Instalar clipper 5.3
Moderador: Moderadores
Instalar clipper 5.3
Olá td bem? Eu estou começando no mundo do clipper nunca mexi nele e eu consegui o clipper 5.3 mas, eu não sei como instalar ele.
Por favor podem me ajudarem?
Muito obrigado.
Muito obrigado.
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Seja bem vindo parceiro...
Bem esse assunto já foi e continua sendo palco de vários posts aqui no Fórum... Na realidade cada um tem uma forma de usar o Clipper, quero dizer, cada um "arruma" ele de uma maneira diferente.
Não é necessário nenhum procedimento específico para instalação do Clipper.
Eu, por exemplo, utilizo uma pasta de nome CLIP53, coloco todo o conteudo dele lá dentro sem separar pelas pastas que ele tem de origem, (BIN, INCLUDE, LIB, OBJ etc) iclusive o BLINKER tbm.
E para compilar e linkeditar, no BAT que utilizo para isso, coloco os "SET's" apontando para essa pasta.
Ex.:
SET BIN=C:\CLIP53
SET INCLUDE=C:\CLIP53
SET LIB=C:\CLIP53
SET OBJ=C:\CLIP53
Mas como vc mesmo disse que está iniciando em Clipper, sugiro busque mais informações...
Bem esse assunto já foi e continua sendo palco de vários posts aqui no Fórum... Na realidade cada um tem uma forma de usar o Clipper, quero dizer, cada um "arruma" ele de uma maneira diferente.
Não é necessário nenhum procedimento específico para instalação do Clipper.
Eu, por exemplo, utilizo uma pasta de nome CLIP53, coloco todo o conteudo dele lá dentro sem separar pelas pastas que ele tem de origem, (BIN, INCLUDE, LIB, OBJ etc) iclusive o BLINKER tbm.
E para compilar e linkeditar, no BAT que utilizo para isso, coloco os "SET's" apontando para essa pasta.
Ex.:
SET BIN=C:\CLIP53
SET INCLUDE=C:\CLIP53
SET LIB=C:\CLIP53
SET OBJ=C:\CLIP53
Mas como vc mesmo disse que está iniciando em Clipper, sugiro busque mais informações...
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br
Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
goulart@provsul.com.br
O Clipper v5.3, acho que, da mesma forma que a versão 5.2e, que é a que eu uso, tem um instalador que faz todo o serviço.
Discordo da opção de colocar tudo na mesma pasta. Se for instalado e configurado corretamente, não tem porque fazer isso.
Na instalação, como eu disse, é fácil com o instalador. Se a sua cópia for "da boa" o instalador faz tudo. Quanto a configuração, não há muito o que fazer:
SET OBJ = ?
SET LIB = ?
SET INCLUDE = ?
SET PATH = ?
No lugar das interrogações que coloquei, os caminhos onde esses tipos de arquivos serão encontrados, sempre separados por ponto-e-vírgula. No PATH vão os caminhos dos arquivos executáveis. No caso do Clipper, normalmente algo como c:\CLIPPER\BIN.
Configurando dessa forma, não haverá a menor necessidade de aglomerar todos os arquivos num diretório só. Aliás, procure não cultivar o hábito fazer esse tipo de coisa, pois daqui a algum tempo, quando for migrar para um sistema de programação mais avançado (e complexo), baseado no Windows, esse tipo de "salada" só lhe trará dores-de-cabeça. Você pode tomar por base a instalação dos próprios compiladores. Se fosse bom juntar tudo num lugar só, ninguém usaria sub-diretórios.
Discordo da opção de colocar tudo na mesma pasta. Se for instalado e configurado corretamente, não tem porque fazer isso.
Na instalação, como eu disse, é fácil com o instalador. Se a sua cópia for "da boa" o instalador faz tudo. Quanto a configuração, não há muito o que fazer:
SET OBJ = ?
SET LIB = ?
SET INCLUDE = ?
SET PATH = ?
No lugar das interrogações que coloquei, os caminhos onde esses tipos de arquivos serão encontrados, sempre separados por ponto-e-vírgula. No PATH vão os caminhos dos arquivos executáveis. No caso do Clipper, normalmente algo como c:\CLIPPER\BIN.
Configurando dessa forma, não haverá a menor necessidade de aglomerar todos os arquivos num diretório só. Aliás, procure não cultivar o hábito fazer esse tipo de coisa, pois daqui a algum tempo, quando for migrar para um sistema de programação mais avançado (e complexo), baseado no Windows, esse tipo de "salada" só lhe trará dores-de-cabeça. Você pode tomar por base a instalação dos próprios compiladores. Se fosse bom juntar tudo num lugar só, ninguém usaria sub-diretórios.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Bem... já não está mais aqui quem falou....
Vou comer minha "salada" que aliás... nunca me deu dor de cabeça... afinal... é só uma "salada"... hehehe
Vou comer minha "salada" que aliás... nunca me deu dor de cabeça... afinal... é só uma "salada"... hehehe
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
Só fiz uma crítica construtiva. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Eu sei disso Maligno... Eu só fiz uma brincadeira...
Tenha certeza de que vc é um dos caras que eu mais aprecio aqui no Fórum... Vc é um estudioso e como tal, eu respeito... e muito...
Tenha certeza de que vc é um dos caras que eu mais aprecio aqui no Fórum... Vc é um estudioso e como tal, eu respeito... e muito...
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Re: Instalar clipper 5.3
Bem vindo ao Forum...dedeboy escreveu:Olá td bem? Eu estou começando no mundo do clipper nunca mexi nele e eu consegui o clipper 5.3 mas, eu não sei como instalar ele.
Muito obrigado.
Bom como vc esta começando aconselho vc dar uma olhada direto no xharbour...vamos dizer que o xharbour é uma versão de 32 Bits do clipper que roda em 16Bits...quase que 100% que roda no clipper é compativel com o xharbour...se quiser pode dar uma olhada nos link abaixo de como configurar e fazer seu primeiro sistema....
http://www.caclipperwebsite.com/harbour.shtml
http://groups.google.com/group/colecao- ... -programao
E claro que não podia faltar o link abaixo que vc vai poder tirar todas suas duvidas sobre o xharbour:
https://pctoledo.org/forum/viewforum.php?f=4
Mas se vc resolver usar o Clipper...pode postar ai que o povo aqui é nota 10 e sempre vão tirar sua duvida...
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Obrigados meus amigos por me ajudarem. Só gostaria mais uma coisa
alguém de vocês tem a versão 5.3 ou alguma versão com istalador porque o meu não tem e gostaria de saber se esta versão roda perfeitamente com windows 98 é que tenho um meu micro tenho um vmware e está instalado o windows 98.
Muito Obrigado.
alguém de vocês tem a versão 5.3 ou alguma versão com istalador porque o meu não tem e gostaria de saber se esta versão roda perfeitamente com windows 98 é que tenho um meu micro tenho um vmware e está instalado o windows 98.
Muito Obrigado.
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Olha só parceiro... a versão que eu tenho está completinha... e separada por pastas... agora esse "instalador" eu não tenho não... essa minha versão é pegar ela zipada e jogar na sua máquina respeitando as pastas... porém se vc quiser com "instalador" vê aí com o parceiro Maligno se ele te arruma... embora eu ache que vai dar na mesma...
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
Se quiser pode pegar um instalador que eu fiz, ele já coloca tudo separadinho conforme o padrão do Clipper 5.3. A versão é a 5.3b que é a última.
Além disso na raiz do disco C será criado um arquivo chamado AUTOEXEC.53 que já vai com todos os comandos para configurar o ambiente, basta você copiar as linhas e colar no seu AUTOEXEC.BAT.
www.phrep.com.br/clip53b.exe
Até logo.
Marcelo
Além disso na raiz do disco C será criado um arquivo chamado AUTOEXEC.53 que já vai com todos os comandos para configurar o ambiente, basta você copiar as linhas e colar no seu AUTOEXEC.BAT.
www.phrep.com.br/clip53b.exe
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Obrigado. A admiração é recíproca.Augusto escreveu:Tenha certeza de que vc é um dos caras que eu mais aprecio aqui no Fórum... Vc é um estudioso e como tal, eu respeito... e muito...
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Apesar de não usar, sou do tipo que guarda tudo, e tenho os oito discos originais de instalação do Clipper v5.3 e mais dois de atualização. Empacotei tudo e subi pro meu site. Aliás, acho que vai ter que botar em disquetes pra instalar. Ou pastas separadas. Não lembro. Mas...
Link: http://buzinello.com/download/clipper-v5.3_full.zip
Link: http://buzinello.com/download/clipper-v5.3_full.zip
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
O original do Clipper 5.3 tem que instalar via disquete, inclusive os patches, a versão que coloquei foi a já instalada e coms os patchs.
Até logo.
Marcelo
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Aliás, aproveitando o ensejo, para o caso do colega, ou mais alguém, querer a versão 5.2e, que eu acho mais do que satisfatória pra maioria das aplicações, vai o link da página com os arquivos todos que eu tenho disponíveis:
http://buzinello.com/download
Quando der tempo vou organizar isso tudo, que já tá meio bagunçado.
Inclusive, vou montar um diretório só com eBooks. Não a minha coleção toda, que é imensa, mas com alguns dos melhores.
http://buzinello.com/download
Quando der tempo vou organizar isso tudo, que já tá meio bagunçado.
Inclusive, vou montar um diretório só com eBooks. Não a minha coleção toda, que é imensa, mas com alguns dos melhores.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Obrigado a vocês todos por me ajudarem, e assim sem o instalador é dificil configurar o clipper e se algum de você poderia me ensinar como devo fazer porque até é bom eu fazer a configuração do clipper para eu pegar experiência e se algum dia alguém estiver nessa situação que eu estou poderei ajudar também .
Muito Obrigado
Muito Obrigado