minigui vai se tornar paga ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por marcosgambeta »

Itamar,
Itamar M. Lins Jr. escreveu:Eu sou rabugento com essas coisas mesmo.
Veja: onde está na página dele o link apontando para essa URL de download ?
Outra coisa:
Captura de imagem_20241127_112901.png
Itamar,

Sem problemas. Com respeito, podemos discutir (no bom sentido) qualquer assunto.

E esta questão das licenças é um assunto muito importante.

A licença GPL não é fácil. O FAQ da FSF ajuda bastante no sentido de clarear as dúvidas.

O link que passei está correto, não sei porque não funcionou para você. Segue o link da compilação pública da MiniGUI Extended:

"STANDARD: One part is a free Minigui installer that contains a debug version of
the library and the standard Harbour compiler without optimizations.
It does not contain sample Applications or Utilities, or the SQLRDD library. Harbour MiniGUI Extended Edition 24.11 STD - Setup. Or Look also Hot News
( Libraries are compiled for Borland C++ Version 5.8 )"

https://hmgextended.com/files/CONTRIB/h ... -setup.exe

Ao instalar estes binários, o código-fonte já vai junto.
Itamar M. Lins Jr. escreveu:O que é gratuito, ele pega pronto, converte e vende.
No GPL, quase tudo é lícito fazer, mas convém ?
A MiniGUI Extended nasceu numa ocasião em que o Roberto Lopez tinha decidido fechar o código-fonte da MiniGUI (ele iria apenas disponibilizar binários). Na época, se chamava Minigui Experimental.

O Grigory, desde então, vem trabalhando ativamente neste fork da MiniGUI, adicionando recursos e aperfeiçoando o que já existia. E pesquisa e desenvolvimento consome tempo e demais recursos. Se a versão mantida por donativos vai ajudar ele a manter este trabalho, talvez até dedicar mais tempo ao desenvolvimento, pessoalmente não vejo problemas. Ele está respeitando copyrights e licenças, de forma que não está agindo ilegalmente e nem prejudicando outros desenvolvedores/projetos.

Mas respeito seu ponto de vista. Não vamos 'brigar' por causa disto. Meu objetivo mesmo é termos um entendimento correto das licenças envolvidas e agir sempre dentro da legalidade.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
Veja eu falei com o Nascimento a respeito do link.
Pq não achei na pagina. Só isso.
Sou usuário da Hwgui, não fica bem eu pegar ela, ter uma equipe, consertar/adicionar só para vender.
Eu vendo meus sistemas, não todos... Mas todo problema que encontro na Hwgui eu reporto aos desenvolvedores, ou tento consertar.
É uma VIA de MÃO DUPLA!!! Ela/Eles me ajudam, eu ajudo Ela/Eles, somos todos usuários, e ninguém VENDE/Dono. Essa parte é de comum acordo.

E se for cair pra parte de eu entendo assim a licença... Não vamos olhar o prejudicado que será a Minigui.
Quanto ao comportamento do Roberto Lopez(de vender), Foi ele quem fez ela. Ele pode deixar a versão no SVN e fazer outra e vender. É dele a iniciativa.
Assim como vc defende a FORMA de "TRABALHO" do Filatov, e diz que o LOPEZ IRIA vender o dele.

Mas eu também "CLARO" que entendo tudo isso. Tem um MERCADO, tem os possíveis consumidores...
Só que se não for nos MOLDES da FIVEWIN/XAILER, vai durar um tempo e depois, irá acabar. Pq não EXISTE a mínima possibilidade de ficar LANÇANDO FEATURES o tempo todo, ainda mais da forma que eles está fazendo, vasculhando o universo [x]Harbour e adicionando no PACOTE dele o que pode, para ATRAIR mais possíveis "Compradores/Pagadores".

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Itamar,

Apenas para esclarecer um ponto que ficou obscuro:

O Roberto Lopez não iria vender, mas apenas deixar de fornecer o código-fonte. Quem usava com outros compiladores ou com o xHarbour, ficaria sem poder recompilar a biblioteca, pois teria apenas os binários fornecidos pelo Roberto.

Mas depois ele mudou de ideia e continuou fornecendo o código-fonte.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
mas apenas deixar de fornecer o código-fonte
Ouh! Sim agora lembro!!!
Foi problema que estavam entupindo a Minigui, com códigos que ele não gostava... Sim, sim... Lembro muito bem... A confusão, sei até com quem rsrsrs.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

tanto ao ivanil, quanto ao marcos eu não tenho nada contra a ele pedir doações
mas neste caso não é pedir é exigir para ter a versão pro, anteriormente ele fazia isso de modo diferente , se fizesse uma doação recebia um link com a
minigui compilada em mingw , doação de qualquer valor, uma doação onde se exige um valor minimo desculpe não da pra entender como doação.
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Nascimento escreveu:tanto ao ivanil, quanto ao marcos eu não tenho nada contra a ele pedir doações
mas neste caso não é pedir é exigir para ter a versão pro, anteriormente ele fazia isso de modo diferente , se fizesse uma doação recebia um link com a
minigui compilada em mingw , doação de qualquer valor, uma doação onde se exige um valor minimo desculpe não da pra entender como doação.
Pelo que vi o valor mínimo é de um dolar, deve ser até o PAYPAL que obriga um valor mínimo mesmo.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

sygecom escreveu:Pelo que vi o valor mínimo é de um dolar, deve ser até o PAYPAL que obriga um valor mínimo mesmo.
Não , só tem a senha da Pro apartir de 50 doletas.
veja o print
veja o print
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
Ai eu fico do lado dele... Enquanto ele disponibilizar os fontes.
O pro o extra, extend...BCC/GCC.. Ele cobra pq não tem obrigação de nada disso(fora as correções dele). Só não pode é fechar o código.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
ivanil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por ivanil »

Entao....
Nascimento escreveu:tanto ao ivanil, quanto ao marcos eu não tenho nada contra a ele pedir doações
O Grigory tem enfrentado dificuldades para manter sua continuidade devido à falta de doadores recorrentes. É compreensível que, sem uma base financeira sólida, ele tenha optado por criar alternativas para arrecadação. Afinal, viver exclusivamente de doações é algo desafiador e, muitas vezes, inviável.

Vale destacar que, além de manter o desenvolvimento ativo, ele entrega diversos aprimoramentos, presta suporte técnico constante e disponibiliza atualizações regulares. Cada atualização vem acompanhada dos códigos-fonte, permitindo que qualquer pessoa compile e personalize conforme suas necessidades.

O Designer disponibilizado é um exemplo prático: ele é compilado com a MiniGUI Standard e utiliza diversos recursos avançados além de conectar simultaneamente com os bancos Firebird, MySQL, SQLite e outros via ADO. Esses recursos muitas vezes vão além do que é usado em sistemas típicos. Isso demonstra que o uso da versão Standard não significa limitação, já que todas as ferramentas estão disponíveis de forma solta, embora exijam um esforço adicional para implementação.

Portanto, o valor sugerido de $50 é, na verdade, um investimento modesto, especialmente para quem utiliza a biblioteca profissionalmente e valoriza o tempo economizado.

Geralmente, evito entrar em discussões desse tipo para não soar ríspido. No entanto, asseguro que estas são palavras amigáveis e com o intuito de fortalecer nossa comunidade XBase.
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

entendo sim, tbm não quero tornar polêmico só expus minha opinião. no mas tudo certo
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Nascimento,

Para o seu caso, talvez seja simplesmente uma questão de recompilar a biblioteca.

Na pasta SOURCE tem os arquivos BuildLib.bat e hmg.hbp. Editando estes arquivos e recompilando, deve resolver a questão da MiniGUI compilada em modo DEBUG.

Além de remover a modo DEBUG, pode também compilar com o parâmetro -gc3 para melhor desempenho.

E se precisar da SQLRDD:

https://github.com/xHarbour-org/xharbou ... our-SQLRDD
https://github.com/marcosgambeta/sqlrddpp

Se quiser levar a ideia avante, sugiro abrir um tópico na seção sobre MiniGUI, para tratar exclusivamente deste assunto.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

&nbspComparison of standard and professional MiniGUI builds&nbsp
&nbspCompiler: Borland C++ 5.8.2 (32-bit)&nbsp
&nbsp&nbsp&nbspSTANDARD&nbsp&nbspPRO-build&nbsp
&nbspHarbour binary&nbsp&nbspStandard&nbsp&nbspOptimized&nbsp
&nbspMiniGUI library&nbsp&nbspDebug&nbsp&nbspRelease&nbsp
&nbspHmgs-Ide binary&nbsp&nbspSupported&nbsp&nbspSupported&nbsp
&nbspHMG IDE binary and source&nbsp&nbsp&nbsp&nbspSupported&nbsp
&nbspBasic samples&nbsp&nbspSupported&nbsp&nbspSupported&nbsp
&nbspAdvanced samples&nbsp&nbspSupported&nbsp&nbspSupported&nbsp
&nbspApplications samples&nbsp&nbsp&nbsp&nbspSupported&nbsp
&nbspUtils samples and tools&nbsp&nbsp&nbsp&nbspSupported&nbsp
&nbspSQLRDD library and samples&nbsp&nbsp&nbsp&nbspSupported&nbsp
Apenas pra curiosidade.
Não entendi se são duas IDEs.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

JoséQuintas escreveu:Apenas pra curiosidade.
Não entendi se são duas IDEs.
sim são 2 IDE´S a da oficial e a da extended.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Nascimento escreveu:sim são 2 IDE´S a da oficial e a da extended.
Coincidiu que estou ajudando alguém de HMG3... que é complicado...

Na HMG-3 tem IDE, mas não tem fontes, apesar deles terem sido liberados pelo autor.
Existe uma IDE pra HMG-S no source-forge, supostamente pra HMG Extended

Na HMG Extended:
Na versão STANDARD vém essa IDE da HMG3
Na versão PRO vém essa IDE da HMG-S, suposta HMG Extended
E tem também a IDE do Ivanil, que não faz parte da HMG Extended

Será que entendi direito ?

Depois vou ver por aqui se ainda tenho a PRO pirata, a oficial eu não salvei e perdi.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

não sei , mas o que parece é que o Grigory compatibilizou a hmg-ide oficial para usar na extended e colocou a versão na pro
realmente não vem os fontes da oficial(modificada por ele, acredito eu) eu tenho o fonte da oficial em algum lugar por aqui
Responder