há que se respeitar, quem faz perguntas e tem duvidas ainda no clipper.

Ja vi duvidas sobre dbsetorder() de colegas de clipper, e alguem respondeu a duvida dele, mandando ele migrar. Gente, se o colega esta com um problema numa parte do clipper, é razoável, ajuda-lo a resolver e depois sugerir uma mudança.

Obviamente, sistemas MS-DOS, tem os dias contados. Todos nos sabemos disso. Agora, cada coisa a seu tempo, na devida ordem. Todo programador clipper ja sabe, que se nao mudar, vai ficar fora do mercado muito em breve.

Agora, cada um escolhera um caminho, uns foram/vao para delphi, outros para java, outros para harbour, e assim por diante.

A IDE HMG nao é o harbour em si. Trata-se apenas de uma IDE que gera executaveis para 32 bits. O harbour é muito mais completo, mais detalhado, mais recursos, mas para o que eu quero e preciso, compilando e gerando meus executaveis na IDE HMG 3.0.35, nesse momento ja vai resolver meu problema, até que eu tenha tempo e condições de realmente migrar tudo, inclusive nessa migraçao, há que se deixar os .dbf´s e passar para um banco, no minimo um firebird da vida.

Entao, é uma mudança grade. Muitas vezes, nao é so paradigma, muda tambem o estilo de programaçao, tendo que passar para SQL, a concepção dos dados. E uma mudança que tem que ser pensada, refletida, para dar tudo certo.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

Você não entendeu o espirito da coisa. Você entendeu errado e ainda persiste com o seu erro. Lembre que você começou neste post (que já estava em andamento por outro usuário) dizendo que você queria compilar com HMG.
Eros escreveu:A IDE HMG nao é o harbour em si. Trata-se apenas de uma IDE que gera executaveis para 32 bits. O harbour é muito mais completo, mais detalhado, mais recursos, mas para o que eu quero e preciso, compilando e gerando meus executaveis na IDE HMG 3.0.35
Você continua enganado, apesar da minha explicação. Você precisa ler o que escrevi anteriormente. Mas a IDE utiliza sim Harbour, utiliza também o compilador MINGW (Minigui) e também bibliotecas próprias do ilustre Roberto Lopez que proporcionou esse vinculo de biblioteca gráfica com Harbour. Mas tudo está baseado em Harbour, amigo (graças a Deus). Pois sem isso, nós ex-clippeiros ainda estariamos esperando uma solução para a linguagem xBase para a nova demanda atual.
nesse momento ja vai resolver meu problema, até que eu tenha tempo e condições de realmente migrar tudo, inclusive nessa migraçao, há que se deixar os .dbf´s e passar para um banco, no minimo um firebird da vida.
Disto posso entender perfeitamente que você para o momento porque como todo mundo diz: "não tem tempo" vai ficar em Clipper. Até ai tudo bem, se as condições do seu cliente não exigir mudanças... continue...

Mas você querer gerar um executável em 32 bits e ainda usar firebird ? Com certeza não será em Clipper !!!!

Paciência, amigo. Clipper is OVER ! Já era hora de migrar. E a solução que apresentei para migrar para Harbour é muito mais fácil que muitas outras apresentadas em questão de praticidade.

E se ainda continuamos a falar em Harbour, é porque muitos limitam-se a querer conhecer Harbour.

Harbour 100% compatível com Clipper. Então por quê não compilar em Harbour ??? E por quê não deveriamos falar de Harbour se você quer 32bits e ainda com outro tipo de banco de dados, mais profissional ?

Sim, concordo com você que esta não é a seção correta para estarmos expandindo detalhes sobre Harbour, mas como você confundiu tudo, eis eu aqui...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
jairfab
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Clipper 5.3

Mensagem por jairfab »

Clipper ou não? Atualmente quando alguem fala que está compilando em clipper, na verdade está compilando em modo console ou seja o programa vai continuar igual ou com a mesma aparencia do clipper porem em ambiente de 32 bits.

Hmg utiliza o harbour ou xharbour para compilar o arquivo prg transformando este prg em um arquivo C, o arquivo c e compilado por
Delpji 7, harbour 3.2, xharbour 1.2.3, Bcc7, Minigw, Minigui 19.11, hwgui 2.20, FiveWin 19.05 Gtwvw, Gtwvg, C# VS 2017
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper 5.3

jairfab escreveu:Clipper ou não? Atualmente quando alguem fala que está compilando em clipper, na verdade está compilando em modo console ou seja o programa vai continuar igual ou com a mesma aparencia do clipper porem em ambiente de 32 bits.
Sim, as telas em Clipper no modo console, para obter isso tem que compilar com a opção console.
jairfab escreveu:Hmg utiliza o harbour ou xharbour para compilar o arquivo prg transformando este prg em um arquivo C, o arquivo c e compilado por
Em arquivo em C ? Ummm não exatamente. HMG utiliza somente Harbour, não xHarbour. Minigui extended tem opção com xHarbour.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder