Instalar clipper 5.3

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

dedeboy escreveu:só que da pasta do clipper eu fico perdido e por causa tem bastante arquivo executáveis mas é que nunca vi o clipper
Sugestão: veja no diretório de compiladores Clipper no meu site (pub) e compare os tamanhos. A versão 5.2 é muito menos. E é mais enxuto também. Tem até um ZIP com uma versão já instalada (installed). É só descompactar.
Portanto, pergunto: não seria mais interessante começar por uma versão mais simples?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
dedeboy
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dedeboy »

Maligno vc acha que é bom começar de uma versão anterior e qual vc me recomendaria?
Muito Obrigado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Versão 5.2e, que é considerada uma das melhores já feitas. Muita gente parou nela. Eu, inclusive. Acho ótima. Como eu disse, tem no meu site. Pra instalar (patches à parte) ou já instalada e pronta pra uso.
[]'s
Maligno
---

---
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

A propósito, olha o que o Ferns Paanakker, holandês criador da FGLLIb, diz no material que vc me arrumou: "Para linkar a FGLib, vc vai precisar pelo menos do Clipper 52c [funciona no 53, tb]. Eu recomendo enfaticamente que vc pegue a versão 52e, que parece ser a versão mais estável do Clipper."
dedeboy
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dedeboy »

Então maligno eu estou instalando o clipper 5.2 só que no final da instalação ele fala uma mensagem de um arquivo que enable desk.id e ele fala tbm disk e não é o mestre e fala pra instalar o disk1 e só que já estou instalando nesse disco se poderia me ensinar passo-a passo é que estou quebrando a cabeça.
Muito Obrigado.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Tem que copiar cada diretório (disk1 e disk2) em disquetes e instalar a partir deles. Uma vez instalado, você terá a versão 5.2. Para ter a versão 5.2e (a última deste release) você precisará depois instalar o patch.
Pra ganhar tempo e ficar mais tranqüilo, se preferir, você poderá usar o arquivo "clipper_v5.2e_installed.zip" que, como o próprio nome diz, é a versão 5.2e já instalada. Basta descompactar no seu HD.
Pra usar e meter a mão na massa, claro, você precisará configurar os SETs do DOS para que o compilador encontre os arquivos necessários.

Detalhe: por default, o linker que acompanha o Clipper é o RTLink. É meio fraquinho, mas se é pra fase de aprendizado, está mais do que bom. Depois, com o tempo, você poderá se aventurar no BLinker, que também está no meu site, como você já deve ter visto.
[]'s
Maligno
---

---
dedeboy
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dedeboy »

O maligno o sets que tenho que configurar é aqueles que vc passou pra mim outra vez né? desculpe maligno por eu ficar perguntando muito é que quando persisto numa coisa eu não consigo até eu consegui.
Muito Obrigado maligno e também aos outros membros que esta me ajudando é claro.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

dedeboy escreveu:O maligno o sets que tenho que configurar é aqueles que vc passou pra mim outra vez né?
Exatamente. É através daqueles SETs que são criadas as variáveis de ambiente que o programa (compilador/linker) vai pesquisar para saber onde encontrar os tipos de arquivos necessários.
[]'s
Maligno
---

---
dedeboy
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dedeboy »

O maligno desculpe mais uma vez é não sei se minha burrice mas não acontece nada quando coloco os sets não sei tbm se é que estou fazendo errado poderia dar um exemplo do set ou como vc fez no clipper 5.2e.
Meus amigos da faculdade me falaram que estou perdendo tempo querer aprender progrmar em clipper, mas eu não concordo com eles na minha opnião é claro.
Muito Obrigado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

dedeboy escreveu:poderia dar um exemplo do set ou como vc fez no clipper 5.2e.
Supondo que seu Clipper reside no diretório C:\CLIPPER e supondo que você use o RTLink, que acompanha o Clipper:

Onde encontrar os executáveis do Clipper e RTLink?
SET PATH=C:\CLIPPER\BIN;%PATH%
Obs1: esse %PATH% é o mesmo que dizer pro DOS: substitua a variável PATH por C:\CLIPPER\BIN e anexe ao fim da nova lista a variável PATH anterior.
Obs2: esse tipo de lista tem seus ítens separados por ponto-e-vírgulas.

Onde encontrar os headers do Clipper (*.CH)?
SET INCLUDE=C:\CLIPPER\INCLUDE;%INCLUDE%

Onde o RTLink deve procurar pelas bibliotecas e objetos do Clipper?
SET LIB=C:\CLIPPER\LIB;%LIB%
SET OBJ=C:\CLIPPER\OBJ;%OBJ%
Meus amigos da faculdade me falaram que estou perdendo tempo querer aprender progrmar em clipper, mas eu não concordo com eles na minha opnião é claro.
Cada qual tem o direito a expressar sua opinião. Minha opinião coincide com a dos seus amigos. :)
[]'s
Maligno
---

---
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

dedeboy escreveu:Meus amigos da faculdade me falaram que estou perdendo tempo querer aprender progrmar em clipper, mas eu não concordo com eles na minha opnião é claro.Muito Obrigado
Hehehe!!!!!

Como eu disse umas 10 postagens atrás, se você gosta muito muito de Clipper mas ta começando agora, use o xHarbour... Se nem conhece Clipper direito (e nota-se que nem DOS) ao ponto de não cnfigurar os SETs, procure uma linguagem moderna que você deve se dar bem melhor.

Não estou criticando, estou aconselhando, se me permite é claro.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Stanis Luksys escreveu:Se nem conhece Clipper direito (e nota-se que nem DOS) ao ponto de não cnfigurar os SETs, procure uma linguagem moderna que você deve se dar bem melhor.
Acho que você está meio certo. Dependendo do nível que o colega deseja se aprofundar, numa linguagem moderna, como você diz, a coisa pode ficar até bem mais complicada que numa linguagem que utilize ferramentas de linha de comando. O fato da ferramenta ser visual não significa que os problemas acabaram. Há um ganho em facilidades, claro. Mas, por outro lado, as complicações surgem de outro lado. Normalmente complicações bem piores do que vemos em xBase de linha de comando.
[]'s
Maligno
---

---
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Maligno escreveu:O fato da ferramenta ser visual não significa que os problemas acabaram. Há um ganho em facilidades, claro. Mas, por outro lado, as complicações surgem de outro lado. Normalmente complicações bem piores do que vemos em xBase de linha de comando.
Mas eu não levei em consideração apenas a facilidade, mas também uma eventual aptidão do colega, que nota-se não ter intimidade alguma com o MS-DOS, e que provavelmente o mínimo de Windows já conhece, servindo como base para conseguir aprender através de tutoriais por exemplo.

A complexidade da linguagem é um outro problema, tanto que acabei por não indicar nenhuma, com excessão do compilador xharbour, que trato como o sucessor do clipper, e que se dependesse de mim, ninguem mais aprenderia "clipper" no clipper!

Falou.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Clipper no Clipper não compensa realmente. Se for xBase o desejado, só recomendo começar com XHarbour. Mas, sabe-se lá qual os motivos das pessoas. :)
[]'s
Maligno
---

---
dedeboy
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dedeboy »

Então eu quero aprender depois que tiver familiarizado com clipper para já saber um noção para quando for migrar para Xbase, mas então maligno eu configurei aqueles set mas não sei tá certo quando vou executar o Rtlink ele parece um prompt desse jeito (=>).Queria saber se quando entra nesse programa ele entra na parte gráfica parecido como o edit e se podesse coloca os sets que vc fez pra rodar no seu pc para eu configurar igual blz?
Muito Obrigago.
Responder